Jump to content

Arquivos das Televisões


D91

Posts Recomendados

On 25/03/2021 at 16:14, D91 disse:

Nunca entendi para que é que as faziam e como é que o povo as podia ver.

O sinal, como é óbvio, não chegava a todo os país. Era muitas vezes apenas TVs locais que emitiam dentro um zona muito limitada, vistos que os emissores usados ficavam geralmente em habitações particulares e não tinham muita potência. O sinal chegava a ser modelado para ser passada para o emissor através de leitores/gravadores de VHS banais iguais a muitos que tanta gente tinha na altura nas suas casas.

Ainda hoje é possível fazeres uma transmissão de TV em analógico com algum engenho.

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
há 16 minutos, Diogo O. disse:

@Dimitri, continuemos aqui:

A TVI deve ter tudo digitalizado desde Espírito Indomável, correcto? É que tiveram de cortar, portanto sobrepõe-se que têm os arquivos. Outra coisa: as novelas do TVI Player não estão devidamente digitalizadas? É que estão gravadas e devem estar armazenadas! 

Atenção, as novelas ainda hoje são guardadas em fita, bem me quer etc, em fitas HDCAM com qualidade 1080p, MAS estão também em digital, a fita hoje em dia nestas produções serve apenas de backup caso sofram um ataque de um hacker, o servidor vá a baixo, os discos externos queimem etc. Claro que novelas mais antigas mesmo em fitas guardadas com toda a precaução (e precaução não é o forte da TVI como vemos neste tópico com fitas jogadas por aí no arquivo sem capa), a verdade é que mesmo com todo esse cuidado as coisas estragam-se com o tempo, deterioram-se, perdem o magnetismo que é o que as faz funcionar, perdem a definição etc, daí a digitalização ser fundamental.

Sobre o tviplayer a resposta é não, eles exibem das fitas, gravam a emissão do sinal online e metem no player, está "digitalizada" e preservada aquela emissão em qualidade asquerosa na maioria delas aquele 576p pixelizado, não a novela, mas sim a emissão. Posso deixar sei lá telhados de vidro a rodar e a passar na tvi direto da máquina da fita gravar da tvi e meter online e não é isso que faz a novela estar digitalizada.

Então, é dificil saber ao certo o que a TVI tem em digital porque eles podem vender novelas velhas e mandar cópias em fita e o canal que as quer comprar que se amanhe e faça como entender, aliás eles não têm novelas antigas à venda deve ser precisamente porque não as teem em digital, e sabemos que há vários canais pelo mundo que não se importam de exibir conteúdos em 4:3. Mas sim devem ter apartir de EI, Mar de Paixão não foi pois EI foi a primeira daquela época. Nao confundir, por exemplo Ilha dos Amores foi gravada em camaras HD, digitais mas não foi editada nessa qualidade, gravada e editada foi EI.

@Rui Melo

Editado por Dimitri
  • Adoro 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Dimitri disse:

Atenção, as novelas ainda hoje são guardadas em fita, bem me quer etc, em fitas HDCAM com qualidade 1080p, MAS estão também em digital, a fita hoje em dia nestas produções serve apenas de backup caso sofram um ataque de um hacker, o servidor vá a baixo, os discos externos queimem etc. Claro que novelas mais antigas mesmo em fitas guardadas com toda a precaução (e precaução não é o forte da TVI como vemos neste tópico com fitas jogadas por aí no arquivo sem capa), a verdade é que mesmo com todo esse cuidado as coisas estragam-se com o tempo, deterioram-se, perdem o magnetismo que é o que as faz funcionar, perdem a definição etc, daí a digitalização ser fundamental.

Sobre o tviplayer a resposta é não, eles exibem das fitas, gravam a emissão do sinal online e metem no player, está "digitalizada" e preservada aquela emissão em qualidade asquerosa na maioria delas aquele 576p pixelizado, não a novela, mas sim a emissão. Posso deixar sei lá telhados de vidro a rodar e a passar na tvi direto da máquina da fita gravar da tvi e meter online e não é isso que faz a novela estar digitalizada.

Então, é dificil saber ao certo o que a TVI tem em digital porque eles podem vender novelas velhas e mandar cópias em fita e o canal que as quer comprar que se amanhe e faça como entender, aliás eles não têm novelas antigas à venda deve ser precisamente porque não as teem em digital, e sabemos que há vários canais pelo mundo que não se importam de exibir conteúdos em 4:3. Mas sim devem ter apartir de EI, Mar de Paixão não foi pois EI foi a primeira daquela época. Nao confundir, por exemplo Ilha dos Amores foi gravada em camaras HD, digitais mas não foi editada nessa qualidade, gravada e editada foi EI.

