Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 7 minutos, Televisão 10 disse:

Penso que respondeu em alemão, por ter andado num colégio alemão.

Então como é que foi presidente da CM do Porto, se não é uma figura propriamente amada na cidade?

(É curiosidade, não estou a defender a sua gestão na Câmara, de que pouco conheço.)

O Sócrates também teve maioria absoluta e ñ é propriamente amado... Então o Cavaco que esteve 30 anos no poder...:riso:

há 34 minutos, RodrigoMarquês. disse:

Porque respondeu em alemão? Porque dizes que as pessoas do Porto o conhecem bem demais? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, BlueScorpion disse:

Eu não acompanhei os anos de presidência dele a não ser esse episódio que contei que já foi no fim do mandato dele. Hoje em dia apercebo-me que não é bem visto , as pessoas não gostam dele e criticam. Eu estava a fazer fisioterapia há 30 minutos e no gabinete ao lado um utente estava a falar mal dele. :riso: Deve ser um pouco como o Cavaco Silva que ganhou todas as suas eleições com maiorias absolutas mas que em nada representam a popularidade que tem hoje (ou falta dela). 

Ah! OK. É que ele esteve na Câmara imensos anos, logo pensava que era acarinhado pela cidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, zent disse:

Fugindo um pouco até à situação em Portugal e tocando no teu primeiro ponto, isso é algo que acontece em muitos dos países mais desenvolvidos. Há várias áreas/profissões, como por exemplo o serralheiro que mencionas, como um eletricista ou um canalizador, em que tendo uma escolaridade menor recebem salários maiores que alguns dos trabalhadores com ensino superior.

A causa é exatamente a que tu apontas, é um desequilíbrio entre a oferta e a procura e o "mercado" empurra os valores para cima. Havendo uma elevada procura e havendo escassez ou desinteresse por trabalhar nessas áreas os valores irão sempre aumentar, é um exemplo prático do mercado capitalista a funcionar, para o bem e para o mal.

Quanto à segunda coisa, eu consigo perceber o teu ponto, mas também é verdade que após o 25 de abril o ensino técnico-profissional esteve em declínio e até recentemente, últimos 10/15 anos, o mesmo era algo praticamente ignorado e a única via de ensino na maioria dos sítios era o ensino secundário clássico. Algo que também não é desejável e depois gera a escassez de pessoas com profissões mais técnicas que falavas antes.

No lado do ensino superior é também preciso que não seja visto como algo para "vender diplomas" ou simplesmente uma forma "simples" de ganhar mais dinheiro. Essa é a forma errada de encarar as coisas e facilmente leva a resultados indesejáveis. Por exemplo, em Portugal por ano há muito mais pessoas que se formam em determinadas áreas das ciências sociais e humanas do que as que o país tem necessidade ou capacidade para absorver, o que leva inevitavelmente também a que os salários não sejam mais altos e haja até desemprego, novamente é a lei da oferta e da procura a funcionar...

Há também a questão das empresas e como as mesmas encaram em geral os recursos humanos. Muitas das empresas, nomeadamente as mais pequenas, têm uma gestão em geral pobre, em que o conhecimento e experiência não são valorizados, e as políticas de recursos humanos que têm são basicamente ter um determinado número de "corpos" para fazer a tarefa X ou Y.

Só para terminar, que isto já está demasiado longo, os dois tipos de ensino (o técnico e o académico) são necessários, até porque todos os países precisam de pessoas com diferentes competências. O que precisa de haver é uma maior adaptação entre o ensino/saídas profissionais e aquilo que são as necessidades/capacidades do país.

Mas eu sou o primeiro a reconhecer que já temos algum "excesso" de licenciados comparando com o ensino técnico-profissional. Tenho um irmão médico que se passa autenticamente sempre que se fala em abrir mais cursos de Medicina como se chegou a falar para a Universidade de Aveiro ainda não há muito tempo. E concordo com o primeiro ponto, mas isto do salário médio estar colado ao médio já parece mais uma coisa de terceiro mundo e não apenas esses casos pontuais de profissões com pouca procura.
Agora os que já estão, em áreas ainda não muito saturadas/que não são vistas como áreas com poucas saídas mas que praticamente só têm o rendimento justo em multinacionais quando as PMEs estão asfixiadas por impostos, não merecem ver o seu salário a ser cada vez mais igualado com alguém com menos habilitações e que em não poucos casos (falo por expriência própria porque os meus pais são professores) andam a passear os livros no curso profissional.

Editado por canal5
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Televisão 10 disse:

Ah! OK. É que ele esteve na Câmara imensos anos, logo pensava que era acarinhado pela cidade.

