Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

29 minutos atrás, Forbidden disse:

O problema do Português e que desincentiva o gosto pela leitura. Eles põe livros super desadequados pra idade dos alunos, e depois estes ficam com "raiva" daquilo e nunca pegam em livros pelo prazer de ler... é contraproducente.

Não acho nada que sejam desadequados. :| Em primeiro as principais obras estudadas são as obras "grandes" portuguesas. Se não são estudadas até ao 12º ano, quando irão ser? No 9º ao 12º anos os jovens já são crescidos o suficiente para pegar num livro por período e saber lê-lo. Camões, Pessoa, Saramago, Padre António Vieira, etc são os principais "pontos históricos da língua portuguesa" os quais todos os alunos devem obrigatoriamente estudar. Na faculdade depois o Português é só para quem vai estudar isso mesmo, e os outros, nunca na vida iriam trabalhar as grandes obras do seu país? Claro que são obras complexas, assim como o é a nossa língua, uns livros gosta-se outros não (eu também não gostei de os estudar a todos, mas sei reconhecer a sua importância). 

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

39 minutos atrás, Forbidden disse:

O problema do Português e que desincentiva o gosto pela leitura. Eles põe livros super desadequados pra idade dos alunos, e depois estes ficam com "raiva" daquilo e nunca pegam em livros pelo prazer de ler... é contraproducente.

O problema não é do Português, é dos alunos que não sabem apreciar aquilo que é bom! Pelos gostos dos alunos íamos todos ler "O Diário de uma Menina Virgem" 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para quê mexer naquilo que nao faz sentido ser mexido? Parece que mudam só pq lhes apetece. Vergonhoso!

Provas de aferição no 2º ano? Qual é a lógica? Para mim, faz sim sentido no final do 4º ano, porque é o final do 1º ciclo. E a mesma coisa no 6º ano, no fiinal do 2º ciclo. E depois o exame do 9º ano, que é o final do 3º ciclo. Só palha isso no 2º,5º e 8º. Sinceramente... não serve para nada, só para perder tempo e gastar dinheiro. Não consigo perceber porque mudam aquilo que não estava mal. 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do Português e que desincentiva o gosto pela leitura. Eles põe livros super desadequados pra idade dos alunos, e depois estes ficam com "raiva" daquilo e nunca pegam em livros pelo prazer de ler... é contraproducente.

Não acho nada que sejam desadequados. [emoji52] Em primeiro as principais obras estudadas são as obras "grandes" portuguesas. Se não são estudadas até ao 12º ano, quando irão ser? No 9º ao 12º anos os jovens já são crescidos o suficiente para pegar num livro por período e saber lê-lo. Camões, Pessoa, Saramago, Padre António Vieira, etc são os principais "pontos históricos da língua portuguesa" os quais todos os alunos devem obrigatoriamente estudar. Na faculdade depois o Português é só para quem vai estudar isso mesmo, e os outros, nunca na vida iriam trabalhar as grandes obras do seu país? Claro que são obras complexas, assim como o é a nossa língua, uns livros gosta-se outros não (eu também não gostei de os estudar a todos, mas sei reconhecer a sua importância). 

 

O Saramago tem obras muito mais acessíveis, como o Ensaio sobre a Cegueira e o Caim, que despertariam muito mais interesse. Do Eça de Queiroz só li mesmo Os Maias mas suponho que também tenha obras mais simples. Os Lusíadas é mesmo pra acabar com o cérebro deles. Podes dar os grandes autores portugueses de outra forma, mas não, dão só os livros mais pesados e complexos desses autores. Isso afasta totalmente os alunos da Literatura, eles ficam a pensar que os livros são todos pesados e difíceis.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutos atrás, Forbidden disse:

O Saramago tem obras muito mais acessíveis, como o Ensaio sobre a Cegueira e o Caim, que despertariam muito mais interesse. Do Eça de Queiroz só li mesmo Os Maias mas suponho que também tenha obras mais simples. Os Lusíadas é mesmo pra acabar com o cérebro deles. Podes dar os grandes autores portugueses de outra forma, mas não, dão só os livros mais pesados e complexos desses autores. Isso afasta totalmente os alunos da Literatura, eles ficam a pensar que os livros são todos pesados e difíceis.

