Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 11 minutos, srcbica disse:

O que é uma pena. Quer dizer, eu gostei muito da primeira temporada de "La Ronca de Oro". Como a segunda temporada não me cativou tanto, eu acabei perdendo o fio à meada, mas gostava de terminá-la. :cryhappy:

La Ronca de Oro não tem mais do que uma temporada. :mosking:

  • Shock 2
  • 3 months later...
Posted

A RTP2 devia adotar um espaço de programação dedicada a um tema específico e que fosse transmitido ao longo da noite, até podia ser à noite de sexta. Seria algo do que a Arena BBC fazia nos anos 90 (https://genome.ch.bbc.co.uk/3ca6511cb03d4b0ab844c917c4feacea, https://genome.ch.bbc.co.uk/3a839bae20c64e0f8217f2bcb77da017, https://genome.ch.bbc.co.uk/1a85a42e53b3474b825c4f2dbe21893e), e a BBC Four mais recentemente (https://www.bbc.co.uk/programmes/p07gbz76, https://www.bbc.co.uk/programmes/p05601vw), com a exploração do tema nas suas várias vertentes, através de documentários, filmes, debates, coisas sobre História e cultura, etc. Os temas podiam ser desde países, até estilos musicais, passando por questões específicas marcantes da História,

Nos espaços que fosse sobre países, até se podiam usar os intervalos para exibir pequenos vídeos sobre palavras na língua do país em questão, sobre coisas básicas e os mais variados temas.

Não sei se seria o suficiente para aumentar as audiências, nem se seria possível em termos orçamentais, mas, se fosse algo recorrente, e com os conteúdos certos, podia começar a fidelizar algum público.

  • Like 2
Posted
há 4 horas, Televisão21 disse:

A RTP2 devia adotar um espaço de programação dedicada a um tema específico e que fosse transmitido ao longo da noite, até podia ser à noite de sexta. Seria algo do que a Arena BBC fazia nos anos 90 (https://genome.ch.bbc.co.uk/3ca6511cb03d4b0ab844c917c4feacea, https://genome.ch.bbc.co.uk/3a839bae20c64e0f8217f2bcb77da017, https://genome.ch.bbc.co.uk/1a85a42e53b3474b825c4f2dbe21893e), e a BBC Four mais recentemente (https://www.bbc.co.uk/programmes/p07gbz76, https://www.bbc.co.uk/programmes/p05601vw), com a exploração do tema nas suas várias vertentes, através de documentários, filmes, debates, coisas sobre História e cultura, etc. Os temas podiam ser desde países, até estilos musicais, passando por questões específicas marcantes da História,

Nos espaços que fosse sobre países, até se podiam usar os intervalos para exibir pequenos vídeos sobre palavras na língua do país em questão, sobre coisas básicas e os mais variados temas.

Não sei se seria o suficiente para aumentar as audiências, nem se seria possível em termos orçamentais, mas, se fosse algo recorrente, e com os conteúdos certos, podia começar a fidelizar algum público.

Acho que seria uma ideia muito interessante de ser explorada, mas não sei se seria um rombo nas contas do canal. De qualquer forma, seria um conteúdo alternativo que, dependendo do que fosse transmitido, podia conquistar algum público adicional. Mas é uma grande ideia.

Desta forma, aproveito para apresentar a minha proposta (desorganizada) de grelha:

2ª-6ª:

Sugestão de Programação, um pouco ao modelo da TV Cultura:
7h-19h - Zig Zag (acho que passar a emitir o Zig Zag durante o dia todo podia aumentar as audiências para o público infantil)
19h - Notícias 2 (do género da primeira edição do Hoje, de 2010)
19h15 - Fé dos Homens
19h45 - Biosfera | Programa sobre tecnologia | Eurodeputados | ESEC TV | Cinemax
20h15 - Documentário
21h - Sitcom
21h30 - Jornal
22h - Série (1 diferente por dia)

22h40 - Nada será como Dante | Visita Guiada | Programa do género do Mock The Week (https://en.wikipedia.org/wiki/Mock_the_Week) | Documentário | Filme
23h40 - Sociedade Civil, com um formato mais dinâmico e próximo do de 2014

 

Para além disso, para conectar com a audiência mais nova, podiam investir numa série do formato do Skam, em que seria exibido um clip por dia, na página oficial, e haveria uma compilação no fim de semana.

