Televisão 10 Posted March 28, 2025 Posted March 28, 2025 há 27 minutos, eduu disse: Há mesmo alguma coisa que obrigue a RTP2 a ser tão politicamente correta e "culta e adulta"? Era bom que o canal deixasse de ser o buraco que é e talvez começasse a esforçar-se para atrair mais públicos (como o jovem) e tornar-se algo mais generalista. Há boas opções para preencher o canal para além de documentários: umas séries mais robustas, uns eventos, uns programas desportivos, ou até alguns programas tipo 5PMN, não acho que fizessem mal no canal... À exceção do programa do estilo do 5 Para a Meia-Noite, essas opções já existem no canal. E não há só documentários na RTP 2. 2 Quote
ATVTQsV Posted March 28, 2025 Posted March 28, 2025 há 35 minutos, eduu disse: Há mesmo alguma coisa que obrigue a RTP2 a ser tão politicamente correta e "culta e adulta"? Era bom que o canal deixasse de ser o buraco que é e talvez começasse a esforçar-se para atrair mais públicos (como o jovem) e tornar-se algo mais generalista. Há boas opções para preencher o canal para além de documentários: umas séries mais robustas, uns eventos, uns programas desportivos, ou até alguns programas tipo 5PMN, não acho que fizessem mal no canal... O problema da RTP 2 é ser certinha em todos os sectores (sonho húmido daquelas pessoas que só acreditam em televisões financiadas sem publicidade) e está presa nestes moldes que ajudam a levar o canal à ruina. 2 2 Quote
AndreRob Posted March 28, 2025 Posted March 28, 2025 há 3 minutos, ATVTQsV disse: O problema da RTP 2 é ser certinha em todos os sectores (sonho húmido daquelas pessoas que só acreditam em televisões financiadas sem publicidade) e está presa nestes moldes que ajudam a levar o canal à ruina. se há coisa que o canal é não ser certinho em nada... sobretudo na gestão da grelha e escolha de produtos proprios. 2 Quote
canal5 Posted March 28, 2025 Posted March 28, 2025 (edited) há 1 hora, AndreRob disse: Há... não ter publicidade, não ter orçamento quase, estar obrigada a cumprir uma série compromissos de operador publico, sobretudo os culturais... E esses compromissos não podiam ser repensados e renegociados? Quando é que organizações chegam à conclusão que terem um magazine visto por 500 ou 1000 pessoas é uma perda de tempo e repensam a forma como chegam às pessoas? Quantos magazines como a RTP2 tem a TVE La 2? Edited March 28, 2025 by canal5 Quote
Televisão 10 Posted March 29, 2025 Posted March 29, 2025 há 20 minutos, canal5 disse: E esses compromissos não podiam ser repensados e renegociados? Quando é que organizações chegam à conclusão que terem um magazine visto por 500 ou 1000 pessoas é uma perda de tempo e repensam a forma como chegam às pessoas? Quantos magazines como a RTP2 tem a TVE La 2? O La 2 também tem vários magazines, até religiosos, embora, neste último caso, não sejam diários. Parece-me é que não colocam esses magazines em horários de importância, como por cá faz a RTP 2. Por isso é que me parece que o mais problemático nem é a existência desses programas, mas sim a sua colocação na grelha. Por exemplo, aqueles magazines religiosos ao domingo à tarde não têm qualquer lógica. 3 Quote
srcbica Posted April 1, 2025 Posted April 1, 2025 Sei que não vai acontecer, mas, enfim, é um tópico de sugestões, mesmo, por isso, tendo em conta a onda das produções turcas, eis duas séries/novelas (o que queiram chamar) que a RTP2 podia passar: "Mehmet, o Conquistador" - quem diz esta, diz outras do género. https://tr.wikipedia.org/wiki/Mehmed:_Bir_Cihan_Fatihi "Il Turco" - ok, não é turca, mas a presença do Çan Yaman vende e vende o suficiente para a RTP2 não conseguir pagar https://www.imdb.com/title/tt19079130/ Quote
Televisão 10 Posted April 1, 2025 Posted April 1, 2025 há 5 minutos, srcbica disse: "Mehmet, o Conquistador" - quem diz esta, diz outras do género. https://tr.wikipedia.org/wiki/Mehmed:_Bir_Cihan_Fatihi Já não deu no Dizi? Quote
srcbica Posted April 1, 2025 Posted April 1, 2025 há 1 hora, Televisão 10 disse: Já não deu no Dizi? Eu descobri-a justamente porque, a fazer zapping, constava na grelha do que vinha a seguir. Mas a Dizi não está na NOS Satélite, que é o que os meus pais têm, então eu nunca vi nada nesse canal, porque não valia a pena tentar depois com as viagens para cá e para lá. 2 Quote
