Rui Melo Posted December 2, 2025 Posted December 2, 2025 há 4 horas, Diogo Marreiros disse: A Favorita a partir de certa altura volta a durações decentes. Nos primeiros 40 mais ou menos é que é um exagero. Sim e a verdade e que se enfrentei 221 capítulos de Senhora do Destino, também enfrento estes… Alias quando a novela e boa nem das pelo tempo passar. Mas eu so consigo na minha organização ver uma novela de cada vez, e estou ciente de que vou levar anos para conhecer todas as tramas que quero 1 Quote
ATVTQsV Posted December 4, 2025 Posted December 4, 2025 A Globo vai suspender a Sessão da Tarde em Fevereiro durante os Jogos Olímpicos de Inverno. Há gente que acha que vai acabar mesmo, mas ainda não se sabe. Há quem diga que a Sessão da Tarde já parecia anacrónica, mas ultimamente tem passado filmes série B e até filme de crente. Quote
AndreRob Posted December 5, 2025 Posted December 5, 2025 (edited) há 21 horas, ATVTQsV disse: A Globo vai suspender a Sessão da Tarde em Fevereiro durante os Jogos Olímpicos de Inverno. Há gente que acha que vai acabar mesmo, mas ainda não se sabe. Há quem diga que a Sessão da Tarde já parecia anacrónica, mas ultimamente tem passado filmes série B e até filme de crente. Acho que mais tarde ou mais cedo vai acontecer até porque com a presença de uma novela antes e outra depois obriga a ajustes constantes na duração das novelas e muitas vezes até cortes nos filmes... Alem de que deve obrigar a custos que já nao justificam pela audiencia, pois sao 5 filmes dobrados diariamente e muitos repetidos... Edited December 5, 2025 by AndreRob Quote
ATVTQsV Posted December 5, 2025 Posted December 5, 2025 há 30 minutos, AndreRob disse: Acho que mais tarde ou mais cedo vai acontecer até porque com a presença de uma novela antes e outra depois obriga a ajustes constantes na duração das novelas e muitas vezes até cortes nos filmes... Alem de que deve obrigar a custos que já nao justificam pela audiencia, pois sao 5 filmes dobrados diariamente e muitos repetidos... As produtoras fazem as dobragens, não são encomendadas para a Globo. Também já estava a achar aquilo anacrónico. Já teve uma fase de bronze (até aos anos 90) quase exclusivamente à base de filmes clássicos (como era a Sessão da Tarde da nossa RTP, inclusa a fase 1ª Matiné), só depois do fim da ditadura militar é que passou a ser mais aberto, principalmente à base de comédias. Depois veio a queda na década passada, também tem passado alguns filmes de crente E também tinha uma visão anacrónica. A Globo acabou com a emissão de desenhos animados (vá que tinham genéricos próprios, a Globo teve má fama de trucidar as séries enlatadas, e alguns cortes próprios) diários em 2012, a SIC só o fez em 2009. 2 Quote
AndreRob Posted December 5, 2025 Posted December 5, 2025 há 9 minutos, ATVTQsV disse: As produtoras fazem as dobragens, não são encomendadas para a Globo. Também já estava a achar aquilo anacrónico. Já teve uma fase de bronze (até aos anos 90) quase exclusivamente à base de filmes clássicos (como era a Sessão da Tarde da nossa RTP, inclusa a fase 1ª Matiné), só depois do fim da ditadura militar é que passou a ser mais aberto, principalmente à base de comédias. Depois veio a queda na década passada, também tem passado alguns filmes de crente E também tinha uma visão anacrónica. A Globo acabou com a emissão de desenhos animados (vá que tinham genéricos próprios, a Globo teve má fama de trucidar as séries enlatadas, e alguns cortes próprios) diários em 2012, a SIC só o fez em 2009. Mesmo sendo feitas pelas produtoras obviamente pesam nos custos da compra dos direitos... é um bloco que a globo só mantém por tradição mas que já não faz sentido sobretudo com o streaming a despejar centenas de filmes diariamente... Quote
