Jump to content

107: Feira Nova


ATVTQsV

Posts Recomendados

Dado o sucesso estonteante da tua história de subestação alusivo ao Carrefour, eu decidi acelerar a "sequela". Como sou de Braga, na minha infância não tínhamos hiper do Pingo Doce e nem sequer Continente, era Feira Nova e Carrefour. Contudo, devido à consolidação das marcas e da Alta Autoridade da Concorrência acreditar que "menos é mais", e como o Pingo Doce não adoptou a sua própria designação para os hipers, o Feira Nova continua a marcar os corações dos portuguenses (e sobretudo bracarenses), mesmo dez anos depois da sua triste saída. Sem mais delongas, vamos à crónica.

Feira Nova é...

  • uma cidade no nordeste do estado do Pernambuco, célebre pela sua farinha de mandioca
  • uma cidade no centro do Sergipe, célebre pelo milho, feijão e mandioca (outra vez)
  • uma cidade no sul do Maranhão
  • um supermercado brasileiro qualquer

Ora, o Feira Nova em Casa é uma cadeia de supermercados carioca, fundada antes dos anos 90, que integrou a estadual Redeconomia em 1998...

...sério? Então começo a falar do Feira Nova de Braga e acabo a falar sobre Feiras Novas no Brasil que nada chegam aos calcanhares do português?

Ora,  para falar sobre o Feira Nova que tanto apregoámos, vamos começar pelo começo:

XEsbZvz.jpg

Em 1981 o Grupo Inovação cria a cadeia de supermercados Inô (provavelmente um diminutivo chalupa de Inovação), que nos anos 80 tinha como slogan "os super económicos". Claro, nenhum supermercado português teria um slogan destes, nem sequer depois da crise económica de 2008. Braga teve um Inô, acho que foi no actual Pingo Doce daquele prédio onde tem a Loja do Cidadão, a loja de componentes eléctricos Aquário e desde o ano passado a Esfera Saúde (por mudança de instalações). Não sei quando é que o Inô foi extinto. Sei que nos anos 90, a Inô (o Inô?) era "um modo de ser e de estar):

144134410.webp

144230810.jpg

Outros tempos, tempos em que um hiper e um supermercado eram conceitos completamente diferentes entre si que mereciam ter marcas próprias e nada de usar a mesma marca para mais de um conceito.

No entanto, o conceito de supermercado foi abalado quando uma empresa que mais tarde viria a ter os seus hipermercados absorvidos pelo Feira Nova, o Ibérico, abriu o seu primeiro hipermercado em Telheiras (o primeiro Continente foi em Vila Nova de Gaia supostamente por estarem a fazer gazeta com o Ibérico de Telheiras), só não sei quando exactamente. O Ibérico, precursor lisboeta do Feira Nova, era frequentemente publicitado na televisão à escala nacional (é uma pena pois nunca mais vamos ter emissões regionais decentes) com o seu slogan, "É um barato!", a ser declamado por um brasileiro qualquer (influência da Rádio Cidade, talvez?).

https://www.youtube.com/watch?v=OxGOf3QZ5cU

(o YouTube não fez um embed decente)

Nunca percebi a mania do Ibérico por ter um gajo brasileiro a fazer o slogan. Teria sido uma das primeiras criações portuguesas do publicitário luso-brasileiro Edson Athayde, sete anos antes do Tou Xim? da Telecel? Imagens de uma estética de supermercados que não volta mais, desde os interiores às roupas e aos penteados.

(Por falar em Ibérico, alguém aqui com mais de 20 anos lembra-se de um canal (infelizmente derrubado pelo YouTube na altura) chamado Nicolau78 ou sei lá o que era? Aquilo tinha centenas de vídeos e entre os quais estavam anúncios que nunca mais vi na net, nem mesmo no espólio do LUSITANIATV. O anúncio já era dos anos 90 (inícios, talvez?) e tinha uma voz-off portuguesa e acabava com aquele logo das pás de chaminé em tons de verde, num fundo branco-acinzentado, e acho que o slogan já era outro, não me lembro qual, mas não era o já citado em cima?)

(Aliás, no antigo regime havia um sem fim de anúncios com vozes brasileiras ou num "brasilês" que parece um Roberto Leal acabado de chegar ao Brasil. Exemplos aqui, aqui e aqui. Eu até hoje gostaria de saber o porquê de termos vozes abrasileiradas nos nossos anúncios da altura)

(PS: a voz do último dos anúncios de cima soa-me mais a angolano. Faz sentido já que boa parte dos termos brasileiros estranhos vieram de Angola.)

No ano seguinte (mais concretamente 1989), o Grupo Inovação fazia frente ao Ibérico e ao Continente (e também ao Euromarché) com algo inédito: iriam abrir um hipermercado. Onde é que iria ser o primeiro? Onde? ONDE? ONDE?!?!

Lisboa? Porto? NADA! Num golpe de génio, a Inovação foi bem mais longe e criou o primeiro hiper deles...

...em Braga!

