Jump to content

A Rainha e a Bastarda


Lusitana

Posts Recomendados

A série tem um ritmo um pouco lento, mas a história foi bastante clara. A produção está excelente, com as devidas condicionantes que um produto destes tem e os custos. Acho que passando das primeiras cenas a série envolve o espectador na trama, a narração ajuda e não é exagerada como acontece em produtos deste género, mesmo estrangeiros... O desenrolar das várias personagens no primeiro episódio foi muito bem feito.

Acho que temos sucesso a caminho. :vip:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso adorei. Adoro estas séries de história super passada. Para mim século XX não é série histórica :fancy:

O Ruben Gomes foi o destaque para mim. Ele está a tornar-se um ótimo ator. Já tinha adorado a prestação dele em Chegar a Casa.

Editado por EFMR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, EFMR disse:

Eu por acaso adorei. Adoro estas séries de história super passada. Para mim século XX não é série histórica :fancy:

O Ruben Gomes foi o destaque para mim. Ele está a tornar-se um ótimo ator. Já tinha adorado a prestação dele em Chegar a Casa.

Atenção eu também tenho bastante interesse em História Medieval, mas a serie nao me prendeu mesmo nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Televisão 10 disse:

Eu acompanhei a estreia, mas, como pelo meio tive um telefonema, acabei por não perceber muito da história. :cryhappy:

Gostei mais ou menos. A ação pareceu-me arrastada. Também não fiquei fã da imagem. 

Veremos se compreendo melhor tudo no 2.° episódio.

mas a história percebe-se bem ao fim do primeiro episódio, ao contrário de muitas séries, sobretudo o que liga as várias personagens em redor do crime... ou pelo menos que intrigas podem estar na sua base. As prestaçóes do Ruben Gomes e do Paulo Rocha estão excelentes.

No fim quem acabou por ter um destaque menos relevante foi mesmo a Rainha, embora ela até seja um dos elementos do nome da série...

achei um pouco arrastada as primeiras cenas mas depois não descolei até ao final do episódio, achei muito bem conseguida dentro das expectativas que uma série deste género pode ter em Portugal.

O convento de Odivelas a fazer das suas novamente... um portento a criar enredos palacianos. :galderia:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2/23/2022 at 10:54 PM, AndreRob said:

Já nem vou falar dos pseudo historiadores que já viram 500 erros  e embirraram com a coroa do rei...

Eu ainda não vi a série, mas se de facto há erro nas questões estéticas de coroa, sim, é legítima a crítica. Normalmente, as séries históricas têm um consultor histórico para ajudar nesses pequenos pormenores. :read: Há coisas que ainda passam, mas quanto mais detalhe, melhor.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Fernando disse:

Eu ainda não vi a série, mas se de facto há erro nas questões estéticas de coroa, sim, é legítima a crítica. Normalmente, as séries históricas têm um consultor histórico para ajudar nesses pequenos pormenores. :read: Há coisas que ainda passam, mas quanto mais detalhe, melhor.

segundo percebi existem diferentes possíveis coroas usadas por D Dinis, não há propriamente muito material artistico sobre esse rei para se ter uma noção exata de qual era a coroa usada e os materiais com que foram feitas. Eles tentaram usar uma das coroas mais simples com o qual ele é retratado, mas vieram logo as piadas que era uma fantasia de carnaval comprada nos chineses.

outra das questões é a linguagem, eles simplificaram demasiado o texto, mas sinceramente não vejo como isto seria minimamente apelativo se usassem vocábulos e português mais arcaico, nem os ingleses o fazem nas suas séries de época...

Depois a série não explora demasiado elementos de época, os cenários são simples e foca-se apenas nas personagens... não é um retrato da época é apenas um romance policial de época.

Se houvesse tempo e dinheiro certamente que haveria outras coisas na série como feiras e enormes bailes e uma batalha com mais trabalho artistico... isto foi gravado em 8 semanas.

Editado por AndreRob
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 minutes ago, Televisão 10 said:

:read: 

 

 

Mds, ainda não tinha visto a foto da coroa, mas entendo as críticas 

:manas:

Isso parece mesmo feito de plástico 

Há uns ataques um bocadinho desnecessários no texto, mas, realmente, um romance histórico escrito por uma pessoa da área não é propriamente dos melhores coisas para adaptar de forma credível, até poderiam usar o texto base - as séries históricas tem sempre a parte ficcionado, mas poderiam ter mais rigor em certas coisas, porém é muito erro junto - ,ainda por cima, se for verdade que não contactaram a Professora fica tudo pior. Pessoas formadas em História tem competências para ver se algo está bom, ou mal. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Fernando disse:

Mds, ainda não tinha visto a foto da coroa, mas entendo as críticas 

:manas:

Isso parece mesmo feito de plástico 

Há uns ataques um bocadinho desnecessários no texto, mas, realmente, um romance histórico escrito por uma pessoa da área não é propriamente dos melhores coisas para adaptar de forma credível, até poderiam usar o texto base - as séries históricas tem sempre a parte ficcionado, mas poderiam ter mais rigor em certas coisas, porém é muito erro junto - ,ainda por cima, se for verdade que não contactaram a Professora fica tudo pior. Pessoas formadas em História tem competências para ver se algo está bom, ou mal. 

a coroa foi baseada na iconografia que existe do rei... basta procurar por d dinis na net e eis a coroa num monte de imagens.

por acaso acho que livros da patricia muller não são realmente as obras mais interessantes para adaptar, porque ela claramente não é historiadora nem se preocupa muito com a veracidade dos factos. já em Madre Paula a série estava cheia de erros... Ela quer contar historias de mulheres fortes no tempo em que só os homens tinham poder mas falha redondamente em muita coisa.

Até acho que a série tenta simplificar muita coisa para não cair em erros absurdos e uma delas é o 'tempo'. Quando a criança morre não sabemos exatamente quando tempo passou e em que momento estamos, o Afonso teve 7 filhos, naquela altura era comum as crianças não sobreviverem muito tempo... eles partem do principio que quem morreu era o D Pedro... Afonso já tinha outros filhos durante aquele periodo, assumiram algo que nem foi clarificado nas cenas.

De resto o que no podcast se queixaram foi mais a questão dos pormenores de época, porque as histórias têm sempre um tanto ou quanto de ficticias por questões de narrativa... vale o que vale seja em portugal ou noutros paises. Os americanos por exemplo adoram inventar teorias à volta da sua história já por sim chata e sem interesse.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, AndreRob said:

a coroa foi baseada na iconografia que existe do rei... basta procurar por d dinis na net e eis a coroa num monte de imagens.

No texto explicam o porquê de a coroa ser criticada (e com alguma razão, especialmente aquilo que eu disse). Quanto à iconografia, tal como indica o texto, vale o que vale. São representações secundárias do rei, o que pode ser claramente inventado (e possivelmente é).

Aliás, há gravuras que demonstram coroas diferentes, não é por aí. Mas o que eu critico mais é aquilo parecer mesmo de plástico.

Editado por Fernando
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...