Jump to content

O Teu Tópico Geral de Subestação


ATVTQsV

Posts Recomendados

Era para ter colocado no tópico dos óbitos, mas como isto afecta pessoalmente a mim e à tua história de subestação, eu decidi homenageá-lo aqui.

O criador da série web chilena Canal Quince faleceu aos 36 anos de idade. Ainda não sabemos as causas.

Era tão jovem, tinha acabado de cumprir 36 anos há bem pouco tempo. Conforme já foi dito, as causas da morte ainda não foram reveladas (por coronavírus sei que não).

O Canal Quince era uma espécie de tua história de subestação chilena, noutro formato e com tão poucos episódios (porque tal precisava de uma destreza incomensurável). Os dois episódios que ele fez dedicados à história da televisão por cabo no Chile influenciaram a edição da TV Cabo, que prometo que vai continuar a breve prazo.

De Braga para Antofagasta (pelos vistos era onde ele vivia), a nossa solidariedade.

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Entre os dias 6 e 10 será realizada a tua história de subestação alusiva ao Jumbo, desde os tempos do Pão de Açúcar ao fim do elefante, um ano depois da imposição forçada da marca Auchan.

Só para chamar a vossa atenção: no fim disto, vou falar sobre de onde veio o meme dos douradinhos aprofundadamente. Agora o desafio vai ser arranjar anúncios suficientes dos primeiros anos do Jumbo e do Pão de Açúcar.

Ainda no quarto trimestre vou falar da história de dois vultos da internet brasileira que fazem 25 anos e que entretanto fecharam as portas por saturação: o Mundo Canibal e o Humor Tadela. Por outro lado serão feitas actualizações às seguintes crónicas:

  • H2O: Just Add Water
  • A Televisão em Singapura (actualização com novos dados)
  • Jogos Sem Fronteiras (sabiam que antes de 2007 estava planeado um regresso?)

E continuações das seguintes:

  • A Fadinha do Brasil (finalmente, a conclusão, com o segundo e supostamente último programa)
  • MEO (a chegada da Benfica TV)
  • NOS (ainda na TV Cabo, desbravamos o ano de 1999)

E fora as já mencionadas, vou tentar fazer mais algumas sobre clássicos sobrevalorizados:

  • A Arca de Noé (e ainda a razão do porquê da RTP Memória não repetir o programa)
  • Anúncios clássicos de Natal (desde as sobrevalorizadas guloseimas - as Fantasias de Natal e as Bom-Bokas - aos anúncios da Coca-Cola e da Minha Agenda)
  • Bravo Bravíssimo (numa tentativa de superar a Enciclopédia de Cromos)
Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De modo a aproveitar a recente onda de notícias sobre protestos na Bielorrússia, nos próximos dias falarei sobre a televisão na Bielorrússia, cujo mercado é dominado por empresas estatais que concorrem entre si. Como a BTRC e a ONT.

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Semanalmente sigo a um programa na net, Esta Transmisión es Ilegal por uma razão: las revistas.

Já sigo há uma dúzia de programas e normalmente analisam duas revistas (das operadoras de cabo ou da extinta TV-Grama, tipo uma TV 7 Dias/TV Guia chilena) por programa (enquanto houver stock). Aproveitando os espólios de alguns utilizadores, acho que seria uma boa ideia lançar uma sub-rubrica da THdS de seu nome "As Revistas da Gente".

No entanto, como estou fraquíssimo em recursos e nós não temos o mesmo tipo de convívio do que os gajos da TV fictícia chilena para fazer programas web de tal índole, As Revistas da Gente será uma rubrica onde utilizadores fotografam as suas revistas antigas e as enviam para mim (pode ser por mensagem privada, certo?) e, como as crónicas convencionais, será em texto.

Aguardo o vosso parecer.

@thass_hot @D91

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

iaEBoCS.png

Com a chegada das Revistas da Gente, a imagem aqui (certamente lembrarão da minha prenda do Secret Santa 2019) passará a definir oficialmente a tua história de subestação. Estou em planos de desenvolver um grafismo para As Revistas da Gente com o @LP 98 e a primeira das revistas a ser analisada é uma TV Guia de 2002. Qualquer um pode contribuir para a THdS/As Revistas da Gente por mensagem privada e depois faço uma crónica.

Para breve fica uma experiência de um podcast da tua história de subestação, onde converto edições já existentes em áudio. Em breve, no Mixcloud ou noutro lugar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mudança de planos:

A partir de amanhã vamos ter uma série de crónicas que, tal como a das rádios extintas da MCR, vai ocupar a crónica inteira e que durará durante o outono.

