Jump to content

Recommended Posts

Posted

https://expresso.pt/opiniao/2025-10-26-as-minhas-normais-utopias-beb0a9a2#Echobox=1761577743

Aqui está o artigo da senhora.

Li. E ela usa o exemplo do preço certo para dizer que a televisão nacional não tem conteúdos culturalmente interessantes. Ainda por cima mistura o preço certo com a roda da sorte.

Vê a televisão sem som enquanto trabalha porque não vê nada que lhe interesse.

Pessoalmente acho que acaba por escolher o programa errado e o canal errado. Porque a RTP1 até é das que tem programas mais interessantes, e só não tem mais porque não tem mais audiência. Além disso há a RTP2 e já se sabe quantos portugueses a vêem.

A questão está mais nas privadas e na audiência que conseguem com a qualidade dos seus programas.

  • Thanks 3
Posted
há 1 hora, flausina disse:

O preço certo é o Fernando Mendes.

O programa sem o Fernando Mendes não funciona noutro canal.

Nem me parece que o Fernando Mendes queira apresentar o programa noutro canal ganhando até mais.

Acho que há uns anos a TVI e a SIC andaram a sondá-lo (se calhar foi só a TVI, não me lembro bem), mas ele disse que só saía da RTP se o Preço Certo fosse com ele.

Posted

A parte mais triste acho que é este parágrafo 

"Vejo, mas nada ouço. Não aguento o chinfrim. Suporto o “Preço Certo” há mais de 20 anos. Sempre foi mau. Salva-se a autenticidade do público. Portugueses reais. Parecem os familiares da terrinha, que visitamos no Natal. Gente boa que mata o seu porco quando chega a altura correta do ano."

E eu acrescentaria "E que queremos esquecer que existem o resto do ano"

  • Sad 4
Posted
há 5 horas, flausina disse:

https://expresso.pt/opiniao/2025-10-26-as-minhas-normais-utopias-beb0a9a2#Echobox=1761577743

Aqui está o artigo da senhora.

Li. E ela usa o exemplo do preço certo para dizer que a televisão nacional não tem conteúdos culturalmente interessantes. Ainda por cima mistura o preço certo com a roda da sorte.

Vê a televisão sem som enquanto trabalha porque não vê nada que lhe interesse.

Pessoalmente acho que acaba por escolher o programa errado e o canal errado. Porque a RTP1 até é das que tem programas mais interessantes, e só não tem mais porque não tem mais audiência. Além disso há a RTP2 e já se sabe quantos portugueses a vêem.

A questão está mais nas privadas e na audiência que conseguem com a qualidade dos seus programas.

O Preço Certo só teria mais qualidade se deixasse de ser um concurso pimba e passasse a ter um novo padrão, da qual acho impossível de encontrar.

A primeira versão da Roda da Sorte só teve o Herman José e não antecedeu este concurso (na altura, ambos os concursos coexistiam, mas O Preço Certo era semanal e em horário nobre)

"Também é possível ver o Big Brother na Áustria ou na Polónia." Só que nenhum desses países consegue ter reality shows de convivência todos os domingos do ano

"A televisão que em tempos nos entreteve, animou e ensinou é agora triste em valores, cultura, humor, cinema, teatro, reportagem. É um écran ligado ao vazio. Tenho pena. A televisão podia ser um veículo de entretenimento, cultura e informação tão diversificado. Depende tanto das direcções de programas." E estes directores só querem uma televisão muito limitada

Posted
há 8 minutos, Televisão 10 disse:

Agora o programa foi criado para a conversão ao euro... :facepalm:

Sim. É verdade. Esta versão portuguesa que está no ar desde 2002. Até está na sinopse do programa na RTP 

"Estreado em 2002 com o nome "O Preço Certo em Euros", para familiarizar os portugueses com a nova moeda, foi primeiro apresentado por Jorge Gabriel e depois por Fernando Mendes, sempre com Miguel Vital a dar voz aos fabulosos prémios. Em 2006 foi relançado com o nome original de O Preço Certo mantendo o apresentador e toda a boa disposição."

