Pedro M. Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 Eu teria pena se o Daniel saísse a correr, sinceramente. Gstava de o ver trabalhar noutras condições. Se uns meses depois não mostrasse resultados, aí sim, seria altura do fim de ciclo, naturalmente. Continua a alimentar-se a ilusão de que vem um diretor de programas milagroso transformar a SIC num canal encantado. A mim parece-me que no meio de um tumulto acionista que se prevê que aconteça, com gente a entrar e sair de cargos de administração, andar a mudar direções pode ser mas é pior. 10 Quote
User3468 Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 (edited) há 8 minutos, AndreRob disse: A primeira coisa a fazer para mudar é tirar o Daniel... não faz sentido querer mudar com alguém que vive preso numa bolha sempre a fazer as mesmas asneiras. A desculpa de ele conseguir gerir os custos da grelha não é suficiente, tem de saber e perceber que há coisas que estão mal e precisam de mudar e acabar com aqueles vicios que nos sabemos. Eu consigo compreender os dois lados do argumento (o Daniel Oliveira é muito bom na gestão financeira, mas acaba por matar vários projetos com essa estratégia), mas no caso de saída quem a Impresa irá chamar? Aqui não vi muitas sugestões sobre isso. E parece-me também evidente que a Impresa ainda não pensou muito nisso. Não me surpreenderia, aliás, se o próximo diretor de programas da SIC não fosse um português (fosse alguém dos quadros da MFE). Edited December 23, 2025 by User3468 Quote
D91 Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 O Daniel até teve algumas condições de fazer diferente e não o fez, não sei o que vocês esperam que ele faça. Gastou milhares de euros em dating shows seguidos nos últimos tempos com resultados modestos e ainda foi fazer aquele último que foi um grande flop (mas ele acha que as pessoas querem ver sempre a mesma coisa?), depois as temporadas infinitas do Terra Nossa, o tratamento que dá às novelas por audiências e não por dinheiro com aqueles simultâneos infinitos com as novelas substitutas. A maioria das estratégias dele nem é por questões financeiras (com exceções como as repetições e isso) mas sim por estratégias de audiências. E mesmo nas questões financeiras ele com o dinheiro que tem e mesmo quando estava com orçamentos piores podia ter mais visão, não é preciso apostar sempre em programas pimba, estratégias malucas como contratar o Marco Paulo (que Deus o tenha), compactos pimba, ou programas datados e compactos do programa das manhãs que até prejudicam a imagem do referido programa. Se a nova administração quer mudar o canal, tem é que correr com o Daniel Oliveira e trazer alguém que queria fazer coisas diferentes, que sim é possível mesmo sem um grande orçamento. Porque com o Daniel já se viu que os vícios serão sempre os mesmos. 1 1 1 3 Quote
Tiago TV Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 há 16 minutos, Pedro M. disse: Eu teria pena se o Daniel saísse a correr, sinceramente. Gstava de o ver trabalhar noutras condições. Se uns meses depois não mostrasse resultados, aí sim, seria altura do fim de ciclo, naturalmente. Continua a alimentar-se a ilusão de que vem um diretor de programas milagroso transformar a SIC num canal encantado. A mim parece-me que no meio de um tumulto acionista que se prevê que aconteça, com gente a entrar e sair de cargos de administração, andar a mudar direções pode ser mas é pior. Vai mudar muita coisa, diretores, administração, programação, a empresa quer colocar alguém da confiança deles e acho que o diretor novo será internacional e não português. 1 2 Quote
