Jump to content

Posts Recomendados

Postado

Mas olha, acredita que muita gente deve ter falhado essa da cafeína. Eu, por acaso, acertei, mas conheço muita gente, da minha turma e não só, que ou não conseguiu fazer ou confundiu a resposta toda...

A da variável independente, calculo que muita gente tenha errado, porque este tipo de perguntas gera sempre confusão. No TI deste ano, a variável que veio foi dependente. :haha: Referia-me à pergunta aberta, em que era preciso relacionar a radiação UV com a cafeína e a mitose. Quem não soube fazer isso, não sei o que andou a fazer nas aulas de Biologia durante o ano...  :pardon:

Postado

Esta:

6. Apesar de alguns estudos apontarem efeitos nocivos da cafeína, outros destacam aspetos positivos. Por exemplo, em determinadas condições, a cafeína pode atuar como filtro solar, absorvendo os raios UV. Explique em que medida este efeito da cafeína pode contribuir para alterar a taxa de incidência do cancro da pele.

Btw, eu, literalmente, discuti (em voz baixa, obvious) com a colega que estava ao meu lado num destas perguntas de escolha multipla da parte da cafeína, porque eu sabia que tinha a resposta certa e ela não estava a querer acreditar, então tive de lhe dizer o porquê das outras estarem errados xD

• Gosto 1
Postado (editado)

Esta:

6. Apesar de alguns estudos apontarem efeitos nocivos da cafeína, outros destacam aspetos positivos. Por exemplo, em determinadas condições, a cafeína pode atuar como filtro solar, absorvendo os raios UV. Explique em que medida este efeito da cafeína pode contribuir para alterar a taxa de incidência do cancro da pele.

Btw, eu, literalmente, discuti (em voz baixa, obvious) com a colega que estava ao meu lado num destas perguntas de escolha multipla da parte da cafeína, porque eu sabia que tinha a resposta certa e ela não estava a querer acreditar, então tive de lhe dizer o porquê das outras estarem errados xD

Já sei do que estás a falar, mas não me lembro de nada disso já. :haha:

Mas agora que demos o cancro, no 12.º, mais aprofundado, não conseguia responder bem a isso, e nem me lembro se a tive certa ou não... A das orvalhinhas tive, porque por favor, era mesmo fácil!

Editado por Ricardo Baptista
Postado (editado)

Cheguei à conclusão que o TI do ano passado foi muito mais fácil do que o deste ano, já que o outro exigia que tivéssemos mais conhecimentos sobre a matéria no sentido em que as escolhas múltiplas eram ler e escolher a correta de acordo com o que sabíamos da matéria. O deste ano, na minha opinião, exigia um pouco mais de raciocínio, sobretudo na parte da Biologia (que foi a que me correu melhor, por acaso  :happy:).

E pronto, saíram os critérios... Muitooooooooooooooooooooooooooooooooooo medo! 

Editado por Yggdrasil
Postado

Como já esperava, 4 escolhas múltiplas erradas. De resto, acertei na sequência, na correspondência e em todas as perguntas abertas, exceto a do grupo I, que era parva que doía!

Acho que se enganaram na 2 do grupo II. Na versão 1, diz que é a ©, mas é impossível. Só pode ser a (A) ou a (B) porque a cadeia deverá ter uma sequência 3' -> 5' e a adenina do DNA dá lugar ao uracilo no RNA, e a timina à adenina... 

:|

Postado

Pessoal do 11º ano já escolheram as 2 disciplinas que vão querer para o ano?

Biologia e Psicologia/Química, mas muito mais inclinado para Psicologia. E tu?

• Gosto 1
Postado

Pelo que sei, a Psicologia B desde que sofreu a reforma curricular, tornou-se bem mais complexa e "confusa" do que à 12 anos atrás...onde a disciplina só havia em determinadas escolas. Atualmente houve uma banalização da psicologia no ensino secundário. Esta opção é quase escolhida pela maior parte dos alunos da área de humanidades/letras...também penso que não haja assim um vasto leque de opções (corrijam-me se estou enganado) nesta área!!

