Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 5 minutos, Fernando disse:

A DGPC já não existe, hoje em dia existe o Instituto Público do Património Cultural, que é gerido pelo Estado, aliás, já é excessivamente centralista a forma como boa parte do nosso património é gerido. A História de Portugal é bem divulgada, embora sempre passível de várias melhorias nomeadamente com a introdução de correntes decoloniais nos manuais portuguesas. A História Portugal precisa é de se atualizar e abrir às novas correntes, a forma como os miúdos estudam História é completamente ultrapassada.

Não sabia, obrigado pela informação. A História de Portugal não é assim tão bem divulgada, da percepção que tenho. E nem vou falar dos manuais escolares, porque nem sempre o que lá está é 100% verídico. 

Mas eu estava a falar de eventos culturais, exposições, etc, em que o estado podia divulgar momentos da história de Portugal. E uma melhor preservação do património histórico que está nas mãos do estado, que é de todos nós e que me preocupa a forma como está a ser preservado e gerido.

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, D91 said:

Não sabia, obrigado pela informação. A História de Portugal não é assim tão bem divulgada, da percepção que tenho. E nem vou falar dos manuais escolares, porque nem sempre o que lá está é 100% verídico. 

Mas eu estava a falar de eventos culturais, exposições, etc, em que o estado podia divulgar momentos da história de Portugal. 

Existem vários eventos culturais apoiadas pelo Estado, ainda agora está-se a comemorar os 50 anos do 25 de abril e já uma série de eventos culturais, por exemplo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Fernando disse:

Existem vários eventos culturais apoiadas pelo Estado, ainda agora está-se a comemorar os 50 anos do 25 de abril e já uma série de eventos culturais, por exemplo. 

Eu sei disso, mas a história não é só o 25 de Abril. Há muito para explorar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, D91 said:

Eu sei disso, mas a história não é só o 25 de Abril. Há muito para explorar. 

Volto a dizer, isso depende daquilo que tu entendes que deve ser explorado e achas relevante ser explorado, agora dizer que não há divulgação não é verdade. Cada governo e cada momento histórica valoriza o passado à sua maneira. O Estado Novo valorizava a Expansão Portuguesa (ou "Descobrimentos") porque isso era bom para a sua narrativa, assim como andou a empreender uma série de renovações no Património, com vários erros e atentados ao Património pelo caminho, porque era igualmente relevante para a narrativa que queriam criar. Hoje em dia valoriza-se o 25 de abril porque foi um acontecimento histórica basilar para este regime. Nos anos 80 e 90, durante os governos do Cavaco e depois do Guterres, com as tentativas de reconciliar o país, também se foi repescar novamente a "Expansão Marítima", aquele final dos anos 80 e até 1998, com a Expo, houve um crescimento da valorização desse momento. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai haver Ministério da Cultura e será uma ministra, disseram agora na SIC Notícias. 

Dalila Rodrigues será a ministra da cultura. 

Site da presidência em baixo:lol:

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, canal5 disse:

O Bugalhito é o Pedro Guerra do Governo :adoro_jj:

deviam ter dado uma secretaria de estado ao bugalho... a secretaria dos assuntos que não interessam a ninguém assim ficava fechado numa cave e não dizia asneiras.

agora mesmo, DannyOcean disse:

Dalila Rodrigues. 

 

Se fosse a Dalila Carmo eu aplaudia....

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, AndreRob disse:

deviam ter dado uma secretaria de estado ao bugalho... a secretaria dos assuntos que não interessam a ninguém assim ficava fechado numa cave e não dizia asneiras.

O Bugalho não diz asneiras e até é muito sensato. Vocês atacam tudo o que e de direita:adoro_jj:

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, AndreRob disse:

deviam ter dado uma secretaria de estado ao bugalho... a secretaria dos assuntos que não interessam a ninguém assim ficava fechado numa cave e não dizia asneiras.

Se fosse a Dalila Carmo eu aplaudia....

A Dalila Carmo merece melhor! :abismado4:

Precisamos dela como atriz! Diva.  <3

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Composição ministerial do novo Governo

Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros

PAULO RANGEL

 

Ministro do Estado e das Finanças

JOAQUIM MIRANDA SARMENTO

 

Ministro da Presidência

ANTÓNIO LEITÃO AMARO

 

Ministro Adjunto e de Coesão Territorial

MANUEL CASTRO ALMEIDA

 

Ministro dos Assuntos Parlamentares

PEDRO DUARTE

 

Ministro da Defesa Nacional

NUNO MELO

 

Ministra da Justiça

RITA JUDICE

 

Ministro da Administração Interna

MARGARIDA BLASCO

 

Ministro da Educação, Ciência e Inovação

FERNANDO ALEXANDRE

 

Ministra da Saúde

ANA PAULA MARTINS

 

Ministro das Infraestruturas e Habitação

MIGUEL PINTO LUZ

 

Ministro da Economia

PEDRO REIS

 

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

MARIA DO ROSÁRIO PALMA RAMALHO

 

Ministra do Ambiente e Energia

MARIA DA GRAÇA CARVALHO

 

Ministra da Juventude e Modernização

MARGARIDA BALSEIRO LOPES

 

Ministro da Agricultura e Pesca

JOSÉ MANUEL FERNANDES

 

Ministra da Cultura

DALILA RODRIGUES

https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2024/03/presidente-da-republica-aceita-composicao-do-xxiv-governo-constitucional/

Editado por D91
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ministra da Juventude e Modernização, a mesma que disse há poucos meses que era pior a reversão da privatização da TAP que a reversão do aborto. A piada faz-se sozinha :rofl:

agora mesmo, Fernando disse:

Vá lá que não se confirmou o primeiro nome para o ambiente :cryhappy: Falava-se da Lídia Pereira, uma chulupinha

Nem o da Agricultura

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Patiño said:

Ministério da Cultura integrado no Ministério da Educação, @Fernando? São pastas completamente diferentes! 

Isso é o que eu defendo, uma vez que eu acho que haver um ministério com determinado nome não é sinal que se vá fazer grande coisa, havendo em Portugal uma obsessão com isso, além de que entendo que a cultura e a edução não são dimensões tão distantes como aparentam, nem os governos as veem assim. 

Editado por Fernando
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...