Braga era uma cidade que no fim dos anos 80 tinha metade das dimensões que tem hoje. Na época, muita gente achava que Portugal era Lisboa e Porto (e nalguns aspectos continua a ser), apesar de Braga ter crescido muito recentemente (um exemplo das lacunas relativas a Braga é a lacuna televisiva, Braga nem sequer tem estúdios ou delegações em pleno 2020, e sempre que um noticiário é feito cá, tem de ser ao ar livre). Não sei se isto de ter um serviço de catering em supermercados portugueses começou cá, com o Superminho (que tinha um dos seus supermercados próximo do Inô), absorvido em Abril de 1998 pela Jerónimo Martins. No entanto, em Braga em 1989, não havia Jumbo nem Pingo Doce (não sei quando é que veio cá a Braga) nem sequer Modelo (só em Outubro de 1998). Na altura, bracarense que se preze tem de apreciar as cadeias locais. Não sei onde era a sede da Inovação (algo me diz que era tipo em Penafiel, mas acho que estou a ir longe demais), mas a abertura do Feira Nova era o 25 de Abril do consumo bracarense. Daqui para a frente, as peregrinações ao Continente de Gaia baixaram (ainda mais com a chegada do GuimarãeShopping cinco anos mais tarde) e quem fazia turismo em Braga ia ao Bom Jesus e ao Feira Nova. Ou, como era costume dizer na altura, à Feira Nova. Bracarense que se preze ainda tem o gozo de chamar as coisas pelos nomes antigos, independentemente ou não do nome ter desaparecido há bastantes anos. Por exemplo: há pessoas que ainda chamam de Arminho ao Recheio, quando na verdade esta designação desapareceu há coisa de 25 anos.

Antigamente (acho que nos tempos do extinto fórum Bracarae) havia uma imagem do exterior da Feira Nova de Braga, retirado de um guia turístico (inserir piada da Prisioneira) de 1994/1995, mas que entretanto desapareceu. Longe vão os tempos em que até mesmo o Feira Nova era considerado uma atracção turística, que nem o Colombo e o Vasco da Gama são para mim (sobretudo o Colombo, o melhor de Portugal, se calhar é efeito de ir poucas vezes a Lisboa). Pelo que sei, tinha este logo aqui que achei num calendário de Barreiro de 1995:

YtZyD2a.png

em que o FN dentro do triângulo (mais parece tenda) tinha três cores, de cima para baixo, vermelho, laranja e amarelo, e o texto à direita (FEIRA NOVA) era todo em vermelho. Se alguém phornecer alguma imagem eu ficaria grato.

Infelizmente não existem registos de anúncios do Feira Nova na sua primeira fase. Por incrível que pareça, as gravações do LUSITANIATV  e afins correspondem a metade dos anúncios que consumimos nos anos 90 e 2000,  gravados em filmes ou à noite ou ao fim-de-semana à tarde. Há muitos anúncios, que passavam de dia, e que infelizmente ficaram para trás. Quem não se lembra dos anúncios da Felipa Vacondeus da Ideia Casa? Só encontrei este aqui, de 2011, e já sem este separador. Se calhar ninguém gravava e boa parte das gravações caseiras que achei dos programas da manhã estão sem intervalo.

jYa4tsW.jpg

Por volta de  1995, o Feira Nova, ainda com quatro hipermercados, tinha mudado o seu logótipo pela primeira vez. Dois anos antes, a Jerónimo Martins tinha comprado o Grupo Inovação.

RqMsIft.jpg

Não sei até quando foi usado (1999, talvez?), pois só tenho memórias do Feira Nova quando mudou para o símbolo que mais gente se lembra, o das bandeiras. Portanto todos os anúncios que consegui encontrar são desta era:

onde inicialmente o slogan era Sempre do seu lado, acho que durou até 2002?.

O Feira Nova seguiu uma linha de criação idêntica ao Carrefour. O Carrefour tinha dois "centros comerciais" (actualmente Continentes) e o mesmo sucedia com o Feira Nova. Se alguns supermercados chegam a ter galerias comerciais com poucas lojas, algumas ligadas ao grupo (no Modelo/Continente Modelo aqui de Braga temos uma Mo, uma Worten, uma Wells e uma Bagga junto ao supermercado), os centros comerciais Feira Nova aumentavam a fasquia um pouco. Paralelamente a isto, os centros comerciais do Barreiro e da Póvoa do Varzim chegaram a ter cinemas, em baixo uma foto do cinema que havia no de Barreiro.

079789.jpg

Segundo este post, fechou em 2007. Foi posteriormente abandonada e hoje é uma Best Buy.

Quanto ao Feira Nova de Braga, não sei quando é que passou a ter aquela cobertura no parque de estacionamento. Talvez quando o lugar foi comprado pela Mundicenter para criar o Braga Parque, que abriu a 13 de Maio de 1999 (linda escolha, pois aquilo passou a ser o novo local de peregrinação, qual GuimarãeShopping, qual Norteshopping). Na minha infância (o parque era tido como um "segundo parque", herdado do tempo em que era puramente um Feira Nova) havia também um Império Autocenter. A zona foi conservada pelo Braga Parque, de maneira que a zona em si está num lugar um pouco mais baixo.

