Jump to content

Autores de Novelas

Vieira

Recommended Posts

On 8/3/2020 at 7:53 PM, Duarte com D said:

Pediste-me o meu parcer Maya e cá vai.

Walcyr estou muito desiludido com ele, muito, ultimamente só lixo. Esta década esteve bem fraco comparado com a anterior,  e o que o safou foi as suas novelas fora das 21h, porque as novelas das 21h forma horríveis, Amor á Vida até quefoi  boazinha na primeira fase, mas depressa se perdeu em fantochadas e histórias caídas do céu sem qualquer tipo de coesão, OLDP horrível de se ver, tive de deixar a meio pois já não suportava aquilo, que horror, principalmente o deserviço para com os gays, que já vem sendo habito do autor, A Dona do Pedaço, prometia muito mas não cumpriu, tinha tudo para ser uma boa novela, mas perdeu-se por completo em sei lá o quê, com uma vilã principal bem fraca, uma coisa que o Walcyr sabia criar tão bem, mas que infelizmente a Ágata Moreira não teve sorte com a que ele escreveu para ela, nem parece o mesmo autor que escreveu Cristina de Alma Gémea ou Simone de Sete Pecados. Talvez com um descanso volte aos eixos, se bem que acho que não devia sair dos horários 18 - 19.
Melhor novela: Chocolate com Pimenta.

A Gloria é talvez a melhor autora brasileira neste momento, sabe escrever novelas como ninguém, diálogos incríveis, personagens bem escritos, histórias bem amarradas e que nos fazem "voar" na imaginação mesmo assim, o marchendsing social dela é otimo, nota-se uma pesquisa profunda e atenta ao detalhe.
Novela que mais gosto: América

Manoel Carlos, texto soberbo, diálogos incríveis, não é o meu género de autor, até porque gosto de quem crie boas vilãs, com esquemas ardilosos, mas reconheço que nos seus tempos de ouro, principalmente em Por Amor, sabia escrever novelas como ninguém, como ninguém. Uma pessoa até se delicia a ver o dia a dia daqueles personagens tão normais e humanos, só por conta do delicioso texto. Tal como Gloria Perez sabe fazer uma critica social e trazer assuntos delicados e aborda-los de maneira muito coerente e sábia.
Novela que mais gosto: Por Amor

Rui Vilhena melhor autor português? Sim. Tempo de Viver e Ninguém como Tu, a par de Ilha dos Amores são as melhores novelas portuguesas já alguma vez escritas. Só que o Vilhena ultimamente não tem acertado muito, a ultima portuguesa dele foi bem fraquinha (se bem que diziam que a culpa é da TVI com as temporadas, mas a primeira temporada já tinha ali o seu q de incoerência). E ao ver Por Amor, vejo o quanto ele se inspirou nela para criar Ninguém como Tu, e Tempo de Viver é quase um reboot não oficial de Vale Tudo, o que não abona a favor dele. Amo as novelas dele, mas acho que ele sabe mais onde se inspirar, do que propriamente criar algo.
Novela que mais gosto: Tempo de Viver & Ninguém como Tu (gosto de ambas)

Elizabeth Jhin, brilhou em Além do Tempo, e só, de resto bem chata.
Novela que mais gosto: Além do Tempo

Obrigada por teres respondido ao meu chamado e me teres dado o teu parecer. <3

Eu continuo a gostar muito do Walcyr. Concordo contigo no sentido em que as novelas das nove dele podiam ter sido um pouco melhor desenvolvidas. A minha opinião em relação a 'Amor à Vida' por exemplo mudou muito (para pior, para te ser franca) com esta reposição na SIC. Continuo a gostar muito de 'O Outro Lado do Paraíso' e até mesmo de 'A Dona do Pedaço', mesmo não sendo tão boas quanto as que ele escreveu para os horários das seis, sete e onze.

A Glória Perez é de facto tudo aquilo que já aqui foi dito. Também gostei muito de 'Salve Jorge' e mais ou menos (mais para + do que para -) de 'Caminho das Índias'. Quero muito ver 'Explode Coração' e 'América' nos próximos tempos.
Cheguei a ler há já algum tempo que ela é uma discípula da lendária Janete Clair, considerada por muitos a autora "mãe das novelas brasileiras". Percebe-se pelo know-how incrível que ela carrega na bagagem.

