Jump to content

Mar do Sertão


DanielNunes

Posts Recomendados

Gostei do primeiro capítulo. Texto e direção impecável. A atriz Isadora Cruz muito bem para uma estreia de sua primeira protagonista. Renato Góes e Sérgio Guizé também muito bem. Gostei também da abertura e também gostei do "No Próximo Capítulo", cantores de cordel resumindo o que irá acontecer no próximo capítulo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estreia absolutamente péssima. Zero história, zero desenvolvimento. Uma estreia que se restringe à apresentação de personagens, nos dias de hoje, é um absurdo. 

O que se salva são as tiradas cómicas e as belezas do sertão e dos dois protagonistas masculinos. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vitória disse:

Estreia absolutamente péssima. Zero história, zero desenvolvimento. Uma estreia que se restringe à apresentação de personagens, nos dias de hoje, é um absurdo. 

O que se salva são as tiradas cómicas e as belezas do sertão e dos dois protagonistas masculinos. 

Vendo por esta perspectiva tua sobre o primeiro capítulo, devo concordar que não houve uma apresentação assim que digamos mais fluente. O bom que a sensação de "O Tempo Não Para" não estava presente. Mas Candoca tem um deja vi de Mari (I Love Paraisopolis) e Marocas (O Tempo Não Para), tentar resolver problemas de outros personagens. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi os 4 capítulos. 

O primeiro capítulo é muito mau. Só apresentaram o trio protagonista e a história ficou com deus. Não se percebe nada, eu até pensava que a amiga da protagonista era irmã dela, posteriormente é que percebi que não. 

Para mim, o destaque vai para o Renato Goés com o seu Tértulinho. Personagem carismático. Gosto muito, parece que vai ser um vilão atrapalhado, tem tudo para correr bem. Sérgio Guizé bem, também. Já a protagonista...

A atriz está a ter uma boa prestação, mas a personagem é um bocado chata. O primeiro episódio mal começa e já quer dar uma de justiceira, preocupada com tudo e com todos. Não gosto nada deste tipo de protagonista, normalmente torna-se chata e perde o fio condutor. Mas, pronto, vou lhe dar uma oportunidade. 

Não gostei muito da abertura, enfim, deu-me vibes de "Bem Me Quer". A música é bonitinha, catchy tune, vá, alguma coisa tinha de ser boa. 

A direção está impecável. O texto é simples, não é mau, mas não é ótimo. Este "Mar do Sertão" acaba por ser uma farofa rural típica das 18h. Pelo que li aqui, a novela estreou bem. É capaz de continuar assim. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/08/2022 at 00:56, Vitória disse:

Estreia absolutamente péssima. Zero história, zero desenvolvimento. Uma estreia que se restringe à apresentação de personagens, nos dias de hoje, é um absurdo.

há 14 minutos, xfinity disse:

O primeiro capítulo é muito mau. Só apresentaram o trio protagonista e a história ficou com deus. Não se percebe nada, eu até pensava que a amiga da protagonista era irmã dela, posteriormente é que percebi que não.

O Sertão é meio que desértico, então a estreia foi fiel à região: pouquíssimo desenvolvimento e só 3 habitantes personagens.

:triste_teresa:

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/08/2022 at 00:56, Vitória disse:

Estreia absolutamente péssima. Zero história, zero desenvolvimento. Uma estreia que se restringe à apresentação de personagens, nos dias de hoje, é um absurdo. 

O que se salva são as tiradas cómicas e as belezas do sertão e dos dois protagonistas masculinos. 

Como é que o primeiro episódio não tem uma situação que desencadeia o rumo da historia pelo que li basicamente foi os personagens principais a aparecerem sem nada de relevante a acontecer :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, AndreRob disse:

Como é que o primeiro episódio não tem uma situação que desencadeia o rumo da historia pelo que li basicamente foi os personagens principais a aparecerem sem nada de relevante a acontecer :x

Vi o resto dos episódios e melhorou um bocado. Não tem grande história, vive à volta de um triângulo amoroso pouco cativante, o humor é razoável. 

Será que o autor, desta vez, quis segurar-se um pouco? Geralmente, as suas novelas começam com tudo e vão perdendo a qualidade no desenrolar. Neste caso, já começou desinteressante, mas tem tudo para melhorar. 

As críticas que li são extremamente exageradas, falam como se fosse, já de caras, um novelão. É só uma novela "boba" que interte, só. Na minha opinião, Cara e Coragem é muito mais interessante. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os grandes pontos positivos, para mim, são a direção e o personagem do Renato Góes, adorooo o seu registo nesta novela. 

O Guizé até cumpre, mas é basicamente um Candinho numa versão mais séria e viril. 