ATVTQsV Posted December 5, 2025 Posted December 5, 2025 há 2 minutos, AndreRob disse: Mesmo sendo feitas pelas produtoras obviamente pesam nos custos da compra dos direitos... é um bloco que a globo só mantém por tradição mas que já não faz sentido sobretudo com o streaming a despejar centenas de filmes diariamente... A culpa é mais do que o streaming, a culpa é claramente da deterioração da faixa: primeiro passou a ser mais à base de telefilmes furrecas tipo Hallmark, agora com o Fontoura tem colocado algumas produções de crente. Tanto, que no Twitter ouvi alguém a chamá-lo de Unção da Tarde. A Globo do Fontoura também teve de lidar com uma audiência cada vez mais evangélica. Havia um plano para acabar com a Santa Missa em Seu Lar, mas que até agora não deu em nada. Quote
AndreRob Posted December 5, 2025 Posted December 5, 2025 agora mesmo, ATVTQsV disse: A culpa é mais do que o streaming, a culpa é claramente da deterioração da faixa: primeiro passou a ser mais à base de telefilmes furrecas tipo Hallmark, agora com o Fontoura tem colocado algumas produções de crente. Tanto, que no Twitter ouvi alguém a chamá-lo de Unção da Tarde. A Globo do Fontoura também teve de lidar com uma audiência cada vez mais evangélica. Havia um plano para acabar com a Santa Missa em Seu Lar, mas que até agora não deu em nada. isso tem a ver com os custos, porque obviamente comprar filmes de melhor qualidade ou mais recentes tornou-se muito caro, é ver o exemplo portugues, então foram fazendo o que podiam colocando filmes mais baratos... mas é obvio que o formato de filme diario já nao compensa porque as grelhas precisam de audiencias estaveis e os filmes sao um formato que tende a oscilar muito nas audiencias o que prejudica o principal da grelha as novelas. 1 Quote
DanielNunes Posted December 7, 2025 Posted December 7, 2025 (edited) Com os horários definidos para a Copa do Mundo 2026, a Globo terá um problemão com as novelas inéditas e as reprises. Os jogos em suma pegarão toda tarde e uma parte da noite. Os jogos da seleção brasileira serão a noite às 22h e às 19h, por exemplo. Não sei como serão as transmissões das novelas durante a copa, "A Nobreza do Amor", "Coração Acelerado" e "Quem Ama Cuida" poderão ser afetadas com horários voadores, de começarem mais cedo ou mais tarde, ou simplesmente não ter a exibição dos seus capítulos do dia ou da semana. Edited December 7, 2025 by DanielNunes Quote
AndreRob Posted December 7, 2025 Posted December 7, 2025 há 23 minutos, DanielNunes disse: Com os horários definidos para a Copa do Mundo 2026, a Globo terá um problemão com as novelas inéditas e as reprises. Os jogos em suma pegarão toda tarde e uma parte da noite. Os jogos da seleção brasileira serão a noite às 22h e às 19h, por exemplo. Não sei como serão as transmissões das novelas durante a copa, "A Nobreza do Amor", "Coração Acelerado" e "Quem Ama Cuida" poderão ser afetadas com horários voadores, de começarem mais cedo ou mais tarde, ou simplesmente não ter a exibição dos seus capítulos do dia ou da semana. Provavelmente fazem capitulos curtos para essa altura, o bom de se saber já os calendarios é que podem já pensar nisso de forma antecipada sabendo que capitulos vao ao ar esses dias e podem simplesmente fazer alguns mais curtos até 20\25 minutos conforme o espaço da grelha. Obviamente se o horario de algum jogo tapa completamente a opção é sempre não dar e corrigem o 'numero' ajustando capitulos posteriores. Acho que quem acabara mais prejudicada é Quem Ama Cuida por estrear poucas semanas antes do mundial... as outras já estarão consolidadas certamente... Quote