Muita gente não gostava dele. Entre outras coisas, descaracterizou completamente a avenida dos aliados em 2006. Era uma bonita e acolhedora praça ao estilo português, com um bonito jardim. Destruiu o jardim e transformou aquilo numa praça banal e cinzenta.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que mais me choca é como é que os líderes do BE e PCP não previram este cenário. Arriscaram demais em deixar cair o governo, sem necessidade alguma, e estão a pagar caro por isso agora. 

A ascensão do Chega é culpa do BE e CDU. Mais algum tempo e o Chega podia não chegar a estes resultados, se as eleições fossem daqui a 1 ano ou 2. 

O que vai acontecer com esta constituição do parlamento só o tempo o dirá. Mas é muito triste o que aconteceu ontem, com maioria absoluta do PS e o Chega em peso na AR.

Editado por D91
  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claramente que o BE e o PCP foram penalizados, mas os líderes do BE e do PCP também não tinham muito com que prever este resultado. Sim, mesmo as sondagens de há uns meses para cá davam uma certa descida do BE e do PCP; o BE, então, desceu logo após o chumbo do OE 2021 e já andava com o 3º lugar tremido há alguns meses. A CDU nunca esteve propriamente num caminho que não o de queda gradual que já se estende bem para lá destas eleições.

Mas, sejamos sinceros, o que sobretudo prejudicou o BE e o PCP, mais até que o chumbo do OE, foi um cenário de empate técnico nas sondagens das últimas semanas, que fizeram concentrar todo o voto útil à esquerda no PS para evitar uma maioria de direta. A esquerda tem menos deputados em 2022 que em 2019, a diferença é que o PS trucidou os seus partidos à esquerda. Quiçá o BE e o PCP também pensaram nas eleições autárquicas, em que o PS entrou com o mesmo discurso de reforçar a liderança e perdeu cidades importantes.

Em relação aos resultados:

Maioria absoluta, seja de que partido for, é mau. Pior ainda neste cenário; poder absoluto tem mau historial em Portugal e só leva a mais descontentamento para com o poder político - todo ele - o que só beneficia os fachos. Também não podemos esquecer que muitas das medidas mais de esquerda que foram feitas nos últimos 6 anos foram imposições da CDU e do BE. O PS cedeu porque tinha de ceder; sem maioria absoluta, se o PS não quiser ceder, o PS não cede. Mais um agradecimento ao Rui Rio por ter acabado com os debates quinzenais /s.

No entanto, que esta vitória também sirva de lição para que se façam acordos concretos, à esquerda ou à direita. O Rui Tavares tem uma visão acertada neste aspeto: se a esquerda tem maioria, a esquerda deveria reunir-se, procurar pontos de convergência, discutir divergências e chegar a uma visão e um acordo para 4 anos. Andar a criar crises políticas de ano a ano não beneficia ninguém.

PAN ficar apenas com um deputado, é o que dá terem feito uma piada de campanha que só ressoava com ecologistas desfasados da realidade.

Quanto à direita, o PSD pode procurar o centrão, mas o centrão não quer nada com o PSD. E, sim, Rui Rio até pode ter sido mais claro em relação ao Chega e futuras coligações, mas vai ser preciso mais. Vai ser preciso combater ativamente o Chega e aquilo que representa; vai ser preciso um PSD mais reformista, com ideias e lideranças novas, longe das atuais caras. Não é que Rui Rio era a pessoa mais indicada, mas também não é que a oposição que Rui Rio teve nas primárias tenha sido boa. Nem Rangel, nem Luís Montenegro são soluções.

CDS ter perdido representação parlamentar foi só justo tendo em conta a piada que foi aquela campanha e aquela liderança. Que a Cecília Meireles e o Adolfo Mesquita Nunes considerem a IL. Acho que a veia quase libertária da IL só dura até um certo ponto. Têm um ótimo resultado, espelho de uma direita mais reformista, que se apresentava como uma alternativa clara ao PSD e, claro, ao Chega. Espero que, mesmo assim, sejam mais coesos daqui para a frente, que esqueçam a bodega da flat tax e outras propostas ridículas e que larguem o discurso de tudo o que é Estado é mau. Um partido liberal não tem de ser um partido libertário que procura romper com parte do estado social e espero que seja algo a ser considerado, agora que são a 4ª força política na AR.

Em relação aos fachos, que o partido comece a implodir, agora que aquilo já não é um one-man show. Os partidos daquele género tem uma subida enorme, mas a bolha eventualmente começa a saturar. Espero que se apercebam disso nos próximos anos, porque ter 12 deputados já é nojo suficiente.