Com os 65 anos da ITV, vamos rever as antigas empresas regionais que a compunham, depois outras das facetas como a ITN e as franquias matinais e a terminar com a ITV consolidada de hoje.

A ordem das televisões regionais vai ser a seguinte.

  • Grampian
  • STV
  • UTV
  • Border
  • Tyne Tees
  • Granada
  • Yorkshire
  • Anglia
  • ABC
  • ATV
  • TWW + ITSWW
  • HTV
  • Westward
  • TSW
  • Westcountry
  • Channel Television
  • Southern
  • TVS
  • Meridian
  • Associated-Rediffusion
  • London Weekend Television
  • Thames
  • Carlton

O resto será definido quando tiver a real gana.

No fim de outubro será feita uma crónica sobre a S4C. Acho que o @Televisão 10 vai gostar

No fim de setembro ainda farei o Bravo Bravíssimo, em homenagem aos 28 anos da SIC

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

A primeira edição das Revistas da Gente já está concluída:

PASSATEMPO DE FIM-DE-SEMANA (ou de um dia chuvoso, sei lá)

Com a iminente chegada de mais uma depressão meteorológica, e com os desafios impostos face à pandemia, eu lanço um desafio.

De modo a incentivar a interactividade entre criador e leitor, a tua história de subestação pede que, depois de analisar as imagens das revistas, faça os testes só por diversão (ou por mera curiosidade).

Estes testes vão ter uma data fixa, a justificar um potencial número de participantes, mas a principal regra é a seguinte: os testes tem de ser feitos dentro da crónica em si.

b9edvED.jpg

És um ás em novelas antigas da Globo? Este desafio é para ti: o que sabes do percurso de Helena Ranaldi, mesmo em novelas que nunca foram repetidas nem no Brasil nem em nenhum outro país? Se tivermos participantes suficientes ao fim de uma semana, vou lançar os resultados.

cY3I5G9.jpg

É capaz de viver sozinho(a)? Em plena pandemia, mais de 25 anos depois desta revista, acha que vai ultrapassar as dificuldades para ter uma recuperação sentimental fácil?

E lembre-se: é obrigatório incluir "TESTE 1" e "TESTE 2" para os testes da actriz e da Mais Teleguia, respectivamente, e as respostas são (a título ilustrativo) escritas assim: 1 - a, 2 - a e assim sucessivamente.

No resto do mês na tua história de subestação:

112: S4C (esta o Televisão 10 vai gostar), o canal galês que até foi aos Jogos Sem Fronteiras
R2: TV Guia, 2 a 8 de Outubro de 1993

tgxUdoJ.jpg

Mais uma revista cedida pelo thass_hot. O aniversário da SIC já passou, mas como uma espécie de "antecâmara" para a OPTO, analisamos o balanço dos primeiros doze meses de televisão privada legalizada em Portugal. Provavelmente, a jóia da coroa será a entrevista com Emídio Rangel. Mais lá para o fim do mês, quando tiver tempo, já depois de mudar a hora.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MUDANÇA DE PLANOS

Como o thass_hot voltou a Barcelona por mais um par de semanas, ele não trouxe o seu lote de novas revistas antigas para lá. Contudo, ele trouxe-nos algumas edições da TV Guia de 1995, 1998 e 2001. Depois de uma negociação, escolhi uma avulsa de Setembro de 1998 só por ser o ano em que eu nasci. Também serve para desenjoar um bocadinho do imaginário da edição anterior, onde as privadas tinham pouco tempo no ar. Da edição entre 26 de Setembro e 2 de Outubro de 1998, direi apenas uma coisa: vai ser sobre o final de Terra Mãe.

E a TV Guia sobre o balanço do primeiro ano da SIC? Calma, fica para a terceira edição, se a situação em Barcelona estiver controlada (Madrid está bem pior, pelo que sei) e volte mais um tempo a Santa Maria da Feira para o regresso do novo lote. A Teleguia que vimos na semana passada faz parte do lote.

PURA COINCIDÊNCIA

Comecei a escrever a crónica a sério na sexta. Na primeira parte vimos que a SIC iria estrear O Silêncio dos Inocentes a 11 de Abril de 1994. À noite, antes de dormir, vi a grelha de alguns canais da NOS e vi que o AMC esteve a passar o dito cujo por volta das 20:30.

E DEPOIS?

