Jump to content

Arquivos das Televisões


D91

Posts Recomendados

Depois de ler este post no tópico da TVI Ficção, lembrei-me que devíamos fazer um tópico sobre os arquivos das nossas televisões (RTP, SIC e TVI) onde poderemos discutir o estado em que se encontram os arquivos, o que está digitalizado, o que fica em arquivo e o que não fica, etc. Há muito para falar e discutir sobre este tema.

 

Arquivo RTP

Spoiler

22030559_zZkvK.jpeg

Arquivo SIC (o antigo em Carnaxide)

Spoiler

 

22030561_T2Zgu.jpeg

22030562_Td1B2.jpeg

22030563_ZSwGd.jpeg

PS: Estas fotos são já da altura da mudança de sede, como dá para ver.

Alguém consegue arranjar uma foto do arquivo na nova sede?

 

Arquivo TVI

Spoiler

 

22030565_M1gY3.png

22030566_4u4me.png

22030567_2UqGN.png

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosidades que tenho sobre os arquivos:

Só fica em arquivo a produção nacional?

O que acontece às gravações de desenhos animados, filmes, séries, novelas e outros conteúdos internacionais?

Todas as emissões dos jornais estão em arquivo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, D91 disse:

Curiosidades que tenho sobre os arquivos:

Só fica em arquivo a produção nacional?

O que acontece às gravações de desenhos animados, filmes, séries, novelas e outros conteúdos internacionais?

Todas as emissões dos jornais estão em arquivo?

Não sei como funciona, mas creio já ter lido algo que a Globo recuperou novelas antigas não existentes no acervo porque canais estrangeiros tinham guardados os arquivos importados. 

O @frankoak deve saber dizer alguma coisa.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, AGUI disse:

Não sei como funciona, mas creio já ter lido algo que a Globo recuperou novelas antigas não existentes no acervo porque canais estrangeiros tinham guardados os arquivos importados. 

O @frankoak deve saber dizer alguma coisa.

Gostava de saber o que a SIC fez às gravações das novelas da Globo que emitiu nos anos 90 e nos primeiros anos da década de 2000 antes de estar tudo digitalizado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a novelas e séries, as mesmas fazem parte do arquivo da estação quando são produções próprias. As co-produções de novelas, encontram-se nas produtoras (pelo menos era assim antigamente). Os filmes estrangeiros e nacionais também permanecem na estação enquanto os seus direitos estão ativos. 

Os jornais só estão disponíveis, na sua totalidade, durante 3 anos após a sua emissão. Depois desse período, são escrutinados para o INVENIO, o arquivo digital da redação. Nesse arquivo é onde são acedidos e feitos os restores (por parte dos jornalistas) para inclusão em peças. Apenas estão disponíveis as peças de maior destaque informativo. 

Este é o caso prático da SIC, o único que conheço. 

 

Editado por frankoak
  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso gostava de saber se as primeiras novelas SIC estão digitalizadas. :mosking: Na TVI só a partir de Espírito Indomável é que se sabe da digitalização. :cryhappy: A SIC deve ter as digitalizações das novelas da Globo, pelo menos pós 2010, quando começaram a pôr tudo no site, seja cenas ou episódios (a partir de Gabriela, das repetições e a partir de Amor de Mãe, das inéditas). E ainda as devem ter, quem quiser também as consegue ir buscar á webarchive. :read:

Ah, e outra coisa: Será que a SuperNanny foi para o lixo? :clown: Por acaso gostava de saber. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, frankoak disse:

Quanto a novelas e séries, as mesmas fazem parte do arquivo da estação quando são produções próprias. As co-produções de novelas, encontram-se nas produtoras (pelo menos era assim antigamente). Os filmes estrangeiros e nacionais também permanecem na estação enquanto os seus direitos estão ativos. 

 

Então isso quer dizer que a SIC (supostamente) devolveu ou apagou as novelas da Globo que emitiu nos anos 90 e 2000?