D91 Posted April 7, 2025 Posted April 7, 2025 A RTP2 no horário das 20h00 ou 20h30 podia repetir algumas séries antigas como Sabrina, Viver no Campo, Quem Sai aos Seus, 3º Calhau a Contar do Sol, etc. Poderiam resultar e são séries que tiveram sucesso quando passaram no canal. Foi pena terem deixado de passar sitcoms nesse horário. 2 Quote
Televisão 10 Posted April 7, 2025 Posted April 7, 2025 On 20/09/2022 at 10:09, Televisão21 disse: Descobri ontem que existe uma trilogia de filmes que está a ser lançada na Estónia ao longo do ano chamada "Melchior, o Apotecário" (https://en.wikipedia.org/wiki/Melchior_the_Apothecary), baseada numa série de livros com o mesmo nome, que conta a história de um apotecário na Tallinn medieval que resolve crimes. Este filme está a ter um êxito tremendo na Estónia (é um dos poucos filmes desde a independência a ultrapassar os 100 mil espetadores), e o realizador da série já revelou que a trilogia vai ser lançada internacionalmente (https://www.filmneweurope.com/news/estonia-news/item/123806-melchior-the-apothecary-trilogy-to-be-released-internationally-as-six-part-miniseries?highlight=WyJtZWxjaGlvciJd) e transformada numa minissérie de seis partes (https://news.err.ee/1608696796/estonian-melchior-film-trilogy-to-be-turned-into-miniseries-abroad). Tendo em conta aquilo que já li sobre a trilogia, acho que, com a estratégia de programação certa, e a articulação com a distribuidora internacional (que é algo que já não depende exclusivamente da RTP), poderia vir a ser transmitida na RTP2. Aqui ficam alguns vídeos (em estónio, mas com legendas em inglês): Não sei se te deste conta, mas essa série foi transmitida recentemente aos domingos, na RTP 2. há 17 minutos, D91 disse: A RTP2 no horário das 20h00 ou 20h30 podia repetir algumas séries antigas como Sabrina, Viver no Campo, Quem Sai aos Seus, 3º Calhau a Contar do Sol, etc. Poderiam resultar e são séries que tiveram sucesso quando passaram no canal. Foi pena terem deixado de passar sitcoms nesse horário. Continuo a achar que faz mais sentido essa aposta na RTP Memória. 3 Quote
Tiago TV Posted April 7, 2025 Posted April 7, 2025 há 7 horas, D91 disse: A RTP2 no horário das 20h00 ou 20h30 podia repetir algumas séries antigas como Sabrina, Viver no Campo, Quem Sai aos Seus, 3º Calhau a Contar do Sol, etc. Poderiam resultar e são séries que tiveram sucesso quando passaram no canal. Foi pena terem deixado de passar sitcoms nesse horário. Sim séries do passado em português ou internacionais . 2 Quote
Televisão21 Posted April 8, 2025 Posted April 8, 2025 On 07/04/2025 at 14:51, Televisão 10 disse: Não sei se te deste conta, mas essa série foi transmitida recentemente aos domingos, na RTP 2. Tive a oportunidade de ver e foi uma boa aposta da RTP2. Espero que haja apostas semelhantes no futuro. 3 Quote
D91 Posted April 16, 2025 Posted April 16, 2025 Faz falta um programa sobre ciência e tecnologia, como extinto "2010". https://www.rtp.pt/programa/tv/p18242 1 2 Quote
D91 Posted May 1, 2025 Posted May 1, 2025 A RTP2 podia apostar numa série do género do "Diário de Sofia" para os fins de tarde de segunda a sexta. Podiam ser episódios de 20 minutos e exibiam um compacto ao sábado ou domingo. 2 Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 (edited) Uma das primeiras coisas a fazer é deixar de dar séries em modo diário. Eu retirava a serie das sextas e metia um filme, geralmente mais comercial às 22h. Passavam a ter serie de domingo a quinta... uma cada dia, a maioria das series compradas tem poucos episodios não se justifica darem de forma diaria. O fim do zig zag pelas 19h. Metia um renovado Sociedade Civil às 19h, mais proximo do formato original. O horario do meio dia seria para novelas estrageiras, se pudessem ser de epoca melhor... a tarde seria para documentários até as 16h. Edited June 25, 2025 by AndreRob 2 Quote