Em 2000 o Feira Nova lançou um novo jingle, que viria a ser usado por um par de anos, sobretudo a parte do slogan.

No Natal o jingle foi cantado por uns duendes de peluche que pareciam ser vindos de uma série infantil estrangeira:

Tal como no Modelo e no Continente, as terças e quartas eram dias de descontos alimentares (se bem que no Modelo e Continente era o Feirão às terças e quintas e o Dia do Mar às sextas). Este anúncio anterior à adopção formal do Euro inclui uma estranha notação que calculo não ter durado muito  e que nunca me habituei:

Os duendes pareciam ser as mascotes de Natal, conforme o vídeo de baixo. Não era uma campanha natalícia, pois não vejo uma decoração de Natal, nem mesmo uma luz, nem uma árvore. Era para a Feira dos Brinquedos:

Provavelmente o anúncio mais antigo da qual tenho recordações é o da promoção Par, com a slotmachine. Aqui, como ainda se usava o escudo, é bem provável que seja de 2001.

Com a chegada do Euro, ainda tinham a mania de dizer "quatro vírgula quarenta e oito" e não "quatro e oitenta e oito":

Páscoa 2002:

Fim do Mês do FeiraNova (isto ainda acontece no Continente, segundo o meu pai o último sábado do mês é mais conturbado na hora do almoço) com a participação do actor e dobrador Vítor Emanuel,  envolto numa polémica há algum tempo:

Já por altura do verão tinham mudado o slogan para Cada vez mais do seu lado, um novo slogan estava por vir.

No Natal já não diziam "vírgula" na notação dos preços:

Regresso às aulas 2003  com o novo slogan e jingle (Preços baixos mais baixos, Feira Nova!):

Páscoa 2004 (incompleto):

Em 2004 o Feira Nova fez 15 anos (eles fizeram uma campanha de aniversário, mas ao contrário das outras cadeiras (em 2005, o Continente fazia 20 com uma renovação geral e o Pingo Doce fazia 25) preferiu esconder a sua idade. Depois da campanha de aniversário,  lançaram um novo slogan que passaria a ser uma espécie de proto-meme,  de tantas vezes e tantas pessoas que o disseram.

Só? No Feira Nova. Ou "Só? No Feira Nova!"? "Só no Feira Nova!"? Havia sempre alguém que dizia "Só?" e respondia com um lindo e sonoro "no Feira Nova".

Não consegui encontrar os anúncios mais antigos desta campanha do "Só?", o mais próximo que consigo encontrar nem sequer tem a mítica frase:

no entanto, tem a música que acompanhava os anúncios do "Só?" e a primeira versão do slogan, que em 2007 mudou de cores:

Feira Nova_assinatura

No auge dos Morangos com Açúcar, convidaram os D'ZRT para fazer a campanha de Natal de 2005:

Eu tenho a ideia de ter visto um anúncio com eles a promover o regresso às aulas, ou foi apagado ou era com o Modelo/Continente, alguém se lembra?

Making of da campanha de Páscoa de 2006, Os Cromos Mais Procurados, com os D'ZRT:

O anúncio completo:

Na Páscoa seguinte, com o sucesso da novela Doce Fugitiva, optaram por criar um ovo de Páscoa da Estrelinha. A Doce Fugitiva competia com a Floribella, cujo merchandising também se vendia lá.

A 6 de Fevereiro de 2008, pouco depois do fim do Carrefour em Portugal, a Jerónimo Martinus anunciou que iria acabar com a marca Feira Nova e substituí-la pela marca Pingo Doce. Na mesma altura, a Jerónimo Martins comprou a Plus da Tengelmann (que estava a passar por uma terrível situação financeira nalguns países até acabar com as operações alemãs em 2010). Com isto o Pingo Doce acabaria por trocar para o logo ainda em vigor. Isto devia-se a uma suposta queda nos lucros do Feira Nova enquanto que o Pingo Doce estava em constante crescimento. Os centros comerciais Feira Nova viriam a fechar e provavelmente foram redimensionados. O de Braga permaneceu igual, pois já tinha sido integrado no Braga Parque em 1999.

Em 2008/2009, havia uma certa aura de vazio no Feira Nova. Uma a uma, as lojas iriam retirar permantementente a designação Feira Nova e as bandeiras laranja que estavam lá. Na caixa, estava a passar o último anúncio do Feira Nova em loop enquanto passavam os preços - um mero slideshow com uma voz-off de fundo e nada de "Só?". Em Outubro de 2009 o Braga Parque foi reformulado para ter as dimensões actuais. Na mesma altura o Feira Nova passou a operar em formato reduzido e apareciam umas frutas com capacetes das obras a preparar a mudança. Por esta altura, o fim do Feira Nova era faseado e já o de Vila Verde tinha sido mudado para Pingo Doce. A loja Electric Co. (da Jerónimo Martins) foi de vela junto com o Feira Nova, mas contaram-me que ainda havia no Recheio, da qual nunca pisei os pés.