Também se dá Saramago nas escolas!

Esses livros mais pesados são o melhor da nossa literatura e os alunos fazem contratos de leitura em que são eles mesmos a escolher os livros e aí podem escolher o que quiserem e verificar que não são pesados e difícies...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, TheSecret disse:

Mas para quê mexer naquilo que nao faz sentido ser mexido? Parece que mudam só pq lhes apetece. Vergonhoso!

Provas de aferição no 2º ano? Qual é a lógica? Para mim, faz sim sentido no final do 4º ano, porque é o final do 1º ciclo. E a mesma coisa no 6º ano, no fiinal do 2º ciclo. E depois o exame do 9º ano, que é o final do 3º ciclo. Só palha isso no 2º,5º e 8º. Sinceramente... não serve para nada, só para perder tempo e gastar dinheiro. Não consigo perceber porque mudam aquilo que não estava mal. 

 

No 4º ano substituía exames por provas de aferição, é o suficiente para mostrar aos professores o quão preparados estão as crianças a seguir para o 2º ciclo (no 2º ano é que não encontro mesmo utilidade nisso, nem mesmo no 5º); no 6º mantinha o exame...

De qualquer das formas é de destacar que esta é a 15ª mudança em 16 anos no que toca ao sistema de avaliação do ensino, estas coisas deviam ser aprovadas por 2/3 do Parlamento.

1 minuto atrás, TheSecret disse:

Vou eu ter que estudar 9 manuais de História A, acho surreal... A matéria do 12º chegava e sobrava.

 

Não acho que seja assim tão surreal quanto isso, além disso História até é uma disciplina bastante acessível comparada a muitas outras.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, Ruben Fonseca disse:

No 4º ano substituía exames por provas de aferição, é o suficiente para mostrar aos professores o quão preparados estão as crianças a seguir para o 2º ciclo (no 2º ano é que não encontro mesmo utilidade nisso, nem mesmo no 5º); no 6º mantinha o exame...

De qualquer das formas é de destacar que esta é a 15ª mudança em 16 anos no que toca ao sistema de avaliação do ensino, estas coisas deviam ser aprovadas por 2/3 do Parlamento.

Não acho que seja assim tão surreal quanto isso, além disso História até é uma disciplina bastante acessível comparada a muitas outras.

Claro, concordo a 100%. Porquê que simplesmente não voltava à prova de aferição no 4ª ano? Não entendo, juro... o professor serve para alguma coisa, não é preciso uma prova no 2º ano, tipo. 

Eu acho que devia haver era leis para pararem com essas alterações sucessivas, é um exagero. 

Sim, eu adoro história.. mas digamos que "meter" tudo na cabeça desde a Grécia não é fácil. E como a minha stora de história  diz, a matéria do 12º era suficiente...Penso que ela até disse que chegou a ser só com a matéria do 12º, mas enfim... já me mentalizei. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 horas atrás, André Sousa disse:

Ando no 10º no curso de Humanidades. Deixo aqui as minhas notas, não são nada de especial comparando com as vossas:
Portugues- 17
Alemão- 14
Filosofia-14
História- 13
Geo-12 
EF-12
Ing- 10
Mais alguém por aqui anda a tirar Humanidades?

 

Ando  em humanidades no 11º  já agora deixo as minhas notas:

Portugues-14

Literatura Portuguesa-10

História-18

Geo-13

Ef-16

Inglês-13

Ainda bem que não estás em literatura, morrias de tédio e nem é gostar de ler ou escrever,  é mesmo aquilo ser do mais secante que há, uma aula parece que demora 1 semana.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutos atrás, Factos Televisos disse:

Ando  em humanidades no 11º  já agora deixo as minhas notas:

Portugues-14

Literatura Portuguesa-10

História-18

Geo-13

Ef-16

Inglês-13

Ainda bem que não estás em literatura, morrias de tédio e nem é gostar de ler ou escrever,  é mesmo aquilo ser do mais secante que há, uma aula parece que demora 1 semana.

