Jump to content

Informação TVI


Pedro

Posts Recomendados

Eu vivo no Norte e acho que isso não é motivo para alarido porque, de facto, é verdade. Eu tive geografia durante dois anos e falávamos disso, o Norte, tendencialmente é mais idoso, com população menos instruída e mais concentrada. Esses fatores contribuem para alguma relação, embora não seja os únicos, é claro. 

Se calhar, como já disseram aqui, deviam de ter usado a designação de 'menos instruídos' para evitar a polémica, aliás até seria o termo mais correto. 

Editado por EFernando
  • Gosto 9
  • Obrigado 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, EFernando disse:

Eu vivo no Norte e acho que isso não é motivo para alarido porque, de facto, é verdade, eu tive geografia durante dois anos e falávamos disso, o Norte, tendencialmente é mais idoso, com população menos instruída e mais concentrada

. Se calhar, como já disseram aqui, deviam de ter usado a designação de 'menos instruídos' para evitar a polémica. 

Sem dúvida, eu publiquei aquilo do Eduardo Madeira para mostrar o exagero. Dizer que uma fake new é menos grave que isto :ph34r:  Bom vamos ver o lado positivo, já não deve voltar a pôr os pés na tvi. 

  • Gosto 4
  • Obrigado 2
  • Haha 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Dinis F. disse:

Não disse mentira nenhuma, são factos mas acho que podiam ter evitado a população menos educada, podiam substituir para população mais desobediente.

O norte foi sempre o sitio mais afetado, não tem nada a ver com desobediência, mas sim com o inicio da pandemia... Nós aqui no norte tivemos vários casos importados de outros países, principalmente de Itália, por causa das feiras de calçado. E temos várias fábricas que ainda continuam a trabalhar, os tais serviços mínimos, mas que têm várias pessoas a trabalhar.

  • Gosto 6
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, rsc disse:

O norte foi sempre o sitio mais afetado, não tem nada a ver com desobediência, mas sim com o inicio da pandemia... Nós aqui no norte tivemos vários casos importados de outros países, principalmente de Itália, por causa das feiras de calçado. E temos várias fábricas que ainda continuam a trabalhar, os tais serviços mínimos, mas que têm várias pessoas a trabalhar.

E ainda de Espanha uma vez que os empresários do Alto Minho têm muitos negócios com a Galiza.

há 18 minutos, EFernando disse:

Eu vivo no Norte e acho que isso não é motivo para alarido porque, de facto, é verdade. Eu tive geografia durante dois anos e falávamos disso, o Norte, tendencialmente é mais idoso, com população menos instruída e mais concentrada. Esses fatores contribuem para alguma relação, embora não seja os únicos, é claro. 

Se calhar, como já disseram aqui, deviam de ter usado a designação de 'menos instruídos' para evitar a polémica, aliás até seria o termo mais correto. 

Na teoria sim, também ouvia isso nas aulas e pelo que vejo à minha volta diria que sim.
Mas na prática:

 

Editado por canal7
  • Gosto 8
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, msm0 disse:

 

Comentário totalmente despropositado, conseguem arranjar polémica com tudo e com nada. Acham que a TVI pretendia ofender as pessoas do Norte do país? É um estudo que diz o que está escrito no ecrã, não foi um jornalista que lhe apeteceu justificar o maior número de casos de covid-19, por amor de deus, tenham o mínimo de noção. Tudo bem que podiam  ter dito menos instruídos, mas são sinónimos. Pior que fake news? Se alguém se sente ofendido pelos resultados de um estudo científico e considera preferível as fake news do canal do lado não sei o que pode fazer. Talvez refletir um pouco muito antes de escrever o que lhe vem à cabeça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, canal5 disse:

E ainda de Espanha uma vez que os empresários do Alto Minho têm muitos negócios com a Galiza.

Na teoria sim, também ouvia isso nas aulas e pelo que vejo à minha volta diria que sim.
Mas na prática:

 

Por acaso, não tinha acesso aos dados mais recentes! Mas agradeço a partilha!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assumir que o Norte tem mais casos porque tem menos instrução é estúpido. Não podem provar nada assim de rajada. Mas a TVI nem tem culpa, esta teoria de café está a ter bastante aceitação, assim como a teoria de comer sabão para matar o vírus ou beber água a ferver com vinagre e limão...

