emanuel92 Posted April 14 Posted April 14 há 21 minutos, User3468 disse: Diria que no dia 23 é que vão anunciar a data de 4 de maio, ao mesmo tempo que apresentam o projeto. Eu acho que a pessoa que configurou o site fez asneira e revelou prematuramente a data. há 12 minutos, CP Grafismos disse: Sim. Trabalho de estagiários, se calhar. Talvez vamos aguardar mas o site do Biggs terninar a programação no dia 1 de maio 26 às 5h da manhã? Não bate muito certo nem com o fim do canal para 23 de Abril 26 nem para 4 de Maio 26. 2 Quote
ATVTQsV Posted April 14 Author Posted April 14 E o Biggs só tinha uma estreia, que era The Agency: Unfiltered, um reality-show escocês Que vai dar incompleto no canal, mas não me importo, porque andaram a comprar direitos para um público que em pleno 2026 não vê TV linear 1 2 Quote
emanuel92 Posted April 15 Posted April 15 há 3 horas, ATVTQsV disse: E o Biggs só tinha uma estreia, que era The Agency: Unfiltered, um reality-show escocês Que vai dar incompleto no canal, mas não me importo, porque andaram a comprar direitos para um público que em pleno 2026 não vê TV linear Dinheiro empatado a compra desses direitos do realiy show escocês. Quote
tuscano Posted April 16 Posted April 16 (edited) E On 14/04/2026 at 21:54, User3468 disse: Diria que no dia 23 é que vão anunciar a data de 4 de maio, ao mesmo tempo que apresentam o projeto. Eu acho que a pessoa que configurou o site fez asneira e revelou prematuramente a data. O site continua em contagem decrescente, com os dias, minutos e segundos a passar, veremos quando o cronometro chegar a 0. On 14/04/2026 at 21:04, CP Grafismos disse: As músicas que passam são do Justiceiro, Crime Disse Ele e do ALF, veremos que outras irão aparecer, só estas duvido que chegue, mesmo a contar com os Morangos. Edited April 16 by tuscano 2 Quote
ATVTQsV Posted April 17 Author Posted April 17 Estou confuso, acho que o VinTV é um substituto directo, ao contrário da troca da SIC Gold para a SIC Comédia em 2004. 3 Quote
Dimitri Posted April 17 Posted April 17 A Vintage TV do publico dos anos 90/2000 não é essa, deviam passar sim séries icónicas dos anos 2000, mesmo algumas que já passaram no Biggs como Mundo de Patty. 2 Quote
miguelalex23 Posted April 17 Posted April 17 há 1 hora, Dimitri disse: A Vintage TV do publico dos anos 90/2000 não é essa, deviam passar sim séries icónicas dos anos 2000, mesmo algumas que já passaram no Biggs como Mundo de Patty. Também não é propriamente ao público nascido no final dos anos 90 ou nos anos 2000 que o canal se dirige, se é a isso que te referes. Tirando passarem os Morangos, o target é outro. 5 Quote
tuscano Posted April 17 Posted April 17 há 1 hora, Dimitri disse: A Vintage TV do publico dos anos 90/2000 não é essa, deviam passar sim séries icónicas dos anos 2000, mesmo algumas que já passaram no Biggs como Mundo de Patty. A ideia é na maioria apanhar público mais de 40 ou 45, ou seja tem de começar no mínimo nos anos 80 e por exemplo o ALF e o Justiceiro são boas escolhas, até no memória funcionaram razoavelmente. Este público é muito do que ainda anda pela tv, o de 35 para baixo e por ai perto, já deixa mais a TV para ir ao streaming, etc. Não estou com isso a dizer que não possam passar isso, vão por exemplo manter os Morangos. Quote
ATVTQsV Posted April 17 Author Posted April 17 Também tenho a ideia de que as Gilmore Girls, logo a série mais antiga do Biggs, passará para o novo canal. A VinTV espanhola já emite séries dos anos 2000, logo faz sentido. 4 Quote
tuscano Posted April 17 Posted April 17 (edited) há 12 minutos, ATVTQsV disse: Também tenho a ideia de que as Gilmore Girls, logo a série mais antiga do Biggs, passará para o novo canal. A VinTV espanhola já emite séries dos anos 2000, logo faz sentido. Essa faz, apanha muitas faixas etárias e era uma boa série. Edited April 17 by tuscano 2 Quote
emanuel92 Posted April 17 Posted April 17 (edited) há 3 horas, Dimitri disse: A Vintage TV do publico dos anos 90/2000 não é essa, deviam passar sim séries icónicas dos anos 2000, mesmo algumas que já passaram no Biggs como Mundo de Patty. Acho que o objetivo é passar sérias icónicas que marcaram diversas gerações, anos 70, 80, 90 2000 e também 2010. Um canal que abrange um público mais vasto ao contrário do Biggs. E filmes também especialmente que marcaram os anos 80, 90 , 2000. Edited April 17 by emanuel92 3 Quote
