Jump to content

Cara e Coragem


DanielNunes

Posts Recomendados

há 41 minutos, Vitória disse:

Não costumo comentar, de forma extensa, uma novela durante a sua exibição, mas senti a necessidade de vir aqui dar a minha opinião sobre esta novela, que considero injustiçada. 

Ora bem, eu era uma das pessoas que não dava nada por esta novela. A premissa parecia-me interessante, mas as chamadas desiludiram-me bastante, mas quis dar uma oportunidade. Não me arrependi. 

Cara e Coragem é uma novela que paira muito sobre um mesmo assunto e isso pode parecer arrastado, mas na minha visão não é, porque se trata de uma novela de mistério e, sobretudo, é uma novela relativamente longa. A autora está a comandar esta história de forma cautelosa, apostou num ritmo bastante natural tendo em conta a extensão da sua obra. Apesar de me considerar uma pessoa impaciente, tenho tido paciência com esta novela e lamento que os demais não tenham. 

Discordo absolutamente quando dizem que a novela é uma confusão. Para os mais desatentos ou para aqueles que não se dignaram a ver pelo menos o capítulo de estreia, seguramente deve ser. 

Assisto a novela com particular atenção e, como adoro um bom mistério, crio teorias com base nas pistas que a Claudia Souto fornece. A minha teoria, até agora, parece-me a mais plausível comparada às que leio por aí. Parece-me que a história está a ser levada para esse caminho que eu teorizei, embora me digam que a autora não é suficientemente inteligente para ter desenvolvido tal trama. Bom, resta esperar para ver se a minha teoria bate certo. 

Não pretendo, de modo algum, abandonar a novela, somente se seguir rumos dos quais discordo. 

Não se deixem influenciar pelas opiniões que são escritas pela Internet afora. Quando uma novela não alcança a audiência esperada, basta uma pessoa criticar para a maioria seguir como uma manada. 

É uma novela boa, à sua maneira. 

Gostei de tua análise sobre a novela. A novela não é má, sua estrutura narrativa segue natural. A sua lentidão deve-se ao fato de ser uma novela longa. Mas falta algo nesta novela que é unânime, casal. Falta casal e carisma nesta novela.

Novela para ser comentada e querida precisa daquele folhetim tradicional entre o mocinho e a mocinha. Até tem um triângulo amoroso, só que infelizmente não deu liga. A Paolla Oliveira parece apagada e apática nesta novela. Ela até esforça, nem é o problema atriz e atuação, é a história da Pat que deixa a desejar. A mocinha é forte e determinada, mas chega no amoroso não dá para torcer, como disseram outros críticos e até concordo com eles, quem vai torcer para Pat e Moa, se no meio do caminho tem o Alfredo que é boa pessoa, pensa na família, e quer reconquistar o casamento fadado ao fracasso? Ninguém.

Infelizmente, Cláudia Souto tenta se esforçar num casal romântico, mas não consegue. Acho que ela tem de melhor são tramas fortes e de ação e mistério. Se ela viesse de uma coautoria com alguém, até daria um jeito de deixar o casal principal para o outro autor criar.

Eu não consigo mais assistir a novela, perdi o interesse, apesar que as histórias em torno do mistério do assassinato de Clarice está muito boa. Acho confusa, penso que Clarice não era tão boa assim, as atitudes desta parecem que foi planejada. Só que não entendo o que levou esta morrer tão misteriosamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que também não estou a sentir muita empatia pela novela, eu gosto destas tramas cheias de misterio e segredos, apesar de essa parte até ser interessante e irmos apanhando pequenas coisas conforme avança parece que tudo o resto à volta é aborrecido. sim falta carisma, neste campo pega pega funcionou melhor porque os vários nucleos dos assaltantes do hotel foram crescendo cada um com a sua historia e aquilo ia fluindo bem. Nesta novela começam logo com uma indecisão sobre os reais motivos da morte, sabemos que foi obviamente por causa da tal formula mas há ali muita confusão que a novela por ser meio arrastada pode perder pelo caminho... E sendo uma obra aberta a tendencia é ir corrigindo alguns nucleos e isso pode forçar a mudar o rumo inicial...