Mas obrigado pela explicação, já percebi algumas coisas.

há 2 minutos, Diogo O. disse:

Por acaso gostava de saber se as primeiras novelas SIC estão digitalizadas. :mosking: Na TVI só a partir de Espírito Indomável é que se sabe da digitalização. :cryhappy: A SIC deve ter as digitalizações das novelas da Globo, pelo menos pós 2010, quando começaram a pôr tudo no site, seja cenas ou episódios (a partir de Gabriela, das repetições e a partir de Amor de Mãe, das inéditas). E ainda as devem ter, quem quiser também as consegue ir buscar á webarchive. :read:

Ah, e outra coisa: Será que a SuperNanny foi para o lixo? :clown: Por acaso gostava de saber. 

Não sei se a SIC terá as novelas da Globo em arquivo. Isso é um mistério.

Quanto às portuguesas, pelo que se sabe, estão já todas digitalizadas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, Diogo O. disse:

 Na TVI só a partir de Espírito Indomável é que se sabe da digitalização.

nem é digitalizaçao amg, elas passaram a ser guardadas em ficheiro diretamente apartir de EI kkk, as da SIC estão foi confirmado num documento que foi patilhado há uns tempos no topico Memoias SIC pelo miguelalex

há 7 horas, D91 disse:

PS: Estas fotos são já da altura da mudança de sede, como dá para ver.

 

uau ao menos tinham capa , amo uma estaçao que guarda o arquivo em fita por motivos meramente historicos :adoro: 

Editado por Dimitri
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  •  Arquivo Digital: (SIC)

Quando os conteúdos estão já digitalizados no sistema de Arquivo Digital e armazenados no sistema da continuidade, este reconhece-o e transfere automaticamente os ficheiros para o servidor de emissão, evitando assim uma nova operação de digitalização. No capítulo seguinte descrever-se-á em detalhe o sistema de Arquivo Digital da SIC.

Deve notar-se que no Arquivo são integrados apenas conteúdos considerados ―Património SIC‖, designadamente aqueles sobre os quais a SIC detém direitos de autoria, coautoria, ou de plena utilização. Não são considerados para arquivo os Programas, Séries ou Filmes que apenas permanecem na estação temporariamente, normalmente um ou dois anos, de acordo com o contrato de licenciamento estabelecido com a respetiva entidade produtora ou distribuidora do mesmo. Está nesta categoria quase toda a programação estrangeira, filmes, séries e documentários. Estes materiais são excluídos da análise feita neste trabalho.

As imagens de arquivo eram cada vez mais utilizadas e os programas já arquivados reemitidos em horários e canais diferentes, tendo mesmo sido criado no ano 2000 o canal SIC Gold, repondo em antena os programas já anteriormente emitidos na SIC Generalista. Por sua vez, no setor de emissão, só era possível transmitir o mesmo programa em canais diferentes, através do processo de duplicação da cassete onde o programa estava gravado. 

À medida que o Arquivo crescia, aumentava a constante luta com espaços e condições de armazenamento. Por outro lado, um dano em um suporte constituía uma perda irremediável do património da SIC, uma vez que o Arquivo por imperativos económicos apenas conservava uma cópia de cada conteúdo arquivado, mudanças de apresentador, de cenários, primeiro e último programa, esta seletividade não acontece com produtos de ficção que apartir do momento que são arquivados são totalmente preservados e não saem mais. Assim, em 2004 deu-se início ao processo de aquisição de um Sistema de Gestão e Arquivo de Conteúdos Digitais.

Uma vez arquivado, toda a circulação e/ou distribuição do programa deveria ser feita através da comunicação entre sistemas. Assim, a reemissão de um programa, por exemplo, deveria ser feita apenas pelo agendamento de um determinado conteúdo para emissão. A programação do software encarregar-se-ia de recuperar o programa armazenado no arquivo e trazê-lo para os servidores de emissão no setor da Continuidade, responsáveis pela sua emissão.

