Jump to content

Posts Recomendados

Postado

unknown.png

Canal da MEO que a SIC deixou ao abandono uma vez terminado o PP1. Dava no canal 10 da MEO (mudou durante a duração do programa acho que por causa de meterem a Benfica TV no 13) e nunca mais regressou. Para quem se queixe do facto da SIC dizer que tudo é especial, a SIC tinha um SIC Especial para fazer frente à então TVI Direct, ambos eram exclusivos da MEO.

A SIC fazia especiais com a fisiologista Teresa Branco que passavam no canal e que podem ser vistos no link em baixo:

https://www.sapo.pt/video/qIzTL2GcpRi1j5TmhAf5

• Gosto 6
  • Surpresa 1
Postado

Ao ver esse programação, fez me lembrar que Emidio Rangel era um genio a programar no  arranque da SIC, mas por vezes fazia escolhas um bocado ao lado.

A SIC, quando inicio o contrato de exclusividade com a Globo ( data ali da altura de novela Pátria Minha), fez uma otima gestão das novelas. Depois do arranque com De Corpo e ALma e REnascer, ambas das 8 na Globo, só voltaria a ocupar o HN com um produto das 8 com A Proxima Vitima, novela qual inicia um periodo de quase simultaniedade que se manteve pelo menos até Laços de Familia ( aprox, 2 meses). 

Lembro-me da altura em que a SIC preparava a sucessora de Mulheres de Areia e Emidio Rangel em entrevista referia que já havia escolhido a novela das 12  - Tropicaliente, para bater as novela Perigosas Peruas, no Canal1, que trazia um histórico de excelentes valores há quase uma decada ( em dupla com o Jornal da Tarde, eram uma "parede"). Tinha ainda Sonho meu e Patria MInha. Uma ocuparia o horário das 18:20 ( horario "original" das novelas da tarde, seguida de O Juiz Decide) e a outra ficaria em carteira para exibir mais tarde. Foi escolhida Sonho meu e Patria Minha acabou por tambem ser preterida para suceder A Viagem, entrando na  sequencia Irmãos Coragem ( talvez por ja se saber de todos os problemas que a novela enfrentara no brasil ou, simplemente pq Emidio Rangel sabia o potencial de uma novela do tipo de Irmãos Coragem tinha ) . A opção foi um grande acerto, sendo esta a primeira novela do canal a liderar do primeiro ao ultimo capitulo. (MdA e AV ainda tiveram que lidar com o relativo sucesso de FeraFerida, que as atrapalhou no fim de uma e no inicio de outra).

com a entrada de 4Por4 para suceder a Tropicaliente. restou a SIC exibir Patria minha (Vidas Cruzadas) as 18;20 e a novela acabou por ser carne para canhão. A determinada altura a novela era exibida 7 dias por semana, com 2 episodios por dia aos fins de semana ( das 18 as 20).

Com todas as telenovelas contemporaneas no ar e, provavelmente, já com o acervo recente da Globo muito escolhido ( A RTP quando a SIC começa a cosnumir as novelas mais recentes da Globo acabou por ir buscar titulos mais antigos , chegando a emitir a "velha" Mandala em 1993, por ex.) a sucessora de Patria Minha foi o compacto de Escrava Isaura ( nao tenho presente se foram 15 ou 30 capitulos, mas acho que foram 15), onde a SIC lança um slogan tipo "lote de novelas de Ouro da Globo". Escrava Isaura foi sucedida por outra novela de Ouro, Tieta, que inicia a sua exibiçao as  18;20, mas com a passar dos dias e com a chegada do verão acaba por ser exibida em dose dupla, das 18 as 20 e explode em audiencia. Com o final do verão e a entrada da nova grelha, O Juiz Decide passa para as 14 ( onde se torna outro fenomeno) e a novela passa  a ocupar o horario das 19. Tieta fica ate ao incio de outubro nesse horario.

Na RTP, a estreia de novelas extra-globo sucedia-se e  a tentativa de barrar Tieta foi intensa. Kananga do Japão foi a primeira (emitida das 17:50 ate as 19:30) com fracos resultados, tendo sido subida de horário pouco tempo depois.  Ja na SIC, quando tinham um caminho totalmente ganho com Tieta e podendo escolher qualquer titulo com maior apelo afetivo, como fizeram com Tieta ( qualquer Rainha da Sucata ou Vale Tudo na epoca tinham mantido os valores) optam por Sinhá Moça. A nova novela estreia as 19 horas automaticamente teve uma quebra de audiencia. Com Pantanal no Canal1 a fazer um percurso bastante interessante, das 17:50 as 19:30, a SIC acabou por ter necessidade de subir Sinha Moçã para as 18 e puxar da inédita Cara e Coroa para as 19 (estava pronta a estrear desde julho, mas a SIC preferiu aguardar e manter a estratégia das repetiçoes a tarde, dado ter sido bem sucedida e tambem porque com A Proxima Vitima e Historia de Amor no ar, seria mais seguro ter uma novela em carteira para uma  eventualidade) e assim recuperar os valores de Tieta. C&C acabou por ser um sucesso e SM fez o seu papel perante Pantanal. 

Daqui para a frente, a SIC manteve esta linha de 2 novelas ao fim da tarde, tendo tornado o horario um rolo compressor. Após SM, a SIC passa a exibir reposiçoes proprias, tendo seguido Renascer ( que ainda teve a ultima concorrente a altura no C1, PsP) e  depois De Corpo e Alma, que era um co-produçao SIC/Globo mas que ninguem na epoca acharia que substituiria Renascer ( porque, como renascer, era uma novela da epoca de valores residuais da SIC e tambem porque se Renascer notou-se logo que ficaria para sempre no lote das grandes novelas, DCeA nehm..) mas cmo na altura a RTP ja nao tinha produtos que podessem dar luta a qq titulo da Globo, acabou por ser uma opçao aceitavel.  As 19, após C&C, veio QUem é Voce  foi um sucesso ( teve um ultimo episodio com media de mais de 16 de rt. As novelas de HN da RTP davam 12, 14. Mas o grande momento veio em seguida, com a reposiçao de Mulheres de Areia. Um sucesso absoluto, rondando medias de 10 pontos as 18 horas. As 19, brilhou a chata Anjo de MIm, tendo apenas o horario sofrido um ligeiro abalo com O Amor Está no Ar, que acabou corrigido com a (má ) escolha de Por Amor. Má, porque acabou por ser uma escolha absurda quando já se previa que Anjo Mau  interromperia a simultaniedade das novelas de HN com a Globo e, logo, com a previsao de menor duraçao, haveria um problema de sucessão mais adiante, como acabou por acontecer, sendo necessario puxar Por Amor para  a noite, até haver margem com Torre de Babel, visto que a SIC nao tinha nenhuma novela capaz de suceder anjo Mau ( Era uma vez nao poderia ser hipotese, Corpo Dourado estava ao Fds com resultados bastante abaixo do esperado e Zazá que havia ficado em carteira tambem nao reunia condiçoes de ser exibida em HN)

Até que, mais uma vez, como com SM, a SIC com um leque de opções a sua disposição, em vez de dar sequencia aos sucessos que teve no seu arranque e trazer a Viagem ou Irmãos Coragem para suceder a MdA, estreia a  reposição de Patria mInha.  A novela despencou os valores de MdA e a RTP, que estreou Maria do Bairro nas tardes, acabaria por ver a  novela crescer em audiencia de dia para dia, chegando a incomodar a SIC as 18 horas. Uma tentativa de estancar a novela da RTP e sem titulos ineditos prontos, a SIC passa a repor Corpo Dourado as 18 horas, desde o inicio e atira Patria Minha para o inicio da tarde. Com o tempo, Corpo Dourado passa a exibir os episodios eneditos as 18 horas, deixando o HN de fds, inaugorando o periodo em que a SIC exibe 2 novelas ineditas no fim da tarde. Corpo Dourado e Era uma vez, sendo substituidas por Meu Bem Querer e Pecado Capital respetivamente e, depois Força de Um desejo e Andado nas nuvens. Com os valores elevados de FdD, a SIC troca as novelas de horário, tendo FdD acabado por ser um sucesso absoluto as 19 horas.  Esplendor e Vila Madalena sao as ultimas novelas da  tarde exibidas antes do tsunami BB, que fez a SIC tratar as novelas Uga Uga e O Cravo e a Rosa e outras sem a menor consideraçao, acabando com o habito do publico poder assistir a novelas a tarde sem correr o risco da novela desaparecer do horario de um dia para o outro.