Rui Melo Posted December 22, 2025 Posted December 22, 2025 Esta novela talvez tivesse resultado melhor nos dias de hoje, com a IA como pano de fundo. Quote
DanielNunes Posted December 27, 2025 Posted December 27, 2025 (edited) A Globo deve ter alterado um dos títulos da próxima novela ou de "Próxima Página" ou de "Terra da Garoa". Na chamada especial de novidades para 2026 tinha um título entitulado de "Lá na minha Terra". Guerreiros do Sol está no pacote de novelas que será passada em canal aberto. A Globo confirma o título "Quem Ama Cuida" como a próxima novela das nove. Edited December 27, 2025 by DanielNunes Quote
AndreRob Posted December 27, 2025 Posted December 27, 2025 há 9 horas, DanielNunes disse: A Globo deve ter alterado um dos títulos da próxima novela ou de "Próxima Página" ou de "Terra da Garoa". Na chamada especial de novidades para 2026 tinha um título entitulado de "Lá na minha Terra". Guerreiros do Sol está no pacote de novelas que será passada em canal aberto. A Globo confirma o título "Quem Ama Cuida" como a próxima novela das nove. É Terra da Garoa que muda de nome... Quote
Rui Melo Posted December 27, 2025 Posted December 27, 2025 há 9 horas, AndreRob disse: É Terra da Garoa que muda de nome... Que pena, eu gostava Quote
DanielNunes Posted December 30, 2025 Posted December 30, 2025 Com Wagner Moura e o filme brasileiro "O Agente Secreto" indicados ao Globo de Ouro. A Globo irá transmitir pela primeira vez em canal aberto a premiação, que será exibida dia 11 de janeiro, logo após ao Fantástico. Com apresentação de Maria Beltrão, e, comentários da atriz Dira Paes e do crítico de cinema Waldemar Dalenogare. Quote
DanielNunes Posted January 1 Posted January 1 (edited) O ano de 2025 que passou não foi um bom ano de novelas para a Globo. Trouxe um gosto amargo logo nas comemorações dos 60 anos da emissora. Vale Tudo que era a simbologia destas comemorações não foi exatamente aquela novela emblemática como foi a de 1988. A novela ficou aquém das expectativas. A novela remake de Manuela Dias tropeçou feio nas abordagens para atualizar a obra. Histórias com resoluções rápidas, para deixar as tramas com jeito ágil, sem simplesmente aprofundar o tema/história, foi um dos pontos negativos da nova versão. Bastidores da novela muito amostra, aberta para o público em geral. Casos de brigas de Cauã Reymond e de Bella Campos, e da autora Manuela Dias e da protagonista da história Tais Araújo, evidenciaram problemas que não precisavam serem expostos. A novela será lembrada como uma virada de uma vilã a se tornar a protagonista sem moral da novela. E péssima resolução da morte e ressurreição de Odete Roitman, muito patético. As melhores novelas da Globo são justamente a da safra 2024/25. Garota do Momento e Volta Por Cima. Novelas redondas e bem perfeitinhas. Mesmo que Garota do Momento viu uma barriga depois da Globo espichar a novela com os atrasos de Eta Mundo Melhor!. E dizendo Eta Mundo Melhor!, a Globo errou feio ao trazer a sequência da novela original de 2016. A continuação não mostrou a que veio. É um remake disfarçado de continuação. Pois, aquele ator que recusou voltar a fazer a novela, tiveram novos personagens, mas, com a sensação de repetição dos personagens e perfis destes na nova sequência. É uma novela que anda inteiramente em círculos. Eu tenho que defender Três Graças de não ser a pior novela do ano. Em muitos anos no horário das nove a Globo não apresentava uma novela com cara de novela no horário. Três Graças, é uma boa novela, que tem sim seus defeitos, porém, é uma novela melhor contada e desenvolvida das últimas que a Globo exibiu no horário das nove. Dona de Mim mesmo