O núcleo da igreja é tão nonsense, ainda não percebi a eficácia desse núcleo, o padre só aparece para reclamar da pintura das paredes kkk

Editado por xfinity
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a 2ª fase começa na próxima semana. 

Por acaso, gostaria que invertessem os papéis dos dois protagonistas masculinos. Isto é, o Guizé passaria a ser o vilão e o Goés o mocinho. Essa história de sede de vingança e justiça é tão usada que poderia tomar outros rumos, pouco tradicionais, nesta história. Caso não venha acontecer, será mesmo um Flor do Caribe ambientado em Cordel Encantado como já foi dito aqui. 

Editado por xfinity
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém aqui está a acompanhar esta novela?

Eu estou e sinceramente não me está a seduzir e estou a achar o desenvolvimento problemático... :S

A 1.ª semana não teve grandes acontecimentos e os protagonistas foram apresentados de forma rasa. A Candoca passou a semana inteira com frases de justiceira, o romance com o Zé Paulino nem teve construção ou como se conheceram no passado, basicamente das vezes que se encontraram era para fazer sexo, o Tertulinho é um vilão engraçado e carismático, mas essa obsessão pela boazinha é cansativa. 

Se a 1.ª semana não teve acontecimentos, a 2.ª teve acontecimentos demais, uma correria desenfreada... Acontece o acidente do Zé e do Tertulinho e do nada dá uma passagem de tempo e nem vemos a noiva e os amigos a receberem a noticia da "morte" deste, o vilão pouco ou nada é questionado sobre o acidente. A noiva justiceira passa de um momento para o outro a ser uma "choca" e a ser manipulada pelas amigas e ter algo com o Tertulinho, mesmo elas não o conhecendo bem e sabendo que ela tinha perdido o noivo há um mês. Um mês :O. A mãe da Candoca também morreu rapidamente, a personagem poderia ter rendido mais uns episódios e é uma pena a Cyria Coentro, excelente no papel, ter sido tão mal aproveitada. E coragem de terem convidado a Cláudia Abreu para este papel pífio. A mãe da protagonista morre ela sofre um pouco e nova passagem de tempo. :O Nem dá para sentir empatia pela personagem, dado que é tudo tão corrido. 

Pouco é mostrado da recuperação do Zé Paulino, apenas que sobreviveu e está a receber cuidados. E esta semana a protagonista já se vai casar com o vilão, o Zé Paulino vai descobrir que ela casou e a Candoca vai descobrir que ele está vivo e já vai trair o Tertulinho. Acho esse tipo de clichés cansativos. Isto na 3.ª semana. 

E uma mulher apresentada como independente, no século 21 e professora, precisa mesmo de se casar do nada? Conhecendo pouco o noivo, noivo esse que a assediava?

E até agora pouco ou nada se viu das outras personagens... :|

A minha pergunta é: Para quê tanta correria? A novela acho que vai até março do próximo ano, será que vai ter história para tantos meses, já chegando ao seu ápice em menos de um mês? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Zé Santos disse:

Alguém aqui está a acompanhar esta novela?

Eu estou e sinceramente não me está a seduzir e estou a achar o desenvolvimento problemático... :S

A 1.ª semana não teve grandes acontecimentos e os protagonistas foram apresentados de forma rasa. A Candoca passou a semana inteira com frases de justiceira, o romance com o Zé Paulino nem teve construção ou como se conheceram no passado, basicamente das vezes que se encontraram era para fazer sexo, o Tertulinho é um vilão engraçado e carismático, mas essa obsessão pela boazinha é cansativa. 

Se a 1.ª semana não teve acontecimentos, a 2.ª teve acontecimentos demais, uma correria desenfreada... Acontece o acidente do Zé e do Tertulinho e do nada dá uma passagem de tempo e nem vemos a noiva e os amigos a receberem a noticia da "morte" deste, o vilão pouco ou nada é questionado sobre o acidente. A noiva justiceira passa de um momento para o outro a ser uma "choca" e a ser manipulada pelas amigas e ter algo com o Tertulinho, mesmo elas não o conhecendo bem e sabendo que ela tinha perdido o noivo há um mês. Um mês :O. A mãe da Candoca também morreu rapidamente, a personagem poderia ter rendido mais uns episódios e é uma pena a Cyria Coentro, excelente no papel, ter sido tão mal aproveitada. E coragem de terem convidado a Cláudia Abreu para este papel pífio. A mãe da protagonista morre ela sofre um pouco e nova passagem de tempo. :O Nem dá para sentir empatia pela personagem, dado que é tudo tão corrido. 

Pouco é mostrado da recuperação do Zé Paulino, apenas que sobreviveu e está a receber cuidados. E esta semana a protagonista já se vai casar com o vilão, o Zé Paulino vai descobrir que ela casou e a Candoca vai descobrir que ele está vivo e já vai trair o Tertulinho. Acho esse tipo de clichés cansativos. Isto na 3.ª semana. 

