Jump to content

Recommended Posts

• 2 weeks later...
Posted (edited)

@InesMig

Diapositivo2.png

Comentário de @Fernando:

Spoiler

Amig, isto está mais para poema (ou uma espécie de híbrido entre prosa e poesia, não sei explicar) do que para conto  :rofl:. Apesar de até ter gostado da mensagem do teu texto, vou ter de te retirar (muitos) pontos por isso, a proposta era um conto e isto de conto tem muito pouco. À parte disso, até não desgostei da mensagem que tentaste passar. É cliché? É. Mas até foi fofinho. No entanto, podias ter-te esforçado um pouco mais. 

Comentário de @Pedro M.:

Spoiler

A mensagem é bonita, mas achei que não foi propriamente um conto com início, meio e fim.

Comentário de @VTL:

Spoiler

É essencialmente a história do Grinch com uma alteração pontual, o que não cumpre os critérios de originalidade nem a definição de conto. Não há expansão criativa, não há proposta nova e não há cunho pessoal discernível. Fica muito aquém do desafio.

Edited by Lee
  • Like 3
  • Love 2
Posted (edited)
há 24 minutos, Lee disse:

Curiosamente, nenhum dos jurados considerou “Do Fórum à Vida Real” de @Sour - o conto vencedor da sondagem - como o melhor.

Ou seja, os jurados preferem continuar a viver no mundo digital :ocupada:

Não julgo, a vida real é muito triste :nervouser2:

Edited by Romy
  • LOL 1
Posted

@brunooo

Diapositivo3.png

Comentário de @Fernando:

Spoiler

Acho que fizeste bem em explicar, de forma breve, o conto antecessor, até porque o júri é diferente, faz sentido1. Em relação a este, confesso que não fiquei particularmente fã e, em certos momentos, achei-o demasiado didático. Por exemplo, aquando da notícia do desaparecimento do miúdo, dizes que ele vê a tal notícia e, de seguida, explicas que “a notícia do seu desaparecimento que já é noticiada a nível internacional”, ora, sabendo que ele está nos EUA, já se pressupõem que a notícia chegou aos jornais de todo o mundo, o leitor não precisa de ter a papinha toda feita. Depois, certos momentos que penso que tinham o objetivo de provocar alguma piada funcionaram bastante mal. Confesso que não fiquei particularmente fã deste conto.

Comentário de @Pedro M.:

Spoiler

Achei o conto original, por isso nesta categoria até dei uma pontuação alta. Confesso que não me fez muito sentido que já houvesse história atrás, ou seja, o conto começa já com background, em vez de ter um início normal.

Comentário de @VTL:

Spoiler

Continua um universo anterior, o que é um risco — e aqui não compensa totalmente. Para leitores novos, falta contexto, apesar da tua explicação. É um conto competente mas que perde força por depender de conhecimentos prévios. O título é genérico e não ajuda. Sente-se esforço, mas o conjunto não resulta plenamente.

• Like 2
  • Sad 2
Posted
há 7 minutos, Lee disse:

@InesMig

Diapositivo2.png

Comentário de @Fernando:

Ocultar conteúdo

Amig, isto está mais para poema (ou uma espécie de híbrido entre prosa e poesia, não sei explicar) do que para conto  :rofl:. Apesar de até ter gostado da mensagem do teu texto, vou ter de te retirar (muitos) pontos por isso, a proposta era um conto e isto de conto tem muito pouco. À parte disso, até não desgostei da mensagem que tentaste passar. É cliché? É. Mas até foi fofinho. No entanto, podias ter-te esforçado um pouco mais. 

Comentário de @Pedro M.:

Ocultar conteúdo

A mensagem é bonita, mas achei que não foi propriamente um conto com início, meio e fim.

Comentário de @VTL:

Ocultar conteúdo

É essencialmente a história do Grinch com uma alteração pontual, o que não cumpre os critérios de originalidade nem a definição de conto. Não há expansão criativa, não há proposta nova e não há cunho pessoal discernível. Fica muito aquém do desafio.