User3468 Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 (edited) há 24 minutos, D91 disse: O Daniel até teve algumas condições de fazer diferente e não o fez, não sei o que vocês esperam que ele faça. Gastou milhares de euros em dating shows seguidos nos últimos tempos com resultados modestos e ainda foi fazer aquele último que foi um grande flop (mas ele acha que as pessoas querem ver sempre a mesma coisa?), depois as temporadas infinitas do Terra Nossa, o tratamento que dá às novelas por audiências e não por dinheiro com aqueles simultâneos infinitos com as novelas substitutas. A maioria das estratégias dele nem é por questões financeiras (com exceções como as repetições e isso) mas sim por estratégias de audiências. E mesmo nas questões financeiras ele com o dinheiro que tem e mesmo quando estava com orçamentos piores podia ter mais visão, não é preciso apostar sempre em programas pimba, estratégias malucas como contratar o Marco Paulo (que Deus o tenha), compactos pimba, ou programas datados e compactos do programa das manhãs que até prejudicam a imagem do referido programa. Se a nova administração quer mudar o canal, tem é que correr com o Daniel Oliveira e trazer alguém que queria fazer coisas diferentes, que sim é possível mesmo sem um grande orçamento. Porque com o Daniel já se viu que os vícios serão sempre os mesmos. Mas o Daniel também coloca mais temporadas de dating shows e de programas como o do César Mourão na mesma perspetiva que a Netflix cancela ou renova séries e programas: se uma temporada tiver sucesso ao nível das audiências e anunciantes, é para renovar, pois sabem que na temporada seguinte os anunciantes irão pagar mais. Quando o produto se esgotar sai do ar. Porque é que a Netflix aposta sempre naqueles dating shows? Têm sempre público e são baratos, o que ajuda na componente da lucratividade da empresa e na questão de dar a entender que a Netflix tem muitos conteúdos na plataforma. A estratégia da SIC não foge muito disso (até mesmo na questão da OPTO e do peso que o grupo quer que a mesma tenha no mercado vs o valor que tem atualmente). O Daniel Oliveira tem adotado cada vez mais a estratégia corporativa em vez da criativa por questões de sobrevivência da empresa. Ele podia ter feito outros projetos, mas a SIC nesta fase não pode correr riscos, pois riscos significa ou ganhar muito ou perder tudo. E a empresa não quer perder, mas mais do que vencer quer é sobreviver. E aí o risco e a criatividade desaparecem e entra em cena o modo sobrevivência. Daí também achar que o tempo dele está a terminar: não porque ele não é mais capaz de trazer coisas novas, mas porque este tipo de trabalho retira energia e vontade para continuar a fazer e trazer novos projetos no futuro. A pessoa nesse tipo de situações sente que tem de se renovar, que tem de respirar novos ares. Edited December 23, 2025 by User3468 4 Quote
D91 Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 há 1 minuto, User3468 disse: Mas o Daniel também coloca mais temporadas de dating shows e de programas como o do César Mourão na mesma perspetiva que a Netflix cancela ou renova séries e programas: se uma temporada tiver sucesso ao nível das audiências e anunciantes, é para renovar, pois sabem que na temporada seguinte os anunciantes irão pagar mais. Quando o produto se esgotar sai do ar. Porque é que a Netflix aposta sempre naqueles dating shows? Têm sempre público e são baratos, o que ajuda na componente da lucratividade da empresa e na questão de dar a entender que a Netflix tem muitos conteúdos. A estratégia da SIC não foge muito disso. O Daniel Oliveira tem adotado cada vez mais a estratégia corporativa em vez da criativa por questões de sobrevivência da empresa. Ele podia ter feito outros projetos, mas a SIC nesta fase não pode correr riscos, pois riscos significa ou ganhar muito ou perder tudo. E a empresa não quer perder, mas mais do que vencer quer é sobreviver. E aí o risco e a criatividade desaparecem e entra em cena o modo sobrevivência. Daí também achar que o tempo dele está a terminar: não porque ele não é mais capaz de trazer coisas novas, mas porque este tipo de trabalho retira energia e vontade para continuar a fazer e trazer novos projetos no futuro. A pessoa nesse tipo de situações sente que tem de se renovar, que tem de respirar novos ares. Um canal de TV não se pode comparar a uma Netflix e plataformas de streaming. Mas eu percebo o que dizes, mas mesmo assim a SIC teve prejuízo com os flops. Os formatos tem que ser intercalados. Agora se a administração concorda com aquilo que ele faz, ai a culpa não é só dele. Mas claramente o tempo dele na direção de programas está a acabar e ainda bem que há novas pessoas na administração, o que é bom para o canal. Quote