 

 

Eu também ando em Literatura Portuguesa, é raro encontrar alguém que também ande... Sinceramente não desgosto da disciplina mas também não morro de amores, tem obras interessantes e gosto do Projeto Individual de Leitura, eu também ando no 11ano e costumo ter 16,17, por aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutos atrás, João Fernandes disse:

Eu também ando em Literatura Portuguesa, é raro encontrar alguém que também ande... Sinceramente não desgosto da disciplina mas também não morro de amores, tem obras interessantes e gosto do Projeto Individual de Leitura, eu também ando no 11ano e costumo ter 16,17, por aí.

Eu fico bastante nervoso, e confesso que sou um bocado preguiçoso, e no Pil acabo por não conseguir fazer um grande trabalho  eu por exemplo ando a dar Amor de Perdição e já demos Um Auto de Gil Vicente e até gosto, agora estar ali a esmiuçar e ali à volta acabo por dispersar e quase que adormeço muitas das vezes.

Varia de escola para escola, eu escolhi Macs e não abriu, literatura estou porque não tive hipótese, caso contrário tinha que mudar de escola, este ano por exemplo Geografia é que não abriu lá, enquanto que noutra escola perto da minha nunca devem ter tido literatura, a minha escola não tem Alemão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hora atrás, Factos Televisos disse:

Ando  em humanidades no 11º  já agora deixo as minhas notas:

Portugues-14

Literatura Portuguesa-10

História-18

Geo-13

Ef-16

Inglês-13

Ainda bem que não estás em literatura, morrias de tédio e nem é gostar de ler ou escrever,  é mesmo aquilo ser do mais secante que há, uma aula parece que demora 1 semana.

 

 

Não tens Filosofia? Eu não tenho Literatura porque não há no Castelo, mas gostava muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, André Sousa disse:

Não tens Filosofia? Eu não tenho Literatura porque não há no Castelo, mas gostava muito.

Tenho tive 13 esqueci-me de pôr, se gostares mesmo de ler e de dissecar os vários textos e poemas e tudo mais é bom, mas mesmo para quem gosta de leitura e dos grandes textos, pode ser secante, tenho colegas meus que lêem muito e interessam-se bastante e mesmo eles apanham valentes secas, mas depende de várias coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutos atrás, Factos Televisos disse:

Tenho tive 13 esqueci-me de pôr, se gostares mesmo de ler e de dissecar os vários textos e poemas e tudo mais é bom, mas mesmo para quem gosta de leitura e dos grandes textos, pode ser secante, tenho colegas meus que lêem muito e interessam-se bastante e mesmo eles apanham valentes secas, mas depende de várias coisas.

Depende do professor, a minha prof de Pt é inacreditável. Faz uma aula de 90 parecer 30 min. Graças a ela, os resultados da turma de Humanidades a Português são dos melhores desde 2010 na minha escola. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 minutos atrás, André Sousa disse:

Depende do professor, a minha prof de Pt é inacreditável. Faz uma aula de 90 parecer 30 min. Graças a ela, os resultados da turma de Humanidades a Português são dos melhores desde 2010 na minha escola. 

Pois mas acho que é mesmo da disciplina em si, pois ela comparada com a do ano passado melhorou e muito as aulas e mesmo assim é secante.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 horas atrás, Ruben Fonseca disse:

Porque uma pessoa parte um braço a escrever 300 palavras num papel ou a ler umas 250 páginas de um livro. :rolleyes: Português é sempre importante, não confundas o programa ou o facto deste ser dado rápido (e, se formos por aí, a partir do 10º ano é sempre tudo rápido, isso aplica-se a todas as disciplinas e não é por isso que as achamos todas inúteis) com a utilidade deste. É parte intríseca da nossa cultura e ler parte ou a totalidade de algumas obras expande o teu conhecimento, o que nunca fez mal a ninguém. E mesmo a gramática também é importante (e contra mim falo que é sempre a parte menos apetecível para mim a nível de aprendizagem de uma língua), ou não existisse ainda imensa gente a escrever palavras tão belas como disses-te, fizes-te, etc etc. :giveheart::banghead: 

Até porque também faz todo o sentido ires para o ensino superior num curso relacionado com, por exemplo, Biologia com 7 no exame da disciplina.

 

Nunca disse que fazia mal ler, mas quem quer ler lê, quem não quer não lê (no Secundário). Não é no Secundário, que vão colocar hábitos de leitura nas pessoas ou que as pessoas vão aprender a escrever. (só se estiverem dispostas a isso)

Pensei que pelo "eye roll" se notasse que eu tava a ser irónico, quando tava a falar dos exames do Secundário.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

35 minutos atrás, ManuelM disse:

Nunca disse que fazia mal ler, mas quem quer ler lê, quem não quer não lê (no Secundário). Não é no Secundário, que vão colocar hábitos de leitura nas pessoas ou que as pessoas vão aprender a escrever. (só se estiverem dispostas a isso)

 

A partir do Secundário qualquer pessoa que se aplique minimamente chega à conclusão que, para todas as disciplinas, o "quem quer, quem não quer" deixa de existir. Não te adianta assim tanto seres muito bom a algo se depois não souberes como te expressar corretamente tanto a nível oral como a nível de escrita (para além de que é sempre um bónus quando se entra no mundo do trabalho) e ao longo da vida de estudante de qualquer um, os hábitos de leitura, bons ou maus, vão ser sempre precisos, quer gostes, quer não. Isto sem falar no fator "cultura geral" que a disciplina de Português te dá e que, como já li algures por aí, "muitas vezes, há uma diferença entre teres boas notas e seres inteligente".

Editado por Ruben Fonseca
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 horas atrás, André Sousa disse:

Estupidez é o teu comentário. Sem português não se vai a lado nenhum é essencial. Por alguma razão Humanidades não contempla as ciencias, não são precisas para nada para este curso. E por alguma razão o curso de ciências contempla o Português e o Inglês. E se o Português fosse eliminado do secundário, seria uma das piores medidas de sempre e seria catastrofico

 

Eu nunca disse para retirar a disciplina, só disse para não contar para a nota (no curso de Ciencias)...

7 horas atrás, Anastacia disse:

Que comentário tão sem noção! O Português é uma disciplina essencial e até deveria ter 3 blocos semanais no Secundário! Relativamente ao negrito, não pode ser assim, ler e escrever não é algo opcional, então eu agora frequentava Matemática e dizia" quem gosta de resolver problemas, resolva, eu não gosto, não resolvo." Andava em História e dizia "Quem gosta de saber as datas dos acontecimentos que as estude, eu não gosto, por isso, não as estudo." As coisas não funcionam assim, aliás, eu acho que os alunos lem muito pouco e escrevem também muito pouco, deveriam existir mais obras de leitura obrigatória na disciplina de Português....nomeadamente, o Princepezinho (que foi retirada) entre outras como A Metamorfose de Franz Kafka e claro, a Literatura Portuguesa. Eu acho que uma pessoa que não saiba, goste de ler é uma pessoal que não sabe o quão bom é lermos e a sabedoria que isso nos trás! A disciplina de Português é muito importante, felizmente é obrigatória e está em todas as áreas....e dizes que no secundário não é importante? desvalorizas assim Fernando Pessoa, Cesário Verde, Almeida Garret, Camões, Frei Luís de Sousa e tantos outros génios? E a Gramática não é nenhuma estupidez, temos de saber escrever gramaticalmente bem e identificar os constituintes das frases e da nossa língua......

Não percebo é porque é que um aluno de Ciências precisa que Português lhe baixe a média... Eu acho muito bem ler nas aulas, mas agora obrigar a ler em casa só faz com que desgoste mais de ler. Sei que as obras são importantes e para isso devia dá-las nas aulas e não ser obrigado a lê-lo em casa... Mas já agora, quem não gosta de ler não sabe o que é bom? Cada pessoa tem os seus gostos, nem toda a gente gosta de ler e não significa que seja bom ou mau. Há uma lista grande de coisas que preferia fazer do que ler um livro. Sobre a gramática, é assim tão importante? A gramática que a minha irmã deu já é diferente da minha... Preciso de decorar aquilo tudo, para amanhã mudar totalmente..? Mas pronto, isto é a minha opinião. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, ManuelM disse:

Eu nunca disse para retirar a disciplina, só disse para não contar para a nota (no curso de Ciencias)...

