Jump to content

Informação TVI


Pedro

Posts Recomendados

há 15 minutos, Maria Patiño disse:

É capaz de voltar, as diferenças para com a informação da SIC a nível de audiências continuam muito grandes, precisam de nomes de peso (e sensacionalistas) para equilibrar um pouco as coisas. 

Mas já tentaram nomes sensacionalistas como a Sandra Felgueiras e olha no que deu... até porque a SIC ganha na informação por esta ser credível aos olhos do público, não por ser sensacionalista. Sinceramente não é com essa senhora nem com nenhum jornal de 6ª que as coisas subiriam.

E para ela dizer que não foi convidada mas que se fosse não rejeitava. Oh miga... acho que te estás a fazer ao pingarelho como se diz na minha terra.

  • Gosto 4
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Maria Patiño disse:

É capaz de voltar, as diferenças para com a informação da SIC a nível de audiências continuam muito grandes, precisam de nomes de peso (e sensacionalistas) para equilibrar um pouco as coisas. 

Não será por aí. Manuela Moura Guedes já lá vai. Viu-se na última passagem pela SIC. Não chamou público nenhum, foi para a pausa de verão e não voltou. Ainda esteve presente na Nova Temporada daquele ano onde falaram que iria regressar com outro projeto e nada.

A não ser que venha num populismo sem vergonha nenhuma, mas também não será isso que a TVI precisa.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém que diga ao Moniz que a formula de sensacionalismo que deu resultado nos anos 2000 deveu-se muito ao facto de não haver uma CMTV a explorar esse mercado, estavam sozinhos... era uma fatia livre que ele soube explorar e que lhe permitiu dar o 'extra' para vencer a SIC. Hoje já há quem tenha pegado nesse filão que a TVI, e bem, desde 2010/11 decidiu largar e souberam explorá-lo de forma muito mais intensa e brutal, com os resultados e fidelização que todos vêm. Hoje, ao "sensancionalizar" a informação, nunca vai conseguir melhor do que parecer uma cópia barata e tímida da CMTV, porque, apesar de tudo, a CMTV está disposta a tudo e a usar armas que penso que a TVI não vai nunca usar. E aí está ainda outra diferença: na altura a TVI podia fazer um sensacionalismo "limitado" porque era o suficiente - a SIC só responderia até um dado nível a partir do qual não ultrapassaria, enquanto que hoje a CMTV ultrapassa o que necessário for para ganhar. Na altura, o Moniz lutava contra um concorrente com princípios, que não se dispunha a tudo, enquanto hoje concorre com uma CMTV que é "quanto pior, melhor".

Como diz um dos melhores jornalistas da SIC: "apesar das nossas diferenças, a RTP, a SIC e a TVI fazem jornalismo... a CMTV faz outra coisa, chame-lhe o que quiserem, mas não é jornalismo..."

Continuo sem perceber a ideia de ir atrás da CMTV (supostamente com base nos resultados deles) quando, pela lógica, também podiam seguir a lógica da SIC (porque também comprovou ter resultados). É como se para eles fizesse sentido copiar a CMTV porque dá resultados, mas copiar a SIC já não desse porque isso seria disputar o mesmo público da SIC. Então, mas disputar o mesmo público da CMTV já resulta? Eu às vezes gostava de ser mosca nas reuniões de administração para perceber como e se estas estratégias brilhantes são questionadas...

Btw, o Repórter TVI agora é coordenado pela Raquel Matos Cruz... Significa que o Joaquim Franco perdeu a coordenação da Grande Reportagem? Se sim, os meus parabéns à mente brilhante que teve a ideia... Não que não ache que a Raquel Matos Cruz seja capaz de fazer um bom trabalho, mas ter o Joaquim Franco a coordenar a grande reportagem é mais ou menos o equivalente a uma Cândida Pinto ou Amélia Moura Ramos. Além disso, a Raquel já é subdiretora, não faz sentido acumular coisas. Por exemplo, a SIC apesar de ter um membro da DI atribuído à reportagem e informação não diária (presentemente, a Marta Brito dos Reis), tem sempre um coordenador à parte para a Grande Reportagem (a Amélia Moura Ramos depois da saída da Cândida Pinto). Mais ou menos o que acontecia com a direção do Anselmo (o Pedro Benevides tutelava a área na DI, mas com a coordenação do Joaquim).

Editado por Tomás_RL
  • Gosto 11
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que para ela andar a dizer isso já deve ser indicativo de alguma coisa. Provavelmente se o Moniz concluísse que a redação da TVI teria condições para aceitá-la de volta, não hesitaria em fazer-lhe o convite (porque parece-me que o problema maior da Manuela tem a ver com a relação com as redações).

A questão é que a maioria do público já mostrou que valoriza mais a informação credível em detrimento do sensacionalismo - e tanto o Moniz como a Manuela não sabem o que isso é.

Editado por carioquins
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, carioquins disse:

A questão é que a maioria do público já mostrou que valoriza mais a informação credível em detrimento do sensacionalismo - e tanto o Moniz como a Manuela não sabem o que isso é.

Porque é que estás a ir buscar o exemplo da SIC? :mico: A maioria do público do cabo já mostrou que valoriza mais o sencacionalismo do que a informação credível, CMTV... Achas que percebes mais disto do que os super estrategas executivos de TV?