@Rui Melo

Mas uma vez disseste me que Ilha dos Amores estava digitalizada. Aliás IDA esta pra venda no Oonza, bem como todas as do pos Espírito Indomável (claro tirando as adaptações Belmonte, Mulheres, Santa Bárbara, Amar Depois de Amar, Quer o Destino). Mar de Paixão nao esta no Oonza o que me leva a acreditar que nao foi digitalizada ainda (e nas madrugadas dava para perceber que aquilo era fitas e eles nao iam exibir das fitas tendo em digital, pois ir buscar fitas da muito mais trabalho)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Diogo O. disse:

Como é que esse mono não está digitalizada? A obra prima da Muller foi repetida 4 vezes na madrugada. :triste_teresa: Das 4 vezes que passaram, foram buscar das fitas! Eu não queria ser funcionário da TVI. 

Nao nao! Nas madrugas so passou 2 vezes (a última e que se arrastou uma eternidade). Na TVI Ficção passou outras duas (em 2013 e 2016). E ainda deu uma vez na TVI Internacional no horário das 14:45

Editado por Rui Melo
  • Obrigado 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Rui Melo disse:

Mas uma vez disseste me que Ilha dos Amores estava digitalizada.

pois, também achava que MCA estava, e está, mas nãp por eles, e agora com a confirmação da dreamia que os arquivos no NOS Play são seus, já não sei bem, também é a unica lá, mas se estivesse digitalizada e sendo tão amada já teria repetido, talvez a própria ozona tenha digitalizado, efetivamente não sei, as únicas certezas são que praticamente nada está, agora o resto é atirar para o ar.

Editado por Dimitri
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Dimitri disse:

pois, também achava que MCA estava, e está, mas nãp por eles, e agora com a confirmação da dreamia que os arquivos no NOS Play são seus, já não sei bem, também é a unica lá, mas se estivesse digitalizada e sendo tão amada já teria repetido, talvez a própria ozona tenha digitalizado, efetivamente não sei, as únicas certezas são que praticamente nada está, agora o resto é atirar para o ar.

Pois realmente a Ilha dos Amores ja nao repete desde 2014

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 08/06/2021 at 15:40, ATVTQsV disse:

Lembrando que a Globo também tem outros descuidos com o seu arquivo. Um dos capítulos de Fera Radical (o 135) está em mono (pelo menos foi o que vi na Globo Portugal).

O Brasil nunca deveria ser referência para preservação de arquivos. O que acontece neste país chega a ser vergonhoso. Aliás, é um mal comum de toda a América Latina. O hábito de deitar fora as fitas de vídeo chega a ser doentio. Se é ruim em uma grande estação como a Globo, imaginem em uma estação regional. 

  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

"Eu trabalho na Band há 9 anos. A Band foi uma das primeiras emissoras a possuir um sistema de arquivo digital próprio, o chamado ARDOME. A Rede TV na época seguiu o mesmo caminho...A Globo foi uma das últimas a digitalizar seu material...tudo era gravado em mídia física. O acervo de fitas que ainda restam na emissora estão alocados na famosa "Torre da Band" que fica no início da Consolação. Quando a Netflix veio ao Brasil, a Band vendeu muito material pra ela. A grande maioria do Acervo...como "Meu Pé de Laranja Lima" etc...Agora imaginem se a emissora não tivesse o cuidado com seu conteúdo. O setor do Band Imagem tem uma boa demanda de venda de imagem e o facturamento é relevante pro Grupo. Esse material não é só vendido para o meio de comunicação, mas também para pessoas físicas, do meio artístico...Se a empresa fatura bem com isso, obviamente ela vai ter um cuidado em manter esse material. Enfim, esse é um relato de alguém que está lá dentro e tem conhecimento de causa."

"O Ardome é uma licença que você compra e usa no seu sistema. É tipo um Youtube local que dá pra você selecionar partes do vídeo e adicionar informações. Assim quando você precisa de algo, basta digitar as palavras chaves que você encontra tudo que tem arquivado. Antigamente o arquivamento por fitas eram anotações a MÃO em cadernos e somente registrado eletronicamente o titulo. Imagina o trabalho que dava."

Editado por Dimitri
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Dimitri disse:

"Eu trabalho na Band há 9 anos. A Band foi uma das primeiras emissoras a possuir um sistema de arquivo digital próprio, o chamado ARDOME. A Rede TV na época seguiu o mesmo caminho...A Globo foi uma das últimas a digitalizar seu material...tudo era gravado em mídia física. O acervo de fitas que ainda restam na emissora estão alocados na famosa "Torre da Band" que fica no início da Consolação. Quando a Netflix veio ao Brasil, a Band vendeu muito material pra ela. A grande maioria do Acervo...como "Meu Pé de Laranja Lima" etc...Agora imaginem se a emissora não tivesse o cuidado com seu conteúdo. O setor do Band Imagem tem uma boa demanda de venda de imagem e o facturamento é relevante pro Grupo. Esse material não é só vendido para o meio de comunicação, mas também para pessoas físicas, do meio artístico...Se a empresa fatura bem com isso, obviamente ela vai ter um cuidado em manter esse material. Enfim, esse é um relato de alguém que está lá dentro e tem conhecimento de causa."