Não percebo é porque é que um aluno de Ciências precisa que Português lhe baixe a média... Eu acho muito bem ler nas aulas, mas agora obrigar a ler em casa só faz com que desgoste mais de ler. Sei que as obras são importantes e para isso devia dá-las nas aulas e não ser obrigado a lê-lo em casa... Mas já agora, quem não gosta de ler não sabe o que é bom? Cada pessoa tem os seus gostos, nem toda a gente gosta de ler e não significa que seja bom ou mau. Há uma lista grande de coisas que preferia fazer do que ler um livro. Sobre a gramática, é assim tão importante? A gramática que a minha irmã deu já é diferente da minha... Preciso de decorar aquilo tudo, para amanhã mudar totalmente..? Mas pronto, isto é a minha opinião. 

Isso seria um crime! Felizmente que conta e se fosse eu que mandasse ainda levavam com mais um bloco por semana.....e, aliás, se fosse eu em todas as disciplinas eram contabilizados os erros ortográficos nos testes, fosse qual fosse a disciplina e um professor não poderia leccionar caso não dominasse a sua língua materna. 

Achas que faz sentido dar as obras só nas aulas? Então íamos ler só excertos das obras? Isso não é possível! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 minutos atrás, Ruben Fonseca disse:

A partir do Secundário qualquer pessoa que se aplique minimamente chega à conclusão que, para todas as disciplinas, o "quem quer, quem não quer" deixa de existir. Não te adianta assim tanto seres muito bom a algo se depois não souberes como te expressar corretamente tanto a nível oral como a nível de escrita (para além de que é sempre um bónus quando se entra no mundo do trabalho) e ao longo da vida de estudante de qualquer um, os hábitos de leitura, bons ou maus, vão ser sempre precisos, quer gostes, quer não. Isto sem falar no fator "cultura geral" que a disciplina de Português te dá e que, como já li algures por aí, "muitas vezes, há uma diferença entre teres boas notas e seres inteligente".

Eu percebo a tua opinião e concordo em certos aspetos. Mas não me entra na cabeça ter que ser obrigado a ler um livro, mas pronto... Sobre a "cultura geral" acho que é do mais importante numa disciplina e neste caso, Português consegue transmitir isso, apesar de haver outras disciplinas que consigam ainda mais. 

Sobre o que está a negrito, também é verdade, mas acho que esta disciplina nesse aspeto não nos ensina tanto como outras, só nos ensina a fazer apresentações e a escrever basicamente. Posso estar enganado, mas já aprendi muita mais coisa noutras disciplinas do que em Português...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutos atrás, Anastacia disse:

Isso seria um crime! Felizmente que conta e se fosse eu que mandasse ainda levavam com mais um bloco por semana.....e, aliás, se fosse eu em todas as disciplinas eram contabilizados os erros ortográficos nos testes, fosse qual fosse a disciplina e um professor não poderia leccionar caso não dominasse a sua língua materna. 

Achas que faz sentido dar as obras só nas aulas? Então íamos ler só excertos das obras? Isso não é possível! 

3 blocos? Dava em doido, acho que há disciplinas mais importantes do que Português. Concordo com isso dos erros, não consigo vê-los à frente, mas não é no Secundário que vão aprender digo eu. Quem quer saber, no Secundário já sabe muito bem escrever, só não sabe quem nunca fez esforço.

Preferia dar só nas aulas, porque só aumenta o meu desgosto pela leitura, porque sou obrigado. E quando uma pessoa é obrigada a fazer o que quer que seja, nunca gosta...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, ManuelM disse:

3 blocos? Dava em doido, acho que há disciplinas mais importantes do que Português. Concordo com isso dos erros, não consigo vê-los à frente, mas não é no Secundário que vão aprender digo eu. Quem quer saber, no Secundário já sabe muito bem escrever, só não sabe quem nunca fez esforço.

Preferia dar só nas aulas, porque só aumenta o meu desgosto pela leitura, porque sou obrigado. E quando uma pessoa é obrigada a fazer o que quer que seja, nunca gosta...

Sim, por mim seria 3 blocos por semana e davam-se mais obras de leitura obrigatória....especialmente Teatro. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...