Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe quem vence o Festival Eurovisão da Canção 2024 ×

Memórias SIC


João

Posts Recomendados

unknown.png

Canal da MEO que a SIC deixou ao abandono uma vez terminado o PP1. Dava no canal 10 da MEO (mudou durante a duração do programa acho que por causa de meterem a Benfica TV no 13) e nunca mais regressou. Para quem se queixe do facto da SIC dizer que tudo é especial, a SIC tinha um SIC Especial para fazer frente à então TVI Direct, ambos eram exclusivos da MEO.

A SIC fazia especiais com a fisiologista Teresa Branco que passavam no canal e que podem ser vistos no link em baixo:

https://www.sapo.pt/video/qIzTL2GcpRi1j5TmhAf5

  • Gosto 6
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ver esse programação, fez me lembrar que Emidio Rangel era um genio a programar no  arranque da SIC, mas por vezes fazia escolhas um bocado ao lado.

A SIC, quando inicio o contrato de exclusividade com a Globo ( data ali da altura de novela Pátria Minha), fez uma otima gestão das novelas. Depois do arranque com De Corpo e ALma e REnascer, ambas das 8 na Globo, só voltaria a ocupar o HN com um produto das 8 com A Proxima Vitima, novela qual inicia um periodo de quase simultaniedade que se manteve pelo menos até Laços de Familia ( aprox, 2 meses). 

Lembro-me da altura em que a SIC preparava a sucessora de Mulheres de Areia e Emidio Rangel em entrevista referia que já havia escolhido a novela das 12  - Tropicaliente, para bater as novela Perigosas Peruas, no Canal1, que trazia um histórico de excelentes valores há quase uma decada ( em dupla com o Jornal da Tarde, eram uma "parede"). Tinha ainda Sonho meu e Patria MInha. Uma ocuparia o horário das 18:20 ( horario "original" das novelas da tarde, seguida de O Juiz Decide) e a outra ficaria em carteira para exibir mais tarde. Foi escolhida Sonho meu e Patria Minha acabou por tambem ser preterida para suceder A Viagem, entrando na  sequencia Irmãos Coragem ( talvez por ja se saber de todos os problemas que a novela enfrentara no brasil ou, simplemente pq Emidio Rangel sabia o potencial de uma novela do tipo de Irmãos Coragem tinha ) . A opção foi um grande acerto, sendo esta a primeira novela do canal a liderar do primeiro ao ultimo capitulo. (MdA e AV ainda tiveram que lidar com o relativo sucesso de FeraFerida, que as atrapalhou no fim de uma e no inicio de outra).

com a entrada de 4Por4 para suceder a Tropicaliente. restou a SIC exibir Patria minha (Vidas Cruzadas) as 18;20 e a novela acabou por ser carne para canhão. A determinada altura a novela era exibida 7 dias por semana, com 2 episodios por dia aos fins de semana ( das 18 as 20).

Com todas as telenovelas contemporaneas no ar e, provavelmente, já com o acervo recente da Globo muito escolhido ( A RTP quando a SIC começa a cosnumir as novelas mais recentes da Globo acabou por ir buscar titulos mais antigos , chegando a emitir a "velha" Mandala em 1993, por ex.) a sucessora de Patria Minha foi o compacto de Escrava Isaura ( nao tenho presente se foram 15 ou 30 capitulos, mas acho que foram 15), onde a SIC lança um slogan tipo "lote de novelas de Ouro da Globo". Escrava Isaura foi sucedida por outra novela de Ouro, Tieta, que inicia a sua exibiçao as  18;20, mas com a passar dos dias e com a chegada do verão acaba por ser exibida em dose dupla, das 18 as 20 e explode em audiencia. Com o final do verão e a entrada da nova grelha, O Juiz Decide passa para as 14 ( onde se torna outro fenomeno) e a novela passa  a ocupar o horario das 19. Tieta fica ate ao incio de outubro nesse horario.