Finalmente, em Fevereiro/Março de 2010, a estocada final. O Feira Nova tinha saído definitivamente da cidade que a viu nascer, depois de 20 anos. Acho que não foi o último Feira Nova a desaparecer, era tipo o penúltimo. A 6 de Março tinha sido aberto o novo hiper do Pingo Doce, claramente sem indicação tipo Pingo Doce Hiper (nalguns países o Carrefour tem o Carrefour Market para o Pingo Doce). Tudo bem, a divisão do Continente seria concretizada em Março do ano seguinte (Continente Bom Dia para o Modelo Bonjour, Continente Modelo para o Modelo e Continente para os que já eram Continente), portanto o Pingo Doce não tinha nada a fazer. Tínhamos de gramar com o jingle do Pingo Doce até mais não.

A avaliação do primeiro mês do novo Pingo Doce do Braga Parque para mim era negativa, no entanto, ao contrário da saída do Carrefour, cheguei a habituar-me rapidamente a um Portugal sem Feira Nova. Hoje, dez anos depois do fim, ainda há bracarenses a chamarem à zona do Braga Parque de "Feira Nova".

A mais bracarense dos hipermercados, não importa de onde veio o tal Grupo Inovação, ficou na história dos portugueses. Pode ter durado mais que o Euromarché + Carrefour (e ter aberto antes do Euromarché), pode ter sido a nossa afronta aos estrangeiros. Esteve sempre dos nossos lados e depois saiu, devido às práticas de fusão de marcas que estavam tão em voga naquela altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Televisão 10 disse:

Lembro-me de ir ao Feira Nova, em Aveiro, mas acho que já não tinham produtos de marca própria. Vendiam com a marca Pingo Doce ou estarei enganado?

Também ia ao Feira Nova para ir à Moviflor de Aveiro, que durante vários anos foi no edifício do hipermercado, julgo que até ter ido à falência.

Na altura não tinha marca própria nalguns produtos, lembro-me que a Jerónimo Martins tinha a marca Home7 (e uma outra marca com um 7 no nome) para alguns produtos domésticos, e que eram vendidos nos dois (Pingo Doce e Feira Nova).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Na altura não tinha marca própria nalguns produtos, lembro-me que a Jerónimo Martins tinha a marca Home7 (e uma outra marca com um 7 no nome) para alguns produtos domésticos, e que eram vendidos nos dois (Pingo Doce e Feira Nova).

Tinha e tem, embora agora tenham outra marca de eletrodomésticos: Electric Co. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente, não tenho quase memória nenhuma de entrar num Feira Nova. Apenas uma memória muito breve de ter entrado num que havia na Covilhã. Mas a minha família já visitou várias vezes o antigo Feira Nova, agora Pingo Doce do Barreiro. Eu nunca fui lá. :cryhappy:

O próximo podia ser a Singer, @ATVTQsV :cryhappy:

Editado por Johnman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez por criares este tópico! Curiosamente o 1º grande supermercado que abriu em Stª Mª da Feira foi o Inô no verão de 95. Lembro-me que era verão porque estava de férias da escola. Aquilo foi um corrupio no dia da inauguração: estava tanta gente e deram baloes. Eu e a minha irmã vínhamos todos contentes com um. Mas tanto entusiasmo pouco durou. Aquilo esteve aberto mais 5 anos (fechou em 2000 penso) mas ñ tinha quase clientes, os preços lembro-me que eram caríssimos e aquilo em 97 passou a Nobrescolha (alguém se lembra?).

Em relação ao Feira Nova foi o 1º grande hipermercado de SMFeira. Abriu em março de 2000, lembro-me que tive um furo na escola e fui no 1º dia em que abriu. Era um hipermercado comparável a um continente em dimensão por exemplo. Era onde fazíamos as compras cá em casa a maioria das vezes (embora fossemos bastante ao Continente também). A nível de preços lembro-me que tinha preços mais elevados que a média, eu próprio via isso. Porque na altura o Pingo Doce era considerado um supermercado caro, lembro-me de ver esses rankings na Proteste por exemplo.

Depois em finais de 2007/inícios de 2008 o Pingo Doce começa a mudar a imagem, com aquela publicidade com a Rita Blanco (que já tinha sido a mãe de todas as promoçoes do Jumbo), de BASTA: ñ quero mais cartões nem promoções nem cupões (para se distanciar do Continente que 1 ano antes tinha iniciado o cartão continente).

E nessa altura o PD começou efectivamente a baixar os preços e sobretudo a aumentar a variedade de produtos da marca própria. E foi a partir dessa altura que o PD absorveu o FN e o Continente absorveu o Modelo e via-se as publicidades mais agressivas entre os 2 sobretudo.

