Jump to content

CNN Portugal


guest_rf

Posts Recomendados

há 7 minutos, D91 disse:

Ainda não percebi como vão gerir os universos TVI e CNN, sendo tão diferentes. :read:

Passam a chamar a CNN de "Cristina News Network" e está feita a ligação entre o universo TVI e CNN. :curtainpeek:

Brincadeiras à parte, também estou curioso para ver como vão gerir os jornais da generalista quando a CNN for lançada.

  • Haha 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ser contra o fim da TVI24 e à separação de marcas, estou muito curioso para saber como vão operacionalizar o conceito multiplataforma... Em Portugal, os media ainda não conseguiram perceber o que é multiplataforma. Genericamente, continuam a achar que multiplataforma é espetar online os conteúdos feitos para TV, quando, na verdade, são meios distintos, que por vezes pedem formatos distintos.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, urb48 disse:

Vamos passar a ter o famoso “Breaking News” em substituição do “Última Hora” usado habitualmente em Portugal.

No post do Facebook, o Nuno Santos já faz menção ao “breaking news”. A CNN Brasil também usa esta terminologia. 

Já estou a imaginar nas autárquicas um Key Race Alert na freguesia de Sarrafonas do Douro a ser comentário por um senhor que brinca com touchscreens!

Editado por RPSG
  • Haha 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só espero que a CNN não seja apenas uma TVI24 disfarçada. 

A informação da TVI já leva uma tareia diária por parte da SIC. Se continuarem com os comentadores polémicos, uma programação focada no futebol e peixeiradas, mais vale a pena manter tudo como está.

Não sei até que ponto a casa-mãe americana tem mão decisiva no que toca à programação. Se depender da Media Capital, já sabemos que é só mais uma CMTV 2.0.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, RPSG disse:

Já estou a imaginar nas autárquicas um Key Race Alert na freguesia de Sarrafonas do Douro a ser comentário por um senhor que brinca com touchscreens!

As autárquicas são no último domingo de Setembro. Dificilmente a CNN Portugal entraria no ar antes de Outubro.

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo a euforia da TVI.

Vão perder um canal. Estão a pagar para ter a CNN cá. A CNN não comprou nada à TVI.... Vendeu!

Isto é, dadas as devidas distâncias, como se o Benfica deixasse de ser Benfica e passa-se a ser o Real Madrid Lisboa...   

Por favor... Acordem. É excelente para a CNN que vende mais um franchise. É excelente para a informação televisiva portuguesa que fica com um serviço internacional.

Mas para a TVI é o fim de uma marca com mais de 10 anos. Vão vender mais PUB para este canal de informação do que vendiam para a TVI24? É bom que vendam porque a renda que pagam aos americanos não deve ser barata.

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, MaríliaMachado disse:

A CNN Portugal também vai ter programas de comentário do futebol? Vai ter a circulatura do quadrado?

Ainda não se sabe, não faço ideia. Mas duvido que a maioria dos programas da TVI24 passem para aqui.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, PT 04 said:

Mas a CNN não costuma ter programas de desporto, e mesmo programas como a Circulatura não é muito normal.

a TVi apenas adapta a marca não está a ser gerida pela CNN internacional... a gestão de conteudos assim como toda a programação é decisão editorial do canal e como tal adaptada à realidade portuguesa e não a americana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, Robalinho disse:

a TVi apenas adapta a marca não está a ser gerida pela CNN internacional... a gestão de conteudos assim como toda a programação é decisão editorial do canal e como tal adaptada à realidade portuguesa e não a americana.

Mas a TVI deve ter de respeitar certas regras

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 7/22/2021 at 12:44 PM, MaríliaMachado said:

Não percebo a euforia da TVI.

Eu percebo a euforia eu também ficava. Já imaginaram o que vai ser a TVI ter acesso ao arquivo todo da CNN vão poder ter acesso a tanta coisa. A mesma coisa com correspondentes, imagens em tempo real etc. Relativamente à questão da programação acredito que venha mesmo ao estilo americano pelo menos no Brasil seguiram essa linha e quem já vê CNN à algum tempo sabe que programas de comentário de futebol não fazem muito sentido nesse canal. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, John123 disse:

Eu percebo a euforia eu também ficava. Já imaginaram o que vai ser a TVI ter acesso ao arquivo todo da CNN vão poder ter acesso a tanta coisa. A mesma coisa com correspondentes, imagens em tempo real etc. Relativamente à questão da programação acredito que venha mesmo ao estilo americano pelo menos no Brasil seguiram essa linha e quem já vê CNN à algum tempo sabe que programas de comentário de futebol não fazem muito sentido nesse canal. 