Na RTP, a estreia de novelas extra-globo sucedia-se e  a tentativa de barrar Tieta foi intensa. Kananga do Japão foi a primeira (emitida das 17:50 ate as 19:30) com fracos resultados, tendo sido subida de horário pouco tempo depois.  Ja na SIC, quando tinham um caminho totalmente ganho com Tieta e podendo escolher qualquer titulo com maior apelo afetivo, como fizeram com Tieta ( qualquer Rainha da Sucata ou Vale Tudo na epoca tinham mantido os valores) optam por Sinhá Moça. A nova novela estreia as 19 horas automaticamente teve uma quebra de audiencia. Com Pantanal no Canal1 a fazer um percurso bastante interessante, das 17:50 as 19:30, a SIC acabou por ter necessidade de subir Sinha Moçã para as 18 e puxar da inédita Cara e Coroa para as 19 (estava pronta a estrear desde julho, mas a SIC preferiu aguardar e manter a estratégia das repetiçoes a tarde, dado ter sido bem sucedida e tambem porque com A Proxima Vitima e Historia de Amor no ar, seria mais seguro ter uma novela em carteira para uma  eventualidade) e assim recuperar os valores de Tieta. C&C acabou por ser um sucesso e SM fez o seu papel perante Pantanal. 

Daqui para a frente, a SIC manteve esta linha de 2 novelas ao fim da tarde, tendo tornado o horario um rolo compressor. Após SM, a SIC passa a exibir reposiçoes proprias, tendo seguido Renascer ( que ainda teve a ultima concorrente a altura no C1, PsP) e  depois De Corpo e Alma, que era um co-produçao SIC/Globo mas que ninguem na epoca acharia que substituiria Renascer ( porque, como renascer, era uma novela da epoca de valores residuais da SIC e tambem porque se Renascer notou-se logo que ficaria para sempre no lote das grandes novelas, DCeA nehm..) mas cmo na altura a RTP ja nao tinha produtos que podessem dar luta a qq titulo da Globo, acabou por ser uma opçao aceitavel.  As 19, após C&C, veio QUem é Voce  foi um sucesso ( teve um ultimo episodio com media de mais de 16 de rt. As novelas de HN da RTP davam 12, 14. Mas o grande momento veio em seguida, com a reposiçao de Mulheres de Areia. Um sucesso absoluto, rondando medias de 10 pontos as 18 horas. As 19, brilhou a chata Anjo de MIm, tendo apenas o horario sofrido um ligeiro abalo com O Amor Está no Ar, que acabou corrigido com a (má ) escolha de Por Amor. Má, porque acabou por ser uma escolha absurda quando já se previa que Anjo Mau  interromperia a simultaniedade das novelas de HN com a Globo e, logo, com a previsao de menor duraçao, haveria um problema de sucessão mais adiante, como acabou por acontecer, sendo necessario puxar Por Amor para  a noite, até haver margem com Torre de Babel, visto que a SIC nao tinha nenhuma novela capaz de suceder anjo Mau ( Era uma vez nao poderia ser hipotese, Corpo Dourado estava ao Fds com resultados bastante abaixo do esperado e Zazá que havia ficado em carteira tambem nao reunia condiçoes de ser exibida em HN)

Até que, mais uma vez, como com SM, a SIC com um leque de opções a sua disposição, em vez de dar sequencia aos sucessos que teve no seu arranque e trazer a Viagem ou Irmãos Coragem para suceder a MdA, estreia a  reposição de Patria mInha.  A novela despencou os valores de MdA e a RTP, que estreou Maria do Bairro nas tardes, acabaria por ver a  novela crescer em audiencia de dia para dia, chegando a incomodar a SIC as 18 horas. Uma tentativa de estancar a novela da RTP e sem titulos ineditos prontos, a SIC passa a repor Corpo Dourado as 18 horas, desde o inicio e atira Patria Minha para o inicio da tarde. Com o tempo, Corpo Dourado passa a exibir os episodios eneditos as 18 horas, deixando o HN de fds, inaugorando o periodo em que a SIC exibe 2 novelas ineditas no fim da tarde. Corpo Dourado e Era uma vez, sendo substituidas por Meu Bem Querer e Pecado Capital respetivamente e, depois Força de Um desejo e Andado nas nuvens. Com os valores elevados de FdD, a SIC troca as novelas de horário, tendo FdD acabado por ser um sucesso absoluto as 19 horas.  Esplendor e Vila Madalena sao as ultimas novelas da  tarde exibidas antes do tsunami BB, que fez a SIC tratar as novelas Uga Uga e O Cravo e a Rosa e outras sem a menor consideraçao, acabando com o habito do publico poder assistir a novelas a tarde sem correr o risco da novela desaparecer do horario de um dia para o outro.