gostando, foi uma decepção na parte do espichamento. Não precisava ter 218 capítulos. Mesmo com uma história mal organizada, sem um protagonista que tomasse as rédeas da novela. Ainda acho uma novela competente, com ótimo texto, Rosane entrega muito a emoção que ela quer passar para o público. Acho que a surpresa foi Guerreiros do Sol, é uma novela que para o público se dividiu, muitos amaram outros odiaram. Eu amei Guerreiros do Sol. A estética meio cinematográfica de Rogério Gomes e um ótimo texto dos autores desta novela, fizeram total diferença. Retratar o cangaço e a força da mulher nordestina, costurando a violência daquele tempo e os direitos femininos daquela época retratada foram muito bem desenhados. Pra mim foi a melhor novela de 2025 das inéditas da Globo junto com Três Graças. Edited January 1 by DanielNunes 2 Quote
AndreRob Posted January 1 Posted January 1 Haveria alguma chance de Guerreiros do Sol ser lançada entre Três Graças e Quem Ama Cuida? ou seja uma novela tampão para os dois meses da copa? Seria arriscado ou seria uma forma de salvaguar Quem Ama Cuida de ter um arranque problemático? Neste caso Três Graças acabaria na data prevista (ou até uma semana depois) e Guerreiros do Sol assumiria o lugar, com ajustes dos episódios e uma edição para poder durar as 9 semanas necessárias. Quote
Gabriel C Posted January 2 Posted January 2 há 20 horas, AndreRob disse: Haveria alguma chance de Guerreiros do Sol ser lançada entre Três Graças e Quem Ama Cuida? ou seja uma novela tampão para os dois meses da copa? Seria arriscado ou seria uma forma de salvaguar Quem Ama Cuida de ter um arranque problemático? Neste caso Três Graças acabaria na data prevista (ou até uma semana depois) e Guerreiros do Sol assumiria o lugar, com ajustes dos episódios e uma edição para poder durar as 9 semanas necessárias. Não, vai ser em fevereiro depois do BBB Quote
DanielNunes Posted January 2 Posted January 2 (edited) Terminei de ver ''Rock Story'' depois de quase 10 anos, fui revistar esta deliciosa novela. Gostei bastante do universo musical de ''Rock Story'. Maria Helena Nascimento trouxe o bastidor do mundo musical sem muitas nuances caricatas que vimos neste universo da música. A autora trouxe um protagonista torto para se envolver com a mocinha certinha, do bem. Julia foi o contra ponto de Gui. Que era explosivo, não era centrado, mas, de bom coração. Diana era o eixo que movia Gui. Apaixonado, porém, era um relacionamento tóxico. Um se machucava neste relacionamento, sem total respeito mútuo de ambos. Maria Helena Nascimento disse em depoimentos sobre a novela, que a partida da história se deve muito a ficticia banda 4.4. Ela queria trazer um inicio de carreira de uma banda e a derrocada e fim desta. A autora soube muito bem fazer esta ligação de um cantor decadente e surgir do nada uma banda, criada por este cantor. Dennis Carvalho assim como em ''Celebridade'', soube muito bem captar este gênero musical e o mundo que cercam a música. A direção casou muito bem com o texto. Tudo ali combinavam direção, texto e elenco. Elenco muito bem escalado por sinal. Vladimir Brichta foi um acerto em cheio. Gui Santiago é a alma da novela, assim como Julia, era o centro da história deste e de toda a novela. Alinne Moraes incrível como Diana. Diana tinha muitas camadas, ela era tóxica, mimada e as vezes de bom coração. Os momentos nebulosos da personagem tinham lá suas razões. Diana não queria tirar o ''luto'' de fim de um relacionamento. É como se Gui completasse a sua razão de viver. Nathalia Dill foi muito bem, conseguiu construir camadas para diferenciar de Júlia e Lorena. Apesar de achar que Lorena num determinado momento, já não prestasse mais para permanecer dentro da história. Ela amava a irmã, não tinha assim conflitos com a irmã gêmea. Saiu da novela bem antes de terminar. Continuo a gostar da novela. Novela ágil, bons personagens. A autora soube muito bem dosar o drama, suspense, ação e comédia que o horário das sete sempre pede. Nota: 8,6/10 Edited January 2 by DanielNunes 2 1 Quote
