Vieira Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 Qual o/a melhor autor/a de telenovelas? António Barreira? Maria João Mira? Artur Ribeiro? João Matos? Sandra Santos? Tozé Martinho? Manuel Arouca? Outro? Façam um top dos vossos autores favoritos Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. Carter Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 Para mim há dois que se destacam e que têm muitas provas dadas, não um ou dois projetos. A Mira e o Barreira! Para mim são o que escrevem melhor para televisão em Portugal. 1 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Duarte com D Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 Maria João Mira e Artur Ribeiro, já que o Vilhena cá não está, se não seria ele. E este topico é para quê? Para ser apagado ou movido? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vieira Posted April 3, 2015 Author Share Posted April 3, 2015 Para mim é a Mira e o João Matos, são os autores de algumas grandes novelas, que adorei 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RRtelenovelas Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 Top autores de todas as novelas da tvi: Rui Vilhena Artur Ribeiro João Matos Maria João Mira António Barreira Tozé Martinho Sandra Santos Patricia Muller Manuel Arouca Eduarda Laia Rosa Lobato de Faria Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mundo Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 O meu top ( e para quem precisar de saber, é apenas a minha opinião ): 1- António Barreira: Apesar de tudo continua a ser o autor que melhor consegue transmitir emoção e cativar o público. É excelente a criar tramas impactantes e a chocar o público com reviravoltas excelentes. Os seus pontos negativos são o não conseguir segurar uma trama durante muito tempo e os seus diálogos, que são pouco trabalhados. 2- Artur Ribeiro: Pensei em colocá-lo como o melhor, mas depois constatei que a sua única novela foi Belmonte e apesar de ter sido primorosa e uma autêntica obra de arte do ponto de vista estético-narrativo, ainda não o posso colocar no topo porque foi a sua primeira experiência. Seria injusto glorifícá-lo aqui e ele desiludir na sua próxima obra. Mesmo assim, considero-o um autor cinematográfico, escreve já a pensar na realização, na concretização e os seus diálogos podem comparar-se aos do saudoso Rui Vilhena. 3-João Matos: Palavras para quê? Basta falar em Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião e está provado o seu talento. Acho-o bastante parecido com o António Barreira, pois ambos apostam em cenas fortes, com impacto e isso ajuda bastante a cativar as pessoas. 4-Maria João Mira: Confesso, não aprecio muito esta autora. Devo ter sido uma das únicas pessoas deste fórum a detestar Doida por Ti, do genérico aos décors, da maquilhagem ao vestuário. Mas ela tem-me surpreendido bastante n´A Única Mulher. Gosto da forma como ela conta a história não revelando tudo o que está acontecer. Existem os autores que mostram as coisas aos espetadores e a força motriz da história é acompanhar a revelação desses segredos perante os vilões. Mas a Mira esconde os segredos dos espetadores para que eles possam ser surpreendidos. Ponto positivo para isso. 5- Tozé Martinho: Considero-o o Manoel Carlos português, ou seja, um autor que em tempos sabia como escrever uma novela mas que agora devia aposentar-se e dar espaço a novos autores, a sangue novo. O método de escrita dele está totalmente ultrapassado, no entanto, decidi dar-lhe este lugar pois apesar de tudo foi autor de alguns dos maiores sucessos da TVI e merece esse reconhecimento. 6-Sandra Santos: Bem, eu gosto dela, mas é uma autora demasiado básica. Só escreve historinhas de encantar e ainda espero que ela me surpreenda. No entanto, melhor do que ele nos núcleos cómicos não existe ninguém: as Falidas mandam lembranças! 7- Manuel Arouca: Agora vem o mono, o maior fracasso de sempre. Já não sabe escrever novelas, perdeu a mão como se costuma dizer. Pensei que o fracasso de Podia Acabar o Mundo ( e acabou mesmo, para ele ) o iria afastar totalmente das novelas, mas a sua aposta na sequela de Jardins Proibidos veio revelar-se mais um fracasso. Reforma-te, Manuel Arouca, em nome de todos os telespetadores. Obrigado! 