Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 19 minutos, Rangel disse:

Poela descrição que o Castrim faz dela, a personagem 'Beleza de Sousa' deve ser paródia à Teresa Cruz. 

Pelo nome penso que seria da Judite

Ele começou a trabalhar para Rtp, mais precisamente no Porto, em 1979.

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Vascof2001 disse:

Pelo nome penso que seria da Judite

Ele começou a trabalhar para Rtp, mais precisamente no Porto, em 1979.

Também concordo que é mais provável ter sido a Judite a ser parodiada do que a Teresa Cruz...

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/03/2018 at 7:44 PM, LAboy 456 said:

Também concordo que é mais provável ter sido a Judite a ser parodiada do que a Teresa Cruz...

Não sei se ela seria muito conhecida nessa altura. Julgo que só apresentava pequenos segmentos para o Bom Dia feitos nos estúdios no Monte da Virgem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, Vascof2001 said:

Ora aí está. 

Acho que a afirmação mais correcta é a seguinte: a primeira emissão a cores foi a 25.04.1975 e a segunda a 25.04.1976 - o tal excerto do Adriano Cerqueira a dizer que é o 'segundo serviço da RTP a cores' deve vir dessa emissão. 

A partir daí desconheço quais as emissões que tiveram cor, até aos Jogos Sem Fronteiras de 1979. 

Depois ainda há por saber se foram apenas no emissor de Monsanto, ou em toda a rede.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Rangel disse:

A partir daí desconheço quais as emissões que tiveram cor, até aos Jogos Sem Fronteiras de 1979.

Em 1976 houve ainda outra emissão a cores, e a última do ano: os Jogos Olímpicos de Montreal, na segunda metade de julho. Entre 1977 e 1979, tenho entendido que as emissões a cores eram reservadas para transmissões mais "especiais", como por exemplo, documentários ou como a seguinte reportagem e também uma comunicação do Soares ao país que aqui deixo:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-jugoslavia-hoje/#sthash.ULeEg3yH.dpbs

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/comunicacao-ao-pais-do-primeiro-ministro-mario-soares-2/#sthash.sXsXn5RH.9NOmvdVM.dpbs

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LP 98 disse:

Em 1976 houve ainda outra emissão a cores, e a última do ano: os Jogos Olímpicos de Montreal, na segunda metade de julho. Entre 1977 e 1979, tenho entendido que as emissões a cores eram reservadas para transmissões mais "especiais", como por exemplo, documentários ou como a seguinte reportagem e também uma comunicação do Soares ao país que aqui deixo:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-jugoslavia-hoje/#sthash.ULeEg3yH.dpbs

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/comunicacao-ao-pais-do-primeiro-ministro-mario-soares-2/#sthash.sXsXn5RH.9NOmvdVM.dpbs

Eu acho que eram emitidas a cores além de serem gravadas a cores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, LP 98 said:

Em 1976 houve ainda outra emissão a cores, e a última do ano: os Jogos Olímpicos de Montreal, na segunda metade de julho. Entre 1977 e 1979, tenho entendido que as emissões a cores eram reservadas para transmissões mais "especiais", como por exemplo, documentários ou como a seguinte reportagem e também uma comunicação do Soares ao país que aqui deixo:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-jugoslavia-hoje/#sthash.ULeEg3yH.dpbs

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/comunicacao-ao-pais-do-primeiro-ministro-mario-soares-2/#sthash.sXsXn5RH.9NOmvdVM.dpbs

Podem ter sido apenas gravadas a cores, é a minha aposta. Quanto à emissão, depende se carregaram ou não o 'botão' da cor no emissor.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que já mostrei isto no Memórias RTP2 mas mostro aqui também:

A partir dos 22:55 deste vídeo temos imagens do recém-inaugurado Estúdio 3 da RTP (na altura Estúdio D que é um facto que mete muita confusão) em 1968:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/emissor-de-monsanto-da-rtp/#sthash.OzuaxU8N.dpbs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, ATVTQsV disse:

Mais alguém que viveu nos anos 80 lembra-se exactamente de como iam as emissões da RTP na Sexta-feira Santa? A minha mãe lembra-se de ver uma imagem com o símbolo da RTP com música sacra e uma emissão reduzida.

17 de Abril de 1981:

RTP-1

19:00-Quadras Populares da Semana Santa

19:30-Telejornal

20:05-Tempo

20:15-Eurovisão-Via Sacra

21:15-Requiem Alenop 45 de Brahms

RTP-2

20:30-Informação/Dois

21:00-Auto da Paixão

9 de Abril de 1982

RTP-1

11:55-Concerto

19:15-Bradados de Paixão

20:15-Via Sacra

21:15-Tempo

21:20-Telejornal

21:50-Jesus da Nazaré-5ºEpisódio

RTP-2

20:30-Concerto - A paixão segundo S.João de J.S.Bach

1 de Abril de 1983

12:00-Desenho Animado

12:20-Requíem de G.Fauré

13:00-Jornal da Tarde

18:30-Tempo dos Mais novos

19:00-Telejornal

20:10-Via Sacra

21:20-Jesus da Nazaré-5º e 6º Episódios

RTP-2

19:30-Especial Páscoa-Elegia

20:20-Um filme

21:20-Concerto-Ressureição de Haendel     

22:25-Tortllier-2ª Parte

20 de Abril de 1984

RTP-1

18:00-Notícias

18:10-Grão a Grão

18:30-A Paixão

19:00-Encomendação das Almas

19:30-Telejornal

20:00-Via Sacra

21:30-As sandálias do Pescador

RTP-2

19:30-Notícias

19:40-Presença da Madeira

20:00-No Ventre da música

20:30-RTP/Brasil

21:15-Jornal da Noite   

21:45-Madeira, da Lenda à Realidade

22:15-Contos do Improvisto

22:45-Clube do Rock

5 de Abril de 1985

18:17-Notícias

18:22-Tempo dos Mais Novos

19:00-Gente Singular

19:30-Telejornal

19:50-Boletim Meteorológico

19:55-100 Grandes Quadros

20:05-Via Sacra

21:30-AD, Ano do Senhor

23:30-Último Jornal

RTP-2

20:47-Requiem de Gilles

21:25-Paixão de Cristo       

22:00-Documentário-Semana Santa de Braga

22:30-Procissão do Enterro do Senhor

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi algumas destas grelhas no ano passado, aliás pelo que ouvi dizer a minha mãe contou-me que aparecia o símbolo da RTP ao som de música sacra, não sei se a partir das 15 ou das 18, hora em que a emissão costumava começar. Entre 1958 e 1968 a emissão na Sexta-feira Santa era proibida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora em destaque devido à inclusão do seu tema "Fado Boémio e Vadio" na banda sonora da série "La Casa De Papel", nada como recordar que Piedade Fernandes concorreu ao Festival da Canção de 1993 com duas canções.

"Renascer De Um Trovador" chegou à final onde ficou em quarto lugar enquanto "Canção Do Alentejo" ficou-se pelas eliminatórias:
 

 

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De acordo com a minha mãe, o episódio da Dona Xepa que foi interrompido para dar a notícia da morte de Sá Carneiro foi reposto no dia seguinte. Foi o único episódio de uma telenovela que foi interrompido a meio e o resto não foi emitido na noite.

Outro relato da minha mãe diz que a emissão fechou sem o hino nacional já que os portugueses ficaram chocados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, ATVTQsV disse:

De acordo com a minha mãe, o episódio da Dona Xepa que foi interrompido para dar a notícia da morte de Sá Carneiro foi reposto no dia seguinte. Foi o único episódio de uma telenovela que foi interrompido a meio e o resto não foi emitido na noite.

Outro relato da minha mãe diz que a emissão fechou sem o hino nacional já que os portugueses ficaram chocados.

Pois, porque o resto só foi comunicados do Freitas, do Pinto, do Ramalho, etc.

A memória televisiva de ATM é fascinante, dou-lhe os parabéns.      

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

Pois, porque o resto só foi comunicados do Freitas, do Pinto, do Ramalho, etc.

A memória televisiva de ATM é fascinante, dou-lhe os parabéns.      

Pois, só não sabe exactamente a que hora é que encerrou. Deve ter sido o responsável (o Raul Durão, talvez?) a fechar a emissão sem hino.

Caso contrário a RTP teria emitido o hino mas um pouco mais lento, como tínhamos entrado em dias de luto na altura. Nunca mais uma novela foi interrompida para dar uma notícia triste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E outra coisa, lembras-te deste vídeo? Na parte onde a Merces de Melo faz o anúncio das emissões totalmente a cores, ela está no que parece, a filmar numa sala, e não é em algum dos 4 estúdios que a rtp tinha em lisboa( eu sei que os cenários da continuidade eram a imitar salas de estar mas houve onde passaram para um lado mais futurista, com a presença do logo do canal quase sempre).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Vascof2001 disse:

E outra coisa, lembras-te deste vídeo? Na parte onde a Merces de Melo faz o anúncio das emissões totalmente a cores, ela está no que parece, a filmar numa sala, e não é em algum dos 4 estúdios que a rtp tinha em lisboa( eu sei que os cenários da continuidade eram a imitar salas de estar mas houve onde passaram para um lado mais futurista, com a presença do logo do canal quase sempre).

 

A locutora um mês antes da tragédia. Aliás, eu gostava muito que a RTP fizesse umas "simulações fiéis" de como era a televisão no passado. Eu gostava era de ver o Telejornal da forma em que era apresentado no tempo do monopólio, longe dos exclusivos que povoam a actualidade dos dias de hoje.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, ATVTQsV disse:

A locutora um mês antes da tragédia. Aliás, eu gostava muito que a RTP fizesse umas "simulações fiéis" de como era a televisão no passado. Eu gostava era de ver o Telejornal da forma em que era apresentado no tempo do monopólio, longe dos exclusivos que povoam a actualidade dos dias de hoje.

Naquele ano de 80 o TJ tinha como fundo um simples chroma key azul mas a imagem standard atrás do pivot era:

O logo da rtp1 (olho.I) mais as iniciais TJ sobre um fundo azul

A mesma coisa mas envez das iniciais TJ temos o simbolo do notíciario da época.

Para enterder melhor ver a partir dos 3:36

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/anos-80/#sthash.U01oxlh4.dpbs

Edit: quer dizer 2:36

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estamos em época da Páscoa:

A minha mãe recorda-se de ver, algures no início dos anos 90, uns desenhos animados bíblicos neste canal. Julga ter visto num domingo ou num sábado. Tentei mostrar-lhe uma imagem do anime bíblico "O Super Livro" (ou melhor, das duas personagens principais e do robô) para uma correspondência visual mas diz que lembra-se de algo parecido.

Aviso que não estou a falar das séries parecidas que davam na TVI nos primórdios. Isto é anterior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...