Em Janeiro de 2010 o FN de SMFeira passou definitivamente a PD. Reduziram a área de supermercado. Abriram um restaurante muito grande na antiga Electric Co e meteram Worten, Parafarmácia e Code onde antes era supermercado. A área de super ficou reduzida a praticamente metade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 27/08/2020 at 17:23, thass_hot disse:

Depois em finais de 2007/inícios de 2008 o Pingo Doce começa a mudar a imagem, com aquela publicidade com a Rita Blanco (que já tinha sido a mãe de todas as promoçoes do Jumbo), de BASTA: ñ quero mais cartões nem promoções nem cupões (para se distanciar do Continente que 1 ano antes tinha iniciado o cartão continente).

Saudades da altura em que não havia mesmo cartões nem promoções no Pingo Doce.

Agora, temos de ter o cartão Poupa Mais. :cryhappy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Televisão 10 disse:

Saudades da altura em que não havia mesmo cartões nem promoções no Pingo Doce.

Agora, temos de ter o cartão Poupa Mais. :cryhappy:

Por falar em cartões, esqueci-me completamente do cartão Dominó que o Feira Nova tinha na primeira metade dos anos 2000, até os meus pais tinham:

domino_tcm72-417417.jpg

Na minha infância gostava da estética daquilo, com as peças de dominós às cores

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
On 26/08/2020 at 16:08, ATVTQsV disse:

Em 2004 o Feira Nova fez 15 anos (eles fizeram uma campanha de aniversário, mas ao contrário das outras cadeiras (em 2005, o Continente fazia 20 com uma renovação geral e o Pingo Doce fazia 25) preferiu esconder a sua idade. Depois da campanha de aniversário,  lançaram um novo slogan que passaria a ser uma espécie de proto-meme,  de tantas vezes e tantas pessoas que o disseram.

Só? No Feira Nova. Ou "Só? No Feira Nova!"? "Só no Feira Nova!"? Havia sempre alguém que dizia "Só?" e respondia com um lindo e sonoro "no Feira Nova".

Não consegui encontrar os anúncios mais antigos desta campanha do "Só?", o mais próximo que consigo encontrar nem sequer tem a mítica frase:

no entanto, tem a música que acompanhava os anúncios do "Só?" e a primeira versão do slogan, que em 2007 mudou de cores:

Consegui encontrar um dos primeiros anúncios do Feira Nova, está aos 0:33:

Em relação ao que está em negrito neste anúncio o "Só! No Feira Nova!" aparece num tipo de letra e cor diferente. Esta sim era a primeira versão do slogan.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Os únicos Feira Nova em que estive foram o do Barreiro e o da Quinta do Conde.

Guardo boas memórias de idas lá, o do Barreiro era magistral, tinha uma Macmoda (Maconde/Macmoda era um bom episódio!), os cinemas eram Castello Lopes (saudades, os do Rio Sul Shopping eram muito bons quando eram CL, mas desde do fim da CL, passaram a ser CinePlace e agora são péssimos. Ecrãs escuros, ar condicionados a fazer barulho durante os filmes. Tive de passar a ir ao NOS do Almada Forum) se não estou em erro, tinham uma considerável área de restauração, uma Moviflor e nas costas tinham um Mestre Maco (IZI, IZIBUILD, uma loja de origem seixalense caída em ruína, o do Seixal é uma mega loja dos chineses hoje em dia).

Em hoje em dia não podia estar mais diferente, fui lá em Outubro e está com uma aura de abandono, a área de hipermercado é grande demais para a atualidade, os Pingo Doces nunca primaram pela organização, mas aquele é terrível, parece que ficou parado no tempo, as caixas são as do Feira Nova ainda, tem o corredor dos iogurtes no fundo da loja. Em suma, não é muito acolhedor. Tem uma coisa única, tem um Pingo Doce Outlet (ocupa parte do Moviflor, outra parte é uma Viva), tem coisa engraçadas, mas nesta visita estava temporariamente encerrado. O resto não vi. O IZI agora é uma loja de animais, a Sr. Bicho, que foi o motivo que me levou lá (andava à procura de porquinhos-da-índia, acabei por adotar noutra loja).

O da Quinta do Conde é capaz de ter sido um Feira Nova durante 2/3 anos, abriu em 2007. Tinha uma loja que eu gostava muito, a Get, foi onde eu comprei o DVD do crossover do Hotel Doce Hotel com a Raven e a Hannah Montana, não havia em mais lado nenhum, uma gem autêntica. Atualmente é um bom Pingo Doce, é ao que costumo ir de vês em quando.

Em conclusão, tenho saudades do Feira Nova, é incrível como uma simples marca de hipermercados pode nos fazer isso, mas gosto da nostalgia. A mesma nostalgia que sinto do Carrefour do Montijo onde o bacalhau era mais barato e em como obriguei o meu pai a levar-me lá em dia de aulas só para poder comprar produtos da marca Carrefour no Continente 😂 ou quando fui ao Jumbo horas antes da mudança de nome para Auchan, são coisas que ficam. 

Desculpem pelo longo texto.

Editado por ruio1999
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, ruio1999 disse:

Os únicos Feira Nova em que estive foram o do Barreiro e o da Quinta do Conde.