Se foi o último lugar, nem achei os comentários assim muito agressivos. A pontuação do @VTL sim, mas as palavras dele não :mosking:

• LOL 3
Posted

@Romy

Diapositivo4.png

Comentário de @Fernando:

Spoiler

Até onde sei, és novo por cá, acho que poderias ter optado por outro caminho que não o de incluir pessoas do concurso na tua história. Não te prejudiquei por isso, apesar de, quando o teu conto me chegou, já ter lido outros semelhantes, torna-se chato ver-vos a todos, enquanto jurado, a seguir o mesmo conceito. À parte dessas considerações, é um conto que não provoca nada, acabei de ler e não esbocei um sorriso, nem mesmo no diálogo que isso era suposto (não sei a vossa idade, mas eu já passei os meus quinze anos há algum tempo e isso faz com que que não me ria com piadinhas fáceis sobre sexo :dog:). Em defesa da tua obra, também não odiei, mas, por vezes, é melhor provocar algo mais negativo do que não provocar de todo. ;)

Comentário de @Pedro M.:

Spoiler

Achei engraçado, gostei de todas as referências ao fórum. Bem estruturado também.

Comentário de @VTL:

Spoiler

Um conto que funciona dentro da estrutura, mas sofre do desgaste coletivo dos textos centrados em foristas. Há humor, há cunho pessoal e há dinâmica divertida — mas, ao ser a ‘décima quarta história do género’, a saturação pesa. O título não é forte e o efeito global enfraquece por repetição temática.

• Like 2
  • LOL 2
  • Sad 1
Posted

@zeferovic14

Diapositivo5.png

Comentário de @Fernando:

Spoiler

Acho que fizeste uma boa ponte entre o tema do desafio e o facto deste concurso ser num fórum sobre televisão. Acho interessante essa ligação. Confesso que também achei alguma piada ao conto, exceto do facto do final ter sido um q.b anti-climático, ainda que tenha entendido o que querias fazer, mas acho que, ainda assim, poderias ter dado um pequeno twist.

Comentário de @Pedro M.:

Spoiler

Achei a ideia original, mas não foi assim um conto com início, meio e fim. Só por isso a minha pontuação não é mais elevada.

Comentário de @VTL:

Spoiler

A ideia é fresca e divertida, mas o texto parece um rascunho para um mockumentary, não um conto de Natal. Há criatividade, há humor, mas falta desenvolvimento literário e um final mais robusto. A proposta era boa, mas a execução ficou aquém do conceito.

• Like 4
Posted
9 minutes ago, Lee said:

@brunooo

Diapositivo3.png

Comentário de @Fernando:

Reveal hidden contents

Acho que fizeste bem em explicar, de forma breve, o conto antecessor, até porque o júri é diferente, faz sentido1. Em relação a este, confesso que não fiquei particularmente fã e, em certos momentos, achei-o demasiado didático. Por exemplo, aquando da notícia do desaparecimento do miúdo, dizes que ele vê a tal notícia e, de seguida, explicas que “a notícia do seu desaparecimento que já é noticiada a nível internacional”, ora, sabendo que ele está nos EUA, já se pressupõem que a notícia chegou aos jornais de todo o mundo, o leitor não precisa de ter a papinha toda feita. Depois, certos momentos que penso que tinham o objetivo de provocar alguma piada funcionaram bastante mal. Confesso que não fiquei particularmente fã deste conto.

Comentário de @Pedro M.:

Reveal hidden contents

Achei o conto original, por isso nesta categoria até dei uma pontuação alta. Confesso que não me fez muito sentido que já houvesse história atrás, ou seja, o conto começa já com background, em vez de ter um início normal.

Comentário de @VTL:

Reveal hidden contents

Continua um universo anterior, o que é um risco — e aqui não compensa totalmente. Para leitores novos, falta contexto, apesar da tua explicação. É um conto competente mas que perde força por depender de conhecimentos prévios. O título é genérico e não ajuda. Sente-se esforço, mas o conjunto não resulta plenamente.