Sobre o Manoel Carlos: Ele pode não ser aquele autor "frenético" capaz de criar um sem número de reviravoltas alucinantes seguidas umas atrás das outras, mas ele tem qualquer coisa que o destinge de todos os outros autores. Acho que ele tem uma delicadeza e sensibilidade tão intrínsecas dentro dele que depois acaba por conseguir transpo-las para o seu texto com uma mestria admirável. É engraçado, porque normalmente temos sempre mais tendência a esperar que essas mesmas características sejam melhor utilizadas e exploradas por autoras do sexo feminino, mas eu acho muito sinceramente que o Manoel Carlos - daquilo que eu já tive a oportunidade de ver do repertório dele - consegue imprimir uma sensibilidade muito maior nas suas histórias que à grande maioria dessas mesmas autoras. Em matéria de emoções fortes, acho que só mesmo a Glória Perez é que se consegue igualar a ele.

Concordo que o Rui Vilhena não seja de todo o melhor autor do mundo no quesito "originalidade", mas é inegável que ele sabe como muito poucos escrever bons diálogos, que imprimem muito bem aquele sarcasmo e carisma muito característicos dos seus personagens. Eu gostei dos primeiros "vinte e poucos" episódios de 'Na Corda Bamba'. Depois disso fiquei um bocadinho desagradada com algumas dessas incoerências do autor e acabei por desistir completamente da novela. Vi muito pouco de 'Sedução', e 'Olhos nos Olhos' não me disse rigorosamente nada dos dois ou três episódios que vi desta novela.

Edited by Maya
  • Like 1
  • Love 1

• 1 month later...

Para mim, os 10 melhores autores da ficção portuguesa são, sem dúvida:

1. Rui Vilhena

2. João Matos

3. Maria João Mira

4. Tozé Martinho (DEP)

5. Eduarda Laia

6. Artur Ribeiro

7. António Barreira

8. Francisco Nicholson (DEP)

9. Manuel Arouca

10. Sandra Santos

Edited by Guida
  • Like 1
  • Love 1

• 4 months later...
On 04/09/2020 at 19:34, Daniel Sousa disse:

Para mim, os 10 melhores autores da ficção portuguesa são, sem dúvida:

1. Rui Vilhena

2. João Matos

3. Maria João Mira

4. Tozé Martinho

5. Eduarda Laia

6. Artur Ribeiro

7. António Barreira

8. Francisco Nicholson (DEP)

9. Manuel Arouca

10. Sandra Santos

Nunca vi nenhuma novela da Eduarda Laia nem do Francisco Nicholson.

A minha ordem e identica a tua. Mas poria o Toze mais perto do Arouca. Ambos assinaram grandes classicos, mas ambos tem um problema que e o facto de as novelas se tornarem secantes a dada altura. Mesmo nas melhores do Toze (DQT e AO isso aconteceu)

• Like 1

Estou realmente chocado. Os brasileiros desprezam o Rui Vilhena. Nunca vi nenhum autor ser tão injustiçado. Eles baseiam-se única e exclusivamente em Boogie Oogie para formarem uma opinião sobre ele. Nem cogitam a possibilidade de ver uma Tempo de Viver, Ninguém Como Tu, Equador, Olhos Nos Olhos, etc... 

E pior, minha gente, eles abominam as pérolas do Vilhena. Como isto é possível? Utilizam argumentos como: "O brasileiro não curte ironia e sarcasmo em exagero. As novelas brasileiras estão cada vez mais realistas." E eu rematei: "Mas não há gente sarcástica ou irónica no Brasil?" 

Ousaram gozar com os nomes das três vilãs mais marcantes do Rui Vilhena. "Logo pelos nomes das vilãs se percebe o porquê dele ser tão ultrapassado." E eu rematei: "Essa busca pelo realismo total fez com que a última vilã marcante fosse a Carminha e assim vai permanecer." 

Eu tentei explicar o contexto da ficção em Portugal. Que o Rui foi um grande marco na ficção portuguesa com Ninguém Como Tu, etc. Ainda gozaram mais. 

A Globo produz as melhores novelas? Sim. Mas caramba, Portugal produziu algumas novelas igualmente boa. Haja pachorra. Um debate que tresandava a patriotismo. 