E uma mulher apresentada como independente, no século 21 e professora, precisa mesmo de se casar do nada? Conhecendo pouco o noivo, noivo esse que a assediava?

E até agora pouco ou nada se viu das outras personagens... :|

A minha pergunta é: Para quê tanta correria? A novela acho que vai até março do próximo ano, será que vai ter história para tantos meses, já chegando ao seu ápice em menos de um mês? 

Isso já foi tudo comentado por aqui.

A novela não começou bem, mas não acho que seja péssima. É claro que falta ali um fio condutor, mas o carisma está bem presente e acaba por disfarçar os erros do autor. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Zé Santos disse:

Alguém aqui está a acompanhar esta novela?

Eu estou e sinceramente não me está a seduzir e estou a achar o desenvolvimento problemático... :S

A 1.ª semana não teve grandes acontecimentos e os protagonistas foram apresentados de forma rasa. A Candoca passou a semana inteira com frases de justiceira, o romance com o Zé Paulino nem teve construção ou como se conheceram no passado, basicamente das vezes que se encontraram era para fazer sexo, o Tertulinho é um vilão engraçado e carismático, mas essa obsessão pela boazinha é cansativa. 

Se a 1.ª semana não teve acontecimentos, a 2.ª teve acontecimentos demais, uma correria desenfreada... Acontece o acidente do Zé e do Tertulinho e do nada dá uma passagem de tempo e nem vemos a noiva e os amigos a receberem a noticia da "morte" deste, o vilão pouco ou nada é questionado sobre o acidente. A noiva justiceira passa de um momento para o outro a ser uma "choca" e a ser manipulada pelas amigas e ter algo com o Tertulinho, mesmo elas não o conhecendo bem e sabendo que ela tinha perdido o noivo há um mês. Um mês :O. A mãe da Candoca também morreu rapidamente, a personagem poderia ter rendido mais uns episódios e é uma pena a Cyria Coentro, excelente no papel, ter sido tão mal aproveitada. E coragem de terem convidado a Cláudia Abreu para este papel pífio. A mãe da protagonista morre ela sofre um pouco e nova passagem de tempo. :O Nem dá para sentir empatia pela personagem, dado que é tudo tão corrido. 

Pouco é mostrado da recuperação do Zé Paulino, apenas que sobreviveu e está a receber cuidados. E esta semana a protagonista já se vai casar com o vilão, o Zé Paulino vai descobrir que ela casou e a Candoca vai descobrir que ele está vivo e já vai trair o Tertulinho. Acho esse tipo de clichés cansativos. Isto na 3.ª semana. 

E uma mulher apresentada como independente, no século 21 e professora, precisa mesmo de se casar do nada? Conhecendo pouco o noivo, noivo esse que a assediava?

E até agora pouco ou nada se viu das outras personagens... :|

A minha pergunta é: Para quê tanta correria? A novela acho que vai até março do próximo ano, será que vai ter história para tantos meses, já chegando ao seu ápice em menos de um mês? 

Sim há problemas narrativas ali. Não acho uma novela má e tão pouco sem carisma. Há uma semelhança entre esta novela com "Além da Ilusão", as duas novelas padecem na trama central de coerência narrativa e até de caráter dos protagonistas. Os personagens foram apresentados de forma um pouco abrupta sem sutileza.

Eu até agora não comprei muito bem o Zé Paulino, talvez Mario Teixeira não desenvolveu muito bem este personagem. Parece sem brilho sem vida. Candoca está a ser bem interpretada, como disseste o comportamento dela varia de acordo o que o autor quer levar. Sensação de que seja manipulada ao mesmo tempo astuta, e isso compromete um pouco sobre quem é Candoca. Tertulinho é manequeista, mas de caráter variável ora faz vilanias, ora faz benfeitorias, tudo o que lhe convém. E isso atrapalha a torcida do público, já que Tertulinho, se Zé Paulino não vingar, pode assumir o posto de mocinho torto.

Acho que o autor misturou todos os ingredientes de todas as novelas bem sucedidas no horário das seis. E isso tem dado um efeito positivo, já que a audiência até o momento é satisfatória.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, xfinity disse:

Isso já foi tudo comentado por aqui.

A novela não começou bem, mas não acho que seja péssima. É claro que falta ali um fio condutor, mas o carisma está bem presente e acaba por disfarçar os erros do autor. 

Eu vi que comentaram, mas quis deixar a minha análise, dado que é um fórum de TV.