Momentos da TVPT Posted April 17 Posted April 17 Sem querer, encontrei do nada a página principal do site VinTV. Data de estreia do canal é 5 de maio. Deixaram tudo público https://vintv.pt/?page_id=12 6 Quote
ATVTQsV Posted April 17 Author Posted April 17 há 4 horas, Momentos da TVPT disse: Sem querer, encontrei do nada a página principal do site VinTV. Data de estreia do canal é 5 de maio. Deixaram tudo público https://vintv.pt/?page_id=12 Nem tudo porque a página de todas as séries ainda está por estrear. Acho que com este catálogo inicial e as duas séries portuguesas herdadas do Biggs (repitam comigo: por causa da concessão da ERC) já temos a ideia de 75% da grelha, não é? 5 Quote
CP Grafismos Posted April 17 Posted April 17 Já tive de alterar a data na descrição da publicação no meu canal. E já agora, chamem os nossos arquivistas para lhe fornecerem o conteúdo das cassetes no formato digital. Quote
LAboy 456 Posted April 17 Posted April 17 há 5 horas, Momentos da TVPT disse: Sem querer, encontrei do nada a página principal do site VinTV. Data de estreia do canal é 5 de maio. Deixaram tudo público https://vintv.pt/?page_id=12 Uma versão demo da página, parece - pois ainda não está tudo operacional... 4 Quote
AndreRob Posted April 17 Posted April 17 Por isso é que a rtp memoria ficou quase sem séries antigas... a chegada deste canal basicamente deve ter limitado e encarecido ainda mais a compra dessas series... para limitar a concorrencia de migalhas a rtp acabou por ceder e deixar de gastar dinheiro nestas series. 6 Quote
tuscano Posted April 17 Posted April 17 há 1 hora, ATVTQsV disse: Nem tudo porque a página de todas as séries ainda está por estrear. Acho que com este catálogo inicial e as duas séries portuguesas herdadas do Biggs (repitam comigo: por causa da concessão da ERC) já temos a ideia de 75% da grelha, não é? Devem ter umas sessões de cinema, particularmente ao fim-de-semana e talvez falte uma série, mesmo acrescentando os Morangos à lista que está no site, não creio que chegue. Quote
tiago_nunes Posted April 18 Posted April 18 Daqui a 5 dias, 23 de Abril estreia mesmo o site e o canal. Quanto ao outro site que fala de 5 de Maio significa que é só aí que estreia a programação completa do canal em todos os operadores. Já tinha feito a minha pesquisa e é o que eu encontro. Agora perguntei à IA e disse-me isto: mas desse link diz estreia 5 de maio O lançamento oficial do canal VinTV em Portugal está agendado para 23 de abril de 2026, substituindo o canal Biggs. A menção ao dia 5 de maio refere-se possivelmente a estreias de conteúdos específicos ou fases de transição nas operadoras, mantendo-se a data de abril para o arranque. Saiba mais em A Televisão. https://vintv.pt/ A confusão entre as datas deve-se ao facto de existirem duas fases diferentes para o lançamento da VinTV em Portugal, que vai substituir o atual canal Biggs. Aqui estão os factos confirmados para esclarecer a sua dúvida: 🗓️ As Datas de Estreia 23 de abril (quinta-feira): Esta é a data oficial do lançamento do canal na televisão. É o dia em que o Biggs deixa de emitir e a VinTV ocupa o seu lugar na grelha dos operadores (NOS, MEO, Vodafone). 5 de maio: Esta data refere-se ao início oficial de novas grelhas de programação ou destaques específicos de conteúdos que o site está a promover como "estreias de maio". Em resumo Faltam de facto cerca de 5 dias (contando a partir de hoje, 18 de abril) para a mudança técnica do canal acontecer na sua televisão (dia 23). A data de 5 de maio que vê no link é provavelmente o destaque da primeira grande "vaga" de séries ou filmes novos já com a marca VinTV consolidada. 1 Quote
Rickal Posted April 18 Posted April 18 Confesso que estou muito empolgado com este canal, depois do desleixo da RTP Memória, no que toca ao horário nobre. 3 Quote
LAboy 456 Posted April 18 Posted April 18 há 4 minutos, Rickal disse: Confesso que estou muito empolgado com este canal, depois do desleixo da RTP Memória, no que toca ao horário nobre. Não acho uma má ideia de canal Se vai ter sucesso ou não a longo prazo... isso não sei 8 Quote