  • Gosto 3
  • Adoro 1
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu antes do aniversário da SIC irei actualizar o artigo da Wikipédia em inglês do canal com fontes confiáveis (andei a fazer o mesmo com canais da Nicarágua cujos artigos estavam muito vazios e noutros casos sem fontes), porém é um bocado difícil encontrar fontes de texto relativos ao desenvolvimento da SIC desde que foi registado. Sei que o Balsemão deu uma entrevista em 1986 e aparece citado na Wikipédia portuguesa.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 4/28/2022 at 7:04 PM, ATVTQsV said:

Já que falamos na IURD na semana passada, fim de emissão da SIC de 17 de Dezembro (anterior à gravação do Afonso Gageiro) que tem o Bispo João Luís.

Dá para pensar que o bispo João Luís foi responsável por uma das adopções ilegais (conforme a TVI revelou)

Infelizmente, como não há arquivos de jornais dos anos 90, não posso fazer uma crónica aprofundada sobre os polémicos negócios da SIC com a IURD entre 1994 e 1996

Esta gravação é de fim de domingo 17, dois dias depois da gravação de Afonso Gageiro (sexta 15).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um intervalo de Sexta-Feira16 de Fevereiro de 2001 - isto durante a transmissão de mais um episódio da telenovela "Laços de familia":

+ os primeiros 37 minutos de mais uma emissão do programa "NM (Noites Marcianas)" - apresentado pelo Carlos Cruz:

 

Editado por LAboy 456
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 5/7/2022 at 4:14 PM, LAboy 456 said:

Um intervalo de Segunda-Feira16 de Fevereiro de 2001 - isto durante a transmissão de mais um episódio da telenovela "Laços de familia":

+ os primeiros 37 minutos de mais uma emissão do programa "NM (Noites Marcianas)" - apresentado pelo Carlos Cruz:

 

Final da primeira semana de exibição de Noites Marcianas se não erro.

16 de fevereiro de 2001 foi uma sexta-feira.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/05/2022 at 23:33, D91 disse:

Não sabia que o Carlos Cruz fazia a introdução deste programa quando passava na SIC. 

Eu acho que essa introdução assusta mais o pessoas do que as pica para ver o programa, mas com a SIC em modo rolo compressor não havia problema :p

Outros tempos, mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, canal5 said:

Eu acho que essa introdução assusta mais o pessoas do que as pica para ver o programa, mas com a SIC em modo rolo compressor não havia problema :p

Outros tempos, mesmo.

Aqui já não era. O rolo compressor acabou no ano anterior, 2000.

Neste ano de 2001 no daytime a SIC liderava confortavelmente, mas no HN era taco a taco com a TVI.

Editado por Rangel
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Valentina", série italiana baseada na personagem de BD de Guido Crepax. Passou na SIC nas noites de Domingo de 1995 na dobragem em inglês (tal como em todos países que exibiram a série fora de Itália) «. (E olhem só qual é o primeiro nome que aparece no genérico!)

s-l500.jpg

 

 

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 1
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, FraisesSucrées disse:

"Valentina", série italiana baseada na personagem de BD de Guido Crepax. Passou na SIC nas noites de Domingo de 1995 na dobragem em inglês (tal como em todos países que exibiram a série fora de Itália) «. (E olhem só qual é o primeiro nome que aparece no genérico!)

s-l500.jpg

 

 

Vi o genérico noutra fonte e MEU DEEEEEEEEEEUS LEVEI UM BANHO DE 1989

É que o genérico transpira 1989 em tudo o que é canto e sítio, o visual associado à música

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...