Jump to content

Audiências de 3ª feira - 29-01-2013


hugo86

Posts Recomendados

Ora muito boa noite !

Vejo muitas letras correrem por aqui e deixem-me dizer-vos que muito pouco do que foi aqui escrito corresponde à verdade !

Aínda ontem falava sobre isto num dos comentários que fiz no último tópico de audiências !

O que está a acontecer é um fenómeno naturalíssimo, é um ponto de viragem entre dois canais de televisão que se tem debatido !

A SIC tem vindo a construir uma liderança sólida ao longo destes meses, tem vindo a ganhar terreno na ficção, o que naturalmente fez com que o público olha-se para esta estação com olhos diferentes daqueles com que tinha olhado até agora ! Isso leva a que muitos outros acontecimentos ocorram, nomeadamente que outros programas (que não as suas novelas) suscitem o interesse dos telespectadores e os façam mudar de "ares"; é aquilo a que se chama, em sociologia, EFEITO DOMINÓ !

Se hoje em dia, SIC é sinónimo de frescura, TVI tornou-se, como dizia Fernando Pessoa, sinónimo de "cansaço.." !

E isto é perfeitamente natural ! Não se espantem com os resultados baixos que de repente os restantes programas da grelha de Queluz de Baixo tem obtido ! A TVI construiui um castelo sobre a areia (SS3), levou concorrentes a praticamente todos os seus talk shows, e isso arrastou o público para os seus programas ! Ou vocês já se esqueceram que antes de SS3 ter começado a TVI já andava bem à rasca com as audiências ? Se bem vos lembro a SIC levou avanço para a tvi no final do ano passado antes de começar SS3 ! SS3 foi a bóia se salvação, mas agora que a bóia furou (permitam-me a metáfora) o barco naufragou !

O sucesso que a SIC colhe agora deve-se à boa gestão de grelha que tem sido feita nos últimos meses.

Até aqui, ponto acente.

Depois deixem-me explicar-vos outra coisa, que pelos vistos aqui ninguém sabe !

Um painel de audiometria, é não mais do que uma amostra (significativa) da população portuguesa escolhida aleatoriamente e que tem de ter em conta uma representação proporcional de todos os grupos sociais, regiões, faixas etárias e inclusive nivel económico! E esta distribuição baseia-se em quê ? No recenseamento !

Ora para quem dizia algures por aqui que os censos não importam nada, é mentira, porque essa amostra tem de ser escolhida com base nos censos, e aquilo que acontecia anteriormente (Com a Marktest) e com a GFK (apenas no inicio) era o facto de estarem a ser utilizados os resultados dos censos de 2001 ! Isso tinha de ser alterado porque Portugal sofreu mudanças demográficas nos últimos 10 anos que não se reflectiam nos painéis amostrais escolhidos ! Logo, a GFK passou a utilizar os Censos de 2011 (os dados demográficos mais recentes no País) e isso refletiu-se logo à partida nas medições !

Mais vos digo, a GFK é a empresa medidora de audiometria que oferece melhores condições quer a nível prático, quer a nível técnico, porque dispõe da tecnologia mais avançada em termos de medição de audiências, um sistema que detecta o som dos televisores (nas casas presentes no painel da amostra) e os identifica numa base de dados criada para posteriormente definir qual o programa a ser visto naquela casa !

Aquilo que tem vindo a ser feito é um ajuste no painel nos últimos meses ! Aliás, todos os anos as medidoras são obrigadas pela lei portuguesa (de acordo com dados recolhidos pelo INE) a ajustar o painel ! A GFK vai fazê-lo mensalmente, para obter os resultados mais preciso possível !

Acho que já era tempo de olharem para isto com outros olhos, mas principalmente, e aquilo que mais me chateia, é que falem aqui de coisas que não sabem !

Obrigado.

Temos Einstein :cool:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 130
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Obrigada pela sensatez, Mirone. Haja alguém com dois dedos de testa.

Escreveste coisas que não sabia. Post muito bom :)

Mas nem vale a pena esforçares-te tanto. Tenho a certeza que nem metade das pessoas que comentaram este tópico hoje lerem isto.

