Jump to content

Recommended Posts

Posted

Eu teria pena se o Daniel saísse a correr, sinceramente. Gstava de o ver trabalhar noutras condições. Se uns meses depois não mostrasse resultados, aí sim, seria altura do fim de ciclo, naturalmente. 

Continua a alimentar-se a ilusão de que vem um diretor de programas milagroso transformar a SIC num canal encantado. A mim parece-me que no meio de um tumulto acionista que se prevê que aconteça, com gente a entrar e sair de cargos de administração, andar a mudar direções pode ser mas é pior.

• Like 10
Posted (edited)
há 8 minutos, AndreRob disse:

A primeira coisa a fazer para mudar é tirar o Daniel... não faz sentido querer mudar com alguém que vive preso numa bolha sempre a fazer as mesmas asneiras.

A desculpa de ele conseguir gerir os custos da grelha não é suficiente, tem de saber e perceber que há coisas que estão mal e precisam de mudar e acabar com aqueles vicios que nos sabemos.

Eu consigo compreender os dois lados do argumento (o Daniel Oliveira é muito bom na gestão financeira, mas acaba por matar vários projetos com essa estratégia), mas no caso de saída quem a Impresa irá chamar? Aqui não vi muitas sugestões sobre isso. E parece-me também evidente que a Impresa ainda não pensou muito nisso. Não me surpreenderia, aliás, se o próximo diretor de programas da SIC não fosse um português (fosse alguém dos quadros da MFE).

Edited by User3468
Posted

O Daniel até teve algumas condições de fazer diferente e não o fez, não sei o que vocês esperam que ele faça. Gastou milhares de euros em dating shows seguidos nos últimos tempos com resultados modestos e ainda foi fazer aquele último que foi um grande flop (mas ele acha que as pessoas querem ver sempre a mesma coisa?), depois as temporadas infinitas do Terra Nossa, o tratamento que dá às novelas por audiências e não por dinheiro com aqueles simultâneos infinitos com as novelas substitutas. 

A maioria das estratégias dele nem é por questões financeiras (com exceções como as repetições e isso) mas sim por estratégias de audiências. E mesmo nas questões financeiras ele com o dinheiro que tem e mesmo quando estava com orçamentos piores podia ter mais visão, não é preciso apostar sempre em programas pimba, estratégias malucas como contratar o Marco Paulo (que Deus o tenha), compactos pimba, ou programas datados e compactos do programa das manhãs que até prejudicam a imagem do referido programa. 

Se a nova administração quer mudar o canal, tem é que correr com o Daniel Oliveira e trazer alguém que queria fazer coisas diferentes, que sim é possível mesmo sem um grande orçamento. Porque com o Daniel já se viu que os vícios serão sempre os mesmos.

• Like 1
  • LOL 1
  • Sad 1
  • Disagree 3
Posted
há 16 minutos, Pedro M. disse:

Eu teria pena se o Daniel saísse a correr, sinceramente. Gstava de o ver trabalhar noutras condições. Se uns meses depois não mostrasse resultados, aí sim, seria altura do fim de ciclo, naturalmente. 

Continua a alimentar-se a ilusão de que vem um diretor de programas milagroso transformar a SIC num canal encantado. A mim parece-me que no meio de um tumulto acionista que se prevê que aconteça, com gente a entrar e sair de cargos de administração, andar a mudar direções pode ser mas é pior.

Vai mudar muita coisa, diretores, administração, programação, a empresa quer colocar alguém da confiança deles e acho que o diretor novo será internacional e não português.

• Like 1
  • Thanks 2
Posted (edited)
há 24 minutos, D91 disse:

O Daniel até teve algumas condições de fazer diferente e não o fez, não sei o que vocês esperam que ele faça. Gastou milhares de euros em dating shows seguidos nos últimos tempos com resultados modestos e ainda foi fazer aquele último que foi um grande flop (mas ele acha que as pessoas querem ver sempre a mesma coisa?), depois as temporadas infinitas do Terra Nossa, o tratamento que dá às novelas por audiências e não por dinheiro com aqueles simultâneos infinitos com as novelas substitutas. 

A maioria das estratégias dele nem é por questões financeiras (com exceções como as repetições e isso) mas sim por estratégias de audiências. E mesmo nas questões financeiras ele com o dinheiro que tem e mesmo quando estava com orçamentos piores podia ter mais visão, não é preciso apostar sempre em programas pimba, estratégias malucas como contratar o Marco Paulo (que Deus o tenha), compactos pimba, ou programas datados e compactos do programa das manhãs que até prejudicam a imagem do referido programa. 

Se a nova administração quer mudar o canal, tem é que correr com o Daniel Oliveira e trazer alguém que queria fazer coisas diferentes, que sim é possível mesmo sem um grande orçamento. Porque com o Daniel já se viu que os vícios serão sempre os mesmos.