  • Like 3
  • Thanks 3
Posted (edited)

Sim, não é mentira que o regresso do formato (quase ninguém se lembra que já tinha existido nos anos 90) esteve ligado à transição para o euro, foi uma forma de educar as pessoas. Penso que o documentário que está disponível na RTP Arquivos sobre o programa fala sobre isso (vale a pena, btw) :haha: 

No entanto, é engraçado uma certa elite cultural estar a descobrir que conceito de entretenimento em 2025 :rofl: E mais engraçado é tentarem olhar para o fenómeno a partir do seu padrão de gosto, não procurando perceber o porquê de um programa considerado tão vazio ser um sucesso junto do público (público esse que extravaza a visão redutora dos mais idoso, já agora) e até ter dado origem a uma canção. Eu cá acho é que as nossas elites culturais (ou talvez, pseudo-culturais) é que são vazias, senhores :dog:

Spoiler

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/programa-certo/

Quem estiver interessado em ver o documentário, a partir do minuto 34 falam do relançamento do programa. Também têm imagens das versões com o Carlos Cruz e com o Nicolau.

 

Edited by Fernando
  • Like 4
  • Thanks 2
Posted

No "Irritações", um dos comentadores deu uma boa sugestão (para mim, foi boa) para o programa voltar a ter uma vertente educacional, que é meter a malta a tentar adivinhar quanto custa cada produto na França, Alemanha, Dinamarca e por aí vai. :mosking:

  • LOL 7
Posted (edited)

O programa teve uma pausa em 2006 onde foi substituído por outros concursos. Primeiro o "Em Família com Fernando Mendes" que durou pouco tempo. E depois o "Lingo" com o Heitor Lourenço e mais tarde com a Tânia Ribas Oliveira, que pouco tempo depois passa para as 17 horas. Regressando assim O Preço Certo às 19 horas.

Edited by D91
  • Like 4
Posted
há 10 minutos, srcbica disse:

No "Irritações", um dos comentadores deu uma boa sugestão (para mim, foi boa) para o programa voltar a ter uma vertente educacional, que é meter a malta a tentar adivinhar quanto custa cada produto na França, Alemanha, Dinamarca e por aí vai. :mosking:

Grande Zé Pina :adoro: só esteve mal em generalizar, a senhora efetivamente foi elitista na crónica.

  • Love 1
Posted

De tempos a tempos temos esta conversa. Cai sempre em saco roto porque a resposta do publico é sempre muito mais eficaz que a de uma elite bacoca que provavelmente passa o dia a ver realitys e nem sabe que a rtp2 existe para colmatar aquilo que hipocritamente defendem para a rtp1.

O programa voltou a ser lider absoluto nesta semana que passou deixando a concorrencia dos realitys a ver navios... se isso não diz nada a essa gentalha que acha que os 'pobrezinhos sao tão divertidos' não sei que mais seria preciso. O preço certo consegue retirar quase um milhao de pessoas de estarem a levar com lixo de realitys shows ou de desgraças teatralizadas da cmtv... se isto nao é serviço publico não sei o que será.

  • Like 6
  • 1 month later...
Posted
há 5 minutos, Magazine disse:

Como é que um Clio/Mitsubishi (19-20k €) + mota + viagem + resto da montra final dá 22k?

:abesbilica::abesbilica:

os carros são usados????

Deixa lá que no outro dia a montra tinha uma mota apenas e foi 30 mil... devia haver barras de ouro no frigorifico.

A Teresinha hoje não estava no programa... meteram uma nova assistente que não fez pandan com a Lenka.

Posted
há 12 minutos, AndreRob disse:

Deixa lá que no outro dia a montra tinha uma mota apenas e foi 30 mil... devia haver barras de ouro no frigorifico.

A Teresinha hoje não estava no programa... meteram uma nova assistente que não fez pandan com a Lenka.

Creio que a Teresinha está grávida. 

Posted
agora mesmo, Televisão 10 disse:

Creio que a Teresinha está grávida. 

Sim está... mas acho que ainda n deixou penso que esta assistente é a segunda vez que aparece recentemente deve por agora ser nas ausencias da Teresinha mas deve ficar no lugar dela quando ficar de licença...

  • Like 2
Posted
há 55 minutos, Magazine disse:

Como é que um Clio/Mitsubishi (19-20k €) + mota + viagem + resto da montra final dá 22k?

:abesbilica::abesbilica:

os carros são usados????

 

há 49 minutos, AndreRob disse:

Deixa lá que no outro dia a montra tinha uma mota apenas e foi 30 mil... devia haver barras de ouro no frigorifico.

 

Os valores da montra final algumas vezes são bem estranhos, principalmente quando são fracas e depois o valor é alto. 

  • Like 3
Posted

O jornal Público traz hoje uma reportagem numa gravação d'O Preço Certo. Destaco este excerto porque não sabia que isto acontecia tanto, os vencedores da montra venderem imediatamente o carro em vez de ficar com ele.

https://www.publico.pt/2025/12/21/culturaipsilon/reportagem/quer-mandar-beijinho-casa-dia-preco-certo-2158610

Citação

Às vezes, os vencedores do prémio mais desejado, o carro, nem o chegam a levantar. Vasco Barão, produtor, está no programa desde o início e sabe quase tudo sobre os seus meandros. “As pessoas vêm aqui à procura do carro. É como jogar na raspadinha, muitas pessoas vêm aqui tentar resolver a vida, ter um dinheirinho. Muitas vezes nem o levantam, vendem-no no stand.” O dinheiro faz mais falta ao vencedor e apesar de um carro ser um símbolo de estatuto, uma necessidade em zonas de parcas acessibilidades ou transportes públicos, e ser um objecto de desejo, a maioria das histórias termina assim. Com um final feliz, em dinheiro vivo."

  • Like 2
  • Shock 5
Posted
há 19 minutos, RenatoSimões disse:

O jornal Público traz hoje uma reportagem numa gravação d'O Preço Certo. Destaco este excerto porque não sabia que isto acontecia tanto, os vencedores da montra venderem imediatamente o carro em vez de ficar com ele.

https://www.publico.pt/2025/12/21/culturaipsilon/reportagem/quer-mandar-beijinho-casa-dia-preco-certo-2158610

Não me espanta muito, no fim de contas um carro novo nem sempre é aquilo que mais precisam e se o puderem vender e ficar com o dinheiro dele é uma mais valia, porque mesmo que tivesse de ficar  com ele o mais certo era mesmo acabar vendido de outra forma...

E aqui ao contrário do Joker, a maioria dos concorrentes são pessoas que vêm em grupos geralmente classe media baixa portanto o dinheiro faz mais falta.

No joker chega a ser embaraçoso porque a maioria dos concorrentes vem de profissoes até estaveis e bem remuneradas e dizem sempre que querem o dinheiro para ir viajar, o que diferencia claramente o tipo de concorrentes entre os dois programas.

  • Like 7
Posted
On 20/12/2025 at 14:25, AndreRob disse:

Entretanto ontem o Mendes confirmou que a Teresinha já está de licença de parto, deverá nascer em Janeiro. Ficou a nova assistente no seu lugar que tinha aparecido pontualmente.

É a mesma assistente que a substituiu na outra licença de maternidade - a Lindsay.

  • Like 3
  • Thanks 1
  • 5 weeks later...
Posted (edited)

Dia 7 de fevereiro vai ser gravado um Preço Certo especial em Alcobaça, não sei por que ocasião, que vai para o ar no dia 14 (sábado). https://portaldomunicipe.cm-alcobaca.pt/73250/programa-“o-preco-certo-especial”-gravado-no-panorama-multiusos-de-alcobaca

EDIT: Sendo que 14 é o sábado entre o fim do Masterchef e o Festival da Canção, por isso resolve esse buraco.

Edited by RenatoSimões
  • Like 5
Posted
On 13/12/2025 at 20:00, Magazine disse:

Como é que um Clio/Mitsubishi (19-20k €) + mota + viagem + resto da montra final dá 22k?

:abesbilica::abesbilica:

os carros são usados????

São.

  • Shock 6

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...