Guardo boas memórias de idas lá, o do Barreiro era magistral, tinha uma Macmoda (Maconde/Macmoda era um bom episódio!), os cinemas eram Castello Lopes (saudades, os do Rio Sul Shopping eram muito bons quando eram CL, mas desde do fim da CL, passaram a ser CinePlace e agora são péssimos. Ecrãs escuros, ar condicionados a fazer barulho durante os filmes. Tive de passar a ir ao NOS do Almada Forum) se não estou em erro, tinham uma considerável área de restauração, uma Moviflor e nas costas tinham um Mestre Maco (IZI, IZIBUILD, uma loja de origem seixalense caída em ruína, o do Seixal é uma mega loja dos chineses hoje em dia).

Em hoje em dia não podia estar mais diferente, fui lá em Outubro e está com uma aura de abandono, a área de hipermercado é grande demais para a atualidade, os Pingo Doces nunca primaram pela organização, mas aquele é terrível, parece que ficou parado no tempo, as caixas são as do Feira Nova ainda, tem o corredor dos iogurtes no fundo da loja. Em suma, não é muito acolhedor. Tem uma coisa única, tem um Pingo Doce Outlet (ocupa parte do Moviflor, outra parte é uma Viva), tem coisa engraçadas, mas nesta visita estava temporariamente encerrado. O resto não vi. O IZI agora é uma loja de animais, a Sr. Bicho, que foi o motivo que me levou lá (andava à procura de porquinhos-da-índia, acabei por adotar noutra loja).

O da Quinta do Conde é capaz de ter sido um Feira Nova durante 2/3 anos, abriu em 2007. Tinha uma loja que eu gostava muito, a Get, foi onde eu comprei o DVD do crossover do Hotel Doce Hotel com a Raven e a Hannah Montana, não havia em mais lado nenhum, uma gem autêntica. Atualmente é um bom Pingo Doce, é ao que costumo ir de vês em quando.

Em conclusão, tenho saudades do Feira Nova, é incrível como uma simples marca de hipermercados pode nos fazer isso, mas gosto da nostalgia. A mesma nostalgia que sinto do Carrefour do Montijo onde o bacalhau era mais barato e em como obriguei o meu pai a levar-me lá em dia de aulas só para poder comprar produtos da marca Carrefour no Continente 😂 ou quando fui ao Jumbo horas antes da mudança de nome para Auchan, são coisas que ficam. 

Desculpem pelo longo texto.

Pois, lembro-me que na altura havia uma Moviflor. E aquele cartaz a dizer Cinemas no então feira nova fazia-me lembrar os cinemas do antigo Jumbo de Setúbal, que também eram da Castello Lopes.

A sério que as caixas ainda são do Feira Nova?? Não têm tempo para remodelar o hipermercado?

Eu nunca fui ao Feira Nova da Quinta do Conde, aliás na altura nem sabia onde era, (embora já tinha passado várias vezes) só depois soube que fica a caminho entre a Coina e Azeitão.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, ruio1999 disse:

Os únicos Feira Nova em que estive foram o do Barreiro e o da Quinta do Conde.

Guardo boas memórias de idas lá, o do Barreiro era magistral, tinha uma Macmoda (Maconde/Macmoda era um bom episódio!), os cinemas eram Castello Lopes (saudades, os do Rio Sul Shopping eram muito bons quando eram CL, mas desde do fim da CL, passaram a ser CinePlace e agora são péssimos. Ecrãs escuros, ar condicionados a fazer barulho durante os filmes. Tive de passar a ir ao NOS do Almada Forum) se não estou em erro, tinham uma considerável área de restauração, uma Moviflor e nas costas tinham um Mestre Maco (IZI, IZIBUILD, uma loja de origem seixalense caída em ruína, o do Seixal é uma mega loja dos chineses hoje em dia).

Em hoje em dia não podia estar mais diferente, fui lá em Outubro e está com uma aura de abandono, a área de hipermercado é grande demais para a atualidade, os Pingo Doces nunca primaram pela organização, mas aquele é terrível, parece que ficou parado no tempo, as caixas são as do Feira Nova ainda, tem o corredor dos iogurtes no fundo da loja. Em suma, não é muito acolhedor. Tem uma coisa única, tem um Pingo Doce Outlet (ocupa parte do Moviflor, outra parte é uma Viva), tem coisa engraçadas, mas nesta visita estava temporariamente encerrado. O resto não vi. O IZI agora é uma loja de animais, a Sr. Bicho, que foi o motivo que me levou lá (andava à procura de porquinhos-da-índia, acabei por adotar noutra loja).

O da Quinta do Conde é capaz de ter sido um Feira Nova durante 2/3 anos, abriu em 2007. Tinha uma loja que eu gostava muito, a Get, foi onde eu comprei o DVD do crossover do Hotel Doce Hotel com a Raven e a Hannah Montana, não havia em mais lado nenhum, uma gem autêntica. Atualmente é um bom Pingo Doce, é ao que costumo ir de vês em quando.