Mas obviamente, que para quem goste de estudar a mente humana é a opção mais acertada...sem sombra de dúvidas!!!

• Gosto 1
Postado

Como já esperava, 4 escolhas múltiplas erradas. De resto, acertei na sequência, na correspondência e em todas as perguntas abertas, exceto a do grupo I, que era parva que doía!

Acho que se enganaram na 2 do grupo II. Na versão 1, diz que é a ©, mas é impossível. Só pode ser a (A) ou a (B) porque a cadeia deverá ter uma sequência 3' -> 5' e a adenina do DNA dá lugar ao uracilo no RNA, e a timina à adenina... 

:|

A Timina é que é substituída pelo Uracilo no RNA...

Postado

Pelo que sei, a Psicologia B desde que sofreu a reforma curricular, tornou-se bem mais complexa e "confusa" do que à 12 anos atrás...onde a disciplina só havia em determinadas escolas. Atualmente houve uma banalização da psicologia no ensino secundário. Esta opção é quase escolhida pela maior parte dos alunos da área de humanidades/letras...também penso que não haja assim um vasto leque de opções (corrijam-me se estou enganado) nesta área!!

Mas obviamente, que para quem goste de estudar a mente humana é a opção mais acertada...sem sombra de dúvidas!!!

Em Humanidades pode-se escolher entre Geografia C, Inglês, Direito, Psicologia B, Espanhol, Sociologia. Acho que são só estas as hipóteses...

• Gosto 1
Postado

Em Humanidades pode-se escolher entre Geografia C, Inglês, Direito, Psicologia B, Espanhol, Sociologia. Acho que são só estas as hipóteses...

Os jovens de hoje têm muito mais por onde escolher. Obrigado pelo esclarecimento! ;)

No meu tempo, psicologia era opção para o 12.º ano (e era só um manual...acho que agora são dois :S )

Agora, com estas opções que referiste é pensar bem...se já tens uma ideia do curso superior que queres seguir após a conclusão do ensino secundário, agora é o momento certo para fazer as escolhas, já que a oferta é razoável!! ;)

• Gosto 1
Postado

A Timina é que é substituída pelo Uracilo no RNA...

Na cadeia de DNA tens adenina e timina. Quando a molécula é transcrita para RNA, a adenina do DNA passa a uracilo (uma vez que a timina não existe no RNA) e a timina do DNA passa a adenina. Isto eu tenho a certeza. Se a timina formasse uracilo, de onde vinha a adenina da molécula de RNA?

Todos os meus amigos colocaram a que eu coloquei. Das duas uma: ou o GAVE enganou-se na correção, ou há qualquer coisa no texto sobre o miRNA que nos escapou e levou a que errássemos. É esperar para ver...

Postado

Na cadeia de DNA tens adenina e timina. Quando a molécula é transcrita para RNA, a adenina do DNA passa a uracilo (uma vez que a timina não existe no RNA) e a timina do DNA passa a adenina. Isto eu tenho a certeza. Se a timina formasse uracilo, de onde vinha a adenina da molécula de RNA?

Todos os meus amigos colocaram a que eu coloquei. Das duas uma: ou o GAVE enganou-se na correção, ou há qualquer coisa no texto sobre o miRNA que nos escapou e levou a que errássemos. É esperar para ver...

Mas enquanto que no DNA tens Adenina, Timina, Guanina e Citosina, no RNA apenas tens adenina, uracilo, guanina e citosina (pares de ligação: a-u; g-c) portanto o que sai é a timina e fica o uracilo... :O Creio.

Postado

Se pensas seguir psicologia como opção, como referiste na tua intervenção, estes conhecimentos de genética vão te dar muito jeito!! Apesar que em psicologia o tema de ADN é lecionado de forma mais "soft"!