"O Ardome é uma licença que você compra e usa no seu sistema. É tipo um Youtube local que dá pra você selecionar partes do vídeo e adicionar informações. Assim quando você precisa de algo, basta digitar as palavras chaves que você encontra tudo que tem arquivado. Antigamente o arquivamento por fitas eram anotações a MÃO em cadernos e somente registrado eletronicamente o titulo. Imagina o trabalho que dava."

Ah, é mesmo dona Band? O que me dizes disto?


rm69f5.jpg wkppqs.jpg

A reportagem é de 2011 (quando a RedeTV! já tinha digitalizado seu arquivo há muito tempo). Espero que tenham mudado a mentalidade após a reportagem...

https://rd1.com.br/band-despreza-sua-historia-e-mantem-arquivos-e-fitas-em-um-cubiculo/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, PierreDumont disse:

A reportagem é de 2011 (quando a RedeTV! já tinha digitalizado seu arquivo há muito tempo). Espero que tenham mudado a mentalidade após a reportagem...

isso já está tudo digitalizado, aliás existe o site de vendas internacionais da band com várias novelas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 4 meses depois...

Arquivo de fitas da globo

 

Arquivo da SBT

 

Arquivo da Record TV

 

Esta entrevista com Teresa Giao, uma das funcionária mais antigas do arquivo da TVI, é muito interessante.

https://mcnews.iol.pt/geral/20-10-2021/mediateca-mais-de-meio-milhao-de-cassetes-cheias-de-historia

Reportagem sobre o arquivo da TVI:

https://tvi.iol.pt/programa/gala-de-aniversario-tvi/6201067f0cf2cc58e7e182a1/videos/--/parabenstvi--videos/video/62126dce0cf2c7ea0f1a528f

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Desde la primera emisión de Telecinco (una gala presentada por Miguel Bosé en 1990), han pasado 27 años. ¿Cómo se almacenan 150.000 cintas y más de un millón de clips digitales? Nos lo explica, paso por paso, Miguel Fernández, el responsable del Archivo Digtital de Mediaset.

https://www.mediaset.es/que_no_salga_de_aqui/ve-guardan-anos-historia-mediaset_18_2389830254.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

Desde la primera emisión de Telecinco (una gala presentada por Miguel Bosé en 1990), han pasado 27 años. ¿Cómo se almacenan 150.000 cintas y más de un millón de clips digitales? Nos lo explica, paso por paso, Miguel Fernández, el responsable del Archivo Digtital de Mediaset.

https://www.mediaset.es/que_no_salga_de_aqui/ve-guardan-anos-historia-mediaset_18_2389830254.html

150 mil cassetes :dontknow: a TVI deve ser mesmo o recorde mundial, 500 e tal mil é demasiadooo :haha:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Dimitri disse:

150 mil cassetes :dontknow: a TVI deve ser mesmo o recorde mundial, 500 e tal mil é demasiadooo :haha:

A TVI tem poucas coisas digitalizadas, do que se sabe, estão muito atrasados nisso, ao contrário da RTP e da SIC.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
On 18/10/2023 at 16:30, D91 disse:

A TVI tem poucas coisas digitalizadas, do que se sabe, estão muito atrasados nisso, ao contrário da RTP e da SIC.

Bom a RTP ja tem o acervo todo online praticamente. So o que nao podem mesmo e que nao vai.

Da TVI em relação a ficção sabemos que tem digitalizados os Morangos todos, e as novelas de Espírito Indomável para cima. Anteriores a EI está digital Saber Amar, Queridas Feras, Mistura Fina, A Outra, Feitiço de Amor, Ilha dos Amores, e eventualmente Flor do Mar e Deixa Que Te Leve. Não e muita coisa mas já é um bom princípio.

ha uns tempos tambem ouvi uns zumzuns sobre uma digitalização de Anjo Selvagem mas não sei se isso avançaria mesmo

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá, deixo aqui esse tópico para porem lost media da TV portuguesa

 

Lost media que noto da TV é:

O separador RTP1 de Primavera de 1983

* Intervalos da RTP antes de 1981

* Episódios do Mickey Mouse legendados, dos Looney Tunes legendados (Anos 70-90) e dos do Vasco Granja

* O Canal Panda antes de 1998

* Gravações do canal mosaico da TV Cabo

Agradecia que publicassem, ou pedirem a alguém para publicarem esse lost media que noto na TV

POde ter havido canais que ja tiveram esse conteúdo mas por uma questão de direitos autorais eliminaram

Editado por Leonardo Rodrigues
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recebi agora a informação que no caso do arquivo da SIC, não sendo possível guardar tudo em arquivo pelo que são muitos os programas que conservam apenas alguns episódios.

Por questões logísticas de espaço, os programas mais antigos são avaliados, sendo conservados apenas alguns episódios para amostragem.

Sei que, por exemplo, o programa Zip Zap não consta em arquivo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...