Depois veio o Pai Natal e comeu-o! Isto quer dizer que a crónica sobre anúncios clássicos (sobrevalorizados) de Natal vem ainda em Novembro! Porque é que as campanhas de Natal começam sempre a finais de Outubro? Vamos falar sobre a Filipa Schlesinger e as Fantasias de Natal (óbvio), as Bom-Bokas, A Minha Agenda e os dois anúncios da Coca-Cola ("Eu gostaria de viver num alegre lugar", em português um hino ao consumo da dita e The Holidays Are Coming, a versão anos 90 cheia de camiões). Ainda vou ter de falar uma coisa sobe Filipa Schlesinger, dado que na reportagem onde ela apareceu no Perdidos e Achados em 2011, mostraram alguns anúncios antigos das quais ela apareceu e nem sequer estão na net.

E PARA DEZEMBRO?

Dia 3 de Dezembro seria o 25º aniversário do Humor Tadela, outrora um dos principais sites de humor do Brasil. O site teve uma grande audiência em Portugal e era dos dez sites mais entrados em Angola da primeira vez em que fechou as portas. Numa análise pessoal, vemos como a qualidade do site deteriorou e como é impossível manter tal site em pleno 2020, onde o humor no Brasil chega de Zap.

ESTA TRANSMISIÓN ES ILEGAL

A fonte de inspiração das Revistas da Gente, Las Revistas del Tupú (se bem que há outros integrantes que mostram as suas revistas) trouxe à tona uma revista rara da operadora paraguaia CVC, numa altura em que tinha canal próprio e o país tinha dois canais terrestres. De notar as grelhas do SBT, da Manchete e da Band, mas nada de Globo - será que a Globo tinha uma baita preguiça para enviar? Temos também uma TV Grama de 2002 e mais cassetes como de costume:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Novembro as crónicas normais da tua história de subestação voltam.

Para a semana:

imprensa-07.jpg

A primeira TVMais, numa fase efémera entre o nascimento da SIC e o nascimento da TVI. Pela primeira vez rompemos o "monopólio" do coleccionista thass_hot e entramos no domínio do @D91. Também, em breve, vamos ver a primeira TV 7 Dias (da qual já vi algumas imagens em 2018, num especial de duas páginas quando a revista fez 31 anos).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segunda começo a escrever a crónica dos anúncios de Natal, à qual seguirá uma crónica com os anúncios do Ferrero Rocher em Portugal (se o anúncio entrar no ar tão cedo).

Ontem tive um sonho onde estava a falar sobre a Bragatel e dizia ter uma "baita saudade" da empresa. Mesmo tendo a TV Cabo em casa desde 2001, a Bragatel ainda esteve presente no meu coração supostamente por ser uma alternativa (confiável?) à então operadora da PT. Como o sonho comanda a vida, vou tentar construir a crónica da empresa ainda em Novembro. Novembro, o mês das crónicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos próximos dias vou fazer umas mudanças em crónicas já existentes. Para já tive que trocar o link da cantiga Mais um Natal na Triste Sina da Leopoldina porque o link que estava lá (do Ricardo Studio) foi abaixo em 2019.

Este mês contamos (para já) com duas revistas da gente: uma TV 7 Dias (a já mencionada primeira edição de 1987 do D91) e uma TV Guia (de 1993 que foi enviada para o espólio do thass_hot em Barcelona). Tudo pronto para a entrada do OPTO!

Assim que sair o novo anúncio do Ferrero Rocher, a "continuação" do especial de Natal antecipado, a história dos anúncios portugueses do Ferrero Rocher.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AS VOLTAS QUE A VIDA DÁ

Segunda, meti a Varig na crónica dos anúncios de Natal - era para ter posto no domingo mas esqueci-me completamente - porém lembrei-me de outra marca que era para incluir na crónica e que me esqueci completamente, o anúncio do Tou Xim? da Telecel, que estreou no Natal de 1995, para fazer contraste com a campanha da Gallo. A Telecel dará uma crónica em breve, e acho que vou falar sobre a Vodafone separadamente (por falar nela, há campanhas que ainda são consideradas lost media na net - lembram-se da campanha do Natal de 2005 onde tentaram procurar o Pai Natal, recorrendo a noticiários de canais imaginários? Um deles era um brasileiro chamado USB).