Eu não disse que seja péssima, simplesmente fiz um balanço ao que tenho visto. Só isso. 

há 18 minutos, DanielNunes disse:

Sim há problemas narrativas ali. Não acho uma novela má e tão pouco sem carisma. Há uma semelhança entre esta novela com "Além da Ilusão", as duas novelas padecem na trama central de coerência narrativa e até de caráter dos protagonistas. Os personagens foram apresentados de forma um pouco abrupta sem sutileza.

Eu até agora não comprei muito bem o Zé Paulino, talvez Mario Teixeira não desenvolveu muito bem este personagem. Parece sem brilho sem vida. Candoca está a ser bem interpretada, como disseste o comportamento dela varia de acordo o que o autor quer levar. Sensação de que seja manipulada ao mesmo tempo astuta, e isso compromete um pouco sobre quem é Candoca. Tertulinho é manequeista, mas de caráter variável ora faz vilanias, ora faz benfeitorias, tudo o que lhe convém. E isso atrapalha a torcida do público, já que Tertulinho, se Zé Paulino não vingar, pode assumir o posto de mocinho torto.

Acho que o autor misturou todos os ingredientes de todas as novelas bem sucedidas no horário das seis. E isso tem dado um efeito positivo, já que a audiência até o momento é satisfatória.

Eu gostei bastante de Além da Ilusão, apesar de concordar que a história principal perdeu-se do meio para o fim. 

Foi uma novela muito bem apoiada nas histórias secundárias desde o início. Principalmente na personagem da Paloma Duarte.

Até agora esta tem girado muito em cima dos três protagonistas, mas acredito que com o tempo outras personagens sejam desenvolvidas. 

Mas foi o que você disse: Faltou sutileza, neste arranque! Vamos ver como desenvolve!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este último episódio da 1.ª fase ficou muito aquém... a narrativa cheia de furos. 

Passamos de um pedido de casamento para um altar, 1 ano passou-se, mas não explicam como é que o Tértulinho não ficou sabendo da saída do Zé Paulino do hospital sendo ele o único familiar registado. Não há sequência lógica, o autor está a cortar as partes essenciais da narrativa, que desilusão. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, xfinity disse:

Este último episódio da 1.ª fase ficou muito aquém... a narrativa cheia de furos. 

Passamos de um pedido de casamento para um altar, 1 ano passou-se, mas não explicam como é que o Tértulinho não ficou sabendo da saída do Zé Paulino do hospital sendo ele o único familiar registado. Não há sequência lógica, o autor está a cortar as partes essenciais da narrativa, que desilusão. 

A impressão fica que alteraram o roteiro da novela ou cortaram cenas da novela de última hora. Dá impressão também que a Globo fica meio receosa em questão da primeira fase das novelas. Depois do desastre que foi a primeira fase de "Nos Tempos do Imperador", a emissora deve estar com medo de prolongar muito a fase inicial de uma novela, um exemplo disso foi "Pantanal" que teve sua primeira fase reduzida.

Sim, houve furo de roteiro. Sem explicação de como Zé Paulino se recuperou e de como saiu do hospital, sem Tertulinho saber. Agora sobre a vingança ficou muito rasa, já que ele não se lembra de nada do acidente e nem que Tertulinho quis mesmo matà-lo. Deu a impressão de vingança só por Candoca ter se casado com seu rival.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DanielNunes disse:

Sim, houve furo de roteiro. Sem explicação de como Zé Paulino se recuperou e de como saiu do hospital, sem Tertulinho saber. Agora sobre a vingança ficou muito rasa, já que ele não se lembra de nada do acidente e nem que Tertulinho quis mesmo matà-lo. Deu a impressão de vingança só por Candoca ter se casado com seu rival.

Exatamente, Daniel, também há esse ponto. Faltou uma orientação da história pós-pedido de casamento. O coronel Tertúlio colocou, literalmente, a Candoca para fora da sua fazenda e do nada já estava todo contente no casamento. Este último episódio não teve nenhum alinhamento, parecia um compilado de cenas soltas. Agoras vamos ver este primeiro capítulo da segunda fase, a novela tem tido muito time-jump. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Afonso disse:

Larguei. A 2.ª fase está muita fria, o autor esgotou a história central numa cena insossa e vulgar. É uma pena, o carisma está bem presente no folhetim, mas estes erros da narrativa quebram a magia da novela. 

Eu acho que o autor progrediu, mas está a fazer os mesmos erros de suas outras novelas. Mário Texeira está segurando um pouco as tramas, mas também resolvendo muito cedo o climax principal da novela. Era mais fácil segurar uns 10, 15 capítulos a revelação de que Zé Paulino está vivo. Ficou mesmo fria a revelação. O principal seria colocar pistas de que ele estava vivo principalmente para o vilão, assim ficaria mais instigante para conferir do que pé o Tertulinho iria reagir. Acho que Tertulinho terá a mesma situação do que Emílio de "O Tempo Não Para" vilão chato e grudento.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...