flausina Posted October 29, 2025 Posted October 29, 2025 https://expresso.pt/opiniao/2025-10-26-as-minhas-normais-utopias-beb0a9a2#Echobox=1761577743 Aqui está o artigo da senhora. Li. E ela usa o exemplo do preço certo para dizer que a televisão nacional não tem conteúdos culturalmente interessantes. Ainda por cima mistura o preço certo com a roda da sorte. Vê a televisão sem som enquanto trabalha porque não vê nada que lhe interesse. Pessoalmente acho que acaba por escolher o programa errado e o canal errado. Porque a RTP1 até é das que tem programas mais interessantes, e só não tem mais porque não tem mais audiência. Além disso há a RTP2 e já se sabe quantos portugueses a vêem. A questão está mais nas privadas e na audiência que conseguem com a qualidade dos seus programas. 3 Quote
Hugo Posted October 29, 2025 Posted October 29, 2025 há 1 hora, flausina disse: O preço certo é o Fernando Mendes. O programa sem o Fernando Mendes não funciona noutro canal. Nem me parece que o Fernando Mendes queira apresentar o programa noutro canal ganhando até mais. Acho que há uns anos a TVI e a SIC andaram a sondá-lo (se calhar foi só a TVI, não me lembro bem), mas ele disse que só saía da RTP se o Preço Certo fosse com ele. Quote
flausina Posted October 29, 2025 Posted October 29, 2025 A parte mais triste acho que é este parágrafo "Vejo, mas nada ouço. Não aguento o chinfrim. Suporto o “Preço Certo” há mais de 20 anos. Sempre foi mau. Salva-se a autenticidade do público. Portugueses reais. Parecem os familiares da terrinha, que visitamos no Natal. Gente boa que mata o seu porco quando chega a altura correta do ano." E eu acrescentaria "E que queremos esquecer que existem o resto do ano" 4 Quote
ATVTQsV Posted October 29, 2025 Posted October 29, 2025 há 5 horas, flausina disse: https://expresso.pt/opiniao/2025-10-26-as-minhas-normais-utopias-beb0a9a2#Echobox=1761577743 Aqui está o artigo da senhora. Li. E ela usa o exemplo do preço certo para dizer que a televisão nacional não tem conteúdos culturalmente interessantes. Ainda por cima mistura o preço certo com a roda da sorte. Vê a televisão sem som enquanto trabalha porque não vê nada que lhe interesse. Pessoalmente acho que acaba por escolher o programa errado e o canal errado. Porque a RTP1 até é das que tem programas mais interessantes, e só não tem mais porque não tem mais audiência. Além disso há a RTP2 e já se sabe quantos portugueses a vêem. A questão está mais nas privadas e na audiência que conseguem com a qualidade dos seus programas. O Preço Certo só teria mais qualidade se deixasse de ser um concurso pimba e passasse a ter um novo padrão, da qual acho impossível de encontrar. A primeira versão da Roda da Sorte só teve o Herman José e não antecedeu este concurso (na altura, ambos os concursos coexistiam, mas O Preço Certo era semanal e em horário nobre) "Também é possível ver o Big Brother na Áustria ou na Polónia." Só que nenhum desses países consegue ter reality shows de convivência todos os domingos do ano "A televisão que em tempos nos entreteve, animou e ensinou é agora triste em valores, cultura, humor, cinema, teatro, reportagem. É um écran ligado ao vazio. Tenho pena. A televisão podia ser um veículo de entretenimento, cultura e informação tão diversificado. Depende tanto das direcções de programas." E estes directores só querem uma televisão muito limitada Quote
Televisão 10 Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 Agora o programa foi criado para a conversão ao euro... https://sic.pt/podcasts/irritacoes/2025-10-31-jose-de-pina-sobre-a-cronica-ao-preco-certo-o-programa-foi-criado-para-a-conversao-ao-euro.-de-resto-e-um-vazio-6fef79c8?fbclid=IwY2xjawNyOxZleHRuA2FlbQIxMQABHnGS5Efhh7R2tjjOruyN7UD-wLDObkqSxnOj_6xNvHIx_COrowjXLh_Ae5iD_aem_TnN2ltZ1KQu4qU1AGOMK0w#Echobox=1761954470 Quote
flausina Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 há 8 minutos, Televisão 10 disse: Agora o programa foi criado para a conversão ao euro... Sim. É verdade. Esta versão portuguesa que está no ar desde 2002. Até está na sinopse do programa na RTP "Estreado em 2002 com o nome "O Preço Certo em Euros", para familiarizar os portugueses com a nova moeda, foi primeiro apresentado por Jorge Gabriel e depois por Fernando Mendes, sempre com Miguel Vital a dar voz aos fabulosos prémios. Em 2006 foi relançado com o nome original de O Preço Certo mantendo o apresentador e toda a boa disposição." 3 3 Quote
