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TVI Online [site, redes sociais & apps]


oasis

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On 20/12/2021 at 21:10, Fernando disse:

Já saiu O Reencontro dos DZRT no TVI Player

https://tviplayer.iol.pt/video/61bf461c0cf2c7ea0f0e448a

Dia 24 é transmitido na TVI Ficção.

Eu acho que os D'ZRT vão voltar para um concerto especial, em breve. Tou com essa sensação... acho que está a chegar a hora. Para além disto, também foram ao "Rock in Rio: Untold Stories" e o Cifrão disse algo como "...Assim que subirmos a palco...", com indicação para como se vão sentir sem o Angélico

Acho que vem aí algo, eles estão a pensar mais nisso

Editado por TheSecret
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  • 2 semanas depois...

Será que a Media Capital está a tomar medidas de reforço da proteção de dados? É que eu achava que um ataque informático mais facilmente aconteceria à TVI do que à SIC :haha:  

A verdade é que o Ricardo Tomé (que penso que é a pessoa responsável pelo digital) é uma pessoa altamente qualificada, tendo desenvolvido o RTP Play antes do TVI Player e da Opto serem idealizados. E o RTP Play continua ótimo. Até acredito que a Media Capital esteja em boas condições neste aspeto, tendo em conta a aposta do Mário Ferreira no digital. No entanto, estes piratas têm objetivos pouco claros, pelo que outros ataques poderão estar iminentes.

Penso que a informação da TVI ou a CNN deveriam discutir este assunto em antena, até para divulgarem em que condições o grupo Media Capital se encontra. Acredito que muitos portugueses estejam a reavaliar neste momento a forma como divulgam dados pessoais aos grandes grupos económicos, o que se traduz em perda de confiança nos media em geral.  

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há 6 minutos, _Daniel_ disse:

Penso que a informação da TVI ou a CNN deveriam discutir este assunto em antena, até para divulgarem em que condições o grupo Media Capital se encontra.

Por acaso, ontem na CNN esteve uma especialista em cibersegurança. 
Alertou para as pessoas que eram clientes do grupo Impresa, alterarem as palavras passes e ativassem a autenticação de dois fatores. Além disso, falou de forma geral do ataque. 
Acho que isso não aconteceu na SIC nem na RTP (mas não tenho a certeza absoluta)

Ps: Têm aqui o vídeo do momento https://cnnportugal.iol.pt/jornais/expresso/sites-do-grupo-impresa-voltam-em-formato-provisorio-apos-ataque-informatico/20220104/61d4d01c0cf2c7ea0f111d09

Editado por dav01
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Na minha opinião os hackers atacaram a SIC porque é a que se tem mais afirmado no panorama da Comunicação Social do país.

A par disso, a SIC tem no seu grupo um portefólio enorme de marcas, como o Expresso, e tudo isso contribuiu para ser o alvo escolhido.

Não tenho nenhum dado que me diga isso mas, tenho a sensação que a Media Capital seria mais vulnerável. Tecnologicamente os mais avançados são a SIC, CMTV e RecordTV.

Agora, é certo, todos os alarmes soaram em todas as empresas de comunicação.

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Na minha opinião os hackers atacaram a SIC porque é a que se tem mais afirmado no panorama da Comunicação Social do país.
A par disso, a SIC tem no seu grupo um portefólio enorme de marcas, como o Expresso, e tudo isso contribuiu para ser o alvo escolhido.
Não tenho nenhum dado que me diga isso mas, tenho a sensação que a Media Capital seria mais vulnerável. Tecnologicamente os mais avançados são a SIC, CMTV e RecordTV.
Agora, é certo, todos os alarmes soaram em todas as empresas de comunicação.


Sinceramente, a imagem que tenho da Impresa/Media Capital é exatamente a contrária.

Obviamente há uma grande diferença entre os sistemas internos e a oferta externa de sites, apps, etc.

Contudo, a Media Capital desde muito cedo teve uma vertente tecnológica própria forte, o IOL além de portal, já foi um ISP no início dos anos 2000, já teve serviço de email, entre outras coisas.

A Media Capital, nomeadamente através da Media Capital Digital, foi das primeiras empresas a ter marcas de informação exclusivamente online (Portugal Diário, Agência Financeira, Mais Futebol, etc.), além de ter apostado noutras iniciativas online como os blogues.

A Impresa durante muito tempo teve essa componente digital em 'outsourcing' no portal Sapo e muito dependente do que o Sapo disponibilizava.

Mais recentemente, até no segmento de apps móveis e na disponibilização de conteúdos vídeos a Impresa foi a última a chegar, quando a RTP e a Media Capital já as usavam há muito tempo.