Desculpem o desabafo por meio de um texto todo desorganizado. Estou realmente chocado e com sono.

Que fique bem claro que eu não endeusei o Rui. Apenas quis mostrar que ele é tão bom quanto um Manoel Carlos, uma Glória Perez, Licia Manzo, etc. 

Edited by VINTAGE
  • Like 3
  • Sad 2

• 3 weeks later...
On 17/01/2021 at 02:31, VINTAGE disse:

Estou realmente chocado. Os brasileiros desprezam o Rui Vilhena. Nunca vi nenhum autor ser tão injustiçado. Eles baseiam-se única e exclusivamente em Boogie Oogie para formarem uma opinião sobre ele. Nem cogitam a possibilidade de ver uma Tempo de Viver, Ninguém Como Tu, Equador, Olhos Nos Olhos, etc... 

E pior, minha gente, eles abominam as pérolas do Vilhena. Como isto é possível? Utilizam argumentos como: "O brasileiro não curte ironia e sarcasmo em exagero. As novelas brasileiras estão cada vez mais realistas." E eu rematei: "Mas não há gente sarcástica ou irónica no Brasil?" 

Ousaram gozar com os nomes das três vilãs mais marcantes do Rui Vilhena. "Logo pelos nomes das vilãs se percebe o porquê dele ser tão ultrapassado." E eu rematei: "Essa busca pelo realismo total fez com que a última vilã marcante fosse a Carminha e assim vai permanecer." 

Eu tentei explicar o contexto da ficção em Portugal. Que o Rui foi um grande marco na ficção portuguesa com Ninguém Como Tu, etc. Ainda gozaram mais. 

A Globo produz as melhores novelas? Sim. Mas caramba, Portugal produziu algumas novelas igualmente boa. Haja pachorra. Um debate que tresandava a patriotismo. 

Desculpem o desabafo por meio de um texto todo desorganizado. Estou realmente chocado e com sono.

Que fique bem claro que eu não endeusei o Rui. Apenas quis mostrar que ele é tão bom quanto um Manoel Carlos, uma Glória Perez, Licia Manzo, etc. 

compreendo te a 100% 

Infelizmente ha um preconceito enorme em relação as novelas portuguesas - algo que mesmo os portugueses tem, sobrevalorizando os produtos da Globo.

Os brasileiros então nem experimentam tentar ver uma novela portuguesa...

O Vilhena merece mais. Muito mais

• Like 2

Para mim os melhores:

1 - Rui Vilhena (Ninguém como Tu, Tempo de Viver, Olhos nos Olhos e Sedução. Só não vi Na Corda Bamba)

2 - Pedro Lopes (Laços de Sangue, Sol de Inverno, Coração D`Ouro e Perfeito Coração. Alma e Coração foi a pior mas até gostei)

3 - Maria João Mira (Fala-me de Amor, Ilha dos Amores e Flor do Mar)

4 - Inês Gomes (Mar Salgado, Amor Maior e Terra Brava)

5 - Alexandre Castro (Rainha das Flores e Vidas Opostas)

6 - Tozé Martinho (Olhos de Água, Amanhecer e A Outra são icónicas. Também gostei do que vi de algumas novelas dele da RTP na RTP Memória)

Edited by D91
  • Love 2

• 1 month later...
On 05/02/2021 at 06:46, Rui Melo disse:

compreendo te a 100% 

Infelizmente ha um preconceito enorme em relação as novelas portuguesas - algo que mesmo os portugueses tem, sobrevalorizando os produtos da Globo.

E queres ver que essa sobrevalorização não é justificada?

A nível de história a globo já pôs a pata na poça, e Portugal já fez algumas coisas boas.

Agora tudo o resto, o nível de produção da Globo é muito superior, têm mais dinheiro é certo, mas nota se um gosto maior no que fazem, como por exemplo na edição.

Portanto é normal esse preconceito, no lugar deles.

• Like 1

há 20 minutos, Duarte com D disse:

E queres ver que essa sobrevalorização não é justificada?

A nível de história a globo já pôs a pata na poça, e Portugal já fez algumas coisas boas.

Agora tudo o resto, o nível de produção da Globo é muito superior, têm mais dinheiro é certo, mas nota se um gosto maior no que fazem, como por exemplo na edição.