• Gosto 2
Postado

Se pensas seguir psicologia como opção, como referiste na tua intervenção, estes conhecimentos de genética vão te dar muito jeito!! Apesar que em psicologia o tema de ADN é lecionado de forma mais "soft"!

Porque é que não me disseste isso há um ano atrás? xD

Isto é injusto! :c

Postado

Mas enquanto que no DNA tens Adenina, Timina, Guanina e Citosina, no RNA apenas tens adenina, uracilo, guanina e citosina (pares de ligação: a-u; g-c) portanto o que sai é a timina e fica o uracilo... :O Creio.

:haha: Ricardo, é como te disse. Não vou dizer que tenho 100% de certezas, mas olha: 99,9%. :P

DNA:

adenina

timina

guanina

citosina

No RNA, tens:

adenina

uracilo

guanina

citosina

A guanina e a citosina do RNA provêm da citosina e da guanina, respetivamente, do DNA. Até aqui, tudo bem. Agora falta-nos a adenina e a timina para a adenina e o uracilo do RNA. A adenina do DNA não forma timina, certo? Logo, só poderá formar uracilo, porque uma adenina não forma outra adenina. Assim, adenina -> uracilo. E a timina do DNA que falta complementa-se com o que falta: a adenina do RNA. Timina -> adenina.

"Formar" não é a palavra mais correta, mas para explicar acho que se entende.

:P

• Gosto 1
Postado (editado)

Porque é que não me disseste isso há um ano atrás? xD

Isto é injusto! :c

É o primeiro tema do volume 1! Quem estiver interessado posso por disponibilizar aqui o programa de psicologia B 12.º ano - Genética!!

Editado por joao_carvalho
  • Gosto 1
Postado

:haha: Ricardo, é como te disse. Não vou dizer que tenho 100% de certezas, mas olha: 99,9%. :P

DNA:

adenina

timina

guanina

citosina

No RNA, tens:

adenina

uracilo

guanina

citosina

A guanina e a citosina do RNA provêm da citosina e da guanina, respetivamente, do DNA. Até aqui, tudo bem. Agora falta-nos a adenina e a timina para a adenina e o uracilo do RNA. A adenina do DNA não forma timina, certo? Logo, só poderá formar uracilo, porque uma adenina não forma outra adenina. Assim, adenina -> uracilo. E a timina do DNA que falta complementa-se com o que falta: a adenina do RNA. Timina -> adenina.

"Formar" não é a palavra mais correta, mas para explicar acho que se entende.

:P

Sim, pensando dessa forma, tens a tua razão... Que dizia a pergunta? :S

Então pessoas? Eu sou do 12º e como vou fazer melhoria a Biologia e Geologia, vi o teste intermédio e o Ygg tem razão! Aquilo do Grupo II só poderia ser a B!

Vocês vão-me obrigar a ver o TI? É que com este PC lento... >.>

Podiam postar aqui a pergunta e as 4 possíveis respostas... :c

Postado
A cadeia de miRNA que silenciará a sequência de DNA 5’ ATTCGG 3’ de um determinado gene-alvo 
deverá ter uma sequência
(A) 3’ AUUCGG 5’.
(B) 3’ UAAGCC 5’.
© 5’ AUUCGG 3’.
(D) 5’ UAAGCC 3’.
  • Gosto 1
Postado

A cadeia de miRNA que silenciará a sequência de DNA 5’ ATTCGG 3’ de um determinado gene-alvo 
deverá ter uma sequência
(A) 3’ AUUCGG 5’.
(B) 3’ UAAGCC 5’.
© 5’ AUUCGG 3’.
(D) 5’ UAAGCC 3’.

Foste mais rápido. :P Eu pus a (B), mas diz que é a ©, o que não faz sentido. 

