Jump to content

Privatização da RTP


Fadokimi

Posts Recomendados

há 3 horas, SorNunz disse:

Eu concordo com o serviço público de televisão, mas os salários dos gestores aos apresentadores devia ser muito menor.

A RTP deve ser, dos canais generalistas, a estação em que os apresentadores têm os salários mais baixos. 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Televisão 10 disse:

A RTP deve ser, dos canais generalistas, a estação em que os apresentadores têm os salários mais baixos. 

O problema é que ser do Estado não significa ser 'público', muitas das vezes há coisas do Estado que se comportam exactamente como se fossem privados, olhem a justificação para os salários dos gestores da CGD. RTP provavelmente igual... 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

A RTP deve ser, dos canais generalistas, a estação em que os apresentadores têm os salários mais baixos. 

Há depois a questão dos falsos recibos verdes, especialmente nas redacções de informação, a ganharem ordenados que não são nada de especial, especialmente tendo em conta que muitos têm que mudar a bagagem e toda a sua vida para cidades com nível de vida bastante mais caro (Lisboa e Porto).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Televisão 10 disse:

A RTP deve ser, dos canais generalistas, a estação em que os apresentadores têm os salários mais baixos. 

É mesmo, mas na ordem dos 10, 20 mil por mês é algo completamente descabido no panorama atual. Tens por exemplo o Malato a receber 15 mil sem fazer quase nada e ainda teve a lata de dizer que estava triste por o Pedro Nuno Santos se demitir que era o homem mais bonito do governo. Se isto não é gozar com o povo... 🙄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, SorNunz disse:

É mesmo, mas na ordem dos 10, 20 mil por mês é algo completamente descabido no panorama atual. Tens por exemplo o Malato a receber 15 mil sem fazer quase nada e ainda teve a lata de dizer que estava triste por o Pedro Nuno Santos se demitir que era o homem mais bonito do governo. Se isto não é gozar com o povo... 🙄

A questão é que, com esse limite, nomes relevantes como o Fernando Mendes sairiam para as estações privadas, que oferecem ordenados superiores. 

O Malato não está a receber 15 mil euros. O último valor de que se falou foi de 10 mil euros. De qualquer forma, não sei até que ponto esses valores que a imprensa são verdadeiros. Parece-me estranho o Malato ganhar o mesmo que a Tânia Ribas de Oliveira e o Jorge Gabriel, por exemplo. 

 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a rtp está bem como está, tem-se mantido financeiramente estável e tem cumprido o serviço publico. Privatizar a rtp era garantir a centenas de pessoas o despedimento e sobretudo a anulação de serviço publico porque mesmo que tivesse obrigações nunca as iria cumprir como cumpre atualmente, sobretudo no espaço internacional. Há coisas que podiam ser melhoradas é certo mas não era privatizar que melhorava de certeza.

Quanto aos salários eles representam o que o mercado exige, se queres teres profissionais de topo tens de pagar, as privadas pagam muito mais às suas caras principais que a rtp. E julgo que tirando os gestores mais ninguém é pago diretamente pelo estado fazem todos parte do 'custo' da empresa.... se a empresa desvaloriza também eles desvalorizam.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RTP1 cumpre o serviço público para o qual foi criada e garante uma informação credível para toda a população, nomeadamente com a RTP3. A RTP2 não cumpre esse serviço, sendo um canal de nicho que objetivamente não serve a população, portanto sou a favor da privatização/ descontinuação do segundo canal público. É literalmente a manifestação no mundo real do conceito de desperdício.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, _Daniel_ disse:

A RTP1 cumpre o serviço público para o qual foi criada e garante uma informação credível para toda a população, nomeadamente com a RTP3. A RTP2 não cumpre esse serviço, sendo um canal de nicho que objetivamente não serve a população, portanto sou a favor da privatização/ descontinuação do segundo canal público. É literalmente a manifestação no mundo real do conceito de desperdício.

Eu acho que a RTP2 está bem, apenas precisa de melhor gestão de grelha e promoção. As pessoas não veem por não terem interesse, não veem porque a awareness é péssima. A RTP1 não acho que cumpra bem o seu serviço bem na totalidade, nomeadamente no day-time. É uma fotocópia das privadas quase.

Editado por tjspy
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, _Daniel_ disse:

A RTP2 não cumpre esse serviço, sendo um canal de nicho que objetivamente não serve a população, portanto sou a favor da privatização/ descontinuação do segundo canal público. É literalmente a manifestação no mundo real do conceito de desperdício.

A RTP 2 não cumpre o serviço público? Se calhar, é o canal que mais obrigações de serviço público cumpre. Até creio que é por serem tão exigentes com o canal ao nível das suas obrigações de serviço público que este tem as audiências que tem.

Além disso, não vejo nenhum privado interessado em cumprir as obrigações que a RTP 2 tem de cumprir. 

há 15 horas, tjspy disse:

Eu acho que a RTP2 está bem, apenas precisa de melhor gestão de grelha e promoção. As pessoas não veem por não terem interesse, não veem porque a awareness é péssima. A RTP1 não acho que cumpra bem o seu serviço bem na totalidade, nomeadamente no day-time. É uma fotocópia das privadas quase.

Mas não é pelo facto de ser serviço público que a RTP 1 tem de ter uma grelha totalmente diferente dos canais privados. Aliás, quem criou a lógica dos talk shows no day time foi precisamente a RTP 1.

Eu também preferiria outro género de conteúdos, sobretudo à tarde, onde A Nossa Tarde não parece dar grandes sinais de melhoria. Todavia, também noto diferenças entre os talk shows da RTP 1 e os da concorrência nos respetivos horários. 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Televisão 10 disse:

A RTP 2 não cumpre o serviço público? Se calhar, é o canal que mais obrigações de serviço público cumpre. Até creio que é por serem tão exigentes com o canal ao nível das suas obrigações de serviço público que este tem as audiências que tem.

Além disso, não vejo nenhum privado interessado em cumprir as obrigações que a RTP 2 tem de cumprir. 

Mas não é pelo facto de ser serviço público que a RTP 1 tem de ter uma grelha totalmente diferente dos canais privados. Aliás, quem criou a lógica dos talk shows no day time foi precisamente a RTP 1.

Eu também preferiria outro género de conteúdos, sobretudo às tardes, onde A Nossa Tarde não parece dar grandes sinais de melhoria. Todavia, também noto diferenças entre os talk shows da RTP 1 e os da concorrência nos respetivos horários. 

A RTP 2 não cumpre serviço publico porque ninguém vê o canal.

Sou a favor de um PPP, para a RTP 2, o Privado era obrigado a passar X Horas semanais culturais com atual rtp 2 tem é depois fazia o que queriam com o canal com regras da RTP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Rolisus disse:

A RTP 2 não cumpre serviço publico porque ninguém vê o canal.

Sou a favor de um PPP, para a RTP 2, o Privado era obrigado a passar X Horas semanais culturais com atual rtp 2 tem é depois fazia o que queriam com o canal com regras da RTP.

Se formos por questões de audiência e se esta é imperativa para o cumprimento do serviço público, não se acaba só com a RTP 2. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/01/2023 at 11:26, tjspy disse:

Eu acho que a RTP2 está bem, apenas precisa de melhor gestão de grelha e promoção. As pessoas não veem por não terem interesse, não veem porque a awareness é péssima. A RTP1 não acho que cumpra bem o seu serviço bem na totalidade, nomeadamente no day-time. É uma fotocópia das privadas quase.

Não chega, há programas que não têm lugar em 2023 como o Mythos e afins.
Depois, a RTP2 está infelizmente tirando raros casos está entregue aos caprichos de uma certa elite nos documentários nacionais que sempre eram uma marca do canal. Isso teria de ser controlado até pelo Ministério da Cultura mas com um ex-tudólogo que não sabe o que anda a fazer é difícil.

Editado por canal5
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

A RTP 2 não cumpre o serviço público? Se calhar, é o canal que mais obrigações de serviço público cumpre. Até creio que é por serem tão exigentes com o canal ao nível das suas obrigações de serviço público que este tem as audiências que tem.

Além disso, não vejo nenhum privado interessado em cumprir as obrigações que a RTP 2 tem de cumprir. 

Mas não é pelo facto de ser serviço público que a RTP 1 tem de ter uma grelha totalmente diferente dos canais privados. Aliás, quem criou a lógica dos talk shows no day time foi precisamente a RTP 1.

Eu também preferiria outro género de conteúdos, sobretudo às tardes, onde A Nossa Tarde não parece dar grandes sinais de melhoria. Todavia, também noto diferenças entre os talk shows da RTP 1 e os da concorrência nos respetivos horários. 