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pamsf998 Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 (edited) Top autores de todas as novelas da tvi: António Barreira Artur Ribeiro João Matos Maria João Mira Rui Vilhena Eduarda Laia Sandra Santos Tozé Martinho Patrícia Muller Manuel Arouca Edited April 3, 2015 by Pamsf998 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RRtelenovelas Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 Top autores de todas as novelas da tvi: António Barreira Artur Ribeiro João Matos Maria João Mira Rui Vilhena Eduarda Laia Sandra Santos Eduarda Laia Tozé Martinho Patrícia Muller Manuel Arouca Repetiste Eduarda Laia e esqueceste da Rosa Lobato de Faria. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pamsf998 Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 Mas a Rosa Lobato Faria já morreu... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RRtelenovelas Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 Mas a Rosa Lobato Faria já morreu... Sim mas foi uma das autoras da tvi,viva ou morta. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vieira Posted April 3, 2015 Author Share Posted April 3, 2015 Melhores novelas de cada autor: Maria João Mira - Fala-me de Amor, Ilha dos Amores, Flor do Mar (a meias com o barreira) e Doida por ti João Matos- Mundo ao Contrário e o Beijo do Escorpião (a meias com Barreira) Barreira - Fascínios, Flor do Mar e O Beijo do Escorpião (as duas últimas a meias) Manuel Arouca -Tu e Eu e Podia Acabar o Mundo, dois grandes flops, mas considero-as novelas razoáveis/medianas. Filha do Mar não vi muito da novela mas é razoável. Eduarda Laia e Raquel Palermo - Mulheres Tozé Martinho - Amanhecer Sandra Santos e Artur Ribeiro não gostei de nenhuma novela. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Colorida Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 Maria João Mira! Gostei de todas as novelas dela, mas as minhas preferidas são Saber Amar, Ilha dos Amores e Doida por Ti. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Popular Post jean Posted April 3, 2015 Popular Post Share Posted April 3, 2015 (edited) A TVI tem grandes autores e nem sempre sabe aproveitar o talento dos mesmos. Digam o que disserem, a Sandra Santos na comédia é a número um em Portugal. Todos os núcleos cómicos que ela já criou são credíveis, divertidos e únicos. Em Doce Tentação, por exemplo, foi isso que salvou a novela. Ela tem uma escrita demasiado água com açúcar, mas arrasa nas personagens mais leves e divertidas. O Barreira é brutal a chocar, como já disseram aqui, e a criar histórias mais fora do normal e a arriscar. A intriga principal de Destinos Cruzados era excelente, foi é mal trabalhada, correu tudo demasiado rápido. E ele tem outro problema: nem sempre consegue prolongar as novelas e acaba por estragá-las (apesar da culpa ser do canal, claro). Mas é o autor em que a TVI mais confia, isso sem dúvida, pois ele acaba por fazer milagres (veja-se os Jardins...). O João Matos já mostrou ser muito bom, tem talento que farta e acaba por ser o melhor para criar tramas que agradem os mais jovens. Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião são excelentes exemplos disso, que fizeram furor. A primeira novela vingou pelo realismo na escrita e pelo elenco fabuloso! O Artur mostrou ser incrível, mas espero um original do autor. Já a Mira, bem, a Mira é provavelmente a autora mais completa do canal. Basta dar uma olhada pelo seu currículo para perceber a excelente autora que é. É romântica, traz mistério, tem personagens coerentes, guerras familiares e segredos do passado e, acima de tudo, realismo. Tem tudo numa dose necessária e nada exagerada. Quanto aos outros, como Tozé ou Arouca, nem vou falar. Palavras para quê? Edited April 3, 2015 by JoãoCruz 7 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RRtelenovelas Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 A TVI tem grandes autores e nem sempre sabe aproveitar o talento dos mesmos. Digam o que disserem, a Sandra Santos na comédia é a número um em Portugal. Todos os núcleos cómicos que ela já criou são credíveis, divertidos e únicos. Em Doce Tentação, por exemplo, foi