Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

Eu li umas quantas vezes o texto para ver se é sobre isso ou não, e não encontrei nadinha :|

Mas vou perguntar à minha professora de Bio do 12º

Fui mais rápido ahah porque tou com o teste intermédio agora lool :D

 

Caso o GAVE não retifique a resposta, diz-nos o que a tua professora te disse (caso consigas perguntar-lhe hoje ou no fim de semana). :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Foste mais rápido. :P Eu pus a (B), mas diz que é a ©, o que não faz sentido. 

 

Poderá haver algo no texto que esteja subentendido para a resposta ser a ©, mas não sei... De qualquer das formas:

 

 

Moléculas de RNA com um pequeno número de nucleótidos podem vir a ser utilizadas como 

fármacos, capazes de revolucionar o tratamento de algumas doenças humanas.
As funções dessas moléculas de RNA, normalmente na forma de cadeia dupla (dsRNA), foram 
descobertas na década de 90, graças à identificação dos mecanismos de interferência do RNA, que 
reduzem a tradução de RNA mensageiros de genes-alvo.
Um desses tipos de pequenos RNA é denominado micro-RNA (miRNA). Os genes que codificam 
estes miRNA são transcritos em sequências denominadas miRNA primários (pri-miRNA), que 
contêm regiões que se autocomplementam, dando origem a moléculas de cadeia dupla com 
extremidades em forma de laço. Por ação de um complexo enzimático nuclear, estas moléculas são 
processadas, formando-se os pré-microRNA (pré-miRNA) de cadeia dupla, com um número reduzido 
de nucleótidos. As moléculas de pré-miRNA são exportadas para o citoplasma, associam-se ao 
complexo RISC e são novamente processadas, formando-se o miRNA maduro de cadeia simples.
O miRNA maduro direciona o complexo RISC para RNA mensageiros (mRNA) que contêm uma 
sequência complementar ao miRNA maduro. Quando se dá a complementaridade entre as duas 
moléculas de RNA, o RISC corta o mRNA ou retém-no no complexo. Qualquer destas ações resulta 
na inibição da tradução dos mRNA-alvo, silenciando o respetivo gene. A retenção no complexo, sem 
quebra do mRNA, resulta de uma complementaridade imperfeita. Assim, é possível que um mesmo 
miRNA tenha como alvo mRNA de diferentes genes.
A Figura 2 apresenta o esquema simplificado da biogénese e do funcionamento do miRNA.

 

 

Tudo no texto indica para ser a B), porque a C) não complementa a sequência inicial... :O Estranho... :O

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convenhamos, o do ano passado não era difícil, mas era manhoso...! Tinha muitas ratoeiras... Havia perguntas (como as já referidas "da orvalhinha" e a "da cafeína") que se não estivessem atentos aos pormenores (como por exemplo, dizer que o facto de o muco produzido pelas orvalhinhas bloquear os orifícios respiratórios dos insectos, que por sua vez, os inibia de respirar, reduzindo assim o seu metabolismo até que estes acabassem por morrer) descontavam e muito...! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagino  :unsure: Concordadissimo! Olhei para o teste intermédio e pensei, mas que raio aumentaram ainda mais o grau de dificuldade?  :sleep:

 

O teste deste ano exigiu muito mais raciocínio do que o do ano passado, para além de que as EMs deste foram mais dúbias...  :unsure: Agora falta-nos o exame daqui a um mês! Espero que corra bem! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste deste ano exigiu muito mais raciocínio do que o do ano passado, para além de que as EMs deste foram mais dúbias...  :unsure: Agora falta-nos o exame daqui a um mês! Espero que corra bem! :)

Tambem espero  :) Sei que posso ficar com a nota do ano passado e mesmo assim entro num curso bom, mas queria melhorar o exame mas vamos ver ;) Mas reparei que já consigo pegar melhor nas perguntas de Bio do que o ano passado, apesar de ser mais dificil ;)

Editado por TVsempre
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já esperava, 4 escolhas múltiplas erradas. De resto, acertei na sequência, na correspondência e em todas as perguntas abertas, exceto a do grupo I, que era parva que doía!

 

Acho que se enganaram na 2 do grupo II. Na versão 1, diz que é a ©, mas é impossível. Só pode ser a (A) ou a (B) porque a cadeia deverá ter uma sequência 3' -> 5' e a adenina do DNA dá lugar ao uracilo no RNA, e a timina à adenina... 