Bem disse que estava preparado para flopar… 

É isto. Espero que os meus contos favoritos tenham boa pontuação :yes:

• Like 1
  • Sad 2
Posted
há 2 minutos, Lee disse:

@Romy

Diapositivo4.png

Comentário de @Fernando:

Ocultar conteúdo

Até onde sei, és novo por cá, acho que poderias ter optado por outro caminho que não o de incluir pessoas do concurso na tua história. Não te prejudiquei por isso, apesar de, quando o teu conto me chegou, já ter lido outros semelhantes, torna-se chato ver-vos a todos, enquanto jurado, a seguir o mesmo conceito. À parte dessas considerações, é um conto que não provoca nada, acabei de ler e não esbocei um sorriso, nem mesmo no diálogo que isso era suposto (não sei a vossa idade, mas eu já passei os meus quinze anos há algum tempo e isso faz com que que não me ria com piadinhas fáceis sobre sexo :dog:). Em defesa da tua obra, também não odiei, mas, por vezes, é melhor provocar algo mais negativo do que não provocar de todo. ;)

Comentário de @Pedro M.:

Ocultar conteúdo

Achei engraçado, gostei de todas as referências ao fórum. Bem estruturado também.

Comentário de @VTL:

Ocultar conteúdo

Um conto que funciona dentro da estrutura, mas sofre do desgaste coletivo dos textos centrados em foristas. Há humor, há cunho pessoal e há dinâmica divertida — mas, ao ser a ‘décima quarta história do género’, a saturação pesa. O título não é forte e o efeito global enfraquece por repetição temática.

Obrigada pelos comentários :adoro_xmas:

Já não me lembro exatamente o que me levou a escolher este tema para o conto, já o escrevi há alguns dias, mas tinha a ver com o facto de terem existido algumas tensões aqui no tópico nos dias que antecederam a entrega dos contos. Acabei por seguir esse caminho.

Relativamente às “piadinhas fáceis sobre sexo” (mencionado pelo @Fernando) percebo perfeitamente, a minha ideia era tentar pegar um pouco no tipo de conversa que decorre por aqui entre esses users (se calhar não tanto pelos dois, mais por um em particular).

Num todo, não fiquei propriamente satisfeita com o meu conto, e mencionei esse facto na submissão, porque o meu tempo era escasso e a minha criatividade sob pressão é muito má :riso_xmas:

• Like 1
  • Love 2
Posted (edited)

Diapositivo6.png

Comentário de @Fernando:

Spoiler

Não é um péssimo conto, mas também não me cativou imenso. Como já disse em relação a outros contos, acho engraçado que vocês incluam pessoas do fórum nas vossas histórias, porém, também acho que podem ser mais criativos. Considero este conto muito básico, respeita as regras todas sugeridas, não está propriamente mal escrito, em termos de ortografia, mas não estabeleci qualquer ligação com o que li. Não provoca nada, nem irritação nem empatia. É isto. 

Comentário de @Pedro M.:

Spoiler

Divertido e bem estruturado. 

Comentário de @VTL:

Spoiler

Mais um conto com foristas, o que começa a cansar pela repetição temática. Apesar disso, segue bem a estrutura pedida: há início, conflito e conclusão clara. O título, contudo, é pouco criativo e não valoriza a história. Executado sem falhas graves, mas sem brilho.

Edited by Lee
  • Like 3
  • Sad 1
Posted

@Max30

Diapositivo7.png

Comentário de @Fernando:

Spoiler

Max, respira um pouco, isto não é uma corrida :manas:
Até eu que sou péssimo a utilizar vírgulas tive dificuldades em acompanhar o texto. À parte dessa questão, acho um texto um q.b engraçado, faz referência a várias figuras icónicas do fórum e, surpreendentemente, até consegues interligar essas personalidades ao tema do desafio. No entanto, acho que poderias ter criado outras situações com os personagens, até para fugires das piadas fáceis entre os dois foristas que referes. Podias reimaginar o conflito deles, dar um final alternativo, sei lá, tanta coisa. O desafio não tinha limite máximo de palavras, sei que o tempo não é infinito, e certamente têm os vossos afazeres, mas num ou dois parágrafos poderiam ter inventado mais coisas.