INESPERADAMENTE, O FIM

Tardou mas chegou. Não é o fim da tua história de subestação mas o tema da primeira crónica, a RTV. Saiu do ar às 20:38 do dia 2 de Novembro entre umas 1000000 repetições de peças já com dois anos. Ao longo dos próximos dias vou buscar mais imagens e factos da RTV em jeito de homenagem. Aliás, foi no tópico do canal onde tudo começou. Agora a primeira visada foi pro saco (lembro-me que o MOV era a segunda visada e escrevi sobre a dita na altura do fecho (ou quando o fecho foi anunciado). Adeus, RTV. Se a TVTEL estaria a funcionar em pleno 2020, a operadora fechava agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Início de Dezembro na THdS:

Desde 1993 (mais coisa menos coisa) as personagens do Ambrósio e da senhora alimentaram os gostos de telespectadores em Itália, Espanha e Portugal. Assim que sair o anúncio de Natal de 2020 do Ferrero Rocher (graças a um concurso da TVI), a história dos anúncios do Ferrero Rocher em Portugal. E olhe que não, eu tenho caixas de Ferrero Rocher há mais de uma semana!

images?q=tbn:ANd9GcT4RMJLr9zIHZy9MsXTesJ

Faria 25 anos no próximo dia 3. O Humor Tadela teve o seu auge nos anos 2000 mas o próprio criador travou devido a problemas de dinheiro e quando voltou já não rendia como era antigamente. A história de um site que também conquistou portugueses e até angolanos.

5B6rrTN.jpg

As Revistas da Gente viajam pela primeira vez ao século XXI! Mesmo com Big Brother e mudanças de paradigma na televisão terrestre portuguesa, a capa era "sóbria" e promovia Paula Neves com a sua célebre frase do "trinca-espinhas". E ainda um artigo sobre as Produções Fictícias, que agora já deviam estar fictícias.

Ainda vamos organizar um tópico de índice para as crónicas já postadas. Vão haver dois, um índice cronológico e um índice temático.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

As próximas crónicas serão a do Continente (por fazer 35 anos) e o Balanço do Ano 2020: O Jogo do Novo Começo. Para o Continente vou ter que dividir em dois ao ser uma marca que ainda existe e tem muito anúncio e para o segundo vou fazer uma divisão em seis partes (introdução/RTP/SIC/TVI/cabo/internacional) intercaladas com uma historiazinha a ser desenrolada cujo nome é o subtítulo da crónica (talvez descarte esta ideia).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

No início de Janeiro gostava era de fazer pela primeira vez uma edição da THdS sobre uma autonómica. Porém não vai ser sobre uma televisão autonómica, e sim sobre um programa infantil.

Não, não é o Club Super3 (este fica para breve), nem o La Banda del Sur, nem o Babalà. Vai ser sobre o Xabarín, recorrendo a 300 mil páginas e posts no Twitter, onde também vamos falar sobre a disputa sobre a estreia do Dragon Ball em Espanha, entre outros temas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Planos de actualização em 2021 para artigos existentes:

  • SIC Radical (de novo, antes do vigésimo aniversário do canal)
  • O Programa da Maria (treze episódios e meio estão disponíveis na web)
  • Paraíso Filmes
  • Índices: índice geral e índice temático

Nos próximos dias estará composta a crónica da saudosa Bragatel.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto a nossa fonte de inspiração chilena vai de férias de verão, nós eu aqui na tua história de subestação continuo sem perder o fôlego das Revistas da Gente!

E para começar o ano em beleza, temos a primeira de algumas revistas dos anos 80, mais antiga de 1984, da TV Top e da TV Guia, recolhidas recentemente pelo enciclopedista televisivo @Vascof2001. A primeira será uma TV Top, diz também ter a última de todas.

Este ano também virão revistas da actualidade. Stay tuned!

  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dia, quando menos esperarmos:

tuqyWQJ.jpg

Esta é a revista que apareceu no primeiro Regresso ao Passado que deu ontem na SIC, e que nem se deram ao luxo de folhear a programação dos canais na época, apesar de fazerem uma emulação do programa Jogo de Cartas (ui, calma lá com os meninos, ui, emular fielmente um programa da RTP, que deduzo que tenha sido 100% da casa, na SIC? Lembra-me o Superconcurso).

Não vai ser a próxima revista pois ainda tenho uma TV Guia de 1986 que o @Vascof2001 me enviou por mensagem privada, e que será a próxima.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ocorreu um erro.

Podia ter sido mais uma mera crónica, mas entretanto achei mais um erro do YouTube: muitas pessoas sem login (não estou sozinho) ficaram com o acesso vedado ao YouTube desde o dia 11, quando um mero pop-up de aderir ao YouTube, que tinha sido imposto sob as nossas cabeças desde Setembro passado, começou a aparecer antes de todo o santo vídeo, que nem uma cena de sexo a ser interrompida pela Betty Graffstein a entrar num quarto e a dizer "eu não consigo andar!".

No fim-de-semana passada, tal maleita prolongou-se aos embeds por telemóvel e hoje aos embeds por desktop.