isso que salvou a novela. Ela tem uma escrita demasiado água com açúcar, mas arrasa nas personagens mais leves e divertidas. O Barreira é brutal a chocar, como já disseram aqui, e a criar histórias mais fora do normal e a arriscar. A intriga principal de Destinos Cruzados era excelente, foi é mal trabalhada, correu tudo demasiado rápido. E ele tem outro problema: nem sempre consegue prolongar as novelas e acaba por estragá-las (apesar da culpa ser do canal, claro). Mas é o autor em que a TVI mais confia, isso sem dúvida, pois ele acaba por fazer milagres (veja-se os Jardins...). O João Matos já mostrou ser muito bom, tem talento que farta e acaba por ser o melhor para criar tramas que agradem os mais jovens. Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião são excelentes exemplos disso, que fizeram furor. A primeira novela vingou pelo realismo na escrita e pelo elenco fabuloso! O Artur mostrou ser incrível, mas espero um original do autor. Já a Mira, bem, a Mira é provavelmente a autora mais completa do canal. Basta dar uma olhada pelo seu currículo para perceber a excelente autora que é. É romântica, traz mistério, tem personagens coerentes, guerras familiares e segredos do passado e, acima de tudo, realismo. Tem tudo numa dose necessária e nada exagerada. Quanto aos outros, como Tozé ou Arouca, nem vou falar. Palavras para quê? Foi a Sandra Santos também criou as pop stars, que a meu ver foram as melhores personagens de todas as séries dos morangos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pamsf998 Posted April 3, 2015 Share Posted April 3, 2015 A TVI tem grandes autores e nem sempre sabe aproveitar o talento dos mesmos. Digam o que disserem, a Sandra Santos na comédia é a número um em Portugal. Todos os núcleos cómicos que ela já criou são credíveis, divertidos e únicos. Em Doce Tentação, por exemplo, foi isso que salvou a novela. Ela tem uma escrita demasiado água com açúcar, mas arrasa nas personagens mais leves e divertidas. O Barreira é brutal a chocar, como já disseram aqui, e a criar histórias mais fora do normal e a arriscar. A intriga principal de Destinos Cruzados era excelente, foi é mal trabalhada, correu tudo demasiado rápido. E ele tem outro problema: nem sempre consegue prolongar as novelas e acaba por estragá-las (apesar da culpa ser do canal, claro). Mas é o autor em que a TVI mais confia, isso sem dúvida, pois ele acaba por fazer milagres (veja-se os Jardins...). O João Matos já mostrou ser muito bom, tem talento que farta e acaba por ser o melhor para criar tramas que agradem os mais jovens. Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião são excelentes exemplos disso, que fizeram furor. A primeira novela vingou pelo realismo na escrita e pelo elenco fabuloso! O Artur mostrou ser incrível, mas espero um original do autor. Já a Mira, bem, a Mira é provavelmente a autora mais completa do canal. Basta dar uma olhada pelo seu currículo para perceber a excelente autora que é. É romântica, traz mistério, tem personagens coerentes, guerras familiares e segredos do passado e, acima de tudo, realismo. Tem tudo numa dose necessária e nada exagerada. Quanto aos outros, como Tozé ou Arouca, nem vou falar. Palavras para quê? A Mira é muito completa... até na comédia que uns tem a mais e outros a menos... vale a pena relembrar... os bifes de Lombo da Mitó... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
João_O Posted April 4, 2015 Share Posted April 4, 2015 (edited) Eu sou da mesma opinião do Ivo, apesar de não ter visto tantas novelas quanto vocês, mas os meus autores favoritos são o João Matos e a Maria João Mira. João Matos - Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião - consegue fazer novelas com um ritmo alucinante, uma história arrebatadora, ousada e polémica (MaC ) e com ótimas personagens. Maria João Mira - Doida por Ti e A Única Mulher - é muito versátil, tanto é boa no romance como na ação. Ela consegue fazer histórias com nuances interessantes (segredos e mistérios), personagens ambíguas e histórias equilibradas. Artur Ribeiro - Belmonte - ainda tenho de ver mais dele, não tenho uma opinião muito formada. Mas considero-o brilhante, Belmonte foi um novelão, apesar de não ter acompanhado muito mas o final foi de génio. Adorava uma série no manicómio. António Barreira - Remédio Santo - apesar de se perder consegue fazer boas novelas e Remédio Santo foi o caso disso, uma novela diferente do habitual que adorei. Os misticismos, a religião, o duelo entre o bem e o mal foi espetacular mesmo. Pecou por ter sido excessivamente esticada contudo acho que não perdeu o ritmo e teve um final muito bom. Ele tem boas ideias apesar do que já tinha referido antes. Sandra Santos - Espírito Indomável e Deixa que te Leve - foram novelas que na altura adorei mas entretanto vieram melhores. A Sandra consegue fazer novelas com um bom ritmo (EI) e ela é excelente nos núcleos cómicos (DT). Eduarda Laia - Mulheres - não conheço bem o trabalho desta autora, só mesmo "Mulheres" e tenho a dizer que gostei muito, uma novela muito boa! Gostei também de Meu Amor e Flor do Mar, contudo não são das minhas favoritas. Edited April 4, 2015 by João_O Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mundo Posted April 4, 2015 Share Posted April 4, 2015 Eu sou da mesma opinião do Ivo, apesar de não ter visto tantas novelas quanto vocês, mas os meus autores favoritos são o João Matos e a Maria João Mira. João Matos - Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião - consegue fazer novelas com um ritmo alucinante, uma história arrebatadora, ousada e polémica (MaC ) e com ótimas personagens. Maria João Mira - Doida por Ti e A Única Mulher - é muito versátil, tanto é boa no romance como na ação. Ela consegue fazer histórias com nuances interessantes (segredos e mistérios), personagens ambíguas e histórias equilibradas. Artur Ribeiro - Belmonte - ainda tenho de ver mais dele, não tenho uma opinião muito formada. Mas considero-o brilhante, Belmonte foi um novelão, apesar de não ter acompanhado muito mas o final foi de génio. Adorava uma série no manicómio. António Barreira - Remédio Santo - apesar de se perder consegue fazer boas novelas e Remédio Santo foi o caso disso, uma novela diferente do habitual que adorei. Os misticismos, a religião, o duelo entre o bem e o mal foi espetacular mesmo. Pecou por ter sido excessivamente esticada contudo acho que não perdeu o ritmo e teve um final muito bom. Ele tem boas ideias apesar do que já tinha referido antes. Sandra Santos - Espírito Indomável e Deixa que te Leve - foram novelas que na altura adorei mas entretanto vieram melhores. A Sandra consegue fazer novelas com um bom ritmo (EI) e ela é excelente nos núcleos cómicos (DT). Eduarda Laia - Mulheres - não conheço bem o trabalho desta autora, só mesmo "Mulheres" e tenho a dizer que gostei muito, uma novela muito boa! Gostei também de Meu Amor e Flor do Mar, contudo não são das minhas favoritas. O Barreira também escreveu O Beijo do Escorpião. Foi uma novela escrita a duas mãos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
skizzo Posted April 4, 2015 Share Posted April 4, 2015 1 - Rui Vilhena 2 - João Matos 3 - António Barreira 4 - Maria João Mira 5 - Artur Ribeiro Os outros não gosto. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Johnman Posted April 5, 2015 Share Posted April 5, 2015 1. Rui Vilhena - Para mim o 1º era óbvio. Só entre Ninguém Como Tu e Tempo de Viver, já tinha o Vilhena uma vantagem gigante sobre os outros. E depois, Olhos nos Olhos e Sedução para o seu mérito também foram boas, especialmente esta última que virou excelente nos seus últimos meses. Não é difícil de ver porque é que este homem está na Globo. 2. João Matos - Todos aqui dão-lhe mérito por Mundo ao Contrário e (parte de) O Beijo do Escorpião, que óbviamente merecem esse mérito (ainda estou chocado que MaC não foi nomeado para os Emmy's), mas ainda tinha outra novela a solo nas suas mãos - Mundo Meu. E se MaC e OBdE já o elevavam para pelo menos o top 5, MM puxou-o para só segundo ao Vilhena como melhor autor da TVI. 3. Maria João Mira - Como já disseram, é a mais completa. Faz de tudo um pouco. E tem um historial excelente, c/as minhas preferidas sendo Fala-me de Amor, Ilha dos Amores e Doida Por Ti. Mas Saber Amar, O Teu Olhar, Queridas Feras e Flor do Mar também foram bons trabalhos, Sonhos Traídos e Anjo Meu tiveram os seus momentos, e a mais fraquita do historial dela, Mistura Fina, tb não era má. A Única Mulher está a ser bastante impressionante no topo disso tudo. 4. Artur Ribeiro - Acho um pouco injusto julgarmos alguém baseado em apenas uma novela, mas Belmonte foi uma obra prima para não dizer mais. Para além disso, ele já tem provas dadas c/o génio das minisséries que escreveu (O Dom, Redenção). 