User3468 Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 (edited) há 10 minutos, D91 disse: Um canal de TV não se pode comparar a uma Netflix e plataformas de streaming. Mas eu percebo o que dizes, mas mesmo assim a SIC teve prejuízo com os flops. Os formatos tem que ser intercalados. Agora se a administração concorda com aquilo que ele faz, ai a culpa não é só dele. Mas claramente o tempo dele na direção de programas está a acabar e ainda bem que há novas pessoas na administração, o que é bom para o canal. Compreendo a parte da Netflix, mas a Impresa quer ter uma fatia do mercado de streaming. Simplesmente isso não se fala pois a mesma meio que com o seu silêncio admite que o projeto falhou redondamente e que, sem uma capacidade financeira e de marketing robusta, não é possível sobreviver neste mercado feroz. Já a existência dos flops está relacionado com aquilo que referi: o género esgotou-se, muito pela repetição do tipo de formato escolhido e a falta de capacidade de atrair público nos diferentes formatos dentro do mesmo género. Eu até posso aqui incluir como exemplo a questão dos reality shows da TVI entre 2015 e 2019. Não está muito longe disso. Eu considero que a SIC ainda tem capacidade em puder investir numa nova temporada dos Casados. Digo mesmo que é o único formato do género que continua vivo, mesmo com várias temporadas realizadas. Mas sou também da opinião que a SIC tem de se diversificar nos géneros. Ainda não consigo compreender o porquê do Daniel Oliveira não trazer trazido de volta o Big Show SIC (ou um formato idêntico, caso haja problemas com o criador do programa) nas tardes de domingo com o Baião. Não percebo porque ainda não testaram o regresso das séries americanas, estilo NCIS: LA nas tardes de sábado antes de um formato feito in house (melhor que o fazem atualmente naquele horário com a Andreia Rodrigues). Bastava eles, em alguns horários, apelarem a uma espécie de saudosismo de alguns formatos e horários-chave para conseguirem recuperar, parcialmente, as audiências. E estes dois exemplos que dei considero serem realistas e com capacidade de bons resultados (no caso do segundo considero que pode resultar pois, naquele horário, os canais STAR, exceto o Crime, e AXN já não exibem séries). Edited December 23, 2025 by User3468 2 Quote
Luisão Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 há 35 minutos, D91 disse: (mas ele acha que as pessoas querem ver sempre a mesma coisa?), Ué mas o público da concorrência quer Quote
D91 Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 há 1 minuto, Luisão disse: Ué mas o público da concorrência quer Porque a TVI tem um tipo de publico que a SIC nunca vai chegar, que é aquele que acompanha reality shows em direto. A SIC até podia ter uma temporada anual dos Casados e no resto do ano podia apostar noutras coisas. Aliás a SIC se quer chegar a esse publico da TVI só com um Survivor é que podia lá chegar, mas não há dinheiro para isso. E já reparaste no tipo de concorrentes dos formatos da SIC e dos realitys da TVI? isso diz tudo. Quote