Outro objetivo essencial era a digitalização do material acumulado no Arquivo em suportes tradicionais - as cassetes de vídeo gravado em fita magnética. Tornava-se necessário estabelecer um plano de ação e calcular toda a operação e dimensionamento do sistema em função de:  Volume de material a digitalizar  Recursos humanos para os trabalhos de preparação do material a digitalizar, nomeadamente: o - Verificação do estado de conservação das fitas o - Limpeza e rebobinagem das fitas o - Verificação de coerência com metadados o - Verificação de tempos de entrada e saída (time-code IN e OUT) Por último, pretendia-se também, a possibilidade de extrair do sistema vídeo em formatos de diferentes resoluções para distribuição em outras plataformas como a Web, telemóveis ou IPTV8F 90 .

 

Após a consulta a fornecedores e realização de concurso para a escolha do sistema, a instalação do hardware do Arquivo digital na SIC começou no verão de 2005: servidores, robôs de armazenamento de conteúdos e toda uma série de aparelhos periféricos necessários para o funcionamento do sistema. A digitalização dos conteúdos selecionados é feita com as indicações exatas que pautaram a primeira emissão. São gerados três ficheiros digitais, correspondentes a três tipos de Media Objects tal como vimos no capítulo 390F 92 .

Entradas em arquivo:

Ano 1992 - Entradas (360) digitalizadas (215),  não digitalizadas (145)

Ano 2012 - Entradas (6.491) digitalizadas (3.432) nao digitalizadas (3059)

 

  • Arquivo TVI:

Milhares de cassetes arrumadas entre dezenas de apertados corredores, divididos em dois pisos. Pode resumir-se o arquivo com estas palavras. No entanto, para além do evidente, é aqui que se encontra o mais importante património da TVI: são 20 anos de história da Televisão Independente, e, por inerência, da história da televisão privada em Portugal.

Organizadas por turnos das 5h da manhã à 1h, incluindo fins de semana e feriados, aqui trabalham 14 pessoas divididas em 4 secções:

i) zona de atendimento;

ii) ingest: esta é a área que controla toda a entrada de imagens (via satélite, externos, tapes dos jornalistas que vêm do exterior, procedendo à identificação desse material através de nomenclaturas que mais tarde ajudarão na pesquisa. 

iii) assistentes de arquivo: são responsáveis pela gestão de stocks (de tapes virgens, por exemplo), pela arrumação e retirada de cassetes das estantes, pela reciclagem de cassetes com conteúdos desnecessário. Embora muito do trabalho na TVI já seja feito em digital na área da informação, existe toda uma panóplia de situações que dependem exclusivamente de conteúdos gravados em tapes. Esta secção é como se fosse uma ponte entre os sistemas analógico e digital.

iv) documentação: aqui, todo o material que entra via tape ou via servidor, é tratado, passando por uma triagem do que interessa e do que não interessa guardar.

 

 

 

Editado por Dimitri
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Dimitri disse:

@D91

 

 

Obrigado por esse vídeo. Assim fiquei a saber melhor como funciona o arquivo de uma televisão e como estão guardadas as cassetes.

Mas acho que a TVI devia guardar melhor as cassetes, deviam estar melhor protegidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D91 disse:

Obrigado por esse vídeo. Assim fiquei a saber melhor como funciona o arquivo de uma televisão e como estão guardadas as cassetes.

Mas acho que a TVI devia guardar melhor as cassetes, deviam estar melhor protegidas.

e mesmo bem protegidas se nao forem eventualmente arquivadas em digital ...

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Guida disse:

isso serve pra quê mesmo?

