Jump to content

Vento Norte ®


Lusitana

Posts Recomendados

há 56 minutos, Televisão 10 disse:

Gosto, mas é mais uma série histórica. Acho que a RTP 1 deveria apostar noutros géneros, como séries cómicas, familiares, médicas...

Também acho que o formato está mais do que desgastado e já ninguém quer saber.

A RTP precisava de um novo Beirais, nem todas as séries têm de ser cult.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Televisão 10 disse:

A série vai ser transmitida na RTP 1 em 2021.

De realçar que já existem pré-acordos de exibição em França, Luxemburgo, Angola, Moçambique, Canadá e Estados Unidos da América.

https://ominho.pt/serie-da-rtp-gravada-no-museu-dos-biscainhos-e-mosteiro-de-tibaes-em-braga/

Epá, isso é que é trabalhar bem!

Ainda nem está feito, e já se sabe que vai ser vendido!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Lusitana disse:

A Ana Moreira também deve entrar aqui já que aparece num dos cartazes da série. Curioso que, em todos os cartazes, está escrito Temporada 1... talvez estejam a pensar numa história com mais de uma temporada!

 

Cartaz_2.jpg

Já na notícia que publiquei também dizem que a primeira temporada tem 10 episódios. Se não existisse previsão de mais temporadas, não referiam "primeira temporada".

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
On 5/21/2020 at 5:25 PM, Lusitana said:

Conceito: Série de época, na linha de séries como Downtown Abbey ou Upstairs Downstairs, que conta a história de uma família aristocrata do Minho, em paralelo com a história dos seus criados, nos anos que se seguem à I Grande Guerra e que antecipam e originam o Golpe Militar de 28 de Maio de 1926 que institui a Ditadura Militar, mais tarde Estado Novo.

 

Temporadas: 10x45’

 

Ideia e desenvolvimento: João Lacerda Matos, Almeno Gonçalves e João Cayatte.

 

 

 

Julho de 1919. Tomaz Mello, 22 anos acabados de fazer, chega finalmente a casa dos pais, em Braga. É o fim da sua aventura no Corpo Expedicionário Português. Embora o Armistício tenha sido assinado há mais de meio ano, para Tomaz a viagem de regresso dos campos da Grande Guerra foi penosa e irá marcá-lo para sempre. Foi gaseado. Os pulmões corroídos pelo gás mostarda nunca mais irão recuperar. Partiu um jovem cheio de esperança e de vontade de servir o seu país e voltou um homem derrotado.

 

O regresso de Tomaz é um momento marcante para a família Mello, em especial para o patriarca, Afonso. Depois da derrota com a Implantação da República vê agora

o resultado das políticas irresponsáveis de Lisboa minarem o futuro dos Mello. O seu filho varão, herdeiro da fortuna, da quinta e das explorações vinícolas, do seu

nome, é um homem destruído.  Afonso era amigo do Rei D. Carlos e nunca se recompôs com a revolução republicana. Vive na nostalgia de um Estado soberano e absoluto, em que a estabilidade e o poder voltem às classes dominantes, em que terminem as revoluções e a instabilidade, que tanto prejudicam a sua atividade de exploração e exportação de vinhos.  Apesar do revés republicano, Afonso não perdeu poder e continua muito bem colocado entre a elite dominante minhota. Tem relações próximas com o Arcebispo de Braga, que celebra missa na capela da herdade da família com regularidade e é convidado da casa todos os sábados. A Família e a Igreja mantêm, desde sempre, uma ligação de fidelidade e de apoio mútuo. Ligado aos principais empresários da região, que fizeram a transição para o novo regime, mantém-se entre os que, de uma maneira ou de outra, continuam a ditar o rumo da região e olham com desconfiança para o que se passa em Lisboa.

 

A Iª Grande Guerra foi para este patriarca o exemplo de tudo o que está errado na República. O filho mais velho, Tomaz, voluntário no Corpo Expedicionário Português contra a sua vontade, é apenas o exemplo mais próximo e doloroso. Mas a situação em que o país se encontra em 1919 vai ser a semente para que Afonso se envolva com as mais altas esferas de uma conspiração que começa a nascer no norte do país e que em poucos anos resultará no Golpe que instaurará a Ditadura Militar e posteriormente o Estado Novo.