Ora essa Diana, sempre ás ordens :cool:

João, obrigado. Sim nisso tens razão, mas não custa nada tentar dar um abre olhos ao pessoal de vez em quando ! Pelo menos para ver se conseguimos ultrapassar de uma vez por todas a questão da credibilidade da GFK e passar a focarmos a nossa atenção nos resultados da medição de audiências !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora essa Diana, sempre ás ordens :cool:

João, obrigado. Sim nisso tens razão, mas não custa nada tentar dar um abre olhos ao pessoal de vez em quando ! Pelo menos para ver se conseguimos ultrapassar de uma vez por todas a questão da credibilidade da GFK e passar a focarmos a nossa atenção nos resultados da medição de audiências !

Muito bem Mirone, gostei muito do que escreveste. ;)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por detrás do meu post, está presente quer uma metáfora, quer uma ironia. Embora não deixe de ser verdade que se torne mais um para o pacote de arroz, ops, para a coleção.

Para alguns, Portugal é um país onde 90% da população, são pessoas com mais de 70 anos. Para alguns, Portugal é um país onde os idosos não sabem o que é qualidade, vêm por ver o que lhes apetecer.

Ainda mete piada a justificação que alguns dão sobre o facto da GFK estar errada, vê-se por completo que estão bem mal informados acerca quer dos paineis, quer das medidoras.

Como a Sara.L disse e muito bem, Get a life!

Acho muito desagradável da sua parte estar a dizer que as pessoas mais velhas vêm porque lhes apetece! A qualidade de um programa é sempre uma incógnita, pois um programa que para mim tem uma boa qualidade, para si pode ter pouca, e vice-versa! Qualidade = Opinião individual

Eu tenho uma vida própria da qual gosto muito e não me apetece mudar! Eu não passo a vida neste forúm! Tenho vida própria! Apenas pretendo discutir ideias de uma forma saudável e não ofender ninguém!

Essa expressão "get a life", não vos correu muito bem!!!

TRL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho muito desagradável da sua parte estar a dizer que as pessoas mais velhas vêm porque lhes apetece! A qualidade de um programa é sempre uma incógnita, pois um programa que para mim tem uma boa qualidade, para si pode ter pouca, e vice-versa! Qualidade = Opinião individual

Eu tenho uma vida própria da qual gosto muito e não me apetece mudar! Eu não passo a vida neste forúm! Tenho vida própria! Apenas pretendo discutir ideias de uma forma saudável e não ofender ninguém!

Essa expressão "get a life", não vos correu muito bem!!!

TRL

Deve ter interpretado mal a minha resposta. Eu estava a ser irónico, quando dizia que os idosos não tem poder de decisão, já que isso foi exatamente o que outro forista tinha concluído - eu estava a critica-lo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo confessar que só li a primeira linha, facto1, a gfk ficou em último lugar nos concurso em termos de qualidade e prestação de serviços! facto2: a gfk foi escolhida por ser a mais barata, é a crise, e quem paga a fatura é a rtp e TVI!

Uma nova medidora é pedir muito, tiravam a GFK e a Marktest, ambas erradas, e punham algo credível desde o ínicio, sim porque a RTP1 está contra esta medidora desde o ínicio e investigou a mesma a fundo, registando vários erros na mesma!

Confesso a minha GRANDE preferência pela TVI (e não exagero), mas acho que tem razão!!!

TRL

o meu canal preferido é a TVI, mas nestes últimos tempos tenho tentado ser imparcial porque estas guerras não levam a lado nenhum. De um lado, não gostam que a SIC ganhe, mas ela acaba por ter mérito porque promove bem os produtos. Mas do outro dizem que a TVI vai perder a liderança definitivamente, mas também tão exagerar, porque há fases e o gosto dos portugueses vai sempre mudando. Um dia tão a ver uma coisa, como no dia seguinte podem ver outra. Irá chegar uma altura em que nenhum canal irá ter a liderança definitiva. Numa semana ganhas tu, noutra semana ganho eu. É assim, a mentalidade dos portugueses vai mudando, a geração e outras coisas. Por favor, deixem-se destas guerras. A GFK está a proceder às alterações que são necessárias e a partir do dia 1 de Março teremos um painel mais organizado e de acordo com a população portuguesa.

Também devo confessar a minha GRANDE preferência pela TVI (e não exagero), mas acho que tem razão!!! A TVI não está a conseguir promover bem os seus produtos e têm algumas falhas na grelha!

TRL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

×
×
  • Criar Novo...