As revistas da Impresa, entretanto vendidas à TrustInNews, praticamente nunca tiveram/têm presença online e mesmo o Expresso só nos últimos 5/10 anos é que abraçou a sério o mundo online, quando o Público já a tem essencialmente desde a fundação.

A ideia que a Impresa sempre me deu em termos tecnológicos foi a de ser a última a chegar e tipicamente apoiada numa parceria qualquer, o que pode mostrar que internamente essas competências são escassas ou inexistentes.
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há 15 minutos, zent disse:


 

 


Sinceramente, a imagem que tenho da Impresa/Media Capital é exatamente a contrária.

Obviamente há uma grande diferença entre os sistemas internos e a oferta externa de sites, apps, etc.

Contudo, a Media Capital desde de muito cedo teve uma vertente tecnológica própria forte, o IOL além de portal, já foi um ISP no início dos anos 2000, já teve serviço de email, entre outras coisas.

A Media Capital, nomeadamente através da Media Capital Digital, foi das primeiras empresas a ter marcas de informação exclusivamente online (Portugal Diário, Agência Financeira, Mais Futebol, etc.), além de ter apostado noutras iniciativas como os blogues.

A Impresa durante muito tempo teve essa componente digital em 'outsourcing' no portal Sapo e muito dependente do que o Sapo disponibilizava.

Mais recentemente, até na segmento de apps móveis e na disponibilização de conteúdos vídeos a Impresa foi a última a chegar, quando a RTP e a Media Capital já as usavam há muito tempo.

As revistas da Impresa, entretanto vendidas à TrustInNews, praticamente nunca tiveram/têm presença online e mesmo o Expresso só nos últimos 5/10 anos é que abraçou a sério o mundo online, quando o Público já a tem essencialmente desde a fundação.

A ideia que a Impresa sempre me deu em termos tecnológicos foi a de ser a última a chegar e tipicamente apoiada numa parceria qualquer, o que pode mostrar que internamente essas competências são escassas ou inexistentes.

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Exacto. O patamar do digital da Impresa não deve ser confundido com o seu patamar na antena. Apesar do Expresso ter arrepiado caminho bem e depressa (ombreando hoje com o Público, que estava sozinho), acordaram tarde para o digital e só com o Francisco Pedro Balsemão o grupo montou uma estratégia (boa e bem sucedida, diga-se) para a oferta digital e multiplataforma. Foi com o Ricardo Costa e com o Pedro Santos Guerreiro que o Expresso começou a sua transformação digital. Antes disso, era só praticamente a edição semanal em papel quando o Público já desde 2000 que estava como peixe na água no digital. Aliás, o Público é O pioneiro e um dos casos mais bem sucedidos.

No digital, as marcas da Impresa sempre foram as últimas a chegar. Em 2012, o JAC já falava de TV + Digital (ensaiando o modelo que hoje é praticado pela CNN), chamando a TVI24 como "o maior ecrã multimédia do país". Na altura, a SIC N era quase exclusivamente um canal de notícias apenas.

Como lembras e bem, convém não esquecer que o portfólio de marcas da Impresa já não é o que era. Aliás, esqueçam "portfólio". O Grupo Impresa hoje é a SIC e o Expresso (a Blitz e a GMTS, na pratica, não são relevantes sequer).  O Grupo Media Capital tem, de longe, muito mais marcas (TVI, CNN, Rádio Comercial, M80 e Cidade, para, tal como no caso da Impresa, falar só das que se dirigem ao consumidor final).

Editado por Tomás_RL
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Esqueci-me completamente da IOL. Realmente, é uma plataforma que já existe desde o início do milénio e que abrange não só os negócios da Media Capital, como alheios à empresa, como a NIT. Nesse aspeto, alguém na Media Capital teve a clarividência de apostar fortemente no digital muito antes dos restantes players. A Impresa só se adiantou com a Opto, na verdade, e talvez por não terem um background tão intenso nesta área é que provavelmente levou a esta situação (há quem sugira que o ataque possa não ter sido diretamente à Impresa, mas sim um ataque de phishing em múltiplas frentes que conseguiu entrar no sistema da Impresa, tal como ataques do género entram em sistemas de grandes e pequenas empresas diariamente). 

Aliás, a Media Capital mantém uma presença online muito forte há já vários anos. Não deve ser por acaso. Seria até interessante que a Media Capital potencializasse a IOL como plataforma de streaming que abrangesse as várias empresas do grupo, mas infelizmente a ideia é mesmo alienar as rádios. Continuo a achar um erro, mas enfim. 

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