Jump to content

30: Doraemon

Recommended Posts

há 14 horas, Figo disse:

@ATVTQsV O Doraemon (anime) não teve um final propriamente dito, pois não?

A série de 1973 sim, por causa da sua curta duração. Só existe uma gravação em áudio e aparentemente é um final que não sei se entrou no cânone oficial, o Fujiko F Fujio afirmou que a série de 1973 era tipo "um engano". Pelo que sei (o meu japonês é fraco), o episódio acabava com o Doraemon a sair para sempre e o Nobita a chorar no quarto.

Nos primeiros anos da manga, haviam três finais. O primeiro de 1971 dizia que o Doraemon estava a mudar o contínuo espaço-temporal e teve de regressar para o futuro. Em 1972 não havia a desculpa do contínuo, tinha um problema mecânico mas afinal o Doraemon quis separar-se do Nobita. Em 1973 havia esta que foi supostamente adaptada para televisão no último episódio: o Nobita chega a casa a chorar porque o Gigante o atingiu. À chegada, o Doraemon disse que iria voltar para o futuro, mas o Nobita não aceita e pede para que ele fique. Depois houve um último passeio pelo parque e o Gigante volta a atacar o Nobita mas desta vez com a ajuda do Doraemon.

Depois, tiveram de mudar o rumo da história e o cânone passou a ser mais tipo a série de 1979 que viria a ser feita daí a uns anos.

• Like 1
  • Thanks 2

Saudades! Via sempre com a minha irmã.

Conhecia alguns Suneos e Gigantes. Eu próprio era quase um Nobita, com notas melhorzinhas mas com imenso em comum. :haha: Adorava o Doraemon e a Dorami também. Penso que se hoje consigo ouvir uma conversa em castelhano e perceber quase tudo, muito se deve aos anos e anos em que não perdia um episódio disto.

• Like 2
  • Love 1
  • Thanks 1

há 4 minutos, Free Live disse:

Saudades! Via sempre com a minha irmã.

Conhecia alguns Suneos e Gigantes. Eu próprio era quase um Nobita, com notas melhorzinhas mas com imenso em comum. :haha: Adorava o Doraemon e a Dorami também. Penso que se hoje consigo ouvir uma conversa em castelhano e perceber quase tudo, muito se deve aos anos e anos em que não perdia um episódio disto.

Exatamente isto!

Ainda por cima de vez em quando havia um ou outro episódio que se esqueciam da legenda e tinha que me esforçar imenso :haha: Era a prova de fogo! :haha:

• Like 2
  • LOL 1

há 6 minutos, アンドレ disse:

Ainda por cima de vez em quando havia um ou outro episódio que se esqueciam da legenda e tinha que me esforçar imenso :haha: Era a prova de fogo! :haha:

As canções de abertura e de fim não eram traduzidas, mas as do Ninja Hattori sim.

"Tu ganhas sempre" é heresia aplicada ao Doraemon. A verdadeira dobragem portuguesa diria "tu sempre ganhas". Eis as "verdadeiras" versões que eu fiz:

Tema de abertura
Doraemon: o Gato Cósmico
Desejo que os meus sonhos fossem todos realidade
Fossem todos realidade, porque tenho um montão
O Doraemon pode fazer que se cumpram todos
Com seu bolsinho mágico os meus sonhos serão realidade
Queria poder voar pelo céu azul (Isto é o Gorrocóptero!)
Ah, ah, ah, tu sempre ganhas, Doraemon
Ah, ah, ah, tu sempre ganhas, Doraemon

Tema de fecho
Olha, olha pràs flores, que brilham com o sol
Saúdam-nos a dizer "bom dia"
Saltamos todos juntos e cantamos a canção
La la la la, la la la la la, LA LA LA IO
Todas as crianças do planeta
Damos as mãos e juntos vamos construir
Um país de maravilhas e felicidade
Neste bonito planeta do grande universo
Somos as crianças da Terra
Juntos criamos com muito vigor
Uma cidade de maravilhas plantas e amor
E vais viver sem esqueceres nunca desta ilusão

• Like 2

• 3 years later...
On 05/02/2018 at 19:46, ATVTQsV disse:

Depois houve uma dobragem portuguesa que deu na RTP 1 (e na RTP 2, e mais tarde na RTP Açores que era o "dumping ground" do conteúdo estrangeiro da RTP). Não existem registos sonoros, mas foi feita na Somnorte (o estúdio do PNRN) e, de acordo com informações, o Doraemon fora pronunciado "Doremon"! Isto é heresia! (se bem que os franceses, os indianos e os tailandeses cometem o mesmo)

Adorava puder ver pelo menos o genérico da versão portuguesa da RTP do Doraemon. 

Como eu gostava de ver o Doraemon! É sem dúvida o meu desenho animado favorito. E isso que comecei a ver já com 12 anos quando estava no 7º ano em 2000 muito por culpa da minha irmã mais nova que queria ver desenhos animados no Panda à hora de almoço. Posso dizer que é graças ao Doraemon que temos uma gata chamada Doraemi nascida em 2003 (era para ser Doraemon se fosse gato).

• Love 2

• 1 year later...
On 19/05/2021 at 17:33, thass_hot disse:

Como eu gostava de ver o Doraemon! É sem dúvida o meu desenho animado favorito. E isso que comecei a ver já com 12 anos quando estava no 7º ano em 2000 muito por culpa da minha irmã mais nova que queria ver desenhos animados no Panda à hora de almoço. Posso dizer que é graças ao Doraemon que temos uma gata chamada Doraemi nascida em 2003 (era para ser Doraemon se fosse gato).

Também gostava de ver o Doraemon, esperava até às 18/19 horas para ver no Panda. 

On 05/02/2018 at 19:46, ATVTQsV disse:

hqdefault.jpg

Pelo que me lembrava, os episódios de Doraemon acabavam com outro logotipo, mais antigo, azul e com fundo acinzentado.

Entretanto nas reposições do Biggs, colocaram o (ainda) atual logotipo. Estranhamento colocaram 2 vezes o logotipo: um dentro do genérico (e ligeiramente esticado), e novamente no final, agora com um fundo preto.

• Like 1

há 32 minutos, TV1_22 disse:

Eu sempre vi em espanhol com legendas. Nunca vi a dobragem portuguesa que dava na RTP2 (acho eu).

Eu vi a dobragem da RTP e era boa do que me lembro. Lembro-me que passou pela primeira vez nas manhãs de fim de semana da RTP1 em 2001.

Edited by D91
  • Like 1

• 4 weeks later...
On 19/05/2021 at 17:33, thass_hot disse:

"Temos"? Ainda tem? 😲

Edited by RodrigoMarquês.

há 1 minuto, thass_hot disse:

Já não, infelizmente!:triste:

Quando escrevi o post ela estava velhinha e doente mas ainda estava viva. Uns meses depois em agosto do ano passado ela morreu com 18 anos.

Os meus sentimentos. :triste: Nem tinha reparado que o Post já tinha um ano... 

Mesmo assim, foi uma longa vida, digna de registo! ;)

• Thanks 1