Fernando Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 (edited) Sim, não é mentira que o regresso do formato (quase ninguém se lembra que já tinha existido nos anos 90) esteve ligado à transição para o euro, foi uma forma de educar as pessoas. Penso que o documentário que está disponível na RTP Arquivos sobre o programa fala sobre isso (vale a pena, btw) No entanto, é engraçado uma certa elite cultural estar a descobrir que conceito de entretenimento em 2025 E mais engraçado é tentarem olhar para o fenómeno a partir do seu padrão de gosto, não procurando perceber o porquê de um programa considerado tão vazio ser um sucesso junto do público (público esse que extravaza a visão redutora dos mais idoso, já agora) e até ter dado origem a uma canção. Eu cá acho é que as nossas elites culturais (ou talvez, pseudo-culturais) é que são vazias, senhores Spoiler https://arquivos.rtp.pt/conteudos/programa-certo/ Quem estiver interessado em ver o documentário, a partir do minuto 34 falam do relançamento do programa. Também têm imagens das versões com o Carlos Cruz e com o Nicolau. Edited November 1, 2025 by Fernando 4 2 Quote
srcbica Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 No "Irritações", um dos comentadores deu uma boa sugestão (para mim, foi boa) para o programa voltar a ter uma vertente educacional, que é meter a malta a tentar adivinhar quanto custa cada produto na França, Alemanha, Dinamarca e por aí vai. 7 Quote
D91 Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 (edited) O programa teve uma pausa em 2006 onde foi substituído por outros concursos. Primeiro o "Em Família com Fernando Mendes" que durou pouco tempo. E depois o "Lingo" com o Heitor Lourenço e mais tarde com a Tânia Ribas Oliveira, que pouco tempo depois passa para as 17 horas. Regressando assim O Preço Certo às 19 horas. Edited November 1, 2025 by D91 4 Quote
canal5 Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 há 10 minutos, srcbica disse: No "Irritações", um dos comentadores deu uma boa sugestão (para mim, foi boa) para o programa voltar a ter uma vertente educacional, que é meter a malta a tentar adivinhar quanto custa cada produto na França, Alemanha, Dinamarca e por aí vai. Grande Zé Pina só esteve mal em generalizar, a senhora efetivamente foi elitista na crónica. 1 Quote
AndreRob Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 De tempos a tempos temos esta conversa. Cai sempre em saco roto porque a resposta do publico é sempre muito mais eficaz que a de uma elite bacoca que provavelmente passa o dia a ver realitys e nem sabe que a rtp2 existe para colmatar aquilo que hipocritamente defendem para a rtp1. O programa voltou a ser lider absoluto nesta semana que passou deixando a concorrencia dos realitys a ver navios... se isso não diz nada a essa gentalha que acha que os 'pobrezinhos sao tão divertidos' não sei que mais seria preciso. O preço certo consegue retirar quase um milhao de pessoas de estarem a levar com lixo de realitys shows ou de desgraças teatralizadas da cmtv... se isto nao é serviço publico não sei o que será. 6 Quote
Ficcão Total Posted November 5, 2025 Posted November 5, 2025 https://www.instagram.com/reel/DPD9m7JCNba/?igsh=MTAyN2QyM3hjZXhrOA== Quote
AndreRob Posted November 5, 2025 Posted November 5, 2025 há 7 horas, Ficcão Total disse: https://www.instagram.com/reel/DPD9m7JCNba/?igsh=MTAyN2QyM3hjZXhrOA== Já é um classico. Será que ela assiste? Quote
Magazine Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 Como é que um Clio/Mitsubishi (19-20k €) + mota + viagem + resto da montra final dá 22k? os carros são usados???? 1 1 3 Quote
AndreRob Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 há 5 minutos, Magazine disse: Como é que um Clio/Mitsubishi (19-20k €) + mota + viagem + resto da montra final dá 22k? os carros são usados???? Deixa lá que no outro dia a montra tinha uma mota apenas e foi 30 mil... devia haver barras de ouro no frigorifico. A Teresinha hoje não estava no programa... meteram uma nova assistente que não fez pandan com a Lenka. Quote
Televisão 10 Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 há 12 minutos, AndreRob disse: Deixa lá que no outro dia a montra tinha uma mota apenas e foi 30 mil... devia haver barras de ouro no frigorifico. A Teresinha hoje não estava no programa... meteram uma nova assistente que não fez pandan com a Lenka. Creio que a Teresinha está grávida. Quote