• Gosto 3
  • Adoro 1
  • Obrigado 3
Postado

Eu antes do aniversário da SIC irei actualizar o artigo da Wikipédia em inglês do canal com fontes confiáveis (andei a fazer o mesmo com canais da Nicarágua cujos artigos estavam muito vazios e noutros casos sem fontes), porém é um bocado difícil encontrar fontes de texto relativos ao desenvolvimento da SIC desde que foi registado. Sei que o Balsemão deu uma entrevista em 1986 e aparece citado na Wikipédia portuguesa.

• Gosto 2
Postado
On 4/28/2022 at 7:04 PM, ATVTQsV said:

Já que falamos na IURD na semana passada, fim de emissão da SIC de 17 de Dezembro (anterior à gravação do Afonso Gageiro) que tem o Bispo João Luís.

Dá para pensar que o bispo João Luís foi responsável por uma das adopções ilegais (conforme a TVI revelou)

Infelizmente, como não há arquivos de jornais dos anos 90, não posso fazer uma crónica aprofundada sobre os polémicos negócios da SIC com a IURD entre 1994 e 1996

Esta gravação é de fim de domingo 17, dois dias depois da gravação de Afonso Gageiro (sexta 15).

• Gosto 1
Postado (editado)

Um intervalo de Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2001 - isto durante a transmissão de mais um episódio da telenovela "Laços de familia":

+ os primeiros 37 minutos de mais uma emissão do programa "NM (Noites Marcianas)" - apresentado pelo Carlos Cruz:

Editado por LAboy 456
  • Gosto 4
Postado
On 5/7/2022 at 4:14 PM, LAboy 456 said:

Um intervalo de Segunda-Feira, 16 de Fevereiro de 2001 - isto durante a transmissão de mais um episódio da telenovela "Laços de familia":

+ os primeiros 37 minutos de mais uma emissão do programa "NM (Noites Marcianas)" - apresentado pelo Carlos Cruz:

Final da primeira semana de exibição de Noites Marcianas se não erro.

16 de fevereiro de 2001 foi uma sexta-feira.

• Gosto 4
Postado
há 1 hora, Marta90 disse:

Lembro :D era com cada um... na altura só pensava "Espero não me cruzar com nenhum deles na estrada!"

Tenho muito presente uma mulher que ia sempre aos berros com o marido :riso:

• Haha 1
Postado
51 minutes ago, D91 said:

Não sabia que o Carlos Cruz fazia a introdução deste programa quando passava na SIC. 

Grande Desastre Americano que deu no dia... 11 de setembro de 2001. :secret:

• Gosto 1
  • Haha 1
  • Surpresa 2
Postado
On 20/05/2022 at 23:33, D91 disse:

Não sabia que o Carlos Cruz fazia a introdução deste programa quando passava na SIC. 

Eu acho que essa introdução assusta mais o pessoas do que as pica para ver o programa, mas com a SIC em modo rolo compressor não havia problema :p

Outros tempos, mesmo.

Postado (editado)
3 hours ago, canal5 said:

Eu acho que essa introdução assusta mais o pessoas do que as pica para ver o programa, mas com a SIC em modo rolo compressor não havia problema :p

Outros tempos, mesmo.

Aqui já não era. O rolo compressor acabou no ano anterior, 2000.

Neste ano de 2001 no daytime a SIC liderava confortavelmente, mas no HN era taco a taco com a TVI.

Editado por Rangel
  • Gosto 3
Postado
há 1 hora, FraisesSucrées disse:

"Valentina", série italiana baseada na personagem de BD de Guido Crepax. Passou na SIC nas noites de Domingo de 1995 na dobragem em inglês (tal como em todos países que exibiram a série fora de Itália) «. (E olhem só qual é o primeiro nome que aparece no genérico!)

s-l500.jpg

Vi o genérico noutra fonte e MEU DEEEEEEEEEEUS LEVEI UM BANHO DE 1989

É que o genérico transpira 1989 em tudo o que é canto e sítio, o visual associado à música

• Haha 2
Postado
há 1 hora, ATVTQsV disse:

Vi o genérico noutra fonte e MEU DEEEEEEEEEEUS LEVEI UM BANHO DE 1989

É que o genérico transpira 1989 em tudo o que é canto e sítio, o visual associado à música

Alguma coisa contra 1989?:triste_teresa:

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...