Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 1 hora, AndreRob disse:

Mas julgo que nestes casos eram atores a serem convidados ou a tentarem a sorte no brasil, ou porque necessitavam de algum elenco portugues... até pedra sobre pedra não se tratavam de co produções. Foi com esta que se começou a fazer algumas parcerias e tanto a rtp como a sic começaram a mandar atores já nessa logica de 'co produto'... em Xica da Silva tenho ideia que a familia portuguesa não partiu da co produção mas houve cenas desta novela gravadas em Portugal sobretudo do final mas não sei se houve sequer algum apoio de produtoras portuguesas. A tvi começou a exibir a novela pouco depois da estreia no Brasil penso que tipo 3 meses depois e talvez isso tenha dado algum alento a irem buscar a familia portuguesa judia em fuga.

A novela foi um flop... lembrando que havia apenas 4 canais e dois deles tinham valores já muito baixos, a tvi e a rtp2, portanto era normal uma novela de horario nobre mesmo a fazer menos de metade da da sic a aparecer no top do dia... mas afundou os resultados de Desencontros que vinha até a fazer bons indices para um produto portugues, mas que depois meio que se perdeu...  Tanto que a  idade da loba foi quase que despachada em horários meio irregulares para poder estrear  Roseira Brava poucos meses depois, que  conseguiu o feito de sim ser um sucesso mesmo nunca tendo força para se bater com as brasileiras.

Sim, nao me referia aos atores no brasil na logica das co-produções. Disse que a parceria RTP-TVPlus permitiu que o numero de atores no brasil explodisse na época. 

Se formos pela lógica dos 4 canais... bons numeros para desencontros e afins, temos que considerar Roseira Brava um flop também ( ok, a novela brasileira fez indiscutivelmente piores resultados) porque comparativamente as novelas que combateu continuou a ter metade da audiencia ( Explode Coração e História de Amor). E não me referia aos tops diarios, mas sim aos semanais, o que muda tudo. A presença da novela mesmo que nos ultimos lugares do TOP vinte, com rtg na ordem dos 10..11 % mostra que manteve os numeros, numa primeira fase, na ordem do que a RTP  conseguia fazer ali, dado que a fidelização às novelas da Globo ( ainda por cima numa fase de novelas épicas) era imbativel e nao esquecer que antigamente eram emitidos 3 a 4 programas diferentes diaramente  das 20:45 até a 00:00 o que tornava o TOP semanal muito mais renhido. . Poucos meses após Roseira Brava elevar os valores ligeiramente, a novela seguinte, Primeiro Amor, atira novamemnte a audiencia do HN da RTP para minimos ( talvez seja a novela da RTP com o pior resultado até à época). 

Para dizer que ok, nao foi um sucesso, nem relativo como Roseira Brava ou Vidas de Sal mas contou  na epoca com qq coisa como um milhao de espetadores, nao é pouca coisa. Flop, a meu ver, foi Xica da SIlva, que apesar de ser uma grande novela, ter potencial para causar um valente abanão , acabou desperdiçada a combater contra dois rolos compressores que eram os Jornais da SIC e RTP1  e poucas vezes saia dos 5 ou 6 pontos.. Um sucesso de critica, de popularidade e um flop de audiencias. 

Editado por FLP
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, FLP disse:

Sim, nao me referia aos atores no brasil na logica das co-produções. Disse que a parceria RTP-TVPlus permitiu que o numero de atores no brasil explodisse na época. 

Se formos pela lógica dos 4 canais... bons numeros para desencontros e afins, temos que considerar Roseira Brava um flop também ( ok, a novela brasileira fez indiscutivelmente piores resultados) porque comparativamente as novelas que combateu continuou a ter metade da audiencia ( Explode Coração e História de Amor). E não me referia aos tops diarios, mas sim aos semanais, o que muda tudo. A presença da novela mesmo que nos ultimos lugares do TOP vinte, com rtg na ordem dos 10..11 % mostra que manteve os numeros, numa primeira fase, na ordem do que a RTP  conseguia fazer ali, dado que a fidelização às novelas da Globo ( ainda por cima numa fase de novelas épicas) era imbativel e nao esquecer que antigamente eram emitidos 3 a 4 programas diferentes diaramente  das 20:45 até a 00:00 o que tornava o TOP semanal muito mais renhido. . Poucos meses após Roseira Brava elevar os valores ligeiramente, a novela seguinte, Primeiro Amor, atira novamemnte a audiencia do HN da RTP para minimos ( talvez seja a novela da RTP com o pior resultado até à época). 