emanuel92 Posted April 18 Posted April 18 (edited) há 9 horas, Rickal disse: Confesso que estou muito empolgado com este canal, depois do desleixo da RTP Memória, no que toca ao horário nobre. O desleixo da RTP Memória? Queres o quê que gastem o orçamento limitado em produção cara e que tem pouco ou nenhum retorno para a RTP? Uma coisa é ter uma ou duas séries internacionais em antena outra é comprar pacotes de series internacional e encherem a grelha. A principal missão da RTP Memória é reaproveitar o arquivo de TV desta que maioritariamente já está pago e retansmiti-lo dando a conhecer o que se fez em Portugal nos últimos 69 anos de TV. Quanto a este canal o VinTV vem fazer aquilo que não é obrigação da RTP Memória exibir classicos internacionais num sector mais comercial e no qual a Dreamia ( AMC/ NOS Audiovisuais) tem possibilidade de negociar tais direitos transmissão/ emissão a um preço acessível ( para o que é o mercado português) seja com a Paramount Global, com a Warner Bros, entre outras. Edited April 18 by emanuel92 3 Quote
miguelalex23 Posted April 18 Posted April 18 há 4 horas, emanuel92 disse: O desleixo da RTP Memória? Queres o quê que gastem o orçamento limitado em produção cara e que tem pouco ou nenhum retorno para a RTP? Uma coisa é ter uma ou duas séries internacionais em antena outra é comprar pacotes de series internacional e encherem a grelha. A principal missão da RTP Memória é reaproveitar o arquivo de TV desta que maioritariamente já está pago e retansmiti-lo dando a conhecer o que se fez em Portugal nos últimos 69 anos de TV. Quanto a este canal o VinTV vem fazer aquilo que não é obrigação da RTP Memória exibir classicos internacionais num sector mais comercial e no qual a Dreamia ( AMC/ NOS Audiovisuais) tem possibilidade de negociar tais direitos transmissão/ emissão a um preço acessível ( para o que é o mercado português) seja com a Paramount Global, com a Warner Bros, entre outras. A RTP Memória só tinha uma ou duas séries inéditas no ar em simultâneo, o resto eram segundas exibições. Não compravam pacotes nem "enchiam a grelha", simplesmente tinham as séries concentradas no horário nobre e davam as repetições a seguir. E como é evidente a redução de séries estrangeiras no canal só serve para afastar o público do canal, basta ir ao Facebook ler o que se comenta por lá, as pessoas não estão para ver a enésima repetição das mesmas séries portuguesas. há 16 horas, AndreRob disse: Por isso é que a rtp memoria ficou quase sem séries antigas... a chegada deste canal basicamente deve ter limitado e encarecido ainda mais a compra dessas series... para limitar a concorrencia de migalhas a rtp acabou por ceder e deixar de gastar dinheiro nestas series. Não tem a ver com isto, a RTP fechou a torneira ao canal, mesmo tendo um peso residual no orçamento da empresa. Claro que isto é mais um concorrente no mercado dos direitos dessas séries, mas não é por aí. Há muitas séries que podiam ser opção (até fora do mercado norte-americano, que a Memória não tem explorado quase nada), a Dreamia não as vai comprar todas. Claro que pode encarecer, mas até aí o streaming deve influenciar mais. 5 Quote
Fernando Posted April 18 Posted April 18 (edited) Acho a ideia interessante, sinceramente. E até podem explorar mais coisas que a RTP Memória (que acaba por também ter a função de expor parte do arquivo da RTP). O filão da nostalgia tem imenso potencial, é aproveitar. Espero é que tenha boas séries, embora, convém referir que as séries que anunciam já deram todas na RTP Memória, e não há muitos anos. Edited April 18 by Fernando 5 Quote
Momentos da TVPT Posted April 19 Posted April 19 Crime, Disse Ela (Murder, She Wrote)Estreia: 4 de maio às 12H15Emissão: segunda a sexta às 12H15 Justiceiro (Knight Rider)Estreia: 4 de maio às 21H30Emissão: segundas às 21H30 AlfEstreia: 4 de maio às 14H55Emissão: terças às 21H30 Serviço de Urgência (ER)Estreia: 4 de maio às 19H15Emissão: quartas às 21H30 Quem Sai aos Seus (Family Ties)Estreia: 4 de maio às 14H30Emissão: quintas às 21H30 Fonte: https://www.seriesdatv.pt/nacional/canaisnacionais/2026/04/vintv-novo-canal-que-substitui-biggs-chega-em-maio/ 8 Quote
LAboy 456 Posted April 19 Posted April 19 Portanto... se a hora de inicio de canal não mudar (12:00 horas), "Crime, disse ela" pode ser a série que baptizará o canal 6 Quote
Recommended Posts