Comentário de @Pedro M.:

Spoiler

Achei criativo e engraçado.

Comentário de @VTL:

Spoiler

Título forte e apelativo que cria expectativa — que depois não é totalmente cumprida. A história é demasiado de nicho, com ritmo apressado e dependente de referências internas ao fórum. Nota-se envolvimento pessoal do autor, mas a obra não funciona tão bem para leitores exteriores ao contexto.

• Like 3
Posted
3 minutes ago, Lee said:

Mais um conto com foristas, o que começa a cansar pela repetição temática.

Meio que foi isso que deu a vitória aos contos no ano passado… 

No ano passado, de que me lembro, apenas 2 contos referiram esse tema. Resultado? Foram os que ficaram nos dois primeiros lugares. 

Por isso, é perfeitamente normal que os participantes que tenham participado no ano transato, que tenham apostado nisto, visto que pensavam que poderiam angariar mais pontos. Aliás, até eu fiz isso (mesmo tendo ficado em 3.º lugar no ano passado). 

Há demasiados contos com esse tema? Sim. Mas é só para entenderem que há uma razão de ser no meio disto tudo! 

Posted

@D91

Diapositivo8.png

Comentário de @Fernando:

Spoiler

Não posso deixar de começar por criticar o título, que coisa mais básica :dog:. Parece um título provisório. Há imenso por onde pegar no teu conto, não precisavas de ser tão literal. À parte disto, gostei bastante do que li. É um texto curtinho, mas redondinho, fiquei interessado até ao fim. O final tem a típica mensagem cliché de Natal, mas entendo que tinhas de seguir um bocado aquilo que era o conceito deste desafio, e também não é algo que me incomode. Vi que um colega teu decidiu fazer uma continuação do conto do ano passado, para o ano, se participares novamente, podes desenvolver mais a ideia. O final ficou um q.b em aberto, fiquei com vontade de saber mais.

Comentário de @Pedro M.:

Spoiler

Gostei da história, acho que podia ter sido mais original mas gostei de como foi escrito, do mistério. Um dos meus contos preferidos.

Comentário de @VTL:

Spoiler

Uma premissa com potencial, mas que não se concretiza como conto. Falta-lhe estrutura fechada: apresenta um universo, deixa pistas, cria mistério… e acaba antes de começar. Sente-se mais como teaser para série ou filme do que como obra autónoma. Apesar disso, nota-se intenção narrativa e espaço para uma história maior — só não era o desafio pedido.

• Like 2
  • Love 1
Posted
há 2 minutos, Lee disse:

@D91

Diapositivo8.png

Comentário de @Fernando:

Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Não posso deixar de começar por criticar o título, que coisa mais básica :dog:. Parece um título provisório. Há imenso por onde pegar no teu conto, não precisavas de ser tão literal. À parte disto, gostei bastante do que li. É um texto curtinho, mas redondinho, fiquei interessado até ao fim. O final tem a típica mensagem cliché de Natal, mas entendo que tinhas de seguir um bocado aquilo que era o conceito deste desafio, e também não é algo que me incomode. Vi que um colega teu decidiu fazer uma continuação do conto do ano passado, para o ano, se participares novamente, podes desenvolver mais a ideia. O final ficou um q.b em aberto, fiquei com vontade de saber mais.

Comentário de @Pedro M.:

Gostei da história, acho que podia ter sido mais original mas gostei de como foi escrito, do mistério. Um dos meus contos preferidos.

Comentário de @VTL:

Uma premissa com potencial, mas que não se concretiza como conto. Falta-lhe estrutura fechada: apresenta um universo, deixa pistas, cria mistério… e acaba antes de começar. Sente-se mais como teaser para série ou filme do que como obra autónoma. Apesar disso, nota-se intenção narrativa e espaço para uma história maior — só não era o desafio pedido.