Terá que ir sendo estudado, mas explica-se bem pelo tipo de sector que há mais pelo Norte, que é a indústria, que não torna possível o teletrabalho, e a parte da população ser envelhecida é verdade. Mas ainda não se estabeleceu a relação, os casos no Norte começaram mais cedo e tiveram mais tempo para evoluir antes de medidas maiores. Mas também tem mais casos porque faz muitos mais testes desde o início, então tem uma aproximação mais fiel ao número de casos real.

Daqui a umas semanas podemos ter umas surpresas e a evolução inverter e depois quero ver que justificação é que a imprensa vai arranjar. Já para não falar que a capacidade de resposta do Norte é sempre superior à de Lisboa de Vale do Tejo, com um orçamento inferior.

  • Gosto 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou do Norte e tal afirmação magoou me bastante! Nós estamos a perder várias pessoas à nossa volta, e o que dizem é que somos um povo menos educado e por isso é que estamos com mais dificuldades? Enquanto que os motivos são longe de ser esses?

Onde é que as praias estiveram cheias? Sul

Qual foi a cidade que logo no primeiro momento parou? O Porto!

Tenho membros da família que já perderam avós, tios... pessoas cultas e informadas... E ler uma coisa destas é simplesmente estúpido!

Dizer que um local é mais infetado porque existem pessoas menos educadas, pobres e envelhecidas... Enquanto que se vê mundialmente que não tem nada a ver com isso. Até se fala que é uma doença altamente democrática por atacar qualquer pessoa, desde o maior artista famoso, a um politico, a um sem abrigo...

E para além disso tudo, o sitio da Europa mais afetado foi o norte de Itália onde existe bastante riqueza e educação.

 

Editado por rsc
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Luíza Albuquerque disse:

Assumir que o Norte tem mais casos porque tem menos instrução é estúpido. Não podem provar nada assim de rajada. Mas a TVI nem tem culpa, esta teoria de café está a ter bastante aceitação, assim como a teoria de comer sabão para matar o vírus ou beber água a ferver com vinagre e limão...

Terá que ir sendo estudado, mas explica-se bem pelo tipo de sector que há mais pelo Norte, que é a indústria, que não torna possível o teletrabalho, e a parte da população ser envelhecida é verdade. Mas ainda não se estabeleceu a relação, os casos no Norte começaram mais cedo e tiveram mais tempo para evoluir antes de medidas maiores. Mas também tem mais casos porque faz muitos mais testes desde o início, então tem uma aproximação mais fiel ao número de casos real.

Daqui a umas semanas podemos ter umas surpresas e a evolução inverter e depois quero ver que justificação é que a imprensa vai arranjar. Já para não falar que a capacidade de resposta do Norte é sempre superior à de Lisboa de Vale do Tejo, com um orçamento inferior.

Eles também explicaram isso na peça. Falou-se na indústria, na maior exposição de tempo aos casos, para além do envelhecimento. Para além das fortes relações com a Galiza, como já disseram. Isto não foi atirado assim para o ar.  Ainda se falou que as condições hospitalares no Norte são diferentes que no Sul, por exemplo.

O problema é que faltou o usar as palavras corretas e foi isso que originou tanta confusão. Para além que o estudo parece-me restringir-se ao Norte Interior, onde predomina o envelhecimento, a menor instrução. Trás-os-Montes deve ser das regiões mais envelhecidas do país.

Editado por EFernando
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O norte poderá ter mais casos por uma questão demográfica e de dispersão da população. O norte tem mais habitantes que as outras regiões do país e tem vários aglomerados urbanos próximos. Para além de que sim, deve ter a população mais envelhecida das regiões, e toda uma indústria que depende essencialmente de fábricas que não podem fechar (como é o caso por exemplo da zona de onde sou natural, onde estão quase todas abertas a funcionar normalmente). 