Portanto é normal esse preconceito, no lugar deles.

Vou ser bem sincero. Já tentei por varias vezes ver novelas brasileiras e nunca me agarram. Mas reconheco bons atores e niveis de edição claramente melhores

• Like 1
  • Shock 2

há 6 minutos, Rui Melo disse:

Vou ser bem sincero. Já tentei por varias vezes ver novelas brasileiras e nunca me agarram. Mas reconheco bons atores e niveis de edição claramente melhores

Eu vi mais novelas portuguesas do que brasileiras. Eu também tenho mais dificuldades em agarrar-me a uma novela brasileira mas quando me agarra vejo até ao fim. Neste momento vejo Êta Mundo Bom e estou a gostar muito.

Quanto às novelas portuguesas, não temos a prática nem tanto reconhecimento como as novelas brasileiras, mas já fizemos coisas muito boas e evoluímos muito.

On 04/02/2021 at 23:46, Rui Melo disse:

compreendo te a 100% 

Esse preconceito tem mais que ver com a mentalidade das pessoas. Existe a ideia em Portugal (no Brasil não sei) que as novelas são para donas de casa e velhotas, e eu acho que isso não é verdade. Qualquer um pode ver uma novela e as novelas não são inferiores às séries em nada.

Eu acho que as novelas portuguesas já foram mais inferiores às brasileiras, Mas fazemos coisas muito boas também, precisamos é de arriscar mais e fazer novelas de época, por exemplo.

Os brasileiros não tentam ver as novelas portuguesas porque não tem esse hábito. Nós vimos novelas brasileiras porque sempre passaram na nossa TV e temos essa ligação com ela, o que não acontece com os brasileiros e as nossas novelas.

• Like 1
  • Thanks 1

há 18 minutos, D91 disse:

Eu vi mais novelas portuguesas do que brasileiras. Eu também tenho mais dificuldades em agarrar-me a uma novela brasileira mas quando me agarra vejo até ao fim. Neste momento vejo Êta Mundo Bom e estou a gostar muito.

Quanto às novelas portuguesas, não temos a prática nem tanto reconhecimento como as novelas brasileiras, mas já fizemos coisas muito boas e evoluímos muito.

Esse preconceito tem mais que ver com a mentalidade das pessoas. Existe a ideia em Portugal (no Brasil não sei) que as novelas são para donas de casa e velhotas, e eu acho que isso não é verdade. Qualquer um pode ver uma novela e as novelas não são inferiores às séries em nada.

Eu acho que as novelas portuguesas já foram mais inferiores às brasileiras, Mas fazemos coisas muito boas também, precisamos é de arriscar mais e fazer novelas de época, por exemplo.

Os brasileiros não tentam ver as novelas portuguesas porque não tem esse hábito. Nós vimos novelas brasileiras porque sempre passaram na nossa TV e temos essa ligação com ela, o que não acontece com os brasileiros e as nossas novelas.

Finalmente alguem! Sim irrita me profundamente pessoas que dizem “ah novelas e coisa de velhas”, mas depois vão ver series. E o nr de episódios nao e desculpa porque Lucifer por exemplo tem mais episódios que Amar Depois de Amar. Os portugueses tem muito preconceito em torno das novelas. No Brasil ja e diferente. Jovens veem novelas e ninguém faz disso um bicho de 7 cabeças. 
E sim, no Brasil passam poucas novelas portuguesas, então normal que olhem com desdem para as nossas (da mesma maneira que eu desdenho das mexicanas ou venezuelanas por exemplo)

Penso que no Brasil só passaram Olhos de Agua, MCA I e Ouro Verde. E nem foi na Globo...

• Like 1

há 4 minutos, Rui Melo disse:

Finalmente alguem! Sim irrita me profundamente pessoas que dizem “ah novelas e coisa de velhas”, mas depois vão ver series. E o nr de episódios nao e desculpa porque Lucifer por exemplo tem mais episódios que Amar Depois de Amar. Os portugueses tem muito preconceito em torno das novelas. No Brasil ja e diferente. Jovens veem novelas e ninguém faz disso um bicho de 7 cabeças. 
E sim, no Brasil passam poucas novelas portuguesas, então normal que olhem com desdem para as nossas (da mesma maneira que eu desdenho das mexicanas ou venezuelanas por exemplo)

Penso que no Brasil só passaram Olhos de Agua, MCA I e Ouro Verde. E nem foi na Globo...