  • Like 2
Posted
On 01/04/2024 at 21:41, Televisão 10 disse:

La Ronca de Oro não tem mais do que uma temporada. :mosking:

Fiquei surpreso em ver que tinha uma resposta agora com o tópico reativado.

Pensava que tinha. A novela está claramente dividida em duas fases.

  • Like 2
  • 2 weeks later...
Posted

Também me lembro remotamente dessa série do Átila. Tal como o bacalhaucomnatas disse, deve ter dado até cerca de 2005. Até mais ou menos essa época estava na moda esta temática guerreira (no início dos anos 2000 também dava a Xena).

  • Like 2
  • 3 months later...
Posted

Faz falta um programa de História na RTP2. No passado tiveram o Lugar da História, Horizontes da Memória, A Alma e a Gente, Histórias que o Tempo Apagou ou Lendas e Narrativas. 

  • Thanks 2
Posted
há 11 minutos, D91 disse:

Faz falta um programa de História na RTP2. No passado tiveram o Lugar da História, Horizontes da Memória, A Alma e a Gente, Histórias que o Tempo Apagou ou Lendas e Narrativas. 

tens o Visita Guiada... embora entenda o que queres dizer algo mais abrangente.

Posted
há 1 minuto, AndreRob disse:

tens o Visita Guiada... embora entenda o que queres dizer algo mais abrangente.

Sim, mas o Visita Guiada, tal como o nome indica, é mais sobre lugares. Faz falta algo mais abrangente.

  • Like 2
Posted
agora mesmo, D91 disse:

Sim, mas o Visita Guiada, tal como o nome indica, é mais sobre lugares. Faz falta algo mais abrangente.

os programas do Zé Hermano também acabavam por ser quase o mesmo, a diferença é que o visita guiada se foca num elemento especifico e conta o que está à volta dele e o Hermano declamava historias que por vezes acho que eram pura imaginação dele...

  • Like 4
Posted
há 11 minutos, AndreRob disse:

os programas do Zé Hermano também acabavam por ser quase o mesmo, a diferença é que o visita guiada se foca num elemento especifico e conta o que está à volta dele e o Hermano declamava historias que por vezes acho que eram pura imaginação dele...

Acho que "O Lugar da História" era o melhor porque se focavam mais em personalidades e acontecimentos históricos.

Posted
há 1 minuto, D91 disse:

Acho que "O Lugar da História" era o melhor porque se focavam mais em personalidades e acontecimentos históricos.

Há um podcast de historia muito bom chamado Falando de História que facilmente era convertido em programa de tv, geralmente eles dão mais destaque a acontecimentos especificos ou personalidades historias mas fazem levantamento de muitos curiosidades historicas também.

Lembro-me que até fizeram um sobre a série A Rainha e a Bastarda e detonaram completamente os erros históricos da serie e da recriação da época totalmente cheia de incongruências.

  • Like 3
  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
Posted (edited)

No outro topico falavam de colocar programas de radio na rtp açores e madeira para retirar parte da rtp3 da emissão... até que ponto seria interessante dar os podcasts da antena1 e antena 3 na rtp2? a maioria deles são gravados com imagem e muitas vezes acabamos por ter apenas a parte audio na rtpplay.

Alguns exemplos de bons podcasts que podiam dar em vez de por vezes imensa coisa repetida: durante a manha ou tarde:

Os artistas da casa : este é muito interessante porque traz artistas que estão reformados a recordar memorias da carreira.

Bloco de notas

Na Deriva do Império

Tem Café tem Conversa com o Leo Midea

E uma série de outros que podiam servir também de sinergia entre a radio a rtp2 e a rtpplay.

Entre alguns de humor e outros de informaçãao podiam preencher melhor a grelha do que alguns tapa buracos que fazem zero de audiencia. E ajudava na quota de produção portuguesa.

Edited by AndreRob
  • Like 2
  • 1 month later...
Posted
há 12 horas, D91 disse:

Deviam regressar alguns espaços históricos da RTP2:

n teoria ao onda curta é o cinemax e o artes de palco é o programa de sabado à noite... e o lugar da historia é o Visita Guiada.

No fundo a estrutura cultural da rtp2 é praticamente a mesmo há uns 30 anos.

Posted
há 1 hora, AndreRob disse:

n teoria ao onda curta é o cinemax e o artes de palco é o programa de sabado à noite... e o lugar da historia é o Visita Guiada.

No fundo a estrutura cultural da rtp2 é praticamente a mesmo há uns 30 anos.

O Visita Guiada é diferente do Lugar da História. O Lugar da História era muito melhor.

  • Like 3
Posted
há 5 minutos, D91 disse:

O Visita Guiada é diferente do Lugar da História. O Lugar da História era muito melhor.

E o Onda Curta tinha muito mais investimento que o Cinemax e era mais imprevisível, chegaram até a passar a Ovelha Choné quando começou a ganhar prémios.

  • Thanks 3
Posted
há 7 minutos, D91 disse:

O Visita Guiada é diferente do Lugar da História. O Lugar da História era muito melhor.

são diferentes claro mas o genero é o mesmo...

 

há 1 minuto, canal5 disse:

E o Onda Curta tinha muito mais investimento que o Cinemax e era mais imprevisível, chegaram até a passar a Ovelha Choné quando começou a ganhar prémios.

lá está é uma questão de investimento, o cinemax limita-se a dar curtas de festivais ou premiadas portuguesas para n gastarem dinheiro... podia realmente ser melhor

  • Like 4
  • 3 weeks later...
Posted

Há mesmo alguma coisa que obrigue a RTP2 a ser tão politicamente correta e "culta e adulta"? Era bom que o canal deixasse de ser o buraco que é e talvez começasse a esforçar-se para atrair mais públicos (como o jovem) e tornar-se algo mais generalista. Há boas opções para preencher o canal para além de documentários: umas séries mais robustas, uns eventos, uns programas desportivos, ou até alguns programas tipo 5PMN, não acho que fizessem mal no canal...

  • Like 2
  • Thanks 2
Posted
há 1 minuto, eduu disse:

Há mesmo alguma coisa que obrigue a RTP2 a ser tão politicamente correta e "culta e adulta"? Era bom que o canal deixasse de ser o buraco que é e talvez começasse a esforçar-se para atrair mais públicos (como o jovem) e tornar-se algo mais generalista. Há boas opções para preencher o canal para além de documentários: umas séries mais robustas, uns eventos, uns programas desportivos, ou até alguns programas tipo 5PMN, não acho que fizessem mal no canal...

Há... não ter publicidade, não ter orçamento quase, estar obrigada a cumprir uma série compromissos de operador publico, sobretudo os culturais...

E o canal até nem é muito politicamente correto, hoje vai novamente exibir um filme em que a atriz principal foi violada em conluiu com o realizador e o ator principal. Confessado pelo proprio realizador... às vezes até dá vergonha de certas 'liberdades' e faltas de respeito deste canal.

  • Shock 3
Posted
agora mesmo, AndreRob disse:

Há... não ter publicidade, não ter orçamento quase, estar obrigada a cumprir uma série compromissos de operador publico, sobretudo os culturais...

Não é mesmo possível conseguir com que essas cotas todas não tenham que ser 100% religiosamente cumpridas? :cryhappy: 

Posted
há 1 minuto, eduu disse:

Não é mesmo possível conseguir com que essas cotas todas não tenham que ser 100% religiosamente cumpridas? :cryhappy: 

quase todos os anos são multados por nao chegar à quota de produtos portugueses :P

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...