Eu concordo e compreendo as críticas. O final podia ter sido melhor. Mas já estava sem ideias e também não sabia que final dar.:)

• Love 2
Posted
agora mesmo, ilovetv.2008 disse:

Estou no pódio? :perdida:

Claro que sim. Rua das Flores e Telhados de Vidro os melhores contos.:adoro_xmas:

• Love 3
Posted
4 minutes ago, brunooo said:

Meio que foi isso que deu a vitória aos contos no ano passado… 

No ano passado, de que me lembro, apenas 2 contos referiram esse tema. Resultado? Foram os que ficaram nos dois primeiros lugares. 

Por isso, é perfeitamente normal que os participantes que tenham participado no ano transato, que tenham apostado nisto, visto que pensavam que poderiam angariar mais pontos. Aliás, até eu fiz isso (mesmo tendo ficado em 3.º lugar no ano passado). 

Há demasiados contos com esse tema? Sim. Mas é só para entenderem que há uma razão de ser no meio disto tudo! 

Vocês não podem tomar como referencial o ano passado. O júri é outro. Por acaso, um dos contos que ficou no pódio acaba por seguir esse estilo, mas creio que as visões entre os jurados foram distintas.

• Like 2
Posted

@Dimitri

Diapositivo9.png

Comentário de @Fernando:

Spoiler

Achei o conto bastante camp, o que acaba por preencher uma quota que faltava neste desafio. Confesso que me ri com algumas passagens. Desse ponto de vista, o conto correu bastante bem, na minha opinião. Também gostei da forma como envolveste a componente natalícia, achei particularmente interessante a referência ao clássico de Dickens. No entanto, o texto poderia estar melhor escrito se, a dada altura, não começasses a enfiar expressões completamente sem sentido, por exemplo, não gostei nada do diálogo entre Cristina e Maria Clara. Poderias ter mantido o traçado camp nesses diálogos sem em algo absurdo, acaba por parecer menos descontextualizado.

Comentário de @Pedro M.:

Spoiler

Achei original e com um grande cunho pessoal, com tiradas engraçadas. 

Comentário de @VTL:

Spoiler

Uma tentativa diferente, com toque surrealista e humor, mas que acaba por não cumprir a essência de conto de Natal. A inspiração numa personagem de novela torna a proposta menos original e a própria história parece deslocada no género. O cunho pessoal está lá, especialmente na pesquisa, mas o resultado final não convence.

• Like 1
  • Shock 1
Posted
há 2 minutos, Lee disse:

@Dimitri

Diapositivo9.png

Comentário de @Fernando:

Ocultar conteúdo

Achei o conto bastante camp, o que acaba por preencher uma quota que faltava neste desafio. Confesso que me ri com algumas passagens. Desse ponto de vista, o conto correu bastante bem, na minha opinião. Também gostei da forma como envolveste a componente natalícia, achei particularmente interessante a referência ao clássico de Dickens. No entanto, o texto poderia estar melhor escrito se, a dada altura, não começasses a enfiar expressões completamente sem sentido, por exemplo, não gostei nada do diálogo entre Cristina e Maria Clara. Poderias ter mantido o traçado camp nesses diálogos sem em algo absurdo, acaba por parecer menos descontextualizado.

Comentário de @Pedro M.:

Ocultar conteúdo

Achei original e com um grande cunho pessoal, com tiradas engraçadas. 

Comentário de @VTL:

Ocultar conteúdo

Uma tentativa diferente, com toque surrealista e humor, mas que acaba por não cumprir a essência de conto de Natal. A inspiração numa personagem de novela torna a proposta menos original e a própria história parece deslocada no género. O cunho pessoal está lá, especialmente na pesquisa, mas o resultado final não convence.

O conto vencedor a ficar em terceiro lugar gente?:chocada::triste:

• Like 1
  • Sad 1