Mas o Daniel também coloca mais temporadas de dating shows e de programas como o do César Mourão na mesma perspetiva que a Netflix cancela ou renova séries e programas: se uma temporada tiver sucesso ao nível das audiências e anunciantes, é para renovar, pois sabem que na temporada seguinte os anunciantes irão pagar mais. Quando o produto se esgotar sai do ar. Porque é que a Netflix aposta sempre naqueles dating shows? Têm sempre público e são baratos, o que ajuda na componente da lucratividade da empresa e na questão de dar a entender que a Netflix tem muitos conteúdos na plataforma. A estratégia da SIC não foge muito disso (até mesmo na questão da OPTO e do peso que o grupo quer que a mesma tenha no mercado vs o valor que tem atualmente). O Daniel Oliveira tem adotado cada vez mais a estratégia corporativa em vez da criativa por questões de sobrevivência da empresa. Ele podia ter feito outros projetos, mas a SIC nesta fase não pode correr riscos, pois riscos significa ou ganhar muito ou perder tudo. E a empresa não quer perder, mas mais do que vencer quer é sobreviver. E aí o risco e a criatividade desaparecem e entra em cena o modo sobrevivência. Daí também achar que o tempo dele está a terminar: não porque ele não é mais capaz de trazer coisas novas, mas porque este tipo de trabalho retira energia e vontade para continuar a fazer e trazer novos projetos no futuro. A pessoa nesse tipo de situações sente que tem de se renovar, que tem de respirar novos ares.

Edited by User3468
  • Like 4
Posted
há 1 minuto, User3468 disse:

Mas o Daniel também coloca mais temporadas de dating shows e de programas como o do César Mourão na mesma perspetiva que a Netflix cancela ou renova séries e programas: se uma temporada tiver sucesso ao nível das audiências e anunciantes, é para renovar, pois sabem que na temporada seguinte os anunciantes irão pagar mais. Quando o produto se esgotar sai do ar. Porque é que a Netflix aposta sempre naqueles dating shows? Têm sempre público e são baratos, o que ajuda na componente da lucratividade da empresa e na questão de dar a entender que a Netflix tem muitos conteúdos. A estratégia da SIC não foge muito disso. O Daniel Oliveira tem adotado cada vez mais a estratégia corporativa em vez da criativa por questões de sobrevivência da empresa. Ele podia ter feito outros projetos, mas a SIC nesta fase não pode correr riscos, pois riscos significa ou ganhar muito ou perder tudo. E a empresa não quer perder, mas mais do que vencer quer é sobreviver. E aí o risco e a criatividade desaparecem e entra em cena o modo sobrevivência. Daí também achar que o tempo dele está a terminar: não porque ele não é mais capaz de trazer coisas novas, mas porque este tipo de trabalho retira energia e vontade para continuar a fazer e trazer novos projetos no futuro. A pessoa nesse tipo de situações sente que tem de se renovar, que tem de respirar novos ares.

Um canal de TV não se pode comparar a uma Netflix e plataformas de streaming. Mas eu percebo o que dizes, mas mesmo assim a SIC teve prejuízo com os flops. Os formatos tem que ser intercalados. Agora se a administração concorda com aquilo que ele faz, ai a culpa não é só dele. Mas claramente o tempo dele na direção de programas está a acabar e ainda bem que há novas pessoas na administração, o que é bom para o canal.

Posted (edited)
há 10 minutos, D91 disse:

Um canal de TV não se pode comparar a uma Netflix e plataformas de streaming. Mas eu percebo o que dizes, mas mesmo assim a SIC teve prejuízo com os flops. Os formatos tem que ser intercalados. Agora se a administração concorda com aquilo que ele faz, ai a culpa não é só dele. Mas claramente o tempo dele na direção de programas está a acabar e ainda bem que há novas pessoas na administração, o que é bom para o canal.

Compreendo a parte da Netflix, mas a Impresa quer ter uma fatia do mercado de streaming. Simplesmente isso não se fala pois a mesma meio que com o seu silêncio admite que o projeto falhou redondamente e que, sem uma capacidade financeira e de marketing robusta, não é possível sobreviver neste mercado feroz.

Já a existência dos flops está relacionado com aquilo que referi: o género esgotou-se, muito pela repetição do tipo de formato escolhido e a falta de capacidade de atrair público nos diferentes formatos dentro do mesmo género. Eu até posso aqui incluir como exemplo a questão dos reality shows da TVI entre 2015 e 2019. Não está muito longe disso. Eu considero que a SIC ainda tem capacidade em puder investir numa nova temporada dos Casados. Digo mesmo que é o único formato do género que continua vivo, mesmo com várias temporadas realizadas. Mas sou também da opinião que a SIC tem de se diversificar nos géneros.