User3468 Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 (edited) há 3 minutos, D91 disse: Porque a TVI tem um tipo de publico que a SIC nunca vai chegar, que é aquele que acompanha reality shows em direto. A SIC até podia ter uma temporada anual dos Casados e no resto do ano podia apostar noutras coisas. Aliás a SIC se quer chegar a esse publico da TVI só com um Survivor é que podia lá chegar, mas não há dinheiro para isso. E já reparaste no tipo de concorrentes dos formatos da SIC e dos realitys da TVI? isso diz tudo. Honestamente, acho que o Survivor nunca iria resultar aqui em Portugal. Preferia que apostassem no Race Across the World, formato que, juntamente com o The Traitors, tornou-se num mega sucesso da BBC e da televisão britânica, como já não se via há algum tempo. Não deixa de ser um formato caro, mas envolve muita ação e estratégia e acaba por ter um toquezinho de reality show, mas não o suficiente que fizesse com que houvessem comparações com os formatos da TVI. Edited December 23, 2025 by User3468 Quote
Luisão Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 agora mesmo, D91 disse: Porque a TVI tem um tipo de publico que a SIC nunca vai chegar, que é aquele que acompanha reality shows em direto. A SIC até podia ter uma temporada anual dos Casados e no resto do ano podia apostar noutras coisas. Aliás a SIC se quer chegar a esse publico da TVI só com um Survivor é que podia lá chegar, mas não há dinheiro para isso. E já reparaste no tipo de concorrentes dos formatos da SIC e dos realitys da TVI? isso diz tudo. Está dizendo que o público da TVI tem tempo de ver realities em direto em catadupa e que usam concorrentes de categoria questionável? Fiquei BEM elucidado 3 Quote
D91 Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 há 11 minutos, Luisão disse: Está dizendo que o público da TVI tem tempo de ver realities em direto em catadupa e que usam concorrentes de categoria questionável? Fiquei BEM elucidado Chega a um público muito mais jovem do que aquele que acompanha os formatos da SIC, é isso. 2 Quote
George Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 Eu tenho a visão contrária, eu acho que o problema da SIC foi justamente em não ter apostado na mesma coisa. Com uma liderança pouca estabelecida, o óbvio a terem feito em Setembro era terem vindo com uma temporada de Casados. Acho que 2 temporadas por ano de Casados é super fazível e não cansa o público. O sucesso de um canal de televisão faz-se a repetir o que resulta e de vez em quando arriscar de forma controlada em coisas novas. Muitas vezes aqui fala-se dos dating shows como se fossem todos iguais. Mesmo seguindo a linha dos dating, a SIC tem diversificado bastante em termos de formatos. E Survivor seria um flopão em Portugal. A resposta ao The Traitors permite perceber isso. 5 1 Quote
jt9 Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 Os vossos comentários devem ser o passatempo favorito do Daniel nestas férias de Natal. 2 8 1 Quote
Fernando Posted December 23, 2025 Posted December 23, 2025 1 hour ago, George said: Eu tenho a visão contrária, eu acho que o problema da SIC foi justamente em não ter apostado na mesma coisa. Com uma liderança pouca estabelecida, o óbvio a terem feito em Setembro era terem vindo com uma temporada de Casados. Acho que 2 temporadas por ano de Casados é super fazível e não cansa o público. O sucesso de um canal de televisão faz-se a repetir o que resulta e de vez em quando arriscar de forma controlada em coisas novas. Muitas vezes aqui fala-se dos dating shows como se fossem todos iguais. Mesmo seguindo a linha dos dating, a SIC tem diversificado bastante em termos de formatos. E Survivor seria um flopão em Portugal. A resposta ao The Traitors permite perceber isso. Exato, uma televisão comercial tem de responder à procura do público. A TVI não faz realitys de casa porque os profissionais são preguiçosos, é porque é super rentável e há público para isso. A lógica da televisão é ser barata e lucrativa, e cheira-me que vai ser isso que os italianos vão implementar por cá. A SIC só tem de seguir a mesma lógica, e até acho curioso que atualmente não sigam quando em 2019 espetaram duas temporadas do Agricultor numa assentada e em 2020 foi a mesma coisa, parece-me é que atualmente, mais do que restrições orçamentais, também há uma péssima leitura do mercado, ou parcialmente porque eu acho que as tardes da SIC em loop com novelas turcas é já a responder ao gosto do público. 5 Quote
Recommended Posts