É por estas e por outras que ando a fazer de tudo para que o YouTube recupere o meu canal, coisa que dificilmente acontecerá, dado que a plataforma anda toda bugada à custa da redução das actividades devido à pandemia e à ascensão de algoritmos e "inteligência" artificial.

E depois queixam-se da fraca qualidade do YouTube de hoje, fecham canais por prácticas abusivas, spam, etc. e uma parte das pessoas sem conta no Google ou com conta dele mas com acesso à conta do YouTube desabilitada fica vedada ao acesso à plataforma.

Os vídeos do YouTube também são fundamentais para o desenvolvimento das crónicas da tua história de subestação. Infelizmente tenho andado a ver vídeos em plataforma que repostam conteúdo e com suposta sede em países exóticos como o Cazaquistão ou a Mongólia, e que usam uma versão do reprodutor embed. Só o tempo dirá para ver quando é que esta falácia termine.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tive pouca motivação ultimamente, devido aos estudos e à situação televisiva em geral.

Mas, não condeno essa paixão, tenho novidades frescas, fora deste fórum só para si, e vou, abrir páginas no Facebook, para complementar o trabalho, que aqui eu já arrecadei

Porque eu quero ser feliz, gastar o tempo não me diz que as crónicas não devem acabar.

Portanto para Fevereiro vão ser abertas duas páginas no Facebook. A primeira será uma espécie de Facebook geral onde falo sobre notícias do sector televisivo, memórias, situações de fantasia, etc. e o segundo será inspirado nesta página polaca. Sei que há uns anos houve uma página parecida com imagens da TV portuguesa mas esta vai ser bem mais abrangente como a polaca. O nome da página será Imagens antigas da televisão portuguesa sem contexto (nome provisório, ou talvez ainda não). Eu queria lançar a página no dia de aniversário da RTP, mas acho que vou adiantar algumas semanas para meados de Fevereiro.

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A próxima revista a analisar será a raríssima Guia Satélite, de Fevereiro de 1994.

Infelizmente não pude ter o tempo necessário para fazer uma conversão decente, dado que o ficheiro, que podem descarregar em baixo, está no formato CBR, e preciso de alguém que me faça uma conversão para PDF ou a qualquer formato de imagem por mim.

https://mega.nz/file/iwkTzCbT#mpNpOlW9bzQliLD401FAWe9P15mp7EkE8q-OG93Hsv8

Citando o próprio:

"Foi digitalizada a 1200dpi, e depois reduzi para JPG a partir do TIFF original. Mesmo assim, o tamanho do ficheiro ainda é grandote! Espero que gostes. Para além disto tenho outros números da mesma revista, um número da Tele Satélite portuguesa de 1997, praticamente toda a TV Guia entre 1993 e 1999, e vários números dos anos 90 da TV Guia Internacional."

Portanto precisamos de um voluntário especialista na matéria.

PS: vai ser uma edição que dedicará uma página inteira àquele canal licencioso, o Adult Channel, onde podemos ver

Spoiler

uma mulher com um seio ao léu, portanto a imagem será posta num spoiler.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

A próxima revista a analisar será a raríssima Guia Satélite, de Fevereiro de 1994.

Infelizmente não pude ter o tempo necessário para fazer uma conversão decente, dado que o ficheiro, que podem descarregar em baixo, está no formato CBR, e preciso de alguém que me faça uma conversão para PDF ou a qualquer formato de imagem por mim.

https://mega.nz/file/iwkTzCbT#mpNpOlW9bzQliLD401FAWe9P15mp7EkE8q-OG93Hsv8

Citando o próprio:

"Foi digitalizada a 1200dpi, e depois reduzi para JPG a partir do TIFF original. Mesmo assim, o tamanho do ficheiro ainda é grandote! Espero que gostes. Para além disto tenho outros números da mesma revista, um número da Tele Satélite portuguesa de 1997, praticamente toda a TV Guia entre 1993 e 1999, e vários números dos anos 90 da TV Guia Internacional."

Portanto precisamos de um voluntário especialista na matéria.

PS: vai ser uma edição que dedicará uma página inteira àquele canal licencioso, o Adult Channel, onde podemos ver

  Ocultar conteúdo

uma mulher com um seio ao léu, portanto a imagem será posta num spoiler.

 

Fiz uma conversão para PDF - se quiseres, posso enviá-la por mensagem privada

P.S.: Essa revista (assim como a Tele Satélite, que eu comprava todos os meses) traz-me recordações do tempo em que eu estava fascinado pelo mundo da televisão em antenas parabólicas...

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...