Sim, acho que só passaram essas. Foi na Band.

há 43 minutos, D91 disse:

Já tiveram foi mais próximas de atingir a mesma qualidade, isso sim. Pois regredimos muito de novelas como NcT, TdV e IdA para as novelas de hoje em dia, que é só historinhas de gente encontrada morta numa roulotte no pinhal, e nem uma realização e edição cuidada conseguem ter, nem a banda sonora sabem maior parte das vezes onde encaixa-la.

• Like 3

há 11 minutos, Duarte com D disse:

Já tiveram foi mais próximas de atingir a mesma qualidade, isso sim. Pois regredimos muito de novelas como NcT, TdV e IdA para as novelas de hoje em dia, que é só historinhas de gente encontrada morta numa roulotte no pinhal, e nem uma realização e edição cuidada conseguem ter, nem a banda sonora sabem maior parte das vezes onde encaixa-la.

Mas precisamos de arriscar mais. Mas acho que já foram piores.

Mas sim concordo com isso da banda sonora. Saudades de quando uma música era dedicada a uma personagem em específico como a "Mariana" (dedicado à Mariana de Ilha dos Amores), "Importante" (Tema de Maria Laurinda em Tempo de Viver) ou "Cara de Anjo Mau" dedicado à Diana de "Laços de Sangue".

E isso deixou de acontecer não sei porquê.:(

• Like 2

há 2 horas, D91 disse:

Mas precisamos de arriscar mais. Mas acho que já foram piores.

Mas sim concordo com isso da banda sonora. Saudades de quando uma música era dedicada a uma personagem em específico como a "Mariana" (dedicado à Mariana de Ilha dos Amores), "Importante" (Tema de Maria Laurinda em Tempo de Viver) ou "Cara de Anjo Mau" dedicado à Diana de "Laços de Sangue".

E isso deixou de acontecer não sei porquê.:(

E barracos familiares. Cada vez menos impactantes... Em LDS e muito comum haver, pena estar ja quase no fim

• Like 1

há 8 horas, Duarte com D disse:

Eu até tinha umas sinopses engraçadas para umas novelas, mas não sei se resultaria, visto que agora o poveco contenta-se com uma novelita tipo A Serra, cheia de historiazinhas sem sal e mais que rodadas.

• Like 1

há 22 minutos, Guida disse:

Eu até tinha umas sinopses engraçadas para umas novelas, mas não sei se resultaria, visto que agora o poveco contenta-se com uma novelita tipo A Serra, cheia de historiazinhas sem sal e mais que rodadas.

Eu antigamente também cheguei a escrever algumas sinopses. E cheguei a enviar uma sinopse para SIC a alguns anos e responderam-me que iam analisar. :haha:

Edited by D91

há 12 horas, D91 disse:

Eu antigamente também cheguei a escrever algumas sinopses. E cheguei a enviar uma sinopse para SIC a alguns anos e responderam-me que iam analisar. :haha:

E não te disseram mais nada? Detesto esse ignorar típico dos canais de tv.

• 1 year later...
38 minutes ago, Rui Melo said:

Hidden Content

Sign in or sign up to see the hidden content.
Esta Sandra Santos não é a autora de novelas como Espírito Indomável, Doce Tentação e Nazaré?

Foi a namorada e mãe da filha do João Catarré durante vários anos.

Edited by Diogoo
  • Like 1

Para mim, o top 5:

1.º Tozé Martinho (A Outra, Amanhecer e Olhos de Água)

2.º Pedro Lopes (Laços de Sangue, Dancin' Days, Sol de Inverno e Alma & Coração)

3.º Rui Vilhena (Tempo de Viver, Boogie Oogie, Ninguém Como Tu e Sedução) 

4.º Maria João Mira (Ilha dos Amores, Fala-me de Amor e Saber Amar)

5.º Artur Ribeiro (Santa Bárbara e Jogo Duplo)

Menção honrosa à Inês Gomes com o seu "Mar Salgado". Foi a única novela que vi da autora e amei, "Terra Brava" só vi uns 40 eps, porém tinha a sua qualidade. 

• Like 1