AndreRob Posted January 2 Posted January 2 há 2 horas, DanielNunes disse: Terminei de ver ''Rock Story'' depois de quase 10 anos, fui revistar esta deliciosa novela. Gostei bastante do universo musical de ''Rock Story'. Maria Helena Nascimento trouxe o bastidor do mundo musical sem muitas nuances caricatas que vimos neste universo da música. A autora trouxe um protagonista torto para se envolver com a mocinha certinha, do bem. Julia foi o contra ponto de Gui. Que era explosivo, não era centrado, mas, de bom coração. Diana era o eixo que movia Gui. Apaixonado, porém, era um relacionamento tóxico. Um se machucava neste relacionamento, sem total respeito mútuo de ambos. Maria Helena Nascimento disse em depoimentos sobre a novela, que a partida da história se deve muito a ficticia banda 4.4. Ela queria trazer um inicio de carreira de uma banda e a derrocada e fim desta. A autora soube muito bem fazer esta ligação de um cantor decadente e surgir do nada uma banda, criada por este cantor. Dennis Carvalho assim como em ''Celebridade'', soube muito bem captar este gênero musical e o mundo que cercam a música. A direção casou muito bem com o texto. Tudo ali combinavam direção, texto e elenco. Elenco muito bem escalado por sinal. Vladimir Brichta foi um acerto em cheio. Gui Santiago é a alma da novela, assim como Julia, era o centro da história deste e de toda a novela. Alinne Moraes incrível como Diana. Diana tinha muitas camadas, ela era tóxica, mimada e as vezes de bom coração. Os momentos nebulosos da personagem tinham lá suas razões. Diana não queria tirar o ''luto'' de fim de um relacionamento. É como se Gui completasse a sua razão de viver. Nathalia Dill foi muito bem, conseguiu construir camadas para diferenciar de Júlia e Lorena. Apesar de achar que Lorena num determinado momento, já não prestasse mais para permanecer dentro da história. Ela amava a irmã, não tinha assim conflitos com a irmã gêmea. Saiu da novela bem antes de terminar. Continuo a gostar da novela. Novela ágil, bons personagens. A autora soube muito bem dosar o drama, suspense, ação e comédia que o horário das sete sempre pede. Nota: 8,6/10 Acho que a novela foi bastante boa, notou-se foi realmente o fraco desenvolvimento da questão das gémeas, levaram demasiado tempo para as juntar e depois uma delas morre ao fim de acho 30 capitulos de se terem reencontrado... acho que nisso a trama falhou mas a mim pareceu-me mais uma forma de evitar custos para n ter de fazer muitas cenas de gemeas... Foi uma pena porque teria muito mais sumo a relação delas mas o regresso de nova york parece ter esvaziado a trama tanto que o vilão acabou desaparecido durante demasiado tempo. Quote
DanielNunes Posted January 2 Posted January 2 há 26 minutos, AndreRob disse: Acho que a novela foi bastante boa, notou-se foi realmente o fraco desenvolvimento da questão das gémeas, levaram demasiado tempo para as juntar e depois uma delas morre ao fim de acho 30 capitulos de se terem reencontrado... acho que nisso a trama falhou mas a mim pareceu-me mais uma forma de evitar custos para n ter de fazer muitas cenas de gemeas... Foi uma pena porque teria muito mais sumo a relação delas mas o regresso de nova york parece ter esvaziado a trama tanto que o vilão acabou desaparecido durante demasiado tempo. Mesmo Lorena ter