entretanto com a mudança de horário na hora de almoço da globo portugal meio que vou perdendo episodios, pois é a unica hora que consigo ver... mas como isto só acabara lá para fevereiro sinto que vou deixar a novela a meio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, DanielNunes disse:

Gostei de tua análise sobre a novela. A novela não é má, sua estrutura narrativa segue natural. A sua lentidão deve-se ao fato de ser uma novela longa. Mas falta algo nesta novela que é unânime, casal. Falta casal e carisma nesta novela.

Novela para ser comentada e querida precisa daquele folhetim tradicional entre o mocinho e a mocinha. Até tem um triângulo amoroso, só que infelizmente não deu liga. A Paolla Oliveira parece apagada e apática nesta novela. Ela até esforça, nem é o problema atriz e atuação, é a história da Pat que deixa a desejar. A mocinha é forte e determinada, mas chega no amoroso não dá para torcer, como disseram outros críticos e até concordo com eles, quem vai torcer para Pat e Moa, se no meio do caminho tem o Alfredo que é boa pessoa, pensa na família, e quer reconquistar o casamento fadado ao fracasso? Ninguém.

Infelizmente, Cláudia Souto tenta se esforçar num casal romântico, mas não consegue. Acho que ela tem de melhor são tramas fortes e de ação e mistério. Se ela viesse de uma coautoria com alguém, até daria um jeito de deixar o casal principal para o outro autor criar.

Eu não consigo mais assistir a novela, perdi o interesse, apesar que as histórias em torno do mistério do assassinato de Clarice está muito boa. Acho confusa, penso que Clarice não era tão boa assim, as atitudes desta parecem que foi planejada. Só que não entendo o que levou esta morrer tão misteriosamente.

O público do horário está habituado a torcer por casais desesperadamente. Pessoalmente, os romances são coisas que me passam ao lado, embora sejam uma característica obrigatória nas novelas. 

Acho que o casal Pat e Moa funciona muito bem e torço para que fiquem juntos. O desenvolvimento deles é lento, mas coerente tendo em conta o dilema da Pat. O Alfredo é um banana, não serve para absolutamente nada e o ator não ajuda (aliás a novela tem algumas atuações fracas). 

Sinto também que a novela precisava de mais carisma, falta ali um núcleo mais povão, mas estou apegado à história e aos personagens e espero, sinceramente, que a autora siga os rumos que eu imaginei baseado no que está a acontecer na novela. 

Um pouco mais de carisma e vilões mais fortes (sinto que a Andrea é uma forte candidata à grande vilã da história, tem tudo para isso se concretizar) iam melhorar a novela, embora ache que ela já é boa da forma como está. 

Editado por Vitória
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vitória disse:

Sinto também que a novela precisava de mais carisma, falta ali um núcleo mais povão, mas estou apegado à história e aos personagens e espero, sinceramente, que a autora siga os rumos que eu imaginei baseado no que está a acontecer na novela. 

Um pouco mais de carisma e vilões mais fortes (sinto que a Andrea é uma forte candidata à grande vilã da história, tem tudo para isso se concretizar) iam melhorar a novela, embora ache que ela já é boa da forma como está. 

É exatamente isso que senti quando comecei a ver os primeiros episódios. Uma novela pouco carismática. Mas tenho visto alguns episódios soltos e acho que está bem melhor agora, não vou acompanhar, porém não a considero um "Pega Pega 2". Eu prefiro a premissa de Pega Pega, mas esta é muito mais ágil e "vê-se" melhor. Bem leve e simples. A escrita também parece-me ser melhor que "Pega Pega". Eu do pouco que vi, gostei muito do personagem do Paulo Lessa. Eu só acho que a diretora não combina nada com a autora, ela precisava de um(a) diretor(a) mais "fugaz", com adrenalina na sua direção. Aquela primeira cena da Paolla no avião foi tão estranha, muito mal dirigida, mas, pronto...