Ainda não consigo compreender o porquê do Daniel Oliveira não trazer trazido de volta o Big Show SIC (ou um formato idêntico, caso haja problemas com o criador do programa) nas tardes de domingo com o Baião. Não percebo porque ainda não testaram o regresso das séries americanas, estilo NCIS: LA nas tardes de sábado antes de um formato feito in house (melhor que o fazem atualmente naquele horário com a Andreia Rodrigues). Bastava eles, em alguns horários, apelarem a uma espécie de saudosismo de alguns formatos e horários-chave para conseguirem recuperar, parcialmente, as audiências. E estes dois exemplos que dei considero serem realistas e com capacidade de bons resultados (no caso do segundo considero que pode resultar pois, naquele horário, os canais STAR, exceto o Crime, e AXN já não exibem séries).

Edited by User3468
  • Like 2
Posted
há 1 minuto, Luisão disse:

Ué mas o público da concorrência quer :galderia:

Porque a TVI tem um tipo de publico que a SIC nunca vai chegar, que é aquele que acompanha reality shows em direto. A SIC até podia ter uma temporada anual dos Casados e no resto do ano podia apostar noutras coisas. Aliás a SIC se quer chegar a esse publico da TVI só com um Survivor é que podia lá chegar, mas não há dinheiro para isso. E já reparaste no tipo de concorrentes dos formatos da SIC e dos realitys da TVI? isso diz tudo.

Posted (edited)
há 3 minutos, D91 disse:

Porque a TVI tem um tipo de publico que a SIC nunca vai chegar, que é aquele que acompanha reality shows em direto. A SIC até podia ter uma temporada anual dos Casados e no resto do ano podia apostar noutras coisas. Aliás a SIC se quer chegar a esse publico da TVI só com um Survivor é que podia lá chegar, mas não há dinheiro para isso. E já reparaste no tipo de concorrentes dos formatos da SIC e dos realitys da TVI? isso diz tudo.

Honestamente, acho que o Survivor nunca iria resultar aqui em Portugal. Preferia que apostassem no Race Across the World, formato que, juntamente com o The Traitors, tornou-se num mega sucesso da BBC e da televisão britânica, como já não se via há algum tempo. Não deixa de ser um formato caro, mas envolve muita ação e estratégia e acaba por ter um toquezinho de reality show, mas não o suficiente que fizesse com que houvessem comparações com os formatos da TVI.

Edited by User3468
Posted
agora mesmo, D91 disse:

Está dizendo que o público da TVI tem tempo de ver realities em direto em catadupa e que usam concorrentes de categoria questionável? :sideeye:

Fiquei BEM elucidado :dog:

• LOL 3
Posted
há 11 minutos, Luisão disse:

Está dizendo que o público da TVI tem tempo de ver realities em direto em catadupa e que usam concorrentes de categoria questionável? :sideeye:

Fiquei BEM elucidado :dog:

Chega a um público muito mais jovem do que aquele que acompanha os formatos da SIC, é isso. 

• Disagree 2
Posted

Eu tenho a visão contrária, eu acho que o problema da SIC foi justamente em não ter apostado na mesma coisa. Com uma liderança pouca estabelecida, o óbvio a terem feito em Setembro era terem vindo com uma temporada de Casados. Acho que 2 temporadas por ano de Casados é super fazível e não cansa o público.

O sucesso de um canal de televisão faz-se a repetir o que resulta e de vez em quando arriscar de forma controlada em coisas novas. 

Muitas vezes aqui fala-se dos dating shows como se fossem todos iguais. Mesmo seguindo a linha dos dating, a SIC tem diversificado bastante em termos de formatos.

E Survivor seria um flopão em Portugal. A resposta ao The Traitors permite perceber isso.

• Like 5
  • Thanks 1
Posted
1 hour ago, George said:

Eu tenho a visão contrária, eu acho que o problema da SIC foi justamente em não ter apostado na mesma coisa. Com uma liderança pouca estabelecida, o óbvio a terem feito em Setembro era terem vindo com uma temporada de Casados. Acho que 2 temporadas por ano de Casados é super fazível e não cansa o público.

O sucesso de um canal de televisão faz-se a repetir o que resulta e de vez em quando arriscar de forma controlada em coisas novas. 

Muitas vezes aqui fala-se dos dating shows como se fossem todos iguais. Mesmo seguindo a linha dos dating, a SIC tem diversificado bastante em termos de formatos.

E Survivor seria um flopão em Portugal. A resposta ao The Traitors permite perceber isso.

Exato, uma televisão comercial tem de responder à procura do público. A TVI não faz realitys de casa porque os profissionais são preguiçosos, é porque é super rentável e há público para isso. A lógica da televisão é ser barata e lucrativa, e cheira-me que vai ser isso que os italianos vão implementar por cá. A SIC só tem de seguir a mesma lógica, e até acho curioso que atualmente não sigam quando em 2019 espetaram duas temporadas do Agricultor numa assentada e em 2020 foi a mesma coisa, parece-me é que atualmente, mais do que restrições orçamentais, também há uma péssima leitura do mercado, ou parcialmente porque eu acho que as tardes da SIC em loop com novelas turcas é já a responder ao gosto do público. 

• Like 5