Jump to content

Telhados de Vidro


Dimitri

Posts Recomendados

O ponto de partida centrava na morte de um homem rico, António Cortesão Vaz (Jacinto Ramos) que deixa a sua fortuna, provada em testamento, para pessoas diversas com as quais ele convivia. Maria Clara (Eugénia Bettencourt) é secretária na empresa Vazotel, empresa esta de António, ela é quase o bode expiatório em tudo o que lá acontece pois sabe que o patrão com uma certa idade vai-lhe deixar algum do seu património em testamento. Viriato (André Maia) , irmão de Maria Clara, é um lunático preso numa cadeira de rodas que usa a irmã para os seus esquemas sórdidos de vingança.

Telhados de Vidro é uma telenovela portuguesa, a primeira novela da TVI e por conseguinte de um canal privado português. 

  • Gosto 2
  • Adoro 4
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Spoiler

B1793250-A72-F-4-EEB-884-A-47-CEFCBCC264
Teresa Negrão e Rui Luís Brás

5-F131863-1590-460-D-BD4-E-79-F38090-EEE
29079-F67-A8-FD-4151-935-D-762436-DA2-EC

Resumos do episódio 11 ao 15 (3 semana de exibição):

Episódio 11: Maria Clara fica furiosa a ver Isabel a trabalhar no seu escritório.

Episódio 12: Reynaldo diz que Mercedes é a única mulher da sua vida. 

Episódio 13: Henrique sugere a Maria Clara que se demita

Episódio 14: Madalena vai a um bairro de lata e é abordada por dois rapazes com navalhas.

Episódio 15: Chinita confessa a Rosa que se apaixonou por Renato.



imagens aéreas na serra da estrela para uma cena do casal Tozé Martinho com a atriz Margarida Reis a passear.

CA89-ACFF-C06-D-4538-BF47-F7-BD3-B576-E5

Gravações:

A37-BC556-48-FC-458-E-A7-DA-4-BF0-BBF2-F

  • Gosto 6
  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vieira disse:

A novela deve ter sido bem esquecível para a TVI ter desistido das novelas portuguesas e só voltar 6 anos depois.

Foi um flop e talvez isso mais todos os problemas que a TVI teve nos seus primeiros anos de vida, tenham levado a TVI a desistir de continuar a produzir novelas portuguesas. Mas na altura produzia-se pouca ficção nacional principalmente na SIC e na TVI e nunca era de forma continuada. Só a partir do final da década de 90 é que a SIC e a TVI começaram a produzir mais ficção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu deus Lagrimas a primeira novela venezuelana em Portugal... é tipo a vila faia das novelas novelas dobradas... :chocada:

há 1 hora, Vieira disse:

A novela deve ter sido bem esquecível para a TVI ter desistido das novelas portuguesas e só voltar 6 anos depois.

na realidade a tvi queria fazer como a rtp e ter uma novela portuguesa em continuidade... só que claro o canal tinha muito pouca visibilidade e audiencias e deve ter sido um investimento inicial grande e quando iam para começar a produzir a sucessora foi cancelada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, AndreRob disse:

Meu deus Lagrimas a primeira novela venezuelana em Portugal... é tipo a vila faia das novelas novelas dobradas... :chocada:

Na verdade a primeira novela dobrada deve ter sido a mexicana "Carrossel" na RTP2 que é de 1992.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Dimitri disse:

Resposta oficial da TVI (não é mentira), acabando de vez com os rumores circundando esta produção:

"A TVI estima todo o seu arquivo desde os dias atuais até à sua fundação no dia 20 de Fevereiro de 1993. A Telenovela "Telhados de Vidro", a primeira da nossa estação nunca voltou à antena porque não dispomos dos direitos musicais da trama, ou seja, as músicas incidentais e de fundo que acompanham as cenas não nos pertencem, daí nunca ter podido voltar à antena da estação. Obrigado e esperamos ter esclarecido a sua dúvida. Com os melhores cumprimentos"

cada mail uma desculpa diferente... agora é os direitos das musicas... como se em portugal alguém quisesse saber disso sobretudo produtos dos anos 90... se fosse por ai a maioria das coisas que a rtp põe online não podia faze-lo. ou alguém acha que a rtp tem os direitos da trilha musical e incidental da Ricardina e Marta ou da chuva na areia...