Editado por xfinity
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, xfinity disse:

É exatamente isso que senti quando comecei a ver os primeiros episódios. Uma novela pouco carismática. Mas tenho visto alguns episódios soltos e acho que está bem melhor agora, não vou acompanhar, porém não a considero um "Pega Pega 2". Eu prefiro a premissa de Pega Pega, mas esta é muito mais ágil e "vê-se" melhor. Bem leve e simples. A escrita também parece-me ser melhor que "Pega Pega". Eu do pouco que vi, gostei muito do personagem do Paulo Lessa. Eu só acho que a diretora não combina nada com a autora, ela precisava de um(a) diretor(a) mais "fugaz", com adrenalina na sua direção. Aquela primeira cena da Paolla no avião foi tão estranha, muito mal dirigida, mas, pronto...

A personagem do Paulo Lessa é um pouco chatinha. Muito insistente, diria até, obcecado pela Clarice. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Vitória disse:

O público do horário está habituado a torcer por casais desesperadamente. Pessoalmente, os romances são coisas que me passam ao lado, embora sejam uma característica obrigatória nas novelas. 

Acho que o casal Pat e Moa funciona muito bem e torço para que fiquem juntos. O desenvolvimento deles é lento, mas coerente tendo em conta o dilema da Pat. O Alfredo é um banana, não serve para absolutamente nada e o ator não ajuda (aliás a novela tem algumas atuações fracas). 

Sinto também que a novela precisava de mais carisma, falta ali um núcleo mais povão, mas estou apegado à história e aos personagens e espero, sinceramente, que a autora siga os rumos que eu imaginei baseado no que está a acontecer na novela. 

Um pouco mais de carisma e vilões mais fortes (sinto que a Andrea é uma forte candidata à grande vilã da história, tem tudo para isso se concretizar) iam melhorar a novela, embora ache que ela já é boa da forma como está. 

Não se esquecer que o horário das sete tem características de comédias românticas/romance. O horário das sete já fugiu deste gênero e não muito deu certo com "Além do Horizonte". Tiveram que colocar o casal Juliana Paiva e Rodrigo Simas oriundos de "Malhação" para reerguer a audiência do horário.

Não tem como fugir deste tipo de gênero, o público quer ver romance e ver a mocinha sofrer. Sem estes ingredientes é impossível não pensar no sucesso de uma novela, é um dos pilares de se fazer novela. E também o que conta é personagens populares, o único que poderia render não está rendendo que é o Duarte, este personagem tem perfil popular, mas ele está sozinho e sem um pilar que sustente este.

Como disseram falta carisma, tem atores que construíram muito mau seus personagens, Ricardo Pereira e Cláudia di Moura estão esquisitos. Principalmente Ricardo Pereira que parece que está bem canastrão neste personagem. Cláudia di Moura não convence a ser uma pessoa bem sucedida e a impressão que dá tenta o máximo esconder seu sotaque baiano. Também a direção não ajuda muito. Luiz Henrique Rios funcincinou muito bem com a autora em "Pega Pega", Nathalia Griberg parece ter uma direção fria.

No mais acredito que ela tem potencial para ter uma dinâmica maior em sua metade de trama.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vitória disse:

A personagem do Paulo Lessa é um pouco chatinha. Muito insistente, diria até, obcecado pela Clarice. 

Eu também só vi uns 10 episódios de C&C. Claro, para quem acompanha assiduamente a novela, as opiniões divergem-se. Mas, coitado, ele ultimamente não tem tido bons papéis. O Marcão de ALDA era chato também.  

Editado por xfinity
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, xfinity disse:

Eu também só vi uns 10 episódios de C&C. Claro, para quem acompanha assiduamente a novela, as opiniões divergem-se. Mas, coitado, ele ultimamente não tem tido bons papéis. O Marcão de ALDA era chato também.  

A sério que ele integrou o elenco de outras novelas da Globo? Que estranho... Na abertura de Cara e Coragem o nome dele aparece naquela parte do "apresentando". 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vitória disse:

A sério que ele integrou o elenco de outras novelas da Globo? Que estranho... Na abertura de Cara e Coragem o nome dele aparece naquela parte do "apresentando". 

A globo foi busca-lo às novelas biblicas da record... acho curioso terem dado um quase protagonista, sim porque ele é praticamente protagonista pois gira em torno de todos os nucleos, a um ator pouco conhecido. Acho que ele aparece como 'apresentando' por ser um quase protagonista pela primeira vez na globo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, AndreRob disse:

A globo foi busca-lo às novelas biblicas da record... acho curioso terem dado um quase protagonista, sim porque ele é praticamente protagonista pois gira em torno de todos os nucleos, a um ator pouco conhecido. Acho que ele aparece como 'apresentando' por ser um quase protagonista pela primeira vez na globo...

Isso de dar papéis principais a "desconhecidos" já não é tão raro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Vitória disse:

Isso de dar papéis principais a "desconhecidos" já não é tão raro. 

Sim acredito que aconteça mas geralmente atores que já tiveram algum destauqe noutros papeis na globo... neste caso ele só teve destaque nas novelas bilbicas da record e nem tanto assim... mas não acho que seja mau ator (até o acho fofo) apenas a personagem é que não está tão elaborada como se exigia para um papel tão relevante.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Vitória disse:

A sério que ele integrou o elenco de outras novelas da Globo? Que estranho... Na abertura de Cara e Coragem o nome dele aparece naquela parte do "apresentando". 

Sim amig, ele fez o Marcão de "A Lei do Amor". Mas o núcleo dele era tão mau que o Villari deu cabo deles. Ele simplesmente saiu do nada, se não me falha a memória ele foi à procura do grande amor da sua adolescência. 

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 57 minutos, AndreRob disse:

Que ela está viva já se sabia praticamente ao fim de 3 ou 4 semanas de novela...

Não era assim tão previsível. Tudo apontava para a morte dela. Inclusivamente, a Taís e a Claudia confirmaram que ela tinha falecido de facto. 

Quer me parecer que ela realmente tinha morrido, mas recorreram, agora, a este trunfo para tentarem subir as audiências. Além desta reviravolta avezinha-se outra. Não há confirmação, mas nos capítulos destes últimos quinze dias isso ficou bastante claro, pelo menos pra mim, que já desconfiava. 

Spoiler

O Ítalo é vilão e provavelmente está por detrás da morte da Clarice. Um crime passional... 

Esta novela é interessantíssima. Lamento as audiências...

O problema é que é aquele tipo de novela que não se pode, em hipótese alguma, perder um único episódio. Seguramente, o meu interesse seria outro se tivesse perdido o fio à meada. 

Editado por Vitória
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Vitória disse:

Não era assim tão previsível. Tudo apontava para a morte dela. Inclusivamente, a Taís e a Claudia confirmaram que ela tinha falecido de facto. 

Quer me parecer que ela realmente tinha morrido, mas recorreram, agora, a este trunfo para tentarem subir as audiências. Além desta reviravolta avezinha-se outra. Não há confirmação, mas nos capítulos destes últimos quinze dias isso ficou bastante claro, pelo menos pra mim, que já desconfiava. 

  Ocultar conteúdo

O Ítalo é vilão e provavelmente está por detrás da morte da Clarice. Um crime passional... 

Esta novela é interessantíssima. Lamento as audiências...

O problema é que é aquele tipo de novela que não se pode, em hipótese alguma, perder um único episódio. Seguramente, o meu interesse seria outro se tivesse perdido o fio à meada. 

