Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

Era uma primeira fase. Em 1978 o segundo canal "fechou para obras" e só voltou em Outubro, com a sua própria linha de informação e tudo.

Também achei curioso o facto de em 1976 o segundo canal ainda ser considerado, tal como o artigo refere, um mero repetidor de programas. Julgava que, de dezembro de 1968 até ao encerramento "para obras" no verão de 1978, já teriam começado progressivamente a emitir um ou outro programa ainda não emitido no primeiro canal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Houve 2 vezes em o TJ era emitida na 2 após a autonomização em 78:

-Quando o informação 2 foi suspenso durante um mes em Outubro de 1980 foi substituido pela reptição do TJ

-Além de ter o seu próprio jornal, o último Jornal, a RTP2 emitia o TJ em simultanio com a 1 em finais de 83. No entanto a 2 deixo de emitir o TJ em 01/1984 e em Março o Último Jornal voltou ao seu antigo nome: Jornal da Noite.

Quando o JdN acabou em Fevereiro de 86, foi substituido durante um mes pelo 24 Horas e pelo Remate

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vascof2001 disse:

Houve 2 vezes em o TJ era emitida na 2 após a autonomização em 78:

-Quando o informação 2 foi suspenso durante um mes em Outubro de 1980 foi substituido pela reptição do TJ

-Além de ter o seu próprio jornal, o último Jornal, a RTP2 emitia o TJ em simultanio com a 1 em finais de 83. No entanto a 2 deixo de emitir o TJ em 01/1984 e em Março o Último Jornal voltou ao seu antigo nome: Jornal da Noite.

Quando o JdN acabou em Fevereiro de 86, foi substituido durante um mes pelo 24 Horas e pelo Remate

Já agora, Vasco, por acaso sabes se a Informação 2 alguma vez chegou a ser emitida a cores? Faço esta pergunta pois, apesar das emissões regulares terem começado a 7 de março de 1980, recordo-me de já teres partilhado por aqui um vídeo no qual a Margarida Mercês de Melo anunciava, em novembro de 1980, que as emissões a cores passariam a ser full-time.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, LP 98 disse:

Já agora, Vasco, por acaso sabes se a Informação 2 alguma vez chegou a ser emitida a cores? Faço esta pergunta pois, apesar das emissões regulares terem começado a 7 de março de 1980, recordo-me de já teres partilhado por aqui um vídeo no qual a Margarida Mercês de Melo anunciava, em novembro de 1980, que as emissões a cores passariam a ser full-time.

Sim começou a ser emitido a cores a 17 de Março de 80.

7 de Março de 80 foi quando começaram as emissões a cores EM PROGRAMAS SELECIONADOS, como por exemplo, o Sumário era emitido a P&B.

Mas em média os programas eram na maioria a cores. Podias dar uma olhada ao DL e comprovar

 

Editado por Vascof2001
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, RQ7T said:

Confirma-se que iniciaram a 07-03-1980 a data no título do vídeo é que engana e a televisão a cores no Mundo começou em 1953 oficialmente e na Europa em 67, aqui em Portugal veio com 13 anos de atraso!

Foi mais uma emissão experimental a cores, essa de 1979. Tal como a emissão da eleição da Assembleia Constituinte de 1975 (a primeira de todas da RTP), e as das Legislativas e das Presidenciais de 76.

Quanto à "Europa", em 1967 iniciaram as emissões a cores apenas em três países, no Reino Unido, Alemanha e França. Na maioria dos países europeus seria mais tarde (Espanha em 1972, por exemplo).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_da_introdução_da_televisão_em_cores_por_país

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No trecho que costumam mostrar da emissão especial das Legislativas 1976, o Adriano Cerqueira diz que aquele é o "segundo serviço da Radiotelevisão Portuguesa a cores". Ora então, pergunto-me qual foi o primeiro. Se calhar foi o que o @Rangel disse, a emissão especial da Assembleia Constituinte em 1975 poderá sido a primeira a cores.

O que tenho entendido até ao momento é que em 1976 foram feitas duas emissões a cores: o especial Legislativas e a transmissão dos Jogos Olímpicos de Montreal (nada a respeito das Presidenciais desse ano. Em princípio, terão mesmo sido a P&B).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, LP 98 disse:

No trecho que costumam mostrar da emissão especial das Legislativas 1976, o Adriano Cerqueira diz que aquele é o "segundo serviço da Radiotelevisão Portuguesa a cores". Ora então, pergunto-me qual foi o primeiro. Se calhar foi o que o @Rangel disse, a emissão especial da Assembleia Constituinte em 1975 poderá sido a primeira a cores.

O que tenho entendido até ao momento é que em 1976 foram feitas duas emissões a cores: o especial Legislativas e a transmissão dos Jogos Olímpicos de Montreal (nada a respeito das Presidenciais desse ano. Em princípio, terão mesmo sido a P&B).

Começo a achar que as de 75 foram mesmo a cores.

10194-375c47-014_009.jpg

Já as Presidenciais foram mesmo a P&BFoto de Depois do Adeus.

 

 

  

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Vascof2001 said:

Tenho a certeza que as Constituintes de 25/04/75 não foram a cores. E a mesma coisa para as presidenciais porque usaram cameras a P&B.