Foi uma pobre e dúbia escolha de palavras, pronto. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, EFernando disse:

Eles também explicaram isso na peça. Falou-se na indústria, na maior exposição de tempo aos casos, para além do envelhecimento. Para além das fortes relações com a Galiza, como já disseram. Isto não foi atirado assim para o ar.  Ainda se falou que as condições hospitalares no Norte são diferentes que no Sul, por exemplo.

O problema é que faltou o usar as palavras corretas e foi isso que originou tanta confusão. Para além que o estudo parece-me restringir-se ao Norte Interior, onde predomina o envelhecimento, a menor instrução. Trás-os-Montes deve ser das regiões mais envelhecidas do país.

Por isso é que numa regionalização não defendo uma região Norte mas sim Trás os Montes e uma região Porto e Minho, para se acabar com estes equívocos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, canal5 disse:

Por isso é que numa regionalização não defendo uma região Norte mas sim Trás os Montes e uma região Porto e Minho, para se acabar com estes equívocos.

Acho que o estudo baseou-se muito na região de Trás Os Montes, a qual nem costuma a ser muito incluída nos estudos. Daí, tais afirmações. Eles tomaram o todo pela parte.

São duas regiões distintas.

Editado por EFernando
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, EFernando disse:

Eles também explicaram isso na peça. Falou-se na indústria, na maior exposição de tempo aos casos, para além do envelhecimento. Para além das fortes relações com a Galiza, como já disseram. Isto não foi atirado assim para o ar.  Ainda se falou que as condições hospitalares no Norte são diferentes que no Sul, por exemplo.

O problema é que faltou o usar as palavras corretas e foi isso que originou tanta confusão. Para além que o estudo parece-me restringir-se ao Norte Interior, onde predomina o envelhecimento, a menor instrução. Trás-os-Montes deve ser das regiões mais envelhecidas do país.

O Hospital de Braga, São João e Santo António são melhores que os de Lisboa kkk

Mas então porque é que mostram uma imagem da ponte D. Luíz para falar de Trás-Os-Montes? xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Luíza Albuquerque disse:

O Hospital de Braga, São João e Santo António são melhores que os de Lisboa kkk

Mas então porque é que mostram uma imagem da ponte D. Luíz para falar de Trás-Os-Montes? xD

Eu não sei quais são os estudo que se baseiam para afirmar isso sobre o Hospital de Braga mas aquilo é péssimo. A minha mãe tem problemas de coluna e esteve dois anos para fazer uma ressonância :cryhappy: E ainda lhe trocaram o médico pelo caminho. Até hoje não percebo esse estudo :cryhappy: Ou sou eu e a minha família que temos más expriências, ou então não sei. Quanto aos outros não posso dizer nada, não conheço o serviço xD

Porque é o comum, pensam que o Norte é o Porto.

Editado por EFernando
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou chocado com o eco que um oráculo teve... 

Eu sou do Norte e vi a peça em directo e não me senti minimamente afectado porque, lá está, vi a reportagem toda e ouvi o que diziam - que duvido que muitos que estão a fazer post tenham feito. 

Eles falaram em teorias.. E falaram em tantas outras que aqui também já falaram... Depois entrevistaram um professor em saúde internacional - bastante bem parecido por sinal - que falou nas várias possibilidades do porquê ser o Norte o que tem mais casos... E a que para mim faz mais sentido é o facto de ter sido a primeira região do país onde o vírus apareceu e tivemos todos mais tempo expostos enquanto não foram tomadas medidas nacionais. 

 

Comparar isto a fake news? Onde está a coerência gente? Eduardo Madeira sim parece que não tem nada na cabeça desculpem... 

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo, os de Lisboa são os mais inteligentes. Lidem. :smoke:

É um pouco grosseiro colocar aquele oráculo daquela forma, não é surpresa que as pessoas levem a mal. Além disso, acho que não tem nada a ver...o Norte tem mais aglomerações e emprega mais indústria, também é um pouco mais de afetos. Essas parecem-me ser as justificações.

  • Adoro 2
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...