Jump to content

Casados à Primeira Vista [T4 | estreia dia 5]


rsc

Posts Recomendados

Citação

Trouxe programas como “Naked Attraction” ou “Married At First Sight” [“Casados à primeira vista”] para a SIC Radical e SIC Mulher. Nunca achou que formatos como estes, e incluo também o “First Dates” [cujos direitos foram comprados pela TVI mas é um projeto que continua na gaveta], seriam estranhos para o público português?
Eu acho é que não há público português. Nós fazemos parte do ocidente e somos colonizados por uma forma norte-americana de ver o mundo. Nós pagamos bastante pelo serviço público e os programas mais importantes do serviço público têm nomes em inglês e nenhum deputado nota isso. Se calhar, em defesa do serviço público dever-se-ia começar por traduzir “The Voice” para “A Voz”, não sei. Estou apenas a dar a ideia. Ou o “Got Talent Portugal” porque é que não é “Portugal Tem Talento”? Eu nem sou especial defensor da língua, mas quem escreve isso não repara que a televisão pública tem nomes em inglês? Se eu acho mal ou bem? Não tenho sequer opinião. Estou a fazer notar que o nosso mundo, e o nosso modo de ver o mundo, é um mundo americano, numa visão norte-americana. Até as séries inglesas, como “The Bodyguard” [Netflix], é muito norte-americana na sua forma, na sua linguagem. Se o público gosta de reality shows como o “Naked Attraction”? Gosta, gosta. Adora. Gosta mesmo muito. E não há uma forma portuguesa de fazer televisão, a nossa forma tenta emular a lógica internacional, de uma edição rápida, com os efeitos sonoros, os “coming up”. Eu até acho que usamos pouco o “coming up”. No “Casados à Primeira Vista” usamos um dispositivo narrativo, que eu tenho defendido muito, que é a voz-off. Temos a Diana Chaves a fazer a voz-off. A televisão portuguesa não usa muito isso, mas devia usar mais. Porque isso ajuda o espectador. Se houver uma voz a narrar, isso ajuda o espectador a lembrar-se do programa.

O “Married At First Sight” inglês não tem uma cara no programa.
Porque era mais documental.

Algo que noto muito é que as pessoas que participam nas versões inglesas destes programas são muito normais: é o carteiro, o tipo que trabalha nos comboios, a contabilista. E em Portugal não é assim…
Mas tem visto o nosso?

Sim.
A televisão portuguesa é um híbrido de televisão norte-americana/ocidental, com televisão sul-americana no mau sentido da expressão sul-americana. Na América do Sul há uma maior antinomia entre ricos e pobres, e a riqueza, digamos assim, costuma ser conspícua: grandes carros, as mulheres maquilham-se muito, na Venezuela maquilham-se muito. E a televisão é muito lantejoulas e purpurinas, um pouco como na Itália. Os apresentadores vestem-se de forma extravagante, as mulheres são muito bonitas e os homens apessoados. O público português está habituado a apresentadores. O “Casados à Primeira Vista” precisava de um apresentador? Não. Mas se acho que melhorou com a presença da Diana Chaves? Tenho a certeza. Também porque a nossa imprensa mais tradicional precisa de um rosto para onde canalizar a sua atenção sobre o programa, o programa da Diana Chaves. Isso ajuda à comunicação e à construção da marca do próprio programa. Em alguns casos, e neste foi uma evidência, o apresentador contribui para que o espectador siga o programa: “É o novo programa da Diana Chaves, então vou ver”, “não sei o que é, mas como gosto da Diana Chaves, vou ver”. É evidente que apresentadores como o Manuel Luís Goucha ou a Cristina Ferreira aportam audiência a um programa. O programa poderia ter X audiência, mas com eles tem X+Y.

E sobre os concorrentes?
Existe já mundialmente a profissão de concorrente a reality show. É uma profissão, é um job, ou career. O que queres ser quando fores grande? Concorrente de reality show. Há pessoas que entendem os códigos dos programas, porque viram na televisão e no YouTube e intuem que vão ao programa e depois fazem umas presenças: umas marcas oferecem umas roupas e pronto. Eu acho isso bem. Na medida em que é uma demonstração de alguma argúcia e inteligência, sem esquecer que a maior parte dos que falam mal dessas pessoas, nas quais se incluem os iluminados como nós, ou como eu, eu sou, em princípio tiveram infâncias com as mínimas condições, se calhar não tivemos de dormir na sala, num sofá-cama. Se calhar tivemos um quarto, um quarto próprio, os nossos pais puderam-nos dar o mínimo de conforto e até algum conforto material. Algumas dessas pessoas cresceram na pobreza e veem nos reality shows uma forma de escapar a esse destino. Eu não estou com isto a defender os reality shows, estou apenas a lembrar que há pessoas que partem um bocadinho mais atrás do que nós nestas coisas da vida. E essas pessoas tendem a candidatar-se mais. Alguém que neste momento esteja a ver um “inscreve-te já” e que mora nos arredores de Lisboa ou do Porto, cujos pais recebam o rendimento mínimo e que tenham um telemóvel com quatro ou cinco anos, pode ver no reality show a hipótese de escapar a esse destino. Nós podemos sempre dizer: se fosse estudar e tal… mas é fácil falar e por vezes é mais difícil viver do que falar. Essas pessoas candidatam-se mais. As pessoas que têm vidas estruturadas, digamos assim, candidatam-se menos. Pronto, é essa a explicação. Inglaterra tem 50 ou 60 milhões de pessoas, há maior probabilidade de haver carteiros. Um dos méritos do “Casados à Primeira Vista” tem a ver com o facto de termos conseguido um lote de concorrentes normais, quando digo normais, quero dizer que podiam ser das nossas relações, podia ser o nosso tio, a nossa professora de física, nesse sentido. Nós não temos o arquétipo do concorrente em Portugal, os rapazes mais musculados, as raparigas mais latino-americanas. Não há muitos palavrões, para não dizer nenhum, no “Casados à Primeira Vista”, não há bonés… o Dave acho que usa boné de vez em quando, mas não andam de boné dentro de casa. Essa normalidade, convivialidade, não sei bem qual é a palavra, acreditamos nós na SIC que foi uma das chaves do sucesso do programa. E não foi casual, uma das nossas intenções era ter pessoas minimamente normais.

Porquê?
Porque queríamos assim. O que criou uma grande dificuldade às revistas de televisão porque estão habituadas a capas do género: “tem seis filhos, fez vinte abortos, deve dinheiro a toda a gente”. Pronto, mesmo a nossa imprensa de televisão, parte do princípio que o mundo dos reality shows é uma espécie de selva, onde toda a gente deve dinheiro a toda a gente, toda a gente fez abortos e toda a gente se enrolou e andou aos beijos na discoteca às 4 da manhã não sei com quem. No “Casados à Primeira Vista” conseguimos demonstrar que é possível ter um programa que as pessoas normais veem quando chegam a casa, ou puxam para trás e veem a seguir ao jantar. É o que tem acontecido, o programa tem tido audiências fenomenais nos públicos mais informados. O único publico onde não entramos bem é o público com mais de 75 anos, que é muito fiel ao Fernando Mendes. De resto, os resultados são avassaladores. E temos ido buscar público ao Netflix e ao cabo. Quem achava que a televisão generalista estava morta tem aqui a resposta: quando o programa é o adequado e está bem feito, é possível contrariar a tendência de descida dos canais generalistas. Se vamos conseguir para sempre, não sei, a televisão vive da relação tentativa e erro. Os portugueses têm pavor do ridículo. Certo?

Quando fazemos o “Casados à Primeira Vista” temos três objetivos: o primeiro é ter audiências, o segundo é ter audiências e o terceiro é ter audiências.

Entrevista do Boucherie ao Observador: https://observador.pt/especiais/pedro-boucherie-mendes-se-tivesse-450-mil-euros-por-episodio-faria-melhor-do-que-muita-porcaria-que-ha-na-netflix/

Editado por VascoSantos
  • Gosto 1
  • Obrigado 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A SIC confirma o final para dia 30... e para dia 31.

Promo ao diário de amanhã, com imagens da grande final: https://sic.sapo.pt/Programas/casados-a-primeira-vista/2018-12-26-Os-ultimos-sao-os-primeiros---Sera-que-Claudio-e-Isabel-vao-renovar-os-votos-

Dia 6 devem dar um Best-Of desnecessário... Ou então vão surpreender com outra coisa qualquer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Televisão 10 disse:

Ana e Dave juntos? Eliana já respondeu

https://www.atelevisao.com/sic/casados-a-primeira-vista-ana-e-dave-juntos-eliana-ja-respondeu/

Parece que respondeu: "É sim, o que está à vista." 

Façam um reality show com eles os três para as 19h e têm programa até ao final do ano. Keeping up with Divorciados. :rolleyes: 

  • Haha 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Ana e Dave juntos? Eliana já respondeu

https://www.atelevisao.com/sic/casados-a-primeira-vista-ana-e-dave-juntos-eliana-ja-respondeu/

Parece que respondeu: "É sim, o que está à vista." 

A ser verdade pode ser que o Dave tenha mais sorte com a Ana do que teve com a Eliana (uma chatinha do pior) e a Ana tenha mais sorte do que teve com o Hugo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Televisão 10 disse:

Ana e Dave juntos? Eliana já respondeu

https://www.atelevisao.com/sic/casados-a-primeira-vista-ana-e-dave-juntos-eliana-ja-respondeu/

Parece que respondeu: "É sim, o que está à vista." 

LOL Contratem-me para coach ou lá como se chama quem faz os pares. Apesar de ter sido um dos meus casais preferidos, a par do Conde e da Graça, sempre achei que o Dave e a Ana tinham mais em comum.

Espera, a estratégia dos coaches era justamente o contrário... Ai este é mais assim e o outro é mais assado. São diferentes e completam-se...:rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, srcbica disse:

LOL Contratem-me para coach ou lá como se chama quem faz os pares. Apesar de ter sido um dos meus casais preferidos, a par do Conde e da Graça, sempre achei que o Dave e a Ana tinham mais em comum.

Espera, a estratégia dos coaches era justamente o contrário... Ai este é mais assim e o outro é mais assado. São diferentes e completam-se...:rolleyes:

Deve ter sido essa a estratégia ou então não houve estratégia nenhuma e a produção é que fez os pares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Pedro M. mudou o título para Casados à Primeira Vista [T4 | estreia dia 5]

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...