Os correspondentes são os mesmos. Se usarem os da CNN terão de ser reportagens legendadas ou dobradas e não dá para fazerem direitos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que pode trazer alguns pontos diferentes, mas, no geral, a última reformulação da TVI24 já introduziu muitas coisas à lá CNN

Formatos como Os Quatro ou o Dilema são muito estilo CNN. Acho que o que eles podem trazer de diferente pode ser por exemplo uma ênfase maior nos rostos do canal, dando-lhes uma centralidade maior. Ou seja, delegar determinados horários em rostos específicos e fixos, dando-lhes programas em nome próprio, como Sky News faz também.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só o facto de ficarem com um espólio internacional bastante diverso já os diferencia. Depois os profissionais passarem por um estágio também me parece interessante, mas vermos em  termos práticos no que se traduz nas reportagens e nos meios.
A marca por si só já traz algum compromisso, assim como toda a exposição que acarreta. 
Diria que se a tvi Porto surgir na mesma altura, o projecto agiganta-se ainda mais.

há 1 hora, Free Live disse:

A CNN não vem trazer nada de novo. Zerinho.

:zzz:

Editado por DGA
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que esta proposta pode ser um caminho possível para a futura CNN Portugal, com uma grelha que se diferencie da oferta da concorrência.

Spoiler

 

08:00 - Manhã CNN com Rita Rodrigues e Marcos Pinto

11:00 - Política Mesmo com Paulo Magalhães

12:00 - Andreia Vale

13:00 - J1

14:00 - Tarde CNN com Ana Sofia Cardoso

16:00 - Tarde CNN (inclui Discurso Direto)

17:00 - Tarde CNN (inclui Os Quatro)

18:00 - Desporto

19:00 - Jorge Nuno Oliveira (num formato que seguiria o estilo do The News Hour with Mark Austin da Sky News ou o BBC News at 6)

20:00 - Amanpour / CNN Special Report etc (foco em jornalismo internacional, que está em desuso, com a ajuda do portfolio da CNN)

21:00 - Jornal do Dia

22:00 - Noite CNN (programa mais ao estilo do BBC Newsnight, ou seja, algo muito diferente do que temos por cá no mesmo género)

23:00 - O Dilema

00:00 - Primeira Hora

 

Alguns dos nomes, como perceber-se-á, são apenas indicativos. O Andreia Vale ou o Jorge Nuno Oliveira são basicamente noticiários mas com o objetivo de fidelizar o público com um rosto naquele horário, um pouco como acontece no daytime das generalistas. Acho que é algo que pode funcionar para fidelizar público e criar ligação com o canal/criar hábito.

O conceito-base do Tarde CNN seria criar uma dinâmica nas tardes ao estilo The Situation Room. Os Quatro procuraram criar uma dinâmica diferente tentando ir mais além do que ter umas tardes que se resumem a repetir o mesmo alinhamento hora após hora. No entanto, ficaram aquém e também se pode tornar monótono ter 2h seguidas com comentário e análise. Por isso, o Tarde CNN seria um grande programa de informação com a componente de noticiário mais tradicional intercalada com segmentos ao longo da emissão (programas como Os Quatro e o saudoso Discurso Direto que fazia bons resultados, acho) que até podem depois ser reformatados e distribuídos no online como Podcast, como o Dilema ou o Política Mesmo também podem, por exemplo.

Editado por Tomás_RL
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, MaríliaMachado said:

O público português a ver diretos em inglês? Estarás a ver bem o quadro? E isso vem de borla? Lamento, mas acho que estão todos a navegar na maionese... 

Ninguém está a falar sobre diretos em inglês estou a falar sobre ter acesso ao arquivo da CNN e a imagens em direto. Um repórter em PT pode muito bem relatar e as imagens serem da CNN. A parte do estágio vai ajudar muitas pessoas que querem seguir este caminho ter CNN no currículo é muito bom. Sim vem de borla quando a notícia saiu a TVI disse que tinha acesso ao arquivo e aos correspondentes CNN tal como no Brasil. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, John123 disse:

Ninguém está a falar sobre diretos em inglês estou a falar sobre ter acesso ao arquivo da CNN e a imagens em direto. Um repórter em PT pode muito bem relatar e as imagens serem da CNN. A parte do estágio vai ajudar muitas pessoas que querem seguir este caminho ter CNN no currículo é muito bom. Sim vem de borla quando a notícia saiu a TVI disse que tinha acesso ao arquivo e aos correspondentes CNN tal como no Brasil. 

Mas a imagens qualquer um tem a partir das agências internacionais. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o que está em discussão é o acesso aos trabalhos dos enviados e correspondentes da CNN à volta do mundo. Assim como a SIC tem parceria com a Sky News (o que lhe permite ter no JdN por vezes trabalhos de enviados especiais e correspondentes da Sky), também a TVI passa a poder contar com um parceiro que lhe faça chegar esses materiais, o que tem muito mais valor do que os feeds das agências internacionais que vão para todos os órgãos. Além disso, o core das agências é notícias e última hora, nem é muito a reportagem ou entrevistas exclusivas, como a Sky, a BBC ou a CNN têm.

Por exemplo, a TVI não tem correspondente em Londres, mas na delegação da CNN em Londres há vários jornalistas portugueses a trabalhar lá, o que pode ser uma mais valia para a TVI porque não só pode aceder ao trabalho que eles lá fazem como terem lá profissionais queão falantes nativos de português o que permite diretos ou até trabalhos com offs em PT.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...