Televisão 10 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 29 minutos, AndreRob disse: Uma das primeiras coisas a fazer é deixar de dar séries em modo diário. Eu retirava a serie das sextas e metia um filme, geralmente mais comercial às 22h. Mas esse é dos poucos horários que corre bem na RTP 2... há 30 minutos, AndreRob disse: O horario do meio dia seria para novelas estrageiras, se pudessem ser de epoca melhor... a tarde seria para documentários até as 16h. Eu cá mudava as novelas estrangeiras para a tarde. 3 Quote
tuscano Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 (edited) há 42 minutos, AndreRob disse: Uma das primeiras coisas a fazer é deixar de dar séries em modo diário. Eu retirava a serie das sextas e metia um filme, geralmente mais comercial às 22h. Passavam a ter serie de domingo a quinta... uma cada dia, a maioria das series compradas tem poucos episodios não se justifica darem de forma diaria. O fim do zig zag pelas 19h. Metia um renovado Sociedade Civil às 19h, mais proximo do formato original. O horario do meio dia seria para novelas estrageiras, se pudessem ser de epoca melhor... a tarde seria para documentários até as 16h. Pessoalmente continuava com a série, mas só de Segunda a Quinta, Sexta transmitia clássicos do cinema às 22h, Sábados continuava com os espetáculos, mas abria mais o leque, não ficava apenas pelo Erudito, ia alternado, semana sim, semana não e Domingo desparecia com a série e magazines tontos como o Alexandria e voltava ao Cinema, colocando aqui as estreias(mesmo que tivesse de ir em concorrência com o RTP memória). Os outros dias às 23h: Segunda- Magazines ou Documentário português como o Visita Guiada, etc Terça - Documentário estrangeiro ou português por episódios Quarta - Talk Show Quinta - Documentários estrangeiros ou portugueses, mas único sem episódios, uns mais pequenos, outros mais extensos, se possível até alguns premiados em festivais. Sexta - 22h Cinema clássico Sábado - 22h Espectáculos Domingo 22h - Estreias de Cinema, ou em repetição, mas mais moderno. Antes do Jornal 2- 8h - 12h- Zig Zag. 12h - 13h - Séries estilo novela como foi o caso da Açúcar, ou repetir algumas do horário das 22h 13h - 14h - Repetição de partes do Sempre a Tempo 14h- 15h - Os espaço religiosos e magazines fixos 15h - 16h - Sociedade Civil 16h- 17h - Documentários(talvez até repetir alguns aqui) 17h às 19h.30- Zig Zag 19h.30 - Ir despachado aqui os programas como o Faça Chuva Faça Sol, Biosfera, etc, para limpar um pouco fim-de-semana para outras coisas. Ou terminar o Zig Zag às 19h e colocar Magazines de 1h, como por exemplo de ciência, tenho duvidas entre as duas opções. 20h - Documentários de animais, viagens ou assuntos mais fúteis, como por exemplo, documentário sobre figuras públicas, escândalos, etc. 21h ou perto - Espaço dedicado a series de comédia, de vários locais, Inglaterra América e não só. Edited June 25, 2025 by tuscano 2 Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 agora mesmo, Televisão 10 disse: Mas esse é dos poucos horários que corre bem na RTP 2... Corre quando corre... anda ao sabor da propria serie. A rtp2 dá tantas séries que fazia mais sentido elas poderem estar mais tempo na grelha... e na rtpplay. Quote
Televisão 10 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 agora mesmo, AndreRob disse: Corre quando corre... anda ao sabor da propria serie. A rtp2 dá tantas séries que fazia mais sentido elas poderem estar mais tempo na grelha... e na rtpplay. Se calhar, deviam era escolher séries com mais temporadas ou mais episódios. 2 Quote
tuscano Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 (edited) Séries com episódios mais extensos como acontece com a excelente Veterinário Jacob, teriam de ir nas tardes de fim de semana por entre o desporto, por exemplo das 18h.30 às 20h, uma vez por semana, mas como disse, estarão sempre dependentes do desporto. Edited June 25, 2025 by tuscano Quote