Eu acho que sempre foi certo que ela estava viva, as pistas estavam lá, claro que eles quiseram baralhar o espetador também nessa tentativa de criar curiosidade... mas também pode ter acontecido que a novela já começou a ter algumas alterações por via da fraca audiência e esse segundo spoiler parece ser um deles...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho visto vagamente, mas o episódio de segunda foi muito bom. Eu só não gosto da direção, acho-a muito distante da narrativa. O texto é bom. E gosto muito das personagens da Taís Araújo. Agora é preciso saber levar o twist, esta autora esgotou o plot central de PP em três/quatro meses. A novela entrou numa barriga enormeeee depois da prisão da Sandra Helena até à detenção do Malagueta. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, xfinity disse:

Tenho visto vagamente, mas o episódio de segunda foi muito bom. Eu só não gosto da direção, acho-a muito distante da narrativa. O texto é bom. E gosto muito das personagens da Taís Araújo. Agora é preciso saber levar o twist, esta autora esgotou o plot central de PP em três/quatro meses. A novela entrou numa barriga enormeeee depois da prisão da Sandra Helena até à detenção do Malagueta. 

A novela já era boa e melhorou bastante nas últimas semanas. 

A barriga que teve até à data, é quase imperceptível para quem acompanha religiosamente como eu. Compreendi que a autora quis segurar um pouco os acontecimentos (algo que a Gloria Perez faz imenso e ninguém reclama), porque, afinal de contas, são quase 200 episódios. 

Os únicos defeitos que tenho a apontar são: a carência de carisma e o facto de ser uma novela com uma estrutura ao contrário. Geralmente, acompanhamos as consequências do meio para o final e nesta trama as consequências foram o ponto de partida. Para entender o que desencadeou tudo aquilo, é preciso criar teorias ou acompanhar com mais atenção. Na minha visão, esses defeitos são os motivos principais para o fracasso desta história. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Ficção Nacional disse:

A novela é uma porcaria. O drama da clarice é da sósia não chega para segurar a falta de carisma e de enredo que a novela transborda em todos os poros. Previsível. 

Uma afirmação de quem, claramente, não acompanha a novela religiosamente. 

Está longe de ser perfeita, mas é uma história muito interessante. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, Vitória disse:

Uma afirmação de quem, claramente, não acompanha a novela religiosamente. 

Está longe de ser perfeita, mas é uma história muito interessante. 

Obvio que não acompanho religiosamente. Nem isto tem enredo para isso. É esse o problema. A história é interessante? Sim, para uma série talvez, não para uma novela, ainda para mais para cima de 200 capítulos. Não há como justificar a boa porcaria que a globo tem no ar. Até quanto mais vida, melhor era melhor que isto e mesmo assim já não era grande coisa. Se a novela engrenar daqui para a frente é uma coisa. Agora, até aqui, é uma lastima. My opinion. 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ficção Nacional disse:

Até quanto mais vida, melhor era melhor

Só se for em carisma, porque QMVM teve barriga durante a novela toda. Como já disse anteriormente, para mim, os problemas de C&C residem na direção e nos traços carismáticos. A novela é bem escrita e tem detalhes interessantes. 

Eu não acompanho religiosamente, mas nota-se a qualidade deste produto. O inicio, de facto, foi muito amargo, mas agora está no bom caminho. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Ficção Nacional disse:

Obvio que não acompanho religiosamente. Nem isto tem enredo para isso. É esse o problema. A história é interessante? Sim, para uma série talvez, não para uma novela, ainda para mais para cima de 200 capítulos. Não há como justificar a boa porcaria que a globo tem no ar. Até quanto mais vida, melhor era melhor que isto e mesmo assim já não era grande coisa. Se a novela engrenar daqui para a frente é uma coisa. Agora, até aqui, é uma lastima. My opinion. 

Comentário igualzinho aos que leio por essa Internet afora. Sem tirar nem pôr. Vindos de quem não sabe nada, só vai na onda. 

Como eu posso dar credibilidade a essa tua suposta opinião se nem sequer acompanhas a novela? Sempre achei que para formar uma opinião sobre algo, era necessário conhecer e compreender minimamente. 

Ainda bem que citaste QMVM. Também entrei na onda da malta que achava a novela uma porcaria e decidi retomá-la até a terminar e simplesmente adorei. É uma novela muito boa, carismática, engraçadíssima e muito bem estruturada. Tem barriga? Tem. Mas a maior virtude de uma novela não é a sua agilidade. 

Editado por Vitória
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...