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Notícias RTP


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Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações referentes ao canal como um todo, não a respeito de um dos seus profissionais;
- Mudanças nos cargos de diretor ou noutros cargos relevantes.

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On 11/06/2022 at 00:07, bacalhaucomnatas disse:

Com o mercado publicitário nas lonas não me parece que seja solução abrir à publicidade canais com audiências residuais. 

A caminho dos 20 anos da última grande restruturação da RTP, proponho: 

- transformar a RTP num serviço público de rádio, televisão e cultura, estabelecendo parcerias com os teatros nacionais, Casa da Música e outras instituições, com vista a uma maior transmissão de espetáculos (um embrião disto já existe no projeto RTP Palco);  

- fim da CAV, que onera a fatura da eletricidade dos contribuintes mais pobres, e o acentuar do financiamento via orçamento do estado; 

- fim da "neo-colonialista" RTP/RDP África; 

- redimensionamento do "star system" do primeiro canal (adeus aos 7 mil euros dos Malatos). 

A única sugestão de jeito no meio desta treta toda é a primeira e precisas de uma boa dose de financiamento para isso, algo que não vais conseguir. Abordando as restantes:
-o financiamento através do OE iria colocar a RTP sobre imensão pressão pública. Estás a ver aquelas notícias do CM a enxovalhar a RTP por receber da CAV? Seriam trezentas vezes piores se o financiamento fosse através do OE. Iria deixar ainda mais a RTP com fama de ter a sua informação e decisões de programação controladas pelo Governo e por muitas garantias que houvesse de que tal não seria o caso, nunca deixes que estraguem uma boa história, mesmo que a verdade seja o seu oposto.
-Não vejo qual é o problema da RTP/RDP África. Nalguns casos, são dos poucos meios de comunicação livres de interfência governamental e livres de interferência de certos interesses (cof cof IURD cof cof) acessíveis à maioria da população. E se vires os canais, estão bem longe de serem "neo-colonialistas".
-Sem "star system" não há entretenimento e sem certas condições salariais, não se atrai talento. Nomes custam dinheiro e por muito que se goze com Malatos e afins, ainda têm algum potencial de atrair audiência. Além disso, nem todas as "stars" da RTP ganham isso e muitas nem contratos de trabalho como deve ser devem ter. Tenho ideia da Sílvia Alberto não estar sob contracto actualmente, o mesmo para malta que entrou já dentro do Passismo, como Vanessa Oliveira e afins.

Quanto ao mercado publicitário, está sempre nas lonas. Excepto quando é para SIC e TVI abrirem mais algum canal temático no pago. Aí já existe mercado publicitário. :rolleyes: Além disso, se a audiência é "residual", então nem afecta assim tanto a SIC e a TVI.

Editado por JDaman
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há 32 minutos, canal5 disse:

Concordo, mas não foi interferência de ninguém terem mudado para a imagem elitista de sempre.
Mesmo que agora a RTP2 passasse a ter publicidade ninguém estaria interessado em anunciar enquanto a direção atual estiver por lá a fingir que Portugal é capaz de ter um canal como o ARTE.

que falta de visão. eu acho que Portugal é perfeitamente capaz de ter um canal como o ARTE e até de fazer co-produções com ele ou outros canais similares (como é ou era costume no cinema) :confusa_fatima:

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há 19 minutos, bacalhaucomnatas disse:

que falta de visão. eu acho que Portugal é perfeitamente capaz de ter um canal como o ARTE e até de fazer co-produções com ele ou outros canais similares (como é ou era costume no cinema) :confusa_fatima:

Já se falou num canal ibérico semelhante e o projecto nunca arrancou

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há 29 minutos, bacalhaucomnatas disse:

um canal ibérico já seria um passo maior do que a perna, dadas as diferenças linguísticas. 

seria absurdo... lidar com egos espnhois ia dar barraca cedo ou tarde. Se coisas podem ser feitas é co produções, seja a nivel de ficção ou de outros generos... um canal nunca seria viável.

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há 9 horas, canal5 disse:

Concordo, mas não foi interferência de ninguém terem mudado para a imagem elitista de sempre.
Mesmo que agora a RTP2 passasse a ter publicidade ninguém estaria interessado em anunciar enquanto a direção atual estiver por lá a fingir que Portugal é capaz de ter um canal como o ARTE.

