Jump to content

Os Nossos Dias


_zapping_

Posts Recomendados

Porque os privados já emitem quase 8 novelas por dia. O serviço público tem de se diferenciar um pouco da oferta comercial.

Fica bem.

Acho que o serviço público da rtp1 precisa ter pelo menos um bom "programa âncora" estilo popular no HN (uma novela porque não?) para servir de motor de toda a restante programaçao, essa sim diversificada em relaçao aos canais privados, tal como já o é hoje. Essa programação diversificada e de qualidade SEM público nao faz sentido nenhum, mas com uma audiência fixa a uma novela a restante gralha do HN funcionará tb certamente mt melhor... 5% em horário nobre como a rtp tem atualmente é que nao é nada! É penso que o mal nao está nos programas emitidos mas no facto do publico estar preso às novelas das privadas...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o serviço público da rtp1 precisa ter pelo menos um bom "programa âncora" estilo popular no HN (uma novela porque não?) para servir de motor de toda a restante programaçao, essa sim diversificada em relaçao aos canais privados, tal como já o é hoje. Essa programação diversificada e de qualidade SEM público nao faz sentido nenhum, mas com uma audiência fixa a uma novela a restante gralha do HN funcionará tb certamente mt melhor... 5% em horário nobre como a rtp tem atualmente é que nao é nada! É penso que o mal nao está nos programas emitidos mas no facto do publico estar preso às novelas das privadas...

Existem outras formas de promover e puxar a programação de serviço público que são de melhor qualidade e são mais serviço público que as novelas. Desporto, por exemplo. Constata que os resultados começaram a descer imenso com a perda gradual de direitos de emissão de desporto para os privados (primeiro a UEFA Europa League para a SIC, depois a Liga para a TVI e depois a UEFA Champions League para o mesmo canal). Constata que nos anos em que a RTP1 emitia desporto de alto perfil regularmente, conseguia sempre atingir bons resultados.

Por isso, novelas seja em que canal da RTP for, não.

Fica Bem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque os privados já emitem quase 8 novelas por dia. O serviço público tem de se diferenciar um pouco da oferta comercial.

Fica bem.

A BBC1 transmite novelas/séries em horário nobre, e deixa de fazer serviço público por isso? Penso que não... Em primeiro lugar, qualquer canal (público ou não) tem de ir ao encontro do que o telespectador quer ver. Qual é o mal da RTP1 transmitir novelas em horário nobre? O problema não está no formato, mas sim como ele é usado. Uma novela não tem de seguir os moldes das actuais novelas da TVI ou da SIC...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a novela não pode é concorrer contra as outras, acho que poidia ir para o fim de semana á tarde.

POis nada nos garante que o publico vá deixar de ver as novelas da TVI/SIC, para ver as da RTP1.

E lá por a RTP1 ter novelas não deixa de fazer serviço publico, pois o que não dá és estarmos a pagar impostos para os programas da televisão publica não passarem dos 5 de rat.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é uma boa aposta!

No horário nobre não me parece que vá fazer resultados aceitáveis, portanto o fim-de-semana (fim de tarde) seria perfeito para esta novela. Também poderiam tentar às 18h/19h, mas não sei se terá bons resultados. Mas da maneira que isto anda, a novela não vai ter bons resultados seja em que horário for, por mais excelente que seja!

Editado por JoãoCruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é uma boa opção! No horário nobre não me parece que vá fazer resultados aceitáveis, portanto o fim-de-semana (fim de tarde) seria perfeito para esta novela. Também poderiam tentar às 18h/19h, mas não sei se terá bons resultados. Mas da maneira que isto anda, a novela não vai ter bons resultados seja em que horário for, por mais excelente que seja!

Foi o que eu sugeri, dar a novela quando as outras estações estão com outros programas no ar.

