Jump to content

Vila Moleza(Lazy Town)


Manu Tenry

Posts Recomendados

Olá! Aqui estamos nós aqui reunidos para nossa já habitual missa "Manupédia"! Espero continuar a ganhar mais crentes do "Manusmismo" a religião divertida e sem tabus sobre a magia das dobragens! Habemos artigo!!

 Manu%2Bpedia.png

Esta semana falamos sobre Lazy Town, Vila Moleza na versão portuguesa. Uma série live action oriunda da Islândia, didática e divertida, refere a vida saudável duma pequena cidade anteriormente composta por pessoas (bonecos)muitos preguiçosas.

Lazy-Town-Logo.jpg

Com a chegada de Sportacus, um super herói ultra saudável e audaz, e Estefânia(sobrinha do presidente) uma menina que veio de uma grande cidade, cheia de energia para dançar e brincar revolucionam complementarmente Vila Moleza. O que não agrada nada a Robby Reles, um vilão mandrião que mora nos arredores de Vila Moleza, adora tranquilidade e descanso, não gosta de ser incomodado pelos barulhos das crianças a divertirem-se. Odeia Sportacus(SportaCromo como lhe chama) por ser tão energético e a favor da vida saudável.

(1º episódio)

Os habitantes mais conhecidos da Vila Moleza são: o Presidente Melchior, um homem de meia idade, muito inseguro e ingénuo, Babi (Senhora Abelhuda como chama Melchior) uma senhora bem falante e com muita classe que tem um fraquinho pelo Presidente, Zