Dimitri Posted December 23, 2024 Posted December 23, 2024 Processo de digitalização de uma novela, partilhado pelo canal brasileiro SBT 1º Colaboradora do arquivo organiza os episódios em lotes e leva-os 2º - Cada lote antes de sair do arquivo 'toma banho' numa máquina que limpa as cassetes retirando pó, sujidade, tudo sem danificar a fita magnética para que a sua leitura ocorra sem risco de erros ou encravamento da mesma. 3º - Depois das cassetes estarem prontas para serem reproduzidas sem erros, são levadas para o Media Center onde serão digitalizadas. 4º - Depois de digitalizadas um técnico analisa os episódios e verifica se está tudo bem com os episódios, ajustando cores, removendo alguma falha digitalmente caso necessário. 5º Por fim, o episódio é colocado no servidor da estação e posteriormente no +SBT. 1 2 Quote
Dimitri Posted February 8, 2025 Posted February 8, 2025 (edited) Deparei-me com uma reportagem da TVI no Magazine VivaVida sobre a cantora Anabela e o hit A Cidade até ser dia de 1993, para acompanhar a entrevista passaram excertos de uma atuação da Anabela no programa Queridos Inimigos em 1993. Não é possível não reparar na qualidade de imagem, desde as linhas verdes constantes na imagem e um certo granulado / pontos pretos em toda a gravação. Mas o quê que a TVI anda a fazer com as cassetes dos anos 90? @OTalAntiquado @Máquina do Tempo@miguelalex23 @D91 @Televisão 10 Edited February 8, 2025 by Dimitri 1 2 5 Quote
D91 Posted February 9, 2025 Author Posted February 9, 2025 há 4 horas, Dimitri disse: Deparei-me com uma reportagem da TVI no Magazine VivaVida sobre a cantora Anabela e o hit A Cidade até ser dia de 1993, para acompanhar a entrevista passaram excertos de uma atuação da Anabela no programa Queridos Inimigos em 1993. Não é possível não reparar na qualidade de imagem, desde as linhas verdes constantes na imagem e um certo granulado / pontos pretos em toda a gravação. Mas o quê que a TVI anda a fazer com as cassetes dos anos 90? @OTalAntiquado @Máquina do Tempo@miguelalex23 @D91 @Televisão 10 Muitas cassetes de programas antigos não devem estar bem preservadas no arquivo.... Quote
D91 Posted April 26, 2025 Author Posted April 26, 2025 Eu sei que os canais portugueses (nomeadamente a RTP, SIC e TVI) tem em arquivo algumas promos antigas de programas, mas será que tem muitas em arquivo? Já tentei saber junto dos canais mas nada consegui saber ou dizem que não tem essa informação. Quote
TekClub Posted May 20, 2025 Posted May 20, 2025 PRR: publicado em Diário da República regulamento do incentivo à digitalização de conteúdos televisivos Os operadores de televisão vão poder candidatar-se a um incentivo para financiar a digitalização de conteúdos gravados em suportes videográficos, desde entrevistas a debates, reportagens, filmes ou programas culturais, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República. Nos termos da portaria n.º 227/2025/1 – que aprova o regulamento do sistema de incentivos “Arquivos Digitais dos Órgãos de Comunicação Social e Radiodifusão Televisiva”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – o objetivo é “assegurar a preservação, digitalização e disponibilização ao público dos arquivos televisivos com relevância histórica, cultural, social e política”. “A digitalização de suportes videográficos dos operadores de televisão nacionais desempenha um papel crucial na preservação e na garantia do acesso dos cidadãos a este património cultural tão importante para a história recente do nosso país”, lê-se no texto do diploma. Segundo salienta, quando convertidos em formatos digitais, os conteúdos tornam-se “mais duráveis e menos suscetíveis de deterioração física”, sendo ainda facilitado “o acesso e a partilha desses recursos, permitindo uma maior difusão do património televisivo português”. “Esta iniciativa não apenas preserva a história da televisão no país, mas também possibilita a utilização educativa e criativa desse vasto acervo, promovendo a compreensão e apreciação da cultura audiovisual nacional”, sublinha. De acordo com regulamento hoje publicado, são elegíveis para este apoio – que assume a forma de incentivo não reembolsável – os operadores de televisão registados na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) como um serviço de programas televisivo generalista, de acesso não condicionado e de cobertura nacional. Estes operadores devem possuir arquivos de programas que tenham sido transmitidos nos respetivos serviços, originariamente em língua portuguesa, que estejam gravados em suportes videográficos (como BETACAM ou HDCAM) e que não tenham sido objeto de preservação digital anterior. Os conteúdos elegíveis são, por ordem de prioridade, programas informativos (incluindo entrevistas, debates eleitorais, edições especiais em datas de apuramento de resultados eleitorais e reportagens), programas de entrevista não incluídos em programas informativos (designadamente entrevistas a personalidades de relevo nas áreas política, cultural e científica portuguesas) e obras criativas de ficção e não-ficção (incluindo filmes/telefilmes, séries, telenovelas, programas de cultura/conhecimento), programas infantis/juvenis e eventos de interesse generalizado do público. Este apoio insere-se na Componente 4 – “Redes Culturais e Transição Digital” do PRR, que visa “dotar o setor cultural de uma maior sustentabilidade financeira e económica, aumentando a sua resiliência e tornando-o mais resistente a impactos futuros”. Fonte:https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/prr-publicado-em-diario-da-republica-regulamento-do-incentivo-a-digitalizacao-de-conteudos-televisivos?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques 1 3 Quote
D91 Posted May 22, 2025 Author Posted May 22, 2025 É uma pena que a SIC e a TVI não tenham sites onde disponibilizem o historial dos seus programas, não digo programas completos, mas os genéricos, excertos, promos (se tiverem). Tiveram os sites dos 20 anos, o da TVI até era muito bom, mas não aproveitaram para colocar em prática um projecto desses. 4 Quote
Fernando Posted May 31, 2025 Posted May 31, 2025 On 5/20/2025 at 5:09 PM, TekClub said: PRR: publicado em Diário da República regulamento do incentivo à digitalização de conteúdos televisivos Os operadores de televisão vão poder candidatar-se a um incentivo para financiar a digitalização de conteúdos gravados em suportes videográficos, desde entrevistas a debates, reportagens, filmes ou programas culturais, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República. Nos termos da portaria n.º 227/2025/1 – que aprova o regulamento do sistema de incentivos “Arquivos Digitais dos Órgãos de Comunicação Social e Radiodifusão Televisiva”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – o objetivo é “assegurar a preservação, digitalização e disponibilização ao público dos arquivos televisivos com relevância histórica, cultural, social e política”. “A digitalização de suportes videográficos dos operadores de televisão nacionais desempenha um papel crucial na preservação e na garantia do acesso dos cidadãos a este património cultural tão importante para a história recente do nosso país”, lê-se no texto do diploma. Segundo salienta, quando convertidos em formatos digitais, os conteúdos tornam-se “mais duráveis e menos suscetíveis de deterioração física”, sendo ainda facilitado “o acesso e a partilha desses recursos, permitindo uma maior difusão do património televisivo português”. “Esta iniciativa não apenas preserva a história da televisão no país, mas também possibilita a utilização educativa e criativa desse vasto acervo, promovendo a compreensão e apreciação da cultura audiovisual nacional”, sublinha. De acordo com regulamento hoje publicado, são elegíveis para este apoio – que assume a forma de incentivo não reembolsável – os operadores de televisão registados na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) como um serviço de programas televisivo generalista, de acesso não condicionado e de cobertura nacional. Estes operadores devem possuir arquivos de programas que tenham sido transmitidos nos respetivos serviços, originariamente em língua portuguesa, que estejam gravados em suportes videográficos (como BETACAM ou HDCAM) e que não tenham sido objeto de preservação digital anterior. Os conteúdos elegíveis são, por ordem de prioridade, programas informativos (incluindo entrevistas, debates eleitorais, edições especiais em datas de apuramento de resultados eleitorais e reportagens), programas de entrevista não incluídos em programas informativos (designadamente entrevistas a personalidades de relevo nas áreas política, cultural e científica portuguesas) e obras criativas de ficção e não-ficção (incluindo filmes/telefilmes, séries, telenovelas, programas de cultura/conhecimento), programas infantis/juvenis e eventos de interesse generalizado do público. Este apoio insere-se na Componente 4 – “Redes Culturais e Transição Digital” do PRR, que visa “dotar o setor cultural de uma maior sustentabilidade financeira e económica, aumentando a sua resiliência e tornando-o mais resistente a impactos futuros”. Fonte:https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/prr-publicado-em-diario-da-republica-regulamento-do-incentivo-a-digitalizacao-de-conteudos-televisivos?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques A RTP já está bem avançada nisso, e penso que também com alguns fundos europeus, a RTP Arquivos tem o selo Portugal 2020. Pode ser que seja um incentivo para as privadas divulgarem algumas das suas produções, dado que se sabe que pelo menos a SIC também está avançada nisso. 5 Quote
Dimitri Posted June 1, 2025 Posted June 1, 2025 A SIC tem a ficção digitalizada sim, mas estes apoios podem ajudar a digitalizar alguns magazines, programas de entretenimento ou reportagens dentro de telejornais que eles não considerassem tão prioritários e agora com fundos podem finalmente expandir para esse tipo de coisa. A TVI coitada, mandem reforços, tudo o que ajudar porque os coitados estão atrasadíssimos ainda. 3 Quote
D91 Posted June 1, 2025 Author Posted June 1, 2025 há 1 hora, Dimitri disse: A SIC tem a ficção digitalizada sim, mas estes apoios podem ajudar a digitalizar alguns magazines, programas de entretenimento ou reportagens dentro de telejornais que eles não considerassem tão prioritários e agora com fundos podem finalmente expandir para esse tipo de coisa. A TVI coitada, mandem reforços, tudo o que ajudar porque os coitados estão atrasadíssimos ainda. Eu até me oferecia para ajudar no arquivo da TVI, eles tem que trabalhar muito para pelo menos se igualarem à SIC nesse aspeto. 2 Quote
D91 Posted July 9, 2025 Author Posted July 9, 2025 Tenho entrado em contacto com os arquivos da RTP, SIC e TVI e destaco os seguintes pontos: Dizem que não guardam promos e separadores, mas não sei até que ponto será verdade. A SIC e a TVI disponibilizam-se mais para vender excertos e alguns conteúdos a quem tem interesse. A RTP é mais rigorosa nesse aspecto. Os conteúdos se for para visualização privada (sem ser para colocar na Internet) não são muito caros, mas depende de cada canal. 3 Quote
Dimitri Posted July 9, 2025 Posted July 9, 2025 agora mesmo, D91 disse: Tenho entrado em contacto com os arquivos da RTP, SIC e TVI e destaco os seguintes pontos: Dizem que não guardam promos e separadores, mas não sei até que ponto será verdade. A SIC e a TVI disponibilizam-se mais para vender excertos e alguns conteúdos a quem tem interesse. A RTP é mais rigorosa nesse aspecto. Os conteúdos se for para visualização privada (sem ser para colocar na Internet) não são muito caros, mas depende de cada canal. Cada um compra um episódio de telhados de vidro, juramos não colocar na internet e fazemos groupwatch na casa do @Rui Melo 2 2 Quote
D91 Posted July 9, 2025 Author Posted July 9, 2025 há 1 minuto, Dimitri disse: Cada um compra um episódio de telhados de vidro, juramos não colocar na internet e fazemos groupwatch na casa do @Rui Melo Acho que ficava em 100 e tal euros cada episódio. Quote
Dimitri Posted July 9, 2025 Posted July 9, 2025 há 1 minuto, D91 disse: Acho que ficava em 100 e tal euros cada episódio. Candidata-te ao SS9, com os 250 mil euros compras todas as novelas em falta 2 Quote
D91 Posted July 9, 2025 Author Posted July 9, 2025 @Dimitri por curiosidade, achas que eles vendem episódios de novelas que são adaptações? Quote
Dimitri Posted July 9, 2025 Posted July 9, 2025 há 2 minutos, D91 disse: @Dimitri por curiosidade, achas que eles vendem episódios de novelas que são adaptações? Dependendo do uso penso que sim, na TVI, a sic sei que não vende. Quote
D91 Posted July 9, 2025 Author Posted July 9, 2025 agora mesmo, Dimitri disse: Dependendo do uso penso que sim, na TVI, a sic sei que não vende. A SIC não vende episódios de novelas? Quote
Dimitri Posted July 9, 2025 Posted July 9, 2025 há 2 minutos, D91 disse: A SIC não vende episódios de novelas? Adaptadas não 2 Quote
Rui Melo Posted July 9, 2025 Posted July 9, 2025 há 26 minutos, Dimitri disse: Cada um compra um episódio de telhados de vidro, juramos não colocar na internet e fazemos groupwatch na casa do @Rui Melo Siga ver Telhados e Coração Malandro!! há 44 minutos, D91 disse: Tenho entrado em contacto com os arquivos da RTP, SIC e TVI e destaco os seguintes pontos: Dizem que não guardam promos e separadores, mas não sei até que ponto será verdade. A SIC e a TVI disponibilizam-se mais para vender excertos e alguns conteúdos a quem tem interesse. A RTP é mais rigorosa nesse aspecto. Os conteúdos se for para visualização privada (sem ser para colocar na Internet) não são muito caros, mas depende de cada canal. Eu por acaso acho estranho nao guardarem promos e separadores. Podem nao guardar tudo mas alguma coisa deve ficar para efeitos de registo… 1 Quote
Fernando Posted July 9, 2025 Posted July 9, 2025 (edited) 48 minutes ago, D91 said: Os conteúdos se for para visualização privada (sem ser para colocar na Internet) não são muito caros, mas depende de cada canal. Bem, depende da definição de caro. Eu já vi a tabela de preços da SIC, disponível online, porque precisava de consultar uns programas para um trabalho, e até perdi a vontade de pedir um orçamento. EDIT: Queria colocar aqui o link que consultei há uns meses não encontro, mas lembro-me de haver um preço especial para estudante, mas não era nada de extraordinário. Edited July 9, 2025 by Fernando 1 Quote
Rui Melo Posted July 9, 2025 Posted July 9, 2025 agora mesmo, Fernando disse: Bem, depende da definição de caro. Eu já vi a tabela de preços da SIC, disponível online, porque precisava de consultar uns programas para um trabalho, e até perdi a vontade de pedir um orçamento. A SIC acho que vende cada episódio de novela a 30€. Mas outros conteudos imagino que sejam mais caros e possa ate haver um x por minuto de filmagem 1 Quote
D91 Posted July 9, 2025 Author Posted July 9, 2025 há 1 minuto, Fernando disse: Bem, depende da definição de caro. Eu já vi a tabela de preços da SIC, disponível online, porque precisava de consultar uns programas para um trabalho, e até perdi a vontade de pedir um orçamento. Sim e também depende da duração do programa. Eles acho que contabilizam por minuto. Quote
Dimitri Posted July 9, 2025 Posted July 9, 2025 há 2 minutos, Rui Melo disse: A SIC acho que vende cada episódio de novela a 30€. Mas outros conteudos imagino que sejam mais caros e possa ate haver um x por minuto de filmagem Não é, é 90 euros por episódio. Outros conteúdos é por minuto sim. 4 Quote
D91 Posted July 9, 2025 Author Posted July 9, 2025 há 28 minutos, Rui Melo disse: Eu por acaso acho estranho nao guardarem promos e separadores. Podem nao guardar tudo mas alguma coisa deve ficar para efeitos de registo… Deve guardar algumas coisas para registo mas não disponibilizam para o público. Eu já perguntei aos 3 canais e dizem todos o mesmo. Quote
Recommended Posts