Durante a semana ás 19h dá o preço certo, que é ainda dos poucos programas que tem sucesso na RTP1.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que se a novela tiver um bom elenco é um grande motivo para as pessoas quererem ver depois é preciso é seguralas com um grande enredo e boas historias..

Destinos Cruzados tem um grande elenco,e um bom enredo mas perde para a fidelizada dancin days.

E por muito que eu goste de novelas á que haver um respeito pelo publico que não gosta, ligar a televisão ás 21:30 e só ter novelas nos canais de sinal aberto acho mal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por princípio não me oponho a telenovelas numa estação de serviço público (são vários os exemplos na Europa). Mas num país onde a monocultura das telenovelas ocupa todo o horário nobre das privadas, esta devia ser a última coisa em que a RTP devia apostar.

Foi essa a estratégia da RTP nos últimos anos (Vila Faia, de 2007, foi a última novela produzida pela RTP). Canalizou-se a aposta na ficção nacional para as séries, e embora com resultados variáveis, acho que foi uma aposta acertada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POis nada nos garante que o publico vá deixar de ver as novelas da TVI/SIC, para ver as da RTP1.

E lá por a RTP1 ter novelas não deixa de fazer serviço publico, pois o que não dá és estarmos a pagar impostos para os programas da televisão publica não passarem dos 5 de rat.

A RTP1 já tem como ficção diária a série "Sinais de vida", com o resultado que conhecemos todos... O que é que uma telenovela autêntica qualquer tem mais do que o "Sinais de Vida"?

O problema não são os programas da RTP1 mas sim o público médio português que fica "agarrado" aos seus hábitos com as novelas da SIC e a TVI. Só o desporto consegue fugir a este fenómeno.

Há outros programas populares e mais "serviço público" do que telenovelas : concursos, talk-shows,...

Quanto à questão de "pagar impostos para os programas da televisão publica não passarem dos 5 de rat.", a questão é sobretudo se os programas da RTP são de qualidade, se a RTP propões alternativas à programação dos privados, se a RTP faz programas que os privados não fazem.

Ao meu ver tem mais mérito a RTP fazer 2% de share com um bom programa do que 40% com um reality-show... Pouco me importo que o vizinho não vê os mesmo programas do que eu se a mim me agradam.

Tenho sobretudo a impressão que, tal como os privados, é uma maneira de encher a grelha a baixo custo, quanto se esta tem duração de vários anos...

Em relação às telenovelas/soap operas nos outros países, têm muito menos importância do que em Portugal. Ao menos não enchem todos os dias da semana o horário nobre com 3 telenovelas e têm programação muito mais diversificada...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RTP1 já tem como ficção diária a série "Sinais de vida", com o resultado que conhecemos todos... O que é que uma telenovela autêntica qualquer tem mais do que o "Sinais de Vida"?

O problema não são os programas da RTP1 mas sim o público médio português que fica "agarrado" aos seus hábitos com as novelas da SIC e a TVI. Só o desporto consegue fugir a este fenómeno.

Há outros programas populares e mais "serviço público" do que telenovelas : concursos, talk-shows,...

Quanto à questão de "pagar impostos para os programas da televisão publica não passarem dos 5 de rat.", a questão é sobretudo se os programas da RTP são de qualidade, se a RTP propões alternativas à programação dos privados, se a RTP faz programas que os privados não fazem.

Ao meu ver tem mais mérito a RTP fazer 2% de share com um bom programa do que 40% com um reality-show... Pouco me importo que o vizinho não vê os mesmo programas do que eu se a mim me agradam.

Tenho sobretudo a impressão que, tal como os privados, é uma maneira de encher a grelha a baixo custo, quanto se esta tem duração de vários anos...

Em relação às telenovelas/soap operas nos outros países, têm muito menos importância do que em Portugal. Ao menos não enchem todos os dias da semana o horário nobre com 3 telenovelas e têm programação muito mais diversificada...

Nem mais!

Audiência não é sinónimo de qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...