Há nichos... Além de que era uma forma de ajudar a programação desportiva nos blocos onde esta é emitida, que seriam talvez dos eventos de maior audiência na RTP2. Se ajudasse a RTP a ter mais horas de JO e a manter uma maior oferta de jogos de um Europeu e Mundial de várias modalidades na 2, comia na boa uns 4 a 6 minutos de pub no canal.

há 8 horas, bacalhaucomnatas disse:

um canal ibérico já seria um passo maior do que a perna, dadas as diferenças linguísticas. 

Sim, porque o Alemão e o Francês são idiomas super-parecidos... :huh:

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há 11 minutos, JDaman disse:

Há nichos... Além de que era uma forma de ajudar a programação desportiva nos blocos onde esta é emitida, que seriam talvez dos eventos de maior audiência na RTP2. Se ajudasse a RTP a ter mais horas de JO e a manter uma maior oferta de jogos de um Europeu e Mundial de várias modalidades na 2, comia na boa uns 4 a 6 minutos de pub no canal.

 

exato porque o problema muitas vezes é a rtp2 queimar orçamento a transmitir eventos de onde não retira um tostão em publicidade... o canal ficava menos dependente de um orçamente fixo e até podia produzir mais conteudos portugueses ligados à cultura e artes. 

Esse retorno seria sempre muito pontual porque a rtp2 não compete nos mesmos targets que as privadas... e bastava clarificar as limitações em termos de tempo e que a rtp2 não concorresse com outros operadores de desporto.

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há 12 minutos, AndreRob disse:

exato porque o problema muitas vezes é a rtp2 queimar orçamento a transmitir eventos de onde não retira um tostão em publicidade... o canal ficava menos dependente de um orçamente fixo e até podia produzir mais conteudos portugueses ligados à cultura e artes. 

Esse retorno seria sempre muito pontual porque a rtp2 não compete nos mesmos targets que as privadas... e bastava clarificar as limitações em termos de tempo e que a rtp2 não concorresse com outros operadores de desporto.

Acho que um limite de 4 minutos por hora seria o suficiente. A nível de publicidade, acho que já existem uma variedade de limitações gerais que iriam impedir a RTP de ser algum tipo de perigo nesse aspecto para outros operadores de canais de desporto. Por exemplo: não se pode publicitar bebidas alcoólicas antes das 22:30, se não estou em erro. E em embora a SportTV e a Sagres tenham arranjado forma de dar a volta a isso, a verdade é que a pub a marcas de bebidas alcoólicas em eventos desportivos na TV ainda parece ser algo residual.

E honestamente, não é que de repente uma pessoa vá ter Champions ou assim na RTP2. O objectivo seria ajudar a financiar provas desportivas adquiridas pela 2 e até poderia ser benéfico para federações com pouca projeção a nível de receitas e exposição de TV. É preciso lembrar que a Federação de Atletismo chegou a ter que desembolsar algum do seu bolso para ter provas suas a emitir na RTP2, quando o justo e de forma a ajudar a modalidade seria este processo estar invertido.

E mesmo noutras coisas e como referi e depois referiste: a RTP2 não é concorrente directa da SIC e da TVI no tipo de programação que emite. Os targets são bem diferentes. Se tanto, são concorrência de N canais pagos, alguns com sede em Espanha. Se esses se queixarem, há sempre uma ERC na qual podem registar os seus serviços de programas e poderem fazer o fadinho contra a pub na 2. Mas depois não se queixem de só poderem passar coisas com bola vermelha a partir da meia-noite. lol

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há 11 horas, JDaman disse:

Há nichos... Além de que era uma forma de ajudar a programação desportiva nos blocos onde esta é emitida, que seriam talvez dos eventos de maior audiência na RTP2. Se ajudasse a RTP a ter mais horas de JO e a manter uma maior oferta de jogos de um Europeu e Mundial de várias modalidades na 2, comia na boa uns 4 a 6 minutos de pub no canal.

Mas isso neste momento seriam apenas 2 dias por semana, não acho que chegaria para esse objetivo que falas.
Se o Zig Zag também não parasse aos 13 anos poderia ser que pudessem agarrar publicidade para jovens...