5. António Barreira - Sim, despenhou-se em grande c/Destinos Cruzados, mas depois, Fascínios e Remédio Santo foram bombas, ele foi a mente por detrás da criação da Alicinha Vidal (e tb escreveu OBdE), Meu Amor foi decente e agora ele conseguiu salvar os Jardins de se desabarem em direção ao título de flop do milénio (tal como fez com Tu e Eu, só que em maior escala). 6. Eduarda Laia/Raquel Palermo - Mais uma vez, injusto julgar por apenas um trabalho (a não ser que contemos os Morangos, eu sei que a Laia escreveu as últimas séries dos McA), mas Mulheres é boa o suficiente para merecer mérito. Não a acho um espetáculo nem nada, mas tem fortes representações e diálogos, e é geralmente agradável. 7. Tozé Martinho - O homem estragou-se completamente c/Sentimentos e Louco Amor. Lástima. Antes disso, ele era dos melhores em Portugal. A Outra e Amanhecer eram incríveis. Todo o Tempo do Mundo e Olhos de Água também foram memoráveis. E Dei-te Quase Tudo tinha os seus momentos. 8. Sandra Santos - Não é exatamente uma inovadora, e não sou grande fã nem das melhores novelas que escreveu (Espírito Indomável e a parte boa de Deixa Que Te Leve), mas nenhuma dessas foi má por alguma circumstância. No entanto, Deixa-me Amar e Feitiço de Amor são dos mais lamechas que já vi, e Doce Tentação... tirando a comédia, foi uma autêntica m****. 9. Manuel Arouca - Há 10 anos atrás, ele até tinha uma reputação respeitável c/Filha do Mar e os Jardins Proibidos originais. Baía das Mulheres tb não era a pior coisa de sempre. Mas depois estragou-se c/Tu e Eu, e bateu completamente no fundo na sequela dos Jardins (ambas salvas pelos poderes milagrosos do Barreira). 10. Patrícia Muller - Ela fez a má parte de Deixa Que Te Leve e Mar de Paixão. Não preciso de dizer mais nada. Não comento na Rosa Lobato de Faria porque não vi nada de Telhados de Vidro. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pamsf998 Posted April 5, 2015 Share Posted April 5, 2015 Eu espero, sinceramente, que deixem de apostar nele (Manuel Arouca)... depois disto -.- Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Visky de Santa Cruz Posted August 11, 2015 Share Posted August 11, 2015 O meu top de autores:Rui VilhenaAntónio BarreiraMaria João MiraTozé MartinhoArtur RibeiroJoão MatosSandra SantosEduarda LaiaManuel AroucaPatrícia Muller Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hugo Posted August 11, 2015 Share Posted August 11, 2015 O meu top de autores:Rui VilhenaAntónio BarreiraMaria João MiraTozé MartinhoArtur RibeiroJoão MatosSandra SantosEduarda LaiaManuel AroucaPatrícia MullerA Muller é má, mas também não vamos exagerar, ela não consegue ser pior que o Arouca, eu deixava o meu top igual ao teu mas nos últimos lugares fazia assim:8 - Tozé Martinho9 -Muller10 - Arouca Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Visky de Santa Cruz Posted August 11, 2015 Share Posted August 11, 2015 A Muller é má, mas também não vamos exagerar, ela não consegue ser pior que o Arouca, eu deixava o meu top igual ao teu mas nos últimos lugares fazia assim:8 - Tozé Martinho9 -Muller10 - Aroucasendo que isto é das novelas da TVI, acho que Mar de Paixão foi pior que algumas novelas do Arouca. E já se sabe que eu gosto do Tozé Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ashtoon4 Posted August 11, 2015 Share Posted August 11, 2015 O meu top de autores: Rui Vilhena António Barreira Maria João Mira Tozé Martinho Artur Ribeiro João Matos Sandra Santos Eduarda Laia Manuel Arouca Patrícia Muller Tozé acima dos outros dois? 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pamsf998 Posted August 11, 2015 Share Posted August 11, 2015 O meu top é:1. António Barreira2. Artur Ribeiro3. Maria João Mira4. Rui Vilhena5. João Matos6. Eduarda Laia7. Sandra Santos8. Tozé Martinho 9. Patrícia Müller10. Manuel Arouca 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts