Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

agora mesmo, LAboy 456 disse:

Dois intervalos da Canal 1 em Fevereiro de 1991 - ambos durante a transmissão de mais um episódio de uma telenovela. Um deles não está completo e o outro está:

 

0:30 um bolo que certamente iria causar alguns problemas crónicos à minha saúde.

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 8/17/2023 at 9:09 PM, AndreRob said:

Será que a rtp não tem arquivado novelas que exibiu da globo? pelo menos as dos anos 80? Eu sei que não os pode disponibilizar mas por exemplo com grande parte das novelas a chegarem cá será que nada foi guardado?

Certamente que terá as que foram emitidas de 1985 em diante, diria eu. Antes disso é complicado, a RTP teve por diversas vezes “regravar” programas que já estavam em arquivo, por dificuldades financeiras e/ou espaço para arquivar. Daí programas como O Passeio dos Alegres praticamente não haver registos.

Editado por AG.
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, AG. disse:

Certamente que terá as que foram emitidas de 1985 em diante, diria eu. Antes disso é complicado, a RTP teve por diversas vezes “regravar” programas que já estavam em arquivo, por dificuldades financeiras e/ou espaço para arquivar. Daí programas como O Passeio dos Alegres praticamente não haver registos.

isto porque li que a Globo perdeu parcialmente novelas como Corpo a Corpo, Tititi e Mandala que deram na rtp... talvez a rtp tenha preservado cópias?

Editado por AndreRob
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sequência em forma de reportagem para mais uma sessão do programa de actualidades "TV7" de 1966 acerca do 1º Festival Internacional da Canção Popular do Rio de Janeiro:

Simone.jpg?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/1o-festival-internacional-da-cancao-popular-do-rio-de-janeiro/

Mais informação sobre a primeira edição desse festival (que teve como vencedora a alemã Inge Brück (que viria a representar o país no ESC 1967)... e que também tive a participação de Simone de Oliveira (que, nesta altura, já tinha estado no ESC 1965)https://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_Internacional_da_Canção_1966

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/08/2023 at 21:09, AndreRob disse:

Será que a rtp não tem arquivado novelas que exibiu da globo? pelo menos as dos anos 80? Eu sei que não os pode disponibilizar mas por exemplo com grande parte das novelas a chegarem cá será que nada foi guardado?

Provável que tenha excertos de várias, muito improvável que tenha alguma completa para além da co-produção Pedra Sobre Pedra. E mesmo essa...

Mesmo já não havendo nessa altura (sobretudo no final dos anos 80 e depois na década de 90) as mesmas restrições na conservação em arquivo, ainda há muita coisa nacional em falta dessa época. Pouco plausível que tivessem guardado novelas na íntegra sem que houvesse propriamente perspectiva de as reexibir no futuro - antes do surgimento da SIC, mas sobretudo depois do aparecimento desta e da futura exclusividade que teria das produções globais. Mas sei, do que já vi em programas da RTP Memória como o Inesquecível, que têm pelo menos excertos de algumas novelas como Tieta ou Roque Santeiro... ainda que se possa dar a possibilidade de estes terem sido usados em outros programas da época que foram conservados em arquivo, mas acredito que tenham mesmo vindo de episódios preservados.

Presumo que a política geral do arquivo relativamente a conteúdos estrangeiros seja a de ir reclassificando ao fim de algum tempo e ir apagando o que é considerado menos interessante ou importante, mas deve haver excepções. No entanto, já houve várias séries estrangeiras que passaram na RTP Memória em versões da exibição original. O caso mais recente de que me lembro melhor é o de Allo Allo!, que tanto em 2015/16 como na anterior exibição na Memória passou com grande maioria dos episódios a terem a velhinha legendagem do final dos anos 80/início de 90. Alguns com qualidade já um bocadinho abaixo do desejável para uma exibição nos dias de hoje. Se fosse hoje em dia, aposto que compravam os direitos já com uma versão remasterizada da BBC. Também não era assim tão raro ver filmes mais antigos cujos direitos eram recomprados, mas a exibição era feita com uma cópia antiga.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, LAboy 456 disse:

Uma sequência em forma de reportagem para mais uma sessão do programa de actualidades "TV7" de 1966 acerca do 1º Festival Internacional da Canção Popular do Rio de Janeiro:

Simone.jpg?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/1o-festival-internacional-da-cancao-popular-do-rio-de-janeiro/

Mais informação sobre a primeira edição desse festival (que teve como vencedora a alemã Inge Brück (que viria a representar o país no ESC 1967)... e que também tive a participação de Simone de Oliveira (que, nesta altura, já tinha estado no ESC 1965)https://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_Internacional_da_Canção_1966

Outros participantes nesse ano que passaram pelo Festival da Eurovisão

Udo Jürgens (Áustria 1964, 1965, 1966)
Guy Mardel (França 1965)
Lill Lindfors (Suécia 1966, apresentadora 1985)
Betty Missiego (Espanha 1979, representando o Peru)
Yovanna (Suíça 1965, representando a Grécia)

De referir ainda que o representante da União Soviética foi Eduard Khil, celebrizado na internet pelo meme do Trololo

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/08/2023 at 21:09, AndreRob disse:

Será que a rtp não tem arquivado novelas que exibiu da globo? pelo menos as dos anos 80? Eu sei que não os pode disponibilizar mas por exemplo com grande parte das novelas a chegarem cá será que nada foi guardado?

Diria que talvez ainda tenham guardado "Pedra Sobre Pedra" por ter sido uma coprodução. E as novelas que coproduziram com a Band "A Idade da Loba" e "O Campeão".

E talvez "Pantanal" que anos mais tarde repetiu na RTP Memória.

Mas é sempre uma questão de se perguntar à RTP.

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Também não era assim tão raro ver filmes mais antigos cujos direitos eram recomprados, mas a exibição era feita com uma cópia antiga.


Um caso famoso disso era o "A Máscara". Mesmo com a RTP1 em 16:9 em 2013 ainda usavam a cópia original dos anos 90, com a legendagem em Pré-AO.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, D91 disse:

Diria que talvez ainda tenham guardado "Pedra Sobre Pedra" por ter sido uma coprodução. E as novelas que coproduziram com a Band "A Idade da Loba" e "O Campeão".

E talvez "Pantanal" que anos mais tarde repetiu na RTP Memória.

Mas é sempre uma questão de se perguntar à RTP.

Pantanal sei que não foi vendido directamente pela Manchete, e na altura os Bloch fundaram uma empresa separada do canal para vender conteúdo.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intervalos do Canal 1 ao longo do ano de 1990

O primeiro é de 10 de Outubro de 1990 e foi transmitido durante mais um episódio da telenovela "A gata comeu" (1985):

Os restantes são do dia seguinte - 11 de Outubro de 1990

Um deles foi transmitido durante o fim de uma curta metragem de animação dos Looney Tunes da Warner Bros. e o começo de uma outra curta metragem de animação dos mesmos:

Já o outro aconteceu durante a transmissão do filme "Asterix, o Gaulês" (1967) na rúbrica "Primeira matinée":

 

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, LAboy 456 disse:

Intervalos do Canal 1 ao longo do ano de 1990

O primeiro é de 10 de Outubro de 1990 e foi transmitido durante mais um episódio da telenovela "A gata comeu" (1985):

Os restantes são do dia seguinte - 11 de Outubro de 1990

Um deles foi transmitido durante o fim de uma curta metragem de animação dos Looney Tunes e o começo de uma outra curta metragem de animação dos mesmos:

Já o outro aconteceu durante a transmissão do filme "Asterix, o Gaulês" (1967):

 

Em que horário ou regime foram emitidos esses desenhos animados da Warner Bros? Era costume darem um desenho da Warner antes dos filmes da Lotação Esgotada, mas acho que essa prática, bem como a da locutora introduzir o filme, acabaram com a rentrée de Setembro de 1990.

E que raio de música eles usaram para promover o Karate Kid?! Não podia ter usado isto?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Vascof2001 disse:

Em que horário ou regime foram emitidos esses desenhos animados da Warner Bros? Era costume darem um desenho da Warner antes dos filmes da Lotação Esgotada, mas acho que essa prática, bem como a da locutora introduzir o filme, acabaram com a rentrée de Setembro de 1990.

A ordem dos videos faz-me pensar que foi antes da "Primeira matinée" (que, nesta altura, aparecia durante todos os dias da semana à tarde - de facto, os anos 1990 foram muito prolíficos no que tocava a transmitir filmes. E com a chegada da SIC e da TVI... isso aumentou ainda mais)

Mas parece-me algo curioso - pois não me lembrava de ver curtas de animação como enche-chouriços à tarde nos anos 1990 (e sim à noite, mas antes das sequências de animação denominados de "boa noite" (podia ser as do Vitinho, como podiam ser outras)

Editado por LAboy 456
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, LAboy 456 disse:

e sim à noite, mas antes das sequências de animação denominados de "boa noite" (podia ser as do Vitinho, como podiam ser outras)

Não tenho a certeza se dava desenhos da Warner nesse espaço mas sei que de início eram uns da Hanna-Barbera (ex: Pixie e Dixie, Jacaré Wally, Tartaruga Touché e Pepe Legal.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Vascof2001 disse:

Não tenho a certeza se dava desenhos da Warner nesse espaço mas sei que de início eram uns da Hanna-Barbera (ex: Pixie e Dixie, Jacaré Wally, Tartaruga Touché e Pepe Legal.)

No segundo parágrafo, estava a falar de curtas metragens de animação no geral - não só as da Warner Bros., mas de outras produtoras. Também chegaram a dar outras fora dessas duas produtoras ("Roger Ramjet", por exemplo, que era da Pantomime Pictures)

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os da Warner, normalmente legendados, regra geral eram antes dos filmes da Lotação Esgotada. Antes de 1990 quando ainda havia locutoras fora da hora do fecho, o filme era introduzido pela locutora, terminando o anúncio a dizer que iriam passar tais desenhos antes do filme.

Chegaram a dar antes do filme do 5 Noites, 5 Filmes na primeira fase disto na RTP 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...