Jump to content

Nós Por Cá


_zapping_

Posts Recomendados

Todas as semanas temos as reportagens a partir das suas sugestões. Estamos atentos às pequenas grandes coisas que podem fazer a diferença, casos e situações que escapam à informação do dia a dia. Porque há certas coisas que... só mesmo por cá.

Contamos com a sua participação e com os seus comentários.

Esteja atento, seja cidadão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 98
  • Criado
  • Última Resposta
  • 4 meses depois...

"Nós por cá" torna-se diário e autónomo

A SIC vai muscular o formato "Nós por cá" com uma equipa autónoma de cinco jornalistas, passando o programa a ser diário. A estação retoma assim a tradição do jornalismo de denúncia, celebrizado em formatos como o "Praça Pública".

A partir de Janeiro, a SIC vai transformar a rubrica "Nós por cá", até aqui inserida no noticiário, num formato independente, que passa a ser diário, entre as 19 e as 20 horas, antecedendo o "Jornal de Noite", no horário actualmente ocupado pela "Roda da Sorte", de Herman José. O planeamento do novo programa começou na semana passada.

Segundo o JN apurou, esta reformulação de "Nós por cá" é um regresso ao "código genético" inicial da SIC, nos anos noventa, que então lançou formatos inovadores no panorama televisivo, entre eles o "Praça Pública". Esse programa, caracterizado pelo pendor da denúncia, convocando o cidadão a desfiar nos ecrãs a sua indignação - em que os poderes públicos eram interpelados directamente -, foi então apresentado por Nuno Santos, actual director de Programas da SIC, e Júlia Pinheiro, que agora conduz o "As tardes da Júlia", na TVI. E também por Conceição Lino.

Ao JN foi explicado, sobre o novo "Nós por cá", que a ideia é "agarrar o osso e não o largar", um pouco na linha do que tem sido feito em algumas peças do "Caia quem caia", da TVI, mas sem qualquer componente humorística. Isto é, todo o tipo de situações em que haja ilegalidades ou inércia do Estado, a equipa do novo "Nós por cá" fará uma peça em que, com persistência, se tenta ouvir todos os envolvidos.

Conceição Lino vai continuar a conduzir o programa, mas também se pondera a hipótese do pivô Augusto Madureira, coordenador do projecto, ser o co-apresentador. A equipa de jornalistas foi também reforçada: Joaquim Franco, Catarina Neves, Joana Latino, Carla Castelo e Isabel Osório são os recrutados. Conceição Lino escusou fazer comentários, e o director de Informação, Alcides Vieira, esteve incontactável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente notícia. Já o disse, por aí, que este programa merecia ser independente e deveria ter uma maior duração. Agora, sendo diário, deverá ser muito louco!!! :laugh_mini:

Espero que resulte naquele horário. Tenho as minhas dúvidas, mas há que arriscar. É preciso inovar e experimentar. A ver vamos como será a receptividade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que tenho algum receio em relação ao facto de ser diário. Obviamente que sendo apenas semanal, funcionaria melhor. Será que temos material para fazer um programa destes, diário, e com longevidade?

Vamos ver como funcionará naquele horário. Será que vai haver adolescentes a ver este programa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(_zapping_ @ 27-Nov-2008, 19:22) <{POST_SNAPBACK}>
Confesso que tenho algum receio em relação ao facto de ser diário. Obviamente que sendo apenas semanal, funcionaria melhor. Será que temos material para fazer um programa destes, diário, e com longevidade?

Vamos ver como funcionará naquele horário. Será que vai haver adolescentes a ver este programa?

Material não vai faltar ao programa, pois as irregularidades do que se passa no nosso país sucedem-se, quase podemos dizer, de minuto a minuto.

O programa será, segundo a TV Guia,, nos moldes da «Praça Pública», que foi um furor na SIC na década de 90.

Passará a estar no ar a partir do dia 5-1-2009, apresentado ora por Conceição Lino, ora por Augusto Madureira e ainda pelos jornalistas Catarina Neves, Joana Latino, Joaquim Franco, Isabel Osório e Carla Castelo.

Vão andar de norte a sul, para mostrar as fragilidades e os dramas do país, denunciar os erros e a irresponsabilidade, com o povo a colocar em sentido o poder político.

A equipa garante que vai servir o lema « Mais perto de si», ajudando as pessoas a desenvolver as aldeias, vilas e cidades portuguesas.

Parece-me um bom programa, com aposta na diversidade.

Parece que já estou a ouvir as pessoas como antigamente, dizer sempre que lhes surgia alguma situação injusta pela frente:

«Vou dizer à SIC!»

A SIC era a porta de saída e a mão amiga, para ajudar nas situações difíceis de várias ordens. Chamavam a SIC nas situações complicadas...e ela ajudava!

Os adolescentes cada vez estão mais virados para estes problemas e se interessam mais pelo que vai pelo país.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a acreditar que este programa faria melhor se fosse transmitido em HN, independente do JORNAL DA NOITE e com a duração de 60 minutos, apenas à terça-feira.

Das 18h às 20h a SIC deveria ter novelas brasileiras, sendo a minha sugestão:

18h00 - Três Irmãs

19h15 - Negócio da China.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo, Orafa25.

Eu colocaria o "Nós Por Cá" num único dia da semana. Vamos ver como funcionará naquele horário, se será uma escolha acertada ou não!

Se bem que faria aí uma alteração. Quanto a mim, "Negócio da China" estrearia em Horário Nobre (novela das 23:00), enquanto que às 22:00 teríamos "Caminho das Índias".

Às 18:00 estrearia "Três Irmãs" e às 19:00 colocaria uma novela portuguesa para toda a família.

A questão seria se "Paraíso" (substituta de "Negócio da China") seria boa para as 23:00... a menos que a novela de Walcyr Carrasco (substituta de "Três Irmãs"; a história do macaco) pudesse estrear no lugar de "Negócio da China" (essa seria boa para as 23:00).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIC: ‘Nós por cá’ entra no horário de ‘Roda da Sorte’

Conceição Lino substitui Herman

Conceição Lino vai substituir Herman José já a partir do início do próximo ano. ‘Roda da Sorte’, que vai para o ar entre as 19h00 e as 20h00, na SIC, dará lugar a ‘Nós Por Cá’.

A SIC está a preparar profundas alterações na grelha de programas de 2009. A Informação terá um papel fundamental na recuperação do canal de Pinto Balsemão. Luís Marques, que assume a direcção-geral de Carnaxide em Janeiro, está a liderar o processo de alteração quer das estruturas directivas, quer da programação.

‘Nós Por Cá’, apresentado por Conceição Lino e que actualmente está integrado no ‘Jornal da Noite’, passará a ir para o ar em formato autónomo. A SIC vai reforçar o formato, que está no ar há cinco anos, com uma equipa própria de cinco jornalistas.

A partir de Janeiro, a SIC pretende recuperar a tradição do jornalismo de apoio ao cidadão. Com o novo formato, a equipa do ‘Nós por cá’ denunciará, ouvindo todos os envolvidos e tentando resolver a questão, situações em que haja ilegalidades.

Sobre o fim de ‘Roda da Sorte’, Herman José não quis entrar em pormenores, mas disse ao CM: "Gosto demasiado do produto e de o fazer para não o defender com unhas e dentes. Mas quem manda são os números e serão eles a ditar o nosso futuro".

in CM online

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Segundo o JN de ontem, o Mercado de Benfica foi o lugar escolhido pela SIC para a apresentar este sábado o “Nós por cá”, a rubrica do “Jornal da noite” que se autonomizou e que vai ter emissão diária de segunda a sexta-feira, às 19 horas. Conceição Lino, acompanhada pela equipa do programa que estreia dia 5, vai explicar os moldes da emissão, que pretende continuar a dar voz às preocupações dos cidadãos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Forte promoção que está a ter este programa: paineis publicitários nas ruas, publicidade em revistas, publicidade nos intervalos na SIC, e até mesmo no Jornal da Noite que está a emitir agora mesmo uma entrevista com Conceição Lino sobre o programa: esta referiu que haverá dentro deste programa várias crónicas: uma com Mário Crespo, outra sobre o ambiente...

Quero ver. Não gosto do "Preço Certo" e já não tenho paciência para os Morangos. Vamos ver se fará melhor que o Herman... eu aposto que sim, por ser uma alternativa à concorrência, já que o programa do Herman era tal como o do Fernando Mendes um concurso, e eu até gostava da Roda da Sorte, mas agora trata-se de algo novo no horário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...