Poderá haver algo no texto que esteja subentendido para a resposta ser a ©, mas não sei... De qualquer das formas:

Moléculas de RNA com um pequeno número de nucleótidos podem vir a ser utilizadas como 

fármacos, capazes de revolucionar o tratamento de algumas doenças humanas.
As funções dessas moléculas de RNA, normalmente na forma de cadeia dupla (dsRNA), foram 
descobertas na década de 90, graças à identificação dos mecanismos de interferência do RNA, que 
reduzem a tradução de RNA mensageiros de genes-alvo.
Um desses tipos de pequenos RNA é denominado micro-RNA (miRNA). Os genes que codificam 
estes miRNA são transcritos em sequências denominadas miRNA primários (pri-miRNA), que 
contêm regiões que se autocomplementam, dando origem a moléculas de cadeia dupla com 
extremidades em forma de laço. Por ação de um complexo enzimático nuclear, estas moléculas são 
processadas, formando-se os pré-microRNA (pré-miRNA) de cadeia dupla, com um número reduzido 
de nucleótidos. As moléculas de pré-miRNA são exportadas para o citoplasma, associam-se ao 
complexo RISC e são novamente processadas, formando-se o miRNA maduro de cadeia simples.
O miRNA maduro direciona o complexo RISC para RNA mensageiros (mRNA) que contêm uma 
sequência complementar ao miRNA maduro. Quando se dá a complementaridade entre as duas 
moléculas de RNA, o RISC corta o mRNA ou retém-no no complexo. Qualquer destas ações resulta 
na inibição da tradução dos mRNA-alvo, silenciando o respetivo gene. A retenção no complexo, sem 
quebra do mRNA, resulta de uma complementaridade imperfeita. Assim, é possível que um mesmo 
miRNA tenha como alvo mRNA de diferentes genes.
A Figura 2 apresenta o esquema simplificado da biogénese e do funcionamento do miRNA.

Postado

Foste mais rápido. :P Eu pus a (B), mas diz que é a ©, o que não faz sentido. 

Poderá haver algo no texto que esteja subentendido para a resposta ser a ©, mas não sei... De qualquer das formas:

Moléculas de RNA com um pequeno número de nucleótidos podem vir a ser utilizadas como 

fármacos, capazes de revolucionar o tratamento de algumas doenças humanas.
As funções dessas moléculas de RNA, normalmente na forma de cadeia dupla (dsRNA), foram 
descobertas na década de 90, graças à identificação dos mecanismos de interferência do RNA, que 
reduzem a tradução de RNA mensageiros de genes-alvo.
Um desses tipos de pequenos RNA é denominado micro-RNA (miRNA). Os genes que codificam 
estes miRNA são transcritos em sequências denominadas miRNA primários (pri-miRNA), que 
contêm regiões que se autocomplementam, dando origem a moléculas de cadeia dupla com 
extremidades em forma de laço. Por ação de um complexo enzimático nuclear, estas moléculas são 
processadas, formando-se os pré-microRNA (pré-miRNA) de cadeia dupla, com um número reduzido 
de nucleótidos. As moléculas de pré-miRNA são exportadas para o citoplasma, associam-se ao 
complexo RISC e são novamente processadas, formando-se o miRNA maduro de cadeia simples.
O miRNA maduro direciona o complexo RISC para RNA mensageiros (mRNA) que contêm uma 
sequência complementar ao miRNA maduro. Quando se dá a complementaridade entre as duas 
moléculas de RNA, o RISC corta o mRNA ou retém-no no complexo. Qualquer destas ações resulta 
na inibição da tradução dos mRNA-alvo, silenciando o respetivo gene. A retenção no complexo, sem 
quebra do mRNA, resulta de uma complementaridade imperfeita. Assim, é possível que um mesmo 
miRNA tenha como alvo mRNA de diferentes genes.
A Figura 2 apresenta o esquema simplificado da biogénese e do funcionamento do miRNA.

Eu li umas quantas vezes o texto para ver se é sobre isso ou não, e não encontrei nadinha :|

Mas vou perguntar à minha professora de Bio do 12º

Fui mais rápido ahah porque tou com o teste intermédio agora lool :D

B), ya.

Dizem que é a C? :O

ya :|

• Gosto 1

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...