Certo, mas para quê continuar se é idêntico às privadas com a diferença que menos gente tem interesse? Não tem propósito. Mas o pior são as tardes de fim de semana (algumas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

A RTP 2 não cumpre o serviço público? Se calhar, é o canal que mais obrigações de serviço público cumpre. Até creio que é por serem tão exigentes com o canal ao nível das suas obrigações de serviço público que este tem as audiências que tem.

Além disso, não vejo nenhum privado interessado em cumprir as obrigações que a RTP 2 tem de cumprir. 

O que é serviço público é o debate do sexo dos anjos da tv portuguesa. No meu entendimento, não é serviço público oferecer conteúdos que nem 1% dos telespectadores quer ver diariamente. Isso chama-se serviço de nicho. Se não interessa ao público, não é serviço público. Eu sei que toda a gente diz que quer ver mais documentários e concertos de música clássica na televisão, mas na realidade ninguém vê esse tipo de coisas, então pergunto novamente: é serviço público? Na minha visão, não é o é. A RTP2 é um bibelô muito bonitinho que está na sala de jantar há décadas e que ninguém pode tocar porque é muito precioso; no entanto, ninguém acha aquilo bonito ou minimamente interessante para se quer passar 2 minutos a olhar para ele. Portanto, ou se transforma em algo tipo RTP desporto (para modalidades que não o futebol, que ainda vai atraindo alguma audiência), ou RTP Ao vivo (para concertos de música pop e eventos culturais que interessam a pelo menos 5% da audiência), ou então é, na minha visão, algo que tem de ser eliminado. 

Para além disso, não foi esta semana que a RTP2 foi multada por não transmitir conteúdos em português no número de horas acordado? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, tjspy disse:

Que a razão é essa já eu sei /cdn-cgi/mirage/a4f22caaa1fbd3e9e940c4bd710db6c5869f18adda0b6c948f36da06a463302a/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/ATV_haha.gif Mas como canal público acho que tinha obrigação de fazer essa extra mile.

Também me parece. Por outro lado, também me parece que o orçamento da RTP 1 é algo apertado (por alguma razão repetem muitas vezes programas) e a variedade existente no horário nobre acaba por obrigar a abdicar de maiores investimentos no horário diurno. 

Até dou um exemplo da direção anterior: O Sábio tinha de repetir ao final da noite, provavelmente numa lógica de diluição de custos. Quando houve a Eurovisão, tiveram inclusive de cortar na duração dos episódios. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, _Daniel_ disse:

O que é serviço público é o debate do sexo dos anjos da tv portuguesa. No meu entendimento, não é serviço público oferecer conteúdos que nem 1% dos telespectadores quer ver diariamente. Isso chama-se serviço de nicho. Se não interessa ao público, não é serviço público. Eu sei que toda a gente diz que quer ver mais documentários e concertos de música clássica na televisão, mas na realidade ninguém vê esse tipo de coisas, então pergunto novamente: é serviço público? Na minha visão, não é o é. A RTP2 é um bibelô muito bonitinho que está na sala de jantar há décadas e que ninguém pode tocar porque é muito precioso; no entanto, ninguém acha aquilo bonito ou minimamente interessante para se quer passar 2 minutos a olhar para ele. Portanto, ou se transforma em algo tipo RTP desporto (para modalidades que não o futebol, que ainda vai atraindo alguma audiência), ou RTP Ao vivo (para concertos de música pop e eventos culturais que interessam a pelo menos 5% da audiência), ou então é, na minha visão, algo que tem de ser eliminado. 

Para além disso, não foi esta semana que a RTP2 foi multada por não transmitir conteúdos em português no número de horas acordado? 

Serviço público não implica acabar com nichos. Serviço público significa que se vai procurar ir ao interesse de todos (ou quase todos) os públicos, e isso inclui concertos de música clássica e bailado, bem como desporto e ou eventos de cultura pop, com séries mais mainstream ou séries europeias de línguas "exóticas". Serviço público não é aquilo que a maioria do público quer, é antes uma missão na procura de servir quase toda a gente e evitar excluir públicos pelos conteúdos não serem comercialmente rentáveis. A RTP2 actual podia ter mais audiência com pouca mudança nos conteúdos. Bastava era ter alguém que soubesse o que está a fazer, algo que a actual direcção do canal claramente não sabe, e isso começa quando nem se sabe qual é a missão do canal e vai-se a público dizer que o mesmo existe "por obrigação da lei".