:|

Mas acho que havia duas transcrições de DNA... primeiro, de miRNA primários depois para o miRNA pedido no teste, logo será igual à sequência inicial, mudando a timina para uracilo... acho que foi assim que a minha professora me disse. Eu achei a dos campos de rega/golfe fácil, e a do fluxo de massa  :)

Editado por Bloody
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.... Mas nao fiques assim Pensa noutra coisa ;)

Pois, mas queria ir com uma noite segura para o exame... mas whatever. Eurovision week = nada de depressões :)

Achei completamente descabida a última pergunta! Nada a haver com biologia, reações ácido-base? Really? Não estamos em química, GAVE! E 5 grupos. Estão a lançar um presságio do tipo Frei Luís de Sousa, que o exame vai ter 5 grupos?  :sleep:  :sleep:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas acho que havia duas transcrições de DNA... primeiro, de miRNA primários depois para o miRNA pedido no teste, logo será igual à sequência inicial, mudando a timina para uracilo... acho que foi assim que a minha professora me disse. Eu achei a dos campos de rega/golfe fácil, e a do fluxo de massa  :)

Mas só ocorre tipo por acção de enzimas a passagem de miRNA primarios a pré-miRNA e depois processamento ;) logo não há segunda transcriçao ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas só ocorre tipo por acção de enzimas a passagem de miRNA primarios a pré-miRNA e depois processamento ;) logo não há segunda transcriçao ;)

 

Há uma primeira tradução e depois há a transcrição da tradução... Está no texto. xD Mas não refere duas transcrições...

Palhaçada 

 

Já vi esta notícia há um bom tempo atrás... Tinha qualquer coisa a ver de as alunas fãs dele já terem comprado os bilhetes e como o concerto ia ser muito longe da zona escolar, o equivalente deles ao nosso GAVE decidiu adiar os concertos... Enfim! Palhaçada mesmo! Ou exames, ou concerto. A vida é feita de escolhas e prioridades. xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas só ocorre tipo por acção de enzimas a passagem de miRNA primarios a pré-miRNA e depois processamento ;) logo não há segunda transcriçao ;)

:O Não estou a perceber nada da pergunta... mas pronto, eu pensava que tinha correto (versão 1 - B). Supostamente, era a mais fácil do teste. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:O Não estou a perceber nada da pergunta... mas pronto, eu pensava que tinha correto (versão 1 - B). Supostamente, era a mais fácil do teste. 

 

O GAVE não era a mesma coisa sem estas pérolas... :wub: Já não é a 1.ª vez que isto acontece... Todos os anos, o meu prof. de MatA aponta defeitos aos critérios de correção dos Exames/TIs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma primeira tradução e depois há a transcrição da tradução... Está no texto. xD Mas não refere duas transcrições...

Mas depois no texto diz "o miRNA maduro... para RNA mensageiros que contém uma sequência complementar ao miRNA maduro." Não significa que irá haver transcrição?  :S  :S Olha, "que se lixe" xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas depois no texto diz "o miRNA maduro... para RNA mensageiros que contém uma sequência complementar ao miRNA maduro." Não significa que irá haver transcrição?  :S  :S Olha, "que se lixe" xD

 

Não... :O Relembra-me a parte dos intrões e exões. Estão na cadeia de DNA, isso sei, e depois os intrões saem em que fase? Durante a maturação do RNA ou na tradução? Não me lembro bem desta matéria.. :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não... :O Relembra-me a parte dos intrões e exões. Estão na cadeia de DNA, isso sei, e depois os intrões saem em que fase? Durante a maturação do RNA ou na tradução? Não me lembro bem desta matéria.. :S

É no processamento para RNA maduro (ou seja, maturação).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá, eu adorava ajudar, só que a matéria de 12.º entra em conflito com isto, o meu cérebro está todo trocado, e eu não vos quero confundir... xD

 

Isso podia ser ação de uma transcriptase reversa (em vez de ser DNA --> RNA --> Proteínas seria RNA --> DNA -->...--> Proteínas) seguida de outra tradução, transcrição e maturação... xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá, eu adorava ajudar, só que a matéria de 12.º entra em conflito com isto, o meu cérebro está todo trocado, e eu não vos quero confundir... xD

 

Isso podia ser ação de uma transcriptase reversa (em vez de ser DNA --> RNA --> Proteínas seria RNA --> DNA -->...--> Proteínas) seguida de outra tradução, transcrição e maturação... xD

É melhor deixar a questão em aberto, e "rezar" para que o GAVE anule a questão e nos dê uns 8 pontos...  :rolleyes:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...