 

 

No livro dos 50 anos da RTP:
"Generoso consenso registara-se, entretanto, no modo como os trabalhadores da RTP se empenharam no que lhes competia fazer nas eleições para a Assembleia Constituinte, as primeiras verdadeiramente livres após quase 5 décadas. Decorreram a 25 de Abril, sendo que o simbolismo da data também lhes conferiu o significado que tiveram e que se fez questão de sublinhar ser o primeiro incentivo no caminho novo da democracia. A emissão nacional, que se iniciou pelas 19 horas, seguiu, sem interrupção, até às 24 horas – cerca de 30 horas de emissão consecutiva, portanto, ou 60, se considerarmos os dois canais. E como para lá das fronteiras o que em Televisão se via já se via a cores, houve que aceitar uma ajudinha dos franceses (aliás interesseira, pois ainda então pensavam poder vender à RTP o seu sistema SECAM) que instalaram no Lumiar o equipamento necessário para o efeito."
 

No ano seguinte, isto é, 25.4.1976:
"A cores foram duas horas e meia (21 às 23.30) das 18 de emissão dedicada pela RTP à eleição para a Assembleia da República (o primeiro acto eleitoral de um ano que teve mais dois: Presidência da República e Autarquias Locais) que se realizou a 25 de Abril e para a qual a ZDF (segundo canal de TV da República Federal Alemã), AEG-Telefunken e Grundig disponibilizaram os meios técnicos necessários e que incluíam 3 carros de exteriores e, naturalmente, algumas dezenas de televisores. Repetia-se, pois, a experiência do ano anterior, só que, desta vez, o SECAM cedia o lugar ao PAL. Cerca de 20 equipas de reportagem no exterior (sendo 3 para trabalhar com cor, sob responsabilidade de técnicos alemães) e 3 centros de emissão: Lisboa, com José Gabriel Viegas; Porto, com Manuela de Melo e Carlos Blanco; e Fundação Gulbenkian (centro de escrutínio), com Veiga Pereira e Helena Vaz da Silva. "

Nas Presidenciais/76 não é referido se foram a cores ou não. Provavelmente foram a P/B.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que seria boa ideia mudar-mos de assunto:

Há 35 anos a RTP decidiu meter numa batedeira o Telejornal, o Telejornal Madeira, o Telejornal Açores e o País País e o resultado era um Telejornal de 1 hora de duração

Segundo o livro RTP 50 anos:
Entretanto, em fins de Março, o principal bloco informativo, o Telejornal, mudou de formato e passou a ser apresentado em novos moldes. De 2ª a 6ª feira preenchia o espaço 19.30-20.30 h, sendo que nos primeiros 30 minutos eram frequentes as ligações directas aos estúdios da Madeira, Açores e Porto ou a fontes de injecção propiciadas por emissores, como Fóia, Lousã e outros. Um pivô principal (José Eduardo Moniz a sê-lo com mais frequência do que qualquer outro) coordenava a sequência noticiosa que contava com vários jornalistas em imagem e alguns comentadores especializados. Foi uma fórmula que rendeu virtudes e defeitos, mas o tempo não deu para pesar uns e outros, a ver o que dava. É que também o xadrez político pós-eleitoral ditou nova ordem interna na Informação e fez parar a experiência.

E também deixo a crítica do dia seguinte do MC:
http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06839.189.29593#!21

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, Vascof2001 said:

Eu acho que seria boa ideia mudar-mos de assunto:

Há 35 anos a RTP decidiu meter numa batedeira o Telejornal, o Telejornal Madeira, o Telejornal Açores e o País País e o resultado era um Telejornal de 1 hora de duração

Segundo o livro RTP 50 anos:
Entretanto, em fins de Março, o principal bloco informativo, o Telejornal, mudou de formato e passou a ser apresentado em novos moldes. De 2ª a 6ª feira preenchia o espaço 19.30-20.30 h, sendo que nos primeiros 30 minutos eram frequentes as ligações directas aos estúdios da Madeira, Açores e Porto ou a fontes de injecção propiciadas por emissores, como Fóia, Lousã e outros. Um pivô principal (José Eduardo Moniz a sê-lo com mais frequência do que qualquer outro) coordenava a sequência noticiosa que contava com vários jornalistas em imagem e alguns comentadores especializados. Foi uma fórmula que rendeu virtudes e defeitos, mas o tempo não deu para pesar uns e outros, a ver o que dava. É que também o xadrez político pós-eleitoral ditou nova ordem interna na Informação e fez parar a experiência.

E também deixo a crítica do dia seguinte do MC:
http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06839.189.29593#!21

 

Quem é a "Teresa pernóstica"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Vascof2001 said:

A Teresa Cruz

Não sei se o Helder seria o Helder de Sousa ou o Helder Freire, eu acho que seria o de Sousa..

Nunca ouvi falar na Teresa Cruz até hoje.

Quanto ao Hélder, eu aposto no Freire. Até porque pouco depois foi uma personagem parodiada pelo Herman no 'Informação 3' do Tal Canal, o 'Hélder Freio'.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Rangel disse:

Quanto ao Hélder, eu aposto no Freire. Até porque pouco depois foi uma personagem parodiada pelo Herman no 'Informação 3' do Tal Canal, o 'Hélder Freio'.

Ele chama-se Manuel Freio e era interpretado pelo Manuel Cavaco, o Herman era obviamente o "Carlos Filinto Botelho"

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, Vascof2001 said:

Ele chama-se Manuel Freio e era interpretado pelo Manuel Cavaco, o Herman era obviamente o "Carlos Filinto Botelho"

Já estou a confundir tudo. O Manuel Freio é uma paródia a este jornalista. Quem é?

 

O Hélder Freire é este:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...