Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Achava que a Cláudia Pascoal ia voltar, não sabia que tão cedo. Se vier com uma música do género dos últimos single, vou amar :clap: 

Bárbara Tinoco :adoro:

Curioso pela April Ivy. Espero que venha algo bem pop. 

Edited by André
Posted

A Tinoco merece uma segunda chance depois de ter sido roubada há 3 anos :cryhappy: A Cláudia evoluiu imenso e tem tido músicas bastante interessantes. 

Curioso terem ido ressuscitar a April Ivy - ótimo nome para o pop - e a Mimicat, há imenso que não ouvia falar dela.

O Ivandro é um nome curioso. Já ouvi umas coisas dos You Can't Win Charlie Brown e achei bom. 

• Like 4
  • Thanks 1
Posted
há 6 minutos, Fernando disse:

Mimicat, há imenso que não ouvia falar dela.

Nesse caso, foi por livre submissão. Acho que tem uma canção na banda sonora de Quero é Viver, a propósito. :mosking:

Entretanto, já há datas para o Festival da Canção 2023: semifinais a 25 de fevereiro e 5 de março e final a 11 de março. Tudo aos sábados, portanto.

https://www.escportugal.pt/2022/11/fc2023-final-do-festival-da-cancao-2023.html?m=1

As galas serão realizadas no estúdio 1 da RTP.

• Like 1
Posted
há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Nesse caso, foi por livre submissão. Acho que tem uma canção na banda sonora de Quero é Viver, a propósito. :mosking:

Entretanto, já há datas para o Festival da Canção 2023: semifinais a 25 de fevereiro e 5 de março e final a 11 de março. Tudo aos sábados, portanto.

https://www.escportugal.pt/2022/11/fc2023-final-do-festival-da-cancao-2023.html?m=1

As galas serão realizadas no estúdio 1 da RTP.

E vão mudar o estúdio das galas, garantia deixada pelo Gonçalo Madaíl.

• Like 2
Posted
há 1 hora, Televisão 10 disse:

Já era altura. 

Julgava que este ano iam voltar a fazer a final fora dos estúdios da RTP. 

Já estava na hora.

Em relação aos nomes, temos bons nomes, mas o fixe do FdC e descobrir novos nomes.

Posted

Desde 2017, em anos pares ganharam mulheres (Cláudia, Elisa, Maro e sim, também Isaura e Marta) e em anos ímpares um "Jesus Cristo" i.e. homem com barba e cabelo comprido (Salvador, Conan, Tatanka). Boa notícias para o Edmundo Inácio?

• Like 1
  • LOL 1
  • 2 weeks later...
Posted
On 09/11/2022 at 21:38, FraisesSucrées disse:

Desde 2017, em anos pares ganharam mulheres (Cláudia, Elisa, Maro e sim, também Isaura e Marta) e em anos ímpares um "Jesus Cristo" i.e. homem com barba e cabelo comprido (Salvador, Conan, Tatanka). Boa notícias para o Edmundo Inácio?

Não me admirava muito de ele ganhar sinceramente. Então se vier com uma música com sonoridade tradicional como é habitual nele é um dos favoritos.

Posted (edited)
há 55 minutos, Televisão 10 disse:

Novas regras para a votação do Festival Eurovisão da Canção:

De volta ao ano de 2009... com a adição da votação online para os paises não participantes, mas de forma diferente ao do jESC

Edited by LAboy 456
Posted (edited)
há 15 minutos, LAboy 456 disse:

De volta ao ano de 2009... com a adição da votação online para os paises não participantes, mas de forma diferente ao do jESC

Parece-me que retiraram a votação do júri das semifinais por conta da combinação de votos que houve no ano passado e que levou à anulação de várias votações.

Não acho boa ideia, ainda assim.

Edited by Televisão 10
  • Like 4
Posted

Vamos acalmar-nos um pouco:
- O público que vota não é assim tão desmiolado que pape sem hesitar os Dustin The Turkeys desta vida e que não seja capaz de reconhecer uma canção de qualidade.
- Não é por aí que Portugal vai ter mais dificuldades em passar à final. De todas as vezes que Portugal se qualificou para a final, fê-lo confortavelmente no top 10 do televoto (2.º em 2008. 8.º em 2009 mas com mais 25 pontos que o 10.º, 1.º em 2017, 5.º em 2021, 6.º em 2022), além de ter sido 7.º no televoto em 2014. (Para não falar que foi último do júri em 2019). Os problemas de Portugal com o televoto estão mais na finais do que nas semifinais.   
- Acho que é consensual que este ano foi óbvio que o público não queria Azerbaijão e Suíça na final e que essas duas canções não contribuíram em nada para o nível da final. Não fará mais sentido ter na final aquelas que o público que ver?
- Na final, com a votação do Resto do Mundo, o televoto terá apenas 50,6%.
- Mesmo com júris, continuaram a haver vizinhismos e votos da diáspora.

• Like 1
  • Thanks 1
Posted (edited)
há 4 horas, André disse:

Estamos lixados :manas: 

Por acaso, em nenhuma das vezes iríamos deixar de ser apurados. Aliás, a única diferença no caso português seria a apuração da Suzy em 2014 (na altura, não passámos por causa do júri :mosking: ).

---

Mesmo assim, estou um pouco reticente com algumas das mudanças. O voto online não é tão seguro como o televoto e pode fazer a diferença entre vários lugares - até mesmo entre os vencedores. E, sim, com base nos resultados, não iriam existir diferenças extremas com o fim do jury vote, mas também não são mudanças propriamente positivas. Este ano, Suíça e Azerbaijão iriam ficar de fora e iria passar Albânia e Chipre.

No entanto, em 2021, teríamos uma final sem Bélgica; em 2018, a Albânia (que ficou em 11º na final), ficaria de fora.

Claro que a justiça/injustiça depende do gosto de cada um, mas não sei até que ponto não vamos ter situações bastante diferentes - para lá da running order - entre o resultado da semifinal e da final ou mesmo até que isso acabe por privar músicas como a da Bélgica 2021 ou da Albânia 2018 de passarem à final e termos menos apostas alternativas porque são músicas que apelam ao jury vote em vez de ao televoto.

Não entendo também como não alargam o número de jurados por país, como forma de evitar subornos, entre outras medidas que poderiam impedir casos como os do ano passado. Ignorar um aspeto que tem sido apontado ano após ano como uma falha significativa e aplicar mudanças que são secundárias não vai levar a menos escrutínio ou situações como as que temos visto.

Edited by Ruben
  • Like 4
Posted

A eliminação do voto do júri nas semi finais vem com a justificação da combinação de votos. Então, mas porquê que se mantém na final? Não parece fazer muito sentido, o que deveria ser feito é justamente uma fiscalização maior. O voto online também só terá o peso de 12 pontos no máximo, não é grande coisa... e até acho bem.

Posted
há 14 horas, Ruben disse:

Por acaso, em nenhuma das vezes iríamos deixar de ser apurados. Aliás, a única diferença no caso português seria a apuração da Suzy em 2014 (na altura, não passámos por causa do júri :mosking: ).

---

Mesmo assim, estou um pouco reticente com algumas das mudanças. O voto online não é tão seguro como o televoto e pode fazer a diferença entre vários lugares - até mesmo entre os vencedores. E, sim, com base nos resultados, não iriam existir diferenças extremas com o fim do jury vote, mas também não são mudanças propriamente positivas. Este ano, Suíça e Azerbaijão iriam ficar de fora e iria passar Albânia e Chipre.

No entanto, em 2021, teríamos uma final sem Bélgica; em 2018, a Albânia (que ficou em 11º na final), ficaria de fora.

Claro que a justiça/injustiça depende do gosto de cada um, mas não sei até que ponto não vamos ter situações bastante diferentes - para lá da running order - entre o resultado da semifinal e da final ou mesmo até que isso acabe por privar músicas como a da Bélgica 2021 ou da Albânia 2018 de passarem à final e termos menos apostas alternativas porque são músicas que apelam ao jury vote em vez de ao televoto.

Não entendo também como não alargam o número de jurados por país, como forma de evitar subornos, entre outras medidas que poderiam impedir casos como os do ano passado. Ignorar um aspeto que tem sido apontado ano após ano como uma falha significativa e aplicar mudanças que são secundárias não vai levar a menos escrutínio ou situações como as que temos visto.

O voto online é feito através da introdução de um cartão de crédito. A questão é: apenas para confirmar a localização ou será debitado algo?