Em conclusão, tenho saudades do Feira Nova, é incrível como uma simples marca de hipermercados pode nos fazer isso, mas gosto da nostalgia. A mesma nostalgia que sinto do Carrefour do Montijo onde o bacalhau era mais barato e em como obriguei o meu pai a levar-me lá em dia de aulas só para poder comprar produtos da marca Carrefour no Continente 😂 ou quando fui ao Jumbo horas antes da mudança de nome para Auchan, são coisas que ficam. 

Desculpem pelo longo texto.

É curioso que o antigo Feira Nova de Aveiro (o único que visitei) tinha também uma Moviflor. Nunca teve cinema. Também lá depois abriram um Pingo Doce Outlet, mas entretanto fecharam.

Ao contrário do que Pingo Doce que referiste, o Pingo Doce hiper de Aveiro foi todo remodelado. Foi lá também instalada uma das cozinhas centrais do Pingo Doce, cozinhas essas que produzem as refeições para os espaços take away e restaurante dos supermercados de todo o país.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca cheguei a ir a um Feira Nova :haha: Mas nota-se perfeitamente quando um Pingo Doce foi ou não Feira Nova, só pelo tamanho. Chegou a haver um em Alverca, no Alverca Park, mas aquilo só deve ter sido Feira Nova 2 ou 3 anos. Hoje em dia, é um Pingo Doce bastante grande (não hipermercado), com restaurante também muito bom. Também em Telheiras há um Pingo Doce enorme, é capaz de ser o maior a que fui (com exceção daquele do Strada, que também é enorme), com um bom restaurante e uma galeria de lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Diogo O. disse:

Nunca cheguei a ir a um Feira Nova :haha:Mas nota-se perfeitamente quando um Pingo Doce foi ou não Feira Nova, só pelo tamanho. Chegou a haver um em Alverca, no Alverca Park, mas aquilo só deve ter sido Feira Nova 2 ou 3 anos. Hoje em dia, é um Pingo Doce bastante grande (não hipermercado), com restaurante também muito bom. Também em Telheiras há um Pingo Doce enorme, é capaz de ser o maior a que fui (com exceção daquele do Strada, que também é enorme), com um bom restaurante e uma galeria de lojas.

É verdade, nota-se sobretudo pelo tamanho, até porque o Pingo Doce nem tem aberto mais hipermercados. Tendem a apostar em lojas de pequena ou média superfície.

Acontece um pouco o mesmo com as lojas que antes eram Plus, cujo exterior da maioria difere um pouco das lojas habituais.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Diogo O. disse:

Nunca cheguei a ir a um Feira Nova :haha:Mas nota-se perfeitamente quando um Pingo Doce foi ou não Feira Nova, só pelo tamanho. Chegou a haver um em Alverca, no Alverca Park, mas aquilo só deve ter sido Feira Nova 2 ou 3 anos. Hoje em dia, é um Pingo Doce bastante grande (não hipermercado), com restaurante também muito bom. Também em Telheiras há um Pingo Doce enorme, é capaz de ser o maior a que fui (com exceção daquele do Strada, que também é enorme), com um bom restaurante e uma galeria de lojas.

Mesmo, eu fui ao Google Maps conferir no histórico que eles têm do Street View e ambos já foram Feira Nova (Telheiras e Odivelas).

O Pingo Doce do Strada é outro do que tem uma das cozinhas centrais da marca.

 

há 4 horas, Televisão 10 disse:

É curioso que o antigo Feira Nova de Aveiro (o único que visitei) tinha também uma Moviflor. Nunca teve cinema. Também lá depois abriram um Pingo Doce Outlet, mas entretanto fecharam.

Também foi um dos primeiros Feira Nova, ainda na era em que pertencia ao Grupo Inovação.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, TV1_22 disse:

Pois, lembro-me que na altura havia uma Moviflor. E aquele cartaz a dizer Cinemas no então feira nova fazia-me lembrar os cinemas do antigo Jumbo de Setúbal, que também eram da Castello Lopes.

A sério que as caixas ainda são do Feira Nova?? Não têm tempo para remodelar o hipermercado?

Eu nunca fui ao Feira Nova da Quinta do Conde, aliás na altura nem sabia onde era, (embora já tinha passado várias vezes) só depois soube que fica a caminho entre a Coina e Azeitão.

O Jumbo de Setúbal era muito bom antes da transformação em Alegro (ainda bem que o fizeram, Setúbal já precisava, mas deram cabo do hipermercado). Mas como entretanto abriu o Jumbo de Coina, esse passou a ser o Jumbo de eleição cá em casa.

O Jumbo de Setúbal tinha um restaurante muito bom ao lado dos cinemas, não me lembro do nome, mas ia lá muitas vezes com os meus pais.

Aquilo não sofreu qualquer tipo de renovação e ainda tem o sito da Electric Co a entrada. Dá pena, mas aquilo deve ter perdido muitos clientes para o Pingo Doce do horrível Fórum Barreiro e para o Continente. O Auchan de Coina está longe dali, não deve ter feito mossa.