Editado por AndreRob
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, AndreRob disse:

cada mail uma desculpa diferente... agora é os direitos das musicas... como se em portugal alguém quisesse saber disso sobretudo produtos dos anos 90... se fosse por ai a maioria das coisas que a rtp põe online não podia faze-lo.

eles estão a dizer a verdade desta vez, a Atlântida tinha o som noutra fita só mesmo para o som. A Fita dos episódios tem as cenas sem música de fundo nenhuma, provavelmente não guardaram ou não puderam guardar as fitas de som.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas agora falando da novela em si. É notório um investimento por parte da estação na aposta na novela. Contou com grandes nomes como Rosa Lobato de Faria (que também assinou), Toze Martinho, Rui Luis Bras, Carla de Sa, Alexandra Leite, Vitor de Sousa, entre tantos outros que infelizmente ja deixaram os ecrãs ha alguns anos.

O primeiro episódio é de facto muito catchy. Em meia hora (que era o tempo dos episódios) conseguiram apresentar as várias personagens, os vários plots e ha claramente muitos enredos que so se descobrem ao longo da trama. Amei o suspense em torno do segredo da personagem da Carmem Santos.  Aquele gancho com a velha morta e cheia de notas escondidas foi qualquer coisa! Os cenarios também estão muito giros.

Seria uma novela agradável de se ver numa repetição. E nao ocuparia muito tempo. 120 episódios veem se bem, se dessem duplos seriam 60, ficaria uns 2 meses no ar. Mas pronto nao sendo possível, é uma pena.

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei o 1º episódio TOP, muito bem produzido para o que se fazia na época, melhor que as novelas da RTP, a sonoplastia está boa também os diálogos são claros e percebem-se perfeitamente. 

Há um plot-line muito muito parecido ao de O Beijo do Escorpião, António Barreira tem explicações a fazer :acabou:.

Chocado com os traços de vilania do Renato, não esperava :chocada:, a Alexandra Leite tão gira :cryhappy:. Os cenários estão muito bons, o wide shot da Vazhotel super bem feito. :clap: A Maria Clara super bitchy AMEI. Destaque para o beijo linguado e o "sua cabra" :clap: TV da Igreja moderna.

No geral uma estreia muito bem produzida, explicação das personagens muito bem feita e nada enfadonha. Gancho para o segundo episódio, brutal.

  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O gancho é óptimo. Também gostei do plot da mulher (não me recordo bem quem era a atriz) que queria trabalhar mas o marido não deixava.

Os cenários também são bons. 

Rosa Lobato Faria a arrasar ?. Saudades da diva.

A novela vê-se super bem.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a eventualidade da ilegalidade da visualização do episódio, eu declaro às autoridades competentes que fui coagido :eat:

bem, para o padrão das produções portuguesas da época (que, na generalidade, era medíocre) fiquei agradavelmente surpreendido. Pensei que era um dramalhão mexicano trash e afinal a maior parte das cenas são conversas casuais e quotidianas. Um texto a nível geral bom e com atuações verosímeis (outra coisa rara nas produções da época) e achei inovador as cenas serem tão curtas, o que não era habitual. Já as cenas mais dramáticas cairam levemente no ridículo. É certamente uma produção muito low cost, a grande maioria das cenas em meia dúzia de cenários muito apertados. Em termos de história, sinceramente nem percebi se tinha oof.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

achei que o primeiro episódio foi um pouco célere e houveram certas coisas que ficaram por perceber. no entanto, fiquei muito surpreendida pela positiva. achava realmente que ia ser algo mesmo muito mau, mas enganei-me. ficou-se com vontade de ver o próximo episódio! actuações brilhantes dos já falecidos Jacinto Ramos e Rosa Lobato de Faria; a Filomena Gonçalves também esteve muito bem. posso dizer que Telhados é melhor que muitas novelas da RTP nessa época, uma novela elegante, com bons diálogos e excelentes actores. de facto, é uma novela muito à frente para uma televisão acabada de nascer. 

  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...