 

"Vento Norte" é a história das raízes de uma mudança profunda, do golpe militar que instaurou a primeira grande ditadura europeia, vista pelos olhos de uma família abastada de Braga. As personagens, os membros da família e os seus empregados contam-nos as suas histórias, ao mesmo tempo que acompanhamos o desenrolar dos acontecimentos que vão culminar no golpe de 28 de Maio.

 

Conta-nos também a história dos anos 1920 em Portugal. E de um período, entre golpes, em que Lisboa viveu a loucura da época.

 

É através da filha do meio dos Mello, Margarida, que viajamos até Lisboa. Com uma forte veia artística, que a mãe, também nascida na capital, fez questão que ela desenvolvesse, Margarida vive na Lapa, em casa da avó materna, que deveria tomar conta dela e garantir a sua educação dentro dos padrões clássicos e religiosos de uma família do Norte. Mas Margarida é uma rebelde, depressa fica imersa na cultura urbana de uma Lisboa a despertar da revolução republicana e cheia de vida. Em vez de estudar, Margarida deixa-se seduzir pelos prazeres da cidade. Tem contacto com a cocaína, a droga da moda, e envolve-se em relações fugazes com homens que os pais nunca aprovariam. Vive a fundo o fogacho dos loucos anos 20 que brota na capital do país, cansada de revoluções e marcada pela Guerra. Até que, com o regresso do irmão e a sua incapacidade física para dar continuidade ao nome da família, é chamada a Braga. Para ela é como se viajasse para trás no tempo. Um golpe tremendo na sua vida, que vai deixar marcas profundas.

 

A mãe, Isabel, nunca foi feliz num casamento que acabou por ser de conveniência. Filha de um burguês, comerciante de têxteis e abastado, casou com Afonso para dar alguma nobreza à família. Afonso deixou-se apaixonar pelos seus modos citadinos, muito diferentes das raparigas do norte minhoto. Mas Isabel nunca se sentiu em casa em Braga. O excesso de religião, de padres e de missas oprime-a e quase nunca deixa a quinta para vir à cidade. Começou, recentemente a viver uma relação adúltera com um jovem de Braga, Adolfo, bem colocado na hierarquia militar local e com muita proximidade a Gomes da Costa. Esta relação vai aproximar os golpistas do líder da família, de uma maneira que não vai agradar nada a Isabel.

 

A completar a família, o filho mais novo, Ricardo, de apenas 18 anos. Escapou à guerra e tem uma postura completamente diferente dos irmãos. Muito conservador,

ligado à igreja, esconde a sua homossexualidade nos salmos e nas penitências, que lhe acalmam a alma, e no futebol, que lhe acalma o corpo. Reúne-se com os seus amigos estudantes para jogar à bola e vai acabar por fazer parte do grupo fundador do Sporting Clube de Braga em 1921. O pai detesta que ele se dedique a um “desporto de brutos” e proíbe-o de jogar. Mas, para Ricardo, o futebol é uma forma de estar com os amigos e de estar longe do pai. Por isso, sempre que pode escapa-se, com a ajuda dos empregados, que o conhecem desde que nasceu e com quem tem uma relação muito mais próxima do que com os pais.

 

Gostei imenso de tudo! Espero que a produção em si arrase.

Como estudante de História, fico feliz. Acho sempre que há preferência/endeusamento pelo período salazarista, e que resumem os anos 20 à sua 'loucura' de tipo cultural. Há nessa época muito mais respostas para o futuro do país nas décadas seguintes - e até uma certa estrutura que, infelizmente, se mantém até hoje, em democracia. A série pode vir a ser didática nesse sentido.

On 7/18/2020 at 2:50 PM, Lusitana said:

Mais nomes para aqui: Joana de Verona, Nuno Gil, Margarida Carpinteiro, Teresa Faria. 

Já imagino a Joana de Verona no papel da jovem boémia em Lisboa, a Margarida. :adoro:

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...