Exato, fica entre o B Planet e o Continente Modelo, Pingo Doce (ex-Plus) e Lidl da Quinta do Conde.

Editado por ruio1999
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, ruio1999 disse:

O Jumbo de Setúbal era muito bom antes da transformação em Alegro (ainda bem que o fizeram, Setúbal já precisava, mas deram cabo do hipermercado). Mas como entretanto abriu o Jumbo de Coina, esse passou a ser o Jumbo de eleição cá em casa.

O Jumbo de Setúbal tinha um restaurante muito bom ao lado dos cinemas, não me lembro do nome, mas ia lá muitas vezes com os meus pais.

Aquilo não sofreu qualquer tipo de renovação e ainda tem o sito da Electric Co a entrada. Dá pena, mas aquilo deve ter perdido muitos clientes para o Pingo Doce do horrível Fórum Barreiro e para o Continente. O Auchan de Coina está longe dali, não deve ter feito mossa.

Era a Solnave.

Os próprios cinemas da Castelo Lopes foram para o Fórum... um das poucas coisas que estão abertas aí...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, TV1_22 disse:

Mesmo, eu fui ao Google Maps conferir no histórico que eles têm do Street View e ambos já foram Feira Nova (Telheiras e Odivelas).

Na versão de 2009 sim porque os Feira Nova que pertenciam a grandes superfícies comerciais (o da Bela Vista era outro) só passaram a ser Pingo Doce em meados de 2010, no do Alverca Park lembro-me que no início de 2009 já era Pingo Doce e não sei se em 2008 já era.

há 23 horas, Televisão 10 disse:

Acontece um pouco o mesmo com as lojas que antes eram Plus, cujo exterior da maioria difere um pouco das lojas habituais.

Verdade eu percebia sempre que um Pingo Doce tinha sido Plus quando o exterior era aquele cor de tijolo, entretanto nos últimos anos muitos foram remodelados.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Max30 disse:

Verdade eu percebia sempre que um Pingo Doce tinha sido Plus quando o exterior era aquele cor de tijolo, entretanto nos últimos anos muitos foram remodelados.

O Pingo Doce da minha cidade que era Plus já foi remodelado duas vezes, inclusive. Na segunda, aumentaram a área do supermercado, que era pequena para a clientela, mas acabaram por reduzir o parque de estacionamento, o que faz com que muitos tenham de deixar o carro na berma da estrada, até porque é o Pingo Doce mais concorrido.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Max30 disse:

Verdade eu percebia sempre que um Pingo Doce tinha sido Plus quando o exterior era aquele cor de tijolo, entretanto nos últimos anos muitos foram remodelados.

Os Pingos Doces da Quinta do Conde, um foi Plus, o outro foi Feira Nova.

Aqui na minha cidade um dos Pingo Doce era um Plus, mas foi remodelado logo na altura em que mudaram para Pingo Doce. Por outro lado, o de Quinta do Conde continua em tons de tijolo, a mesma coisa com o PD de Alcochete.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Maio de 2009 o da Quinta do Conde já era Pingo Doce:

LtvwYaL.png

Portanto foi Feira Nova 2 anos.

0vlkfi2.jpg

O do Barreiro em Dezembro de 2009:

5ihM4MM.png

:cryhappy:

96YuyEa.png

E descobri uma coisa que não me lembrava:

7qW5d5p.png

Tinha uma SportZone!

E o letreiro da Macmoda ainda estava lá, apesar da Macmoda ter fechado em 2008.

6COIkST.png

Uma foto da galeria comercial do Barreiro que encontrei no Google:

1GleE8K.jpg

cinemas-feira-nova-2-1.jpg

JIf960X.jpg

Editado por ruio1999
  • Gosto 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/08/2020 at 16:08, ATVTQsV disse:

Pelo que sei, tinha este logo aqui que achei num calendário de Barreiro de 1995:

YtZyD2a.png

em que o FN dentro do triângulo (mais parece tenda) tinha três cores, de cima para baixo, vermelho, laranja e amarelo, e o texto à direita (FEIRA NOVA) era todo em vermelho. Se alguém phornecer alguma imagem eu ficaria grato.

Infelizmente não existem registos de anúncios do Feira Nova na sua primeira fase

Agora já existe, vejam aos 0:35:

 

On 26/08/2020 at 16:08, ATVTQsV disse:

(Por falar em Ibérico, alguém aqui com mais de 20 anos lembra-se de um canal (infelizmente derrubado pelo YouTube na altura) chamado Nicolau78 ou sei lá o que era? Aquilo tinha centenas de vídeos e entre os quais estavam anúncios que nunca mais vi na net, nem mesmo no espólio do LUSITANIATV. O anúncio já era dos anos 90 (inícios, talvez?) e tinha uma voz-off portuguesa e acabava com aquele logo das pás de chaminé em tons de verde, num fundo branco-acinzentado, e acho que o slogan já era outro, não me lembro qual, mas não era o já citado em cima?)

Não seria este anúncio que se vê a partir dos 0:35?

Spoiler

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...