Editado por canal5
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há 1 hora, canal5 disse:

Mas isso neste momento seriam apenas 2 dias por semana, não acho que chegaria para esse objetivo que falas.
Se o Zig Zag também não parasse aos 13 anos poderia ser que pudessem agarrar publicidade para jovens...

A julgar pelo Panda, há mercado para o público pré-infantil e infantil.

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há 1 hora, JDaman disse:

A julgar pelo Panda, há mercado para o público pré-infantil e infantil.

Mas com tanta concorrência e limitações seria muito difícil entrar agora e ter grande sucesso nessa luta com anos e anos de atraso.

Editado por canal5
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há 1 hora, canal5 disse:

Mas com tanta concorrência e limitações seria muito difícil entrar agora e ter grande sucesso nessa luta com anos e anos de atraso.

tal como a rtp2 faz com os conteudos culturais (sobretudo cinema e series) e até desportivos a ideia é ser mais selectiva nos conteudos e não tanto uma montra para despejar tudo e mais alguma coisa que é popular lá fora... acho que nem é a questão do sucesso é garantir conteudos de qualidade que possam ser acedidos de forma gratuita por todos. Por isso é que também permitir publicidade limitada nestes espaços ajudava a que essa função fosse mais dignamente concretizada.

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há 3 minutos, AndreRob disse:

tal como a rtp2 faz com os conteudos culturais (sobretudo cinema e series) e até desportivos a ideia é ser mais selectiva nos conteudos e não tanto uma montra para despejar tudo e mais alguma coisa que é popular lá fora... acho que nem é a questão do sucesso é garantir conteudos de qualidade que possam ser acedidos de forma gratuita por todos. Por isso é que também permitir publicidade limitada nestes espaços ajudava a que essa função fosse mais dignamente concretizada.

Mas para ter publicidade é preciso ter quem queira anunciar neste momento no canal, simples...

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há 5 horas, AndreRob disse:

nos conteudos infantis por exemplo dado que mais nenhum canal aberto os tem não seria assim tão dificil ter anunciantes, no desporto seria ainda mais fácil.

Isso que corresponde a 10% da população que apenas tem TDT como se sabe.
Eu sempre apoiei publicidade na RTP2, mas enquanto continuar este delírio culto e adulto não esperem milagres.

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On 10/06/2022 at 19:10, LP 98 disse:

Muitos de nós lembramo-nos das inúmeras tentativas de minar a RTP por parte das privadas (algumas bem sucedidas). Sem querer me alongar muito, o melhor exemplo disso é a RTP2: Ao longo dos anos, vários abutres (perdoem-me a linguagem) têm-na rondado na tentativa de a encerrar de vez. Até para a Igreja esteve em vias de ser entregue de mão beijada, uma década antes da TVI surgir. E por volta de 2002, a intenção era de que a RTP não tivesse mais canais comerciais (veja-se RTP1) e passasse a ter um único canal, mais ou menos no mesmo regime da RTP2. No fundo, as privadas sempre quiseram uma RTP cinzentona, sem financiamento e em nada comercial (ironicamente contraditórios estes últimos dois aspetos).

E triste, mas infelizmente é a realidade do nosso serviço público de televisão. Uma RTP2 que já não emite séries americanas (ainda mais com as distribuidoras aumentando os preços), que não aproveita bem o catálogo animado da Warner (aliás nem sei se ainda têm contrato), o Zig Zag a engolir grande parte da programação com séries pre-escolares, sem Britcom, magazines normalmente em horários horríveis...

É verdade que a RTP2 não deve competir com a RTP1, mas sim complementar, mas... nem parece.

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há 16 minutos, Televisão 10 disse:

Estava a correr demasiado bem, passou por alguns dos problemas mais importantes da rádio sem paninhos quentes como está a acontecer na TV.
Uma grande perda.

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  • 3 meses depois...

RTP FECHA MIPCOM COM CINCO SÉRIES VENDIDAS PARA MERCADOS INTERNACIONAIS

Codex 632, Motel Valkirias, Cuba Libre, Causa Própria e Operação Maré Negra são as cinco séries da RTP com com direitos de distribuição em mercados internacionais vendidos durante o MIPCOM, que terminou esta quinta-feira em Cannes. “Muitos dos projetos que já vimos na RTP correm neste momento o mundo, o que representa um marco histórico e de sucesso para a RTP ao colocar-se sob o olhar atento dos operadores e plataformas de distribuição”, destaca a estação pública em comunicado, sublinhando que a procura de séries portuguesas além-fronteiras vem comprovar “o reconhecimento da qualidade crescente da produção nacional”.

Naquela que é já descrita pela estação pública como uma “edição histórica” no que diz respeito à sua participação no MIPCOM, foram várias as distribuidoras a integrar as séries da RTP nos seus catálogos de vendas. Cuba Libre, com produção da HOP! Filmes, teve os seus direitos licenciados pela distribuidora israelita Keshet International, enquanto Causa Própria, produzida pela Arquipélago Filmes e já no catálogo da HBO Max em Portugal e Espanha, foi uma das aquisições da Movistar Plus Internacional, o maior operador de televisão por subscrição em Espanha.

No que diz respeito aos projetos desenvolvidos pela RTP no modelo de coprodução, Codex 632, a primeira série coproduzida com a Globoplay, em conjunto com a SPi, passará a integrar o catálogo da alemã Bavaria Distribution. Operação Maré Negra, a primeira coprodução portuguesa e galega na Amazon Prime Video, foi vendida para mais de 60 países através da Entertainment One: The Roku Channel (EUA e México), SBS (Austrália), AMC Networks International (América Latina), Telus (Canadá), TV+ (Turquia), Ziggo (Holanda), TVNZ (Nova Zelândia) e o canal Fox da Disney (Espanha). Já Motel Valkirias, coprodução luso-espanhola da RTP, CRTVG, SPi e CTV, está a ser comercializada a nível global pela Onza Distribution, tendo sido entretanto vendida também à Globoplay.

https://www.meiosepublicidade.pt/2022/10/rtp-fecha-mipcom-com-cinco-series-vendidas-para-mercados-internacionais/

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  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Numa reunião entre a Comissão de Trabalhadores da RTP e o Ministro da Cultura, este descartou a ideia da criação de dois novos canais na RTP. 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02VotcdcjjcjixiExK8TRpYU7cuRJzGpBsjt7HJ7H2SUUG4QrJ9KEu7WzqrT47Vzvdl&id=100057149303686&eav=AfblPYRtAdWE_-GyyOrRSsa1kjoJ4Uts5fwBB1Fw1nIa660QhUz5fjkJ3gXxBrtyzHI&m_entstream_source=feed_mobile&paipv=0

Assim, o canal do conhecimento já não deve avançar. 

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há 7 horas, Televisão 10 disse:

Numa reunião entre a Comissão de Trabalhadores da RTP e o Ministro da Cultura, este descartou a ideia da criação de dois novos canais na RTP. 

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Assim, o canal do conhecimento já não deve avançar. 

Era criar apenas o Canal infanto juvenil e o assunto estava resolvido.

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há 7 horas, Televisão 10 disse:

Numa reunião entre a Comissão de Trabalhadores da RTP e o Ministro da Cultura, este descartou a ideia da criação de dois novos canais na RTP. 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02VotcdcjjcjixiExK8TRpYU7cuRJzGpBsjt7HJ7H2SUUG4QrJ9KEu7WzqrT47Vzvdl&id=100057149303686&eav=AfblPYRtAdWE_-GyyOrRSsa1kjoJ4Uts5fwBB1Fw1nIa660QhUz5fjkJ3gXxBrtyzHI&m_entstream_source=feed_mobile&paipv=0

Assim, o canal do conhecimento já não deve avançar. 

E ainda bem, só iria penalizar mais a estação. Agora é pena é que o debate continue a ignorar o problema do financiamento da rtp2 e o seu valor na estação.

há 1 minuto, tuscano disse:

Era criar apenas o Canal infanto juvenil e o assunto estava resolvido.

metade da rtp2 já o é. Dividir para outro canal seria descaracterizar ainda mais a rtp2. É preciso é que este canal seja remodelado com uma nova abordagem. um canal 2 em 1.

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