AndreRob Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 agora mesmo, Televisão 10 disse: Creio que a Teresinha está grávida. Sim está... mas acho que ainda n deixou penso que esta assistente é a segunda vez que aparece recentemente deve por agora ser nas ausencias da Teresinha mas deve ficar no lugar dela quando ficar de licença... 2 Quote
D91 Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 há 55 minutos, Magazine disse: Como é que um Clio/Mitsubishi (19-20k €) + mota + viagem + resto da montra final dá 22k? os carros são usados???? há 49 minutos, AndreRob disse: Deixa lá que no outro dia a montra tinha uma mota apenas e foi 30 mil... devia haver barras de ouro no frigorifico. Os valores da montra final algumas vezes são bem estranhos, principalmente quando são fracas e depois o valor é alto. 3 Quote
AndreRob Posted December 20, 2025 Posted December 20, 2025 Entretanto ontem o Mendes confirmou que a Teresinha já está de licença de parto, deverá nascer em Janeiro. Ficou a nova assistente no seu lugar que tinha aparecido pontualmente. 4 Quote
RenatoSimões Posted December 21, 2025 Posted December 21, 2025 O jornal Público traz hoje uma reportagem numa gravação d'O Preço Certo. Destaco este excerto porque não sabia que isto acontecia tanto, os vencedores da montra venderem imediatamente o carro em vez de ficar com ele. https://www.publico.pt/2025/12/21/culturaipsilon/reportagem/quer-mandar-beijinho-casa-dia-preco-certo-2158610 Citação Às vezes, os vencedores do prémio mais desejado, o carro, nem o chegam a levantar. Vasco Barão, produtor, está no programa desde o início e sabe quase tudo sobre os seus meandros. “As pessoas vêm aqui à procura do carro. É como jogar na raspadinha, muitas pessoas vêm aqui tentar resolver a vida, ter um dinheirinho. Muitas vezes nem o levantam, vendem-no no stand.” O dinheiro faz mais falta ao vencedor e apesar de um carro ser um símbolo de estatuto, uma necessidade em zonas de parcas acessibilidades ou transportes públicos, e ser um objecto de desejo, a maioria das histórias termina assim. Com um final feliz, em dinheiro vivo." 2 5 Quote
AndreRob Posted December 21, 2025 Posted December 21, 2025 há 19 minutos, RenatoSimões disse: O jornal Público traz hoje uma reportagem numa gravação d'O Preço Certo. Destaco este excerto porque não sabia que isto acontecia tanto, os vencedores da montra venderem imediatamente o carro em vez de ficar com ele. https://www.publico.pt/2025/12/21/culturaipsilon/reportagem/quer-mandar-beijinho-casa-dia-preco-certo-2158610 Não me espanta muito, no fim de contas um carro novo nem sempre é aquilo que mais precisam e se o puderem vender e ficar com o dinheiro dele é uma mais valia, porque mesmo que tivesse de ficar com ele o mais certo era mesmo acabar vendido de outra forma... E aqui ao contrário do Joker, a maioria dos concorrentes são pessoas que vêm em grupos geralmente classe media baixa portanto o dinheiro faz mais falta. No joker chega a ser embaraçoso porque a maioria dos concorrentes vem de profissoes até estaveis e bem remuneradas e dizem sempre que querem o dinheiro para ir viajar, o que diferencia claramente o tipo de concorrentes entre os dois programas. 7 Quote
Televisão 10 Posted December 22, 2025 Posted December 22, 2025 On 20/12/2025 at 14:25, AndreRob disse: Entretanto ontem o Mendes confirmou que a Teresinha já está de licença de parto, deverá nascer em Janeiro. Ficou a nova assistente no seu lugar que tinha aparecido pontualmente. É a mesma assistente que a substituiu na outra licença de maternidade - a Lindsay. 3 1 Quote
RenatoSimões Posted January 22 Posted January 22 (edited) Dia 7 de fevereiro vai ser gravado um Preço Certo especial em Alcobaça, não sei por que ocasião, que vai para o ar no dia 14 (sábado). https://portaldomunicipe.cm-alcobaca.pt/73250/programa-“o-preco-certo-especial”-gravado-no-panorama-multiusos-de-alcobaca EDIT: Sendo que 14 é o sábado entre o fim do Masterchef e o Festival da Canção, por isso resolve esse buraco. Edited January 22 by RenatoSimões 5 Quote
srcbica Posted January 22 Posted January 22 On 13/12/2025 at 20:00, Magazine disse: Como é que um Clio/Mitsubishi (19-20k €) + mota + viagem + resto da montra final dá 22k? os carros são usados???? São. 6 Quote
RPSG Posted January 22 Posted January 22 há 1 hora, srcbica disse: São. Benecar ® Cidade do Automóvel | Carros Usados à Venda 1 3 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.