canal5 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 (edited) Tentando entrar na cabeça do Gonçalo Madaíl já com alguns toques de RTP Memória e num mundo em que a Teresinha não interfira: 07h Zig Zag (faixa 4-13) 08h TikZag (faixa 13-17) 11h Repetição de programas das 20h 11h30 Cinema western/clássicos classe B que faz sucesso na TVE2 (porque não?) 13h ? 15h Sociedade Civil totalmente reformulado, começando pelo nome 16h30 Sempre a Tempo 17h Documentários de vida animal 18h TikZag 18h45h Série juvenil 19h15 Programa semelhante ao Malas Lenguas da TVE - sociedade e combate às fake news de uma maneira leve 19h45h Visita Guiada » Programa sobre tecnologia » Ensaio da RTP versão XL » Literatura Aqui » Programa Programa de história com Joel Cleto 20h30 Folha de Sala totalmente renovado 20h45 Documentário sobre viagens » sociedade/ Produção Nacional totalmente renovado 21h45h Jornal 2 - com desporto 22h15 Séries com um esquema definido - Drama » Comédia » Série histórica » Drama (2ª a 5ª) 23h15 Late night show low-cost - Concertos mainstream às 6ª Novidades para os fins de semana:https://www.rtve.es/play/videos/orbita-laika/ Ciência explicada de maneira descomplicada. Não é preciso ir muito longe, simplesmente ser um pouco mais maduro que o antigo AB Ciência da vida.https://www.rtve.es/play/videos/cachitos-de-hierro-y-cromo/ Programa onde são recordados todos os artistas que já passaram pela TVE. Regresso do programa Troféu que inexplicavelmente apenas passava na RTP África. Todas as semanas um convidado de uma modalidade desportiva. Regresso dos programas Elétrico e No Ar com apresentação um pouco mais "mainstream" - Carolina Torres por exemplo. Regresso do programa "Isto não me sai da Cabeça" que até nem teve assim tão maus resultados no caos da RTP1 de 2013. Todas as Palavras, Ensaio e Fotobox com melhores horários na RTP2 do que se continuarem na RTP3. Filmes mainstream aos sábados e domingos ao inicio da tarde depois do fim dos bolorentos blocos gravados do Desporto 2. Edited June 25, 2025 by canal5 1 Quote
canal5 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 Já não fui a tempo do Edit, claro que o Zig Zag seria das 07h às 09h30. Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 Já que a rtp1 não o faz gostava mesmo que houvesse um espaço para musica ao vivo e divulgação de artistas emergentes e ate homenagens aos veteranos. Seria algo na linha do top+ mas sem ser necessariamente sobre o top mas que metesse na tv a musica moderna que parece estar restrita as radios... 1 2 Quote
Foid Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 Fosse eu o Gonçalo! Apostava numa nova imagem gráfica, incluindo uma nova cor para o canal, rompendo com o estigma antigo associado ao amarelo. Criava uma grelha mais comercial, sem perder o lado cultural. Mais desporto, especialmente: Modalidades de pavilhão e Competições não profissionais organizadas pela FPF Reformulava o day-time com um programa novo, substituindo o "Sociedade Civil", talvez com um repórter da RTP 1 como apresentador, alguém mais dinâmico, mas com sensibilidade cultural. Apostava num programa tipo "Top+", mas adaptado à realidade atual. Criava um magazine cultural mais comercial, inspirado no "Cartaz" da SIC Notícias. Trazia de volta o "5 Para a Meia-Noite", mas com tempo e liberdade editorial, para que os convidados e apresentadores pudessem "parvalhar" dentro dos limites do bom senso. E por fim, mais concertos musicais, tanto nacionais como internacionais. 5 Quote
Tiago94 Posted June 26, 2025 Posted June 26, 2025 há 21 horas, Foid disse: Fosse eu o Gonçalo! Apostava numa nova imagem gráfica, incluindo uma nova cor para o canal, rompendo com o estigma antigo associado ao amarelo. Criava uma grelha mais comercial, sem perder o lado cultural. Mais desporto, especialmente: Modalidades de pavilhão e Competições não profissionais organizadas pela FPF Reformulava o day-time com um programa novo, substituindo o "Sociedade Civil", talvez com um repórter da RTP 1 como apresentador, alguém mais dinâmico, mas com sensibilidade cultural. Apostava num programa tipo "Top+", mas adaptado à realidade atual. Criava um magazine cultural mais comercial, inspirado no "Cartaz" da SIC Notícias. Trazia de volta o "5 Para a Meia-Noite", mas com tempo e liberdade editorial, para que os convidados e apresentadores pudessem "parvalhar" dentro dos limites do bom senso. E por fim, mais concertos musicais, tanto nacionais como internacionais. Gostei da tua sugestão e acredito num aumento do share atual para melhor e mais qualidade e diversidade da grelha. Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.