 

atendimento aos clientes (estrangeiros, nacionais [RTP, SIC, canais cabo que necessitem de imagens TVI para peças/transmissao], e programas TVI (Camara Exclusiva, Selfie que precisem de conteudo de arquivo)

nao precisa de ser uma venda, os proprios programas tvi sao chamados de clientes

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu não sei se conta, mas e os arquivos das televisões locais clandestinas que existiram nos anos 80 (e início dos 90)? Aparentemente ao se tratarem de canais que emitiam de uma casa, os titulares dos "arquivos" são/eram as pessoas que trabalhavam lá ou se calhar os próprios donos.

No Facebook dos antigos proprietários da Televisão Douro Minho e no YouTube do Américo Toga há exemplares da antiga televisão que havia na Trofa:

Pelo que me contaram há também estúdios de fotografia (!) que tiveram arquivos das TVs locais. Em Novembro contaram-me que a Foto Beleza tem nos seus arquivos eventos cobertos por uma TV local bracarense que existiu no fim dos anos 80, da qual não existem registos audiovisuais na net. Também davam jogos do Braga numa altura em que nem sequer davam na RTP. Não sei quem é que ficou com as cassetes dos jogos (tanto jogo emitido clandestinamente e filmado com uma câmara xunga), pois estas televisões acabaram sempre em fiscalização e nunca voltaram a emitir. Pelos vistos o arquivo da TV do Armando Toga era vasto e completo, mas de outras televisões (como a de Braga que nem tinha meios para produzir programas deste tipo) é que sobra pouco ou nada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, ATVTQsV disse:

Eu não sei se conta, mas e os arquivos das televisões locais clandestinas que existiram nos anos 80 (e início dos 90)? Aparentemente ao se tratarem de canais que emitiam de uma casa, os titulares dos "arquivos" são/eram as pessoas que trabalhavam lá ou se calhar os próprios donos.

No Facebook dos antigos proprietários da Televisão Douro Minho e no YouTube do Américo Toga há exemplares da antiga televisão que havia na Trofa:

Pelo que me contaram há também estúdios de fotografia (!) que tiveram arquivos das TVs locais. Em Novembro contaram-me que a Foto Beleza tem nos seus arquivos eventos cobertos por uma TV local bracarense que existiu no fim dos anos 80, da qual não existem registos audiovisuais na net. Também davam jogos do Braga numa altura em que nem sequer davam na RTP. Não sei quem é que ficou com as cassetes dos jogos (tanto jogo emitido clandestinamente e filmado com uma câmara xunga), pois estas televisões acabaram sempre em fiscalização e nunca voltaram a emitir. Pelos vistos o arquivo da TV do Armando Toga era vasto e completo, mas de outras televisões (como a de Braga que nem tinha meios para produzir programas deste tipo) é que sobra pouco ou nada.

Como é que esses canais funcionavam e como é que as pessoas tinham acesso a eles?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D91 disse:

Como é que esses canais funcionavam e como é que as pessoas tinham acesso a eles?

Esta aqui é dos arquivos do Nunes Forte, que acho que tinha um programa na TRL, onde até vinham figuras do monopólio televisivo:

Eram operações mais para o caseiro, portanto acredito que os arquivos destas televisões estão com os seus respectivos proprietários (como o Armando Toga). De Braga é que não há nada

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 16/03/2021 at 20:53, ATVTQsV disse:

Esta aqui é dos arquivos do Nunes Forte, que acho que tinha um programa na TRL, onde até vinham figuras do monopólio televisivo:

Eram operações mais para o caseiro, portanto acredito que os arquivos destas televisões estão com os seus respectivos proprietários (como o Armando Toga). De Braga é que não há nada

Isto das televisões clandestinas era uma coisa tão engraçada.... Pena não haver disto agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/03/2021 at 15:04, Guida disse:

Isto das televisões clandestinas era uma coisa tão engraçada.... Pena não haver disto agora.

So me lembrei da novela Anjo Meu, passada nos anos 80, quando transformaram a radio Banze (que era do Isaac Alfaiate) numa TV local. Na altura em que vi achei irreal, mas ja vi que não era kk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...