aprontado para com Julia. Ela amava muito a irmã. Não tinha ligação com nenhum núcleo. A autora teria que abrir mais um núcleo para deixar Lorena mais tempo, mas, Lorena não era uma peça chave da história. Acho que a autora se perdeu muito no Alex. Se tornou cansativo e até previsível a vingança sem motivo de Alex para Júlia. O cara prejudicou mais ela do que ela para com ele. Tem lá seu motivo. Pois, Julia foi a única que peitou o vilão para mostrar sua inocência e justiça. O que segurou muito as vilanias tanto para Alex quanto para Lázaro foi os capangas Romildo e William. Eles faziam as tramas sujas dos vilões. Até esqueci de mencionar João Vicente de Castro para seu primeiro personagem, logo vilão, caiu como uma luva. O ator é bom fazendo vilões. Quote
AndreRob Posted January 2 Posted January 2 há 3 minutos, DanielNunes disse: Mesmo Lorena ter aprontado para com Julia. Ela amava muito a irmã. Não tinha ligação com nenhum núcleo. A autora teria que abrir mais um núcleo para deixar Lorena mais tempo, mas, Lorena não era uma peça chave da história. Acho que a autora se perdeu muito no Alex. Se tornou cansativo e até previsível a vingança sem motivo de Alex para Júlia. O cara prejudicou mais ela do que ela para com ele. Tem lá seu motivo. Pois, Julia foi a única que peitou o vilão para mostrar sua inocência e justiça. O que segurou muito as vilanias tanto para Alex quanto para Lázaro foi os capangas Romildo e William. Eles faziam as tramas sujas dos vilões. Até esqueci de mencionar João Vicente de Castro para seu primeiro personagem, logo vilão, caiu como uma luva. O ator é bom fazendo vilões. Ronaildo e William que acabavam ser apesar de ajudantes de vilao o alivio comico da novela... do meio para o fim a farofa rodou ali e ganharam mais destaque que o Alex. Quote
DanielNunes Posted January 3 Posted January 3 há 16 minutos, AndreRob disse: Ronaildo e William que acabavam ser apesar de ajudantes de vilao o alivio comico da novela... do meio para o fim a farofa rodou ali e ganharam mais destaque que o Alex. Ramón foi outro que mesmo ajudando Lázaro, entrou para o núcleo de Léo Régis fazendo uma boa ponta com a Dona Néia na comédia. Quote
DanielNunes Posted January 6 Posted January 6 (edited) Primeira segunda do ano, pelo menos houve uma elevação na audiência das novelas em comparação nas duas semanas atrás: Edição Especial: Terra Nostra - 11,1 pontos Vale a Pena Ver de Novo: Rainha da Sucata - 12,8 pontos Eta Mundo Melhor! - 18,5 pontos Dona de Mim - 21,7 pontos Três Graças - 23,0 pontos O Auto da Compadecida 2 (Estreia) - 16,1 pontos Edited January 6 by DanielNunes Quote
AndreRob Posted January 8 Posted January 8 On 06/01/2026 at 18:24, DanielNunes disse: Primeira segunda do ano, pelo menos houve uma elevação na audiência das novelas em comparação nas duas semanas atrás: Edição Especial: Terra Nostra - 11,1 pontos Vale a Pena Ver de Novo: Rainha da Sucata - 12,8 pontos Eta Mundo Melhor! - 18,5 pontos Dona de Mim - 21,7 pontos Três Graças - 23,0 pontos O Auto da Compadecida 2 (Estreia) - 16,1 pontos Nota-se que Eta mundo melhor e dona de mim sofrem com este esticanço, esta opção da globo só arruina a media das novelas... a ultima semana de dona de mim totalmente morna, ninguém comeu aquela historia da Ellen como nos quiserem enfiar pelos olhos... e já todos perceberam como vai acabar. Eta mundo melhor anda em circulos, farofa aos montes... parece que a unica historia que funciona é a da Estela mas não é suficiente para alavancar porque tudo o resto é só palha. E a globo vai insistir nesta logica de novelas ultra longas quando se nota que isso tem um efeito de cansaço evidente nos produtos... 1 Quote
Recommended Posts