A RTP2 foi alvo de processo da ERC devido ao número de horas de conteúdo em LGP (e não de conteúdos em português) estar reduzido em relação às suas obrigações, algo que poderia claramente ser resolvido com um bloco de documentários ou magazines com janelas de LGP como se faz noutros países e como a RTP2 chegou a fazer no passado com programas de informação da RTPN.

  • Gosto 6
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, _Daniel_ disse:

O que é serviço público é o debate do sexo dos anjos da tv portuguesa. No meu entendimento, não é serviço público oferecer conteúdos que nem 1% dos telespectadores quer ver diariamente. Isso chama-se serviço de nicho. Se não interessa ao público, não é serviço público. Eu sei que toda a gente diz que quer ver mais documentários e concertos de música clássica na televisão, mas na realidade ninguém vê esse tipo de coisas, então pergunto novamente: é serviço público? Na minha visão, não é o é. A RTP2 é um bibelô muito bonitinho que está na sala de jantar há décadas e que ninguém pode tocar porque é muito precioso; no entanto, ninguém acha aquilo bonito ou minimamente interessante para se quer passar 2 minutos a olhar para ele. Portanto, ou se transforma em algo tipo RTP desporto (para modalidades que não o futebol, que ainda vai atraindo alguma audiência), ou RTP Ao vivo (para concertos de música pop e eventos culturais que interessam a pelo menos 5% da audiência), ou então é, na minha visão, algo que tem de ser eliminado. 

Para além disso, não foi esta semana que a RTP2 foi multada por não transmitir conteúdos em português no número de horas acordado? 

Conforme já disse, se formos pela lógica das audiências, talvez só sobre mesmo a RTP 1.

Eu não digo que a RTP 2 não devesse ter melhores audiências e que os resultados que tem são totalmente satisfatórios. No entanto, também me parece que o canal dificilmente ultrapassará os 1,5-2% de share diário por variadas razões, nomeadamente a forte predominância da televisão por Cabo em Portugal.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, JDaman disse:

Serviço público não é aquilo que a maioria do público quer, é antes uma missão na procura de servir quase toda a gente e evitar excluir públicos pelos conteúdos não serem comercialmente rentáveis.

A questão é que chegámos ao ridículo de a RTP2 só servir o público que está à margem do mainstream. É um canal elitista, que se centra em servir públicos que já têm pouco interesse na televisão, no geral. Ainda mais com um bom serviço de streaming como é o RTP Play, torna-se mais ridículo ter em sinal aberto certos conteúdos para um público que claramente o pode aceder através de outras vias. Portanto, repito, como está, a RTP2 não faz serviço público e devia ser eliminada :dontknow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, _Daniel_ disse:

A questão é que chegámos ao ridículo de a RTP2 só servir o público que está à margem do mainstream. É um canal elitista, que se centra em servir públicos que já têm pouco interesse na televisão, no geral. Ainda mais com um bom serviço de streaming como é o RTP Play, torna-se mais ridículo ter em sinal aberto certos conteúdos para um público que claramente o pode aceder através de outras vias. Portanto, repito, como está, a RTP2 não faz serviço público e devia ser eliminada :dontknow:

Não é por nada, eu sei que quem vê RTP2 quer ver é culto e adulto, mas a quantidade de espectadores que não sabem usar o google... aliás, que não sabem ler a informação que a Teresa coloca nos posts dos programas não está escrita, portanto não façam juízos de valor de que todos os cultos e adultos têm no seu curriculum vitae conhecimentos básicos de acesso à RTP Play.

Editado por srcbica
Cometi um erro grosseiro para uma pessoa culta e adulta: tinha uma vírgula separando o sujeito do predicado
  • Gosto 7
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

numa de contenção de custos e de dinamização e diversificação do mercado do audiovisual, sou favorável à privatização da RTP, mantendo apenas a RTP2 na alçada do estado em regime de PPP com um extenso caderno de encargos.

obviamente nunca irá acontecer (nem que os fanáticos da Iniciativa Liberal fossem primeira força num governo), porque ao governo interessa ter um canal público com audiências consideráveis para tentar influenciar a opinião pública... :pinderica:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Televisão 10 disse:

Porque dificilmente se encontra um formato mais barato do que um talk show.

Um talk show em estúdio sim, já o Aqui Portugal ainda esta semana no Twitter vieram descritos gastos absurdos em catering e etc através dos orçamentos públicos... (claro que um Somos Portugal gastaria tanto ou mais)

Editado por canal5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...