  • Gosto 8
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, BlueScorpion disse:

O partido anti-sistema que está em euforia por crescer no sistema :galderia:

Mas algum dia alguém com 2 dedos de testa acredita que eles são anti-sistema?

Eu lembro-me que há uns anos ainda nem o partido estava legalizado já tinham cartazes enormes nas ruas principais de Lisboa com aquelas mensagens "100 deputados chegam e sobram" e coisas do género. De onde vinha o financiamento? Certamente de alguma gente com muito capital... ISSO NÃO TEM NADA A VER COM O SISTEMA

Quando o André Ventura exigiu 4 ministérios ao Rui Rio (Justiça, Adm. Interna entre outros)? ISSO NÃO TEM NADA A VER COM O SISTEMA

O André Ventura fala nas pessoas que se matam a trabalhar e pagam impostos quando ele trabalhava na autoridade fiscal e ao mesmo tempo trabalhava para uma consultoria para ajudar gente de muito capital (QUE NADA TÊM A VER COM O SISTEMA) a fugir ou a pagar uma ninharia de impostos...

Mas claro... ele QUER ACABAR COM O SISTEMA!:mico:

  • Gosto 3
  • Obrigado 2
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, D91 disse:

Nuno Melo anuncia candidatura à presidência do CDS

O eurodeputado do CDS garante que não tenciona concentrar-se “em ajustes de contas com o passado”.

https://sicnoticias.pt/pais/nuno-melo-anuncia-candidatura-a-presidencia-do-cds/

Mais uma dose de "combate à ideologia de género" para a mesa do canto! :manas:

  • Gosto 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, D91 disse:

Acho mais preocupante alguns casos que têm aparecido de pessoas que se tinham inscrito para votar antecipadamente, não puderam ir, foram votar no dia 30 de janeiro e já lá estava um voto em nome dessas pessoas. :read:

https://www.jn.pt/nacional/enfermeira-impedida-de-votar-em-matosinhos-porque-o-voto-ja-la-estava-14541875.html

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

eu não tenho simpatia pela JAD, mas ela aqui esteve muito bem (fez-me lembrar a JAD dos tempos do bloco). Então a chegófila é antifeminista e defende causas feministas? Das duas uma: ou ela não defende nenhuma daquelas causas ou então é uma oportunista e foi para o chega porque é um partido em crescimento…

Tivesse demorado um pouco mais e a Rita Matias tinha ficado a chorar!

Editado por thass_hot
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, thass_hot disse:

 

eu não tenho simpatia pela JAD, mas ela aqui esteve muito bem (fez-me lembrar a JAD dos tempos do bloco). Então a chegófila é antifeminista e defende causas feministas? Das duas uma: ou ela não defende nenhuma daquelas causas ou então é uma oportunista e foi para o chega porque é um partido em crescimento…

Tivesse demorado um pouco mais e a Rita Matias tinha ficado a chorar!

Essa Rita é tão ignorante quanto parva.  Triste ver miúdos tão novos com este pensamento, ou acreditarem mesmo nos disparates que estão a dizer :cryhappy:

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, thass_hot disse:

 

eu não tenho simpatia pela JAD, mas ela aqui esteve muito bem (fez-me lembrar a JAD dos tempos do bloco). Então a chegófila é antifeminista e defende causas feministas? Das duas uma: ou ela não defende nenhuma daquelas causas ou então é uma oportunista e foi para o chega porque é um partido em crescimento…

Tivesse demorado um pouco mais e a Rita Matias tinha ficado a chorar!

Ela nem sabe o que está lá a fazer nem sabe o que dizer. :manas:

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, thass_hot disse:

 

eu não tenho simpatia pela JAD, mas ela aqui esteve muito bem (fez-me lembrar a JAD dos tempos do bloco). Então a chegófila é antifeminista e defende causas feministas? Das duas uma: ou ela não defende nenhuma daquelas causas ou então é uma oportunista e foi para o chega porque é um partido em crescimento…

Tivesse demorado um pouco mais e a Rita Matias tinha ficado a chorar!

Coitada da rapariga, foi para a televisão passar vergonhas :cryhappy: já era mau ir para a TV sem saber o que estava lá a fazer e depois ainda é arrasada pela Joana Amaral Dias :manas: Vai ficar com uma depressão.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, thass_hot disse:

é uma oportunista e foi para o chega porque é um partido em crescimento

E é exatamente isto. Ela e os outros 11. 
12 oportunistas sem ideologias que rapidamente se irão virar uns contra os outros

Editado por CRF
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...