O problema do Moniz e da MMG nem é só o sensacionalismo (que, comparado com o da CMTV, até parece brincadeira de crianças). É mais a necessidade de criar alarido e casos que muitas vezes não dão em nada e uma vontade extrema de usar o jornalismo para fazer política. Quem quer fazer política, que saia do jornalismo. Só de recordar no YouTube os momentos deprimentes daqueles dois em pleno horário nobre...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tomás_RL disse:

Porque é que estás a ir buscar o exemplo da SIC? :mico: A maioria do público do cabo já mostrou que valoriza mais o sencacionalismo do que a informação credível, CMTV... Achas que percebes mais disto do que os super estrategas executivos de TV?

O problema do Moniz e da MMG nem é só o sensacionalismo (que, comparado com o da CMTV, até parece brincadeira de crianças). É mais a necessidade de criar alarido e casos que muitas vezes não dão em nada e uma vontade extrema de usar o jornalismo para fazer política. Quem quer fazer política, que saia do jornalismo. Só de recordar no YouTube os momentos deprimentes daqueles dois em pleno horário nobre...

Eu dei apenas uma opinião da mesma forma que tu, não disse que sou mais esperto que os executivos de TV :confusa_maria:

E eu tenho exactamente a mesma opinião que tu no teu comentário acima xD

A TVI está a querer apostar num caminho mais sensacionalista, mas para o serem não convém que se fiquem pela metade, porque não é assim que vão buscar o público que prefere esse tipo de """jornalismo""". Sendo um canal generalista com a SIC como concorrente principal que tem um estilo de jornalismo mais sério, e tendo a CNN Portugal sido integrada na empresa que detém a TVI - e a marcar internacional CNN é conhecida pelo seu jornalistmo de qualidade -  a mim parece-me que seria muito mais interessante que a TVI optasse por um jornalismo mais sério e ver que resultados isso traria, porque está provado que a linha sensacionalista marca branca da CMTV não lhes está a trazer os números que queriam.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, carioquins disse:

Eu dei apenas uma opinião da mesma forma que tu, não disse que sou mais esperto que os executivos de TV :confusa_maria:

E eu tenho exactamente a mesma opinião que tu no teu comentário acima xD

A TVI está a querer apostar num caminho mais sensacionalista, mas para o serem não convém que se fiquem pela metade, porque não é assim que vão buscar o público que prefere esse tipo de """jornalismo""". Sendo um canal generalista com a SIC como concorrente principal que tem um estilo de jornalismo mais sério, e tendo a CNN Portugal sido integrada na empresa que detém a TVI - e a marcar internacional CNN é conhecida pelo seu jornalistmo de qualidade -  a mim parece-me que seria muito mais interessante que a TVI optasse por um jornalismo mais sério e ver que resultados isso traria, porque está provado que a linha sensacionalista marca branca da CMTV não lhes está a trazer os números que queriam.

Acho que o @Tomás_RLestava apenas a usar a ironia, não era um ataque ao teu comentário. 😅 

 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, carioquins disse:

Eu dei apenas uma opinião da mesma forma que tu, não disse que sou mais esperto que os executivos de TV :confusa_maria:

E eu tenho exactamente a mesma opinião que tu no teu comentário acima xD

A TVI está a querer apostar num caminho mais sensacionalista, mas para o serem não convém que se fiquem pela metade, porque não é assim que vão buscar o público que prefere esse tipo de """jornalismo""". Sendo um canal generalista com a SIC como concorrente principal que tem um estilo de jornalismo mais sério, e tendo a CNN Portugal sido integrada na empresa que detém a TVI - e a marcar internacional CNN é conhecida pelo seu jornalistmo de qualidade -  a mim parece-me que seria muito mais interessante que a TVI optasse por um jornalismo mais sério e ver que resultados isso traria, porque está provado que a linha sensacionalista marca branca da CMTV não lhes está a trazer os números que queriam.

Eish, desculpa... não fui definitivamente bem sucedido com a minha tentativa de ironia :D Até pus o emoji da Júlia, pensava que dava para perceber :D my bad

Claro, estava precisamente de acordo contigo, como disse o @RodrigoMarquês.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tomás_RL disse:

Eish, desculpa... não fui definitivamente bem sucedido com a minha tentativa de ironia :D Até pus o emoji da Júlia, pensava que dava para perceber :D my bad

Claro, estava precisamente de acordo contigo, como disse o @RodrigoMarquês.

Também peço desculpa por não ter interpretado correctamente, ahah. É no que dá vir aqui enquanto trabalho ao mesmo tempo xD

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Especial “Repórter TVI” sobre terramoto

E se o grande terramoto fosse hoje? Esta é a pergunta a que vai responder “Repórter TVI”, numa emissão especial emitida no dia em que se cumprem 267 anos do terramoto que assolou Lisboa e o sul do país, a 1 de novembro de 1755.

O risco desta tragédia se repetir é real. Estamos preparados? A sua casa, a escola onde deixa os seus filhos e o seu hospital podem colapsar? A reportagem de Carlos Enes vai revelar as respostas dos maiores peritos no assunto.

Com imagem de Gonçalo Prego e Herberto Figueiredo, e edição de Imagem de Filipe Freitas, “Repórter TVI Especial” a não perder na próxima terça-feira, 1 de novembro. No dia do Grande Terramoto, a TVI olha para o futuro. 

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/10/2022 at 12:56, carioquins disse:

Sendo um canal generalista com a SIC como concorrente principal que tem um estilo de jornalismo mais sério, e tendo a CNN Portugal sido integrada na empresa que detém a TVI - e a marcar internacional CNN é conhecida pelo seu jornalistmo de qualidade -  a mim parece-me que seria muito mais interessante que a TVI optasse por um jornalismo mais sério e ver que resultados isso traria, porque está provado que a linha sensacionalista marca branca da CMTV não lhes está a trazer os números que queriam.

A TVI e a CNN Portugal nem parecem ser do mesmo dono... 

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...