Para dizer que ok, nao foi um sucesso, nem relativo como Roseira Brava ou Vidas de Sal mas contou  na epoca com qq coisa como um milhao de espetadores, nao é pouca coisa. Flop, a meu ver, foi Xica da SIlva, que apesar de ser uma grande novela, ter potencial para causar um valente abanão , acabou desperdiçada a combater contra dois rolos compressores que eram os Jornais da SIC e RTP1  e poucas vezes saia dos 5 ou 6 pontos.. Um sucesso de critica, de popularidade e um flop de audiencias. 

Mas xica da silva dava na tvi que tinha uma visibilidade muito reduzida na altura, a novela conseguiu subir os indices da tvi mesmo que pontualmente naquele horário bem dificil. Teve boa repercursão e é para os padrões do canal na época um relativo sucesso, claro que no geral é um flop porque nunca conseguia sequer pisar na concorrencia. Aliás a novela conseguiu apesar os seus 230 capitulos nunca ser atirada para outro horário , o que prova que ela realmente fez ali diferença na tvi... a que se seguiu não durou meia duzia de semanas para saltar para as 14h, tenho ideia de ter sido Éramos Seis (ou foi as pupilas do senhor reitor?) que logo afundou o que xica tinha conseguido.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, AndreRob disse:

Mas xica da silva dava na tvi que tinha uma visibilidade muito reduzida na altura, a novela conseguiu subir os indices da tvi mesmo que pontualmente naquele horário bem dificil. Teve boa repercursão e é para os padrões do canal na época um relativo sucesso, claro que no geral é um flop porque nunca conseguia sequer pisar na concorrencia. Aliás a novela conseguiu apesar os seus 230 capitulos nunca ser atirada para outro horário , o que prova que ela realmente fez ali diferença na tvi... a que se seguiu não durou meia duzia de semanas para saltar para as 14h, tenho ideia de ter sido Éramos Seis (ou foi as pupilas do senhor reitor?) que logo afundou o que xica tinha conseguido.

Exatamente. Isto para referir apenas que, longe de ser um sucesso, A IdL nao foi um fracasso como no brasil e que para as possibilidades, a novela cumpriu o papel, dada a concorrencia, o canal e a propria programaçao da RTP na época, que era de questionável qualidade, na tentativa de travar a ascensão da SIC, que parecia imbativel. Foi As Pupilas.. E sim, mudou de horário mas nao foram meia duzia de semanas. Foram ainda uns meses. E nesses meses reduziu a audiencia para metade, é verdade. 

Referes Éramos Seis porque aconteceu-lhe o mesmo aquando da sua exibiçao, tendo  mudado de horário na sua fase final, nao tendo tido novela antecessora e nao teve sucessora. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O programa de debates "Maria Elisa" (apresentado pela própria entre 1996 e 2000) já está no site de arquivos da RTP...:

Maria-Elisa-00.png?crop=top&fit=crop&h=4

https://arquivos.rtp.pt/programas/maria-elisa/

...assim como a "Gala das vedetas portuguesas", transmitida no dia 5 de Outubro de 1987:

Bailado.jpg?crop=top&fit=crop&h=286&ixli

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/gala-das-vedetas-portuguesas-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/gala-das-vedetas-portuguesas-parte-ii/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/gala-das-vedetas-portuguesas-parte-iii/

A gala em questão fora também feita para promover a colectânea (em LP) que a Reader's Digest lançara nesse ano:

https://www.discogs.com/release/8090139-Various-As-100-Vedetas-Portuguesas

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 57 minutos, LAboy 456 disse:

O programa de debates "Maria Elisa" (apresentado pela própria entre 1996 e 2000) já está no site de arquivos da RTP...:

Maria-Elisa-00.png?crop=top&fit=crop&h=4

https://arquivos.rtp.pt/programas/maria-elisa/

apesar de ser próxima do PSD, gostava muito da Maria Elisa como apresentadora de debates informativos. uma pena que se tenha afastado da tv, não sei se por opção própria. 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, bacalhaucomnatas said:

apesar de ser próxima do PSD, gostava muito da Maria Elisa como apresentadora de debates informativos. uma pena que se tenha afastado da tv, não sei se por opção própria. 

Era algo arrogante mas apesar de tudo longe da arrogância de outra grande figura feminina do jornalismo televisão dessa época, a Margarida Marante, que também era próxima do PSD, mais até que Maria Elisa.

De resto era uma excelente moderadora, o programa fazia óptimos resultados sobretudo nos seus primeiros 2 anos. Na entrevista talvez ficasse um pouco aquém. Como pivot não me lembro, foi já nos anos 70 - ela foi a primeira mulher a apresentar o Telejornal em democracia. 

Depois deste Maria Elisa, foi apresentadora do Quem Quer Ser Milionário, opção de recurso depois da saída de Carlos Cruz para a SIC (outra opção, talvez mais acertada, era Joaquim Letria). Não foi feliz: fez só essa temporada, e essa aventura fracassada no entretenimento fez com que praticamente deixasse o mundo da televisão, principalmente após ter sido deputada pelo PSD no tempo do governo do Durão Barroso (2002-2004). Fez ainda uns trabalhos depois disso, mas bastante longe do protagonismo dos anos 70/80/90 (Os Grandes Portugueses ou Serviço de Saúde).

Editado por AG.
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, AG. disse:

De resto era uma excelente moderadora, o programa fazia óptimos resultados sobretudo nos seus primeiros 2 anos. Na entrevista talvez ficasse um pouco aquém. Como pivot não me lembro, foi já nos anos 70 - ela foi a primeira mulher a apresentar o Telejornal. 

Também julgava isso, mas fiquei a saber –  penso que pelo @Vascof2001 – que a Maria Elisa foi a primeira a apresentar o Telejornal em democracia. A primeira de todas foi a Maria Fernanda, já nos anos 70 mas ainda em ditadura.

https://www.youtube.com/channel/UCK7WXF3mEWIHM2ZIqv48gzw/community?lb=UgkxPMZVUWyubcuOM3A_sKtVpIKK8cY3xZSw

Editado por Máquina do Tempo
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, FraisesSucrées disse:

Na RTP Arquivos, a edição de 1992 da Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz!
CantoresFF.jpg?crop=top&fit=crop&h=286&i

Parte 1: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/14a-gala-internacional-dos-pequenos-cantores-i/
Parte 2: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/14a-gala-internacional-dos-pequenos-cantores-ii/

Vem @Televisão 10

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/07/2023 at 14:33, bacalhaucomnatas disse:

música de abertura da autoria do Elvis Veiguinha e José Manuel Afonso, que naquela época também fizeram a música para os informativos da SIC e compuseram a canção que as Nonstop levaram à Eurovisão :mosking: cumpriu bem o propósito que o Rangel teve de incutir mais dinamismo à informação da RTP, mas pessoalmente preferia a sonoridade anterior, feita pelos da BBC, ou a posterior, feita, se não me engano, pela prata da casa da RTP 

A sonoridade de 2004-2008 também foi feita pelo duo EV-JMA. Aparece na ficha técnica dos Telejornais da altura

  • Gosto 1
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não tem som, mas na RTP Arquivos há este vídeo do TV7 de 9 de Março de 1968 (o noticiário do HN da altura) que inclui a notícia da vitória de Carlos Mendes no Festival da Canção, uma ligação da TAP entre Lisboa e Salisbúria (actual Harare no Zimbabwe) e o regresso da hospedeira Maria Paulina de Castro após ter sido eleita "Princesa Do Ar" no Uruguai.

Carlos.jpg?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/tv-7-4/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, miguelalex23 said:

E quando a RTP anunciou com pompa e circunstância a 5i, a app "second screen" mais espectacular e revolucionária alguma vez concebida... e passado dois ou três meses já a RTP não queria saber daquilo para nada? :mosking:

 

A Oceana parece que estava a fazer uma paródia 

:manas:

Mds, que memória desbloqueada, já nem me lembrava dessa ideia peregrina 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24 minutes ago, miguelalex23 said:

E quando a RTP anunciou com pompa e circunstância a 5i, a app "second screen" mais espectacular e revolucionária alguma vez concebida... e passado dois ou três meses já a RTP não queria saber daquilo para nada? :mosking:

 

Engraçado que hoje lembrei-me da RTP em WAP:

Tinha uma qualidade de imagem e de download de stream muito ranhosos. Era o início da tecnologia 3G.

Editado por AG.
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intervalo do Canal 1 no dia 2 de Junho de 1992 - isto durante mais um episódio da telenovela "Rainha da sucata" (1990):

P.S.: Neste caso, o último episódio - relembrando que por esta altura, quase todas as telenovelas da Globo eram transmitidas em versões internacionais (ou seja, versões reduzidas)... algo que começara em 1989 com a transmissão de "Amor com amor se paga" (1984)

No caso de "Rainha de sucata", a RTP comprara - nessa altura - uma versão internacional de 140 capítulos (a transmissão original no Brasil tinha 179 capítulos): https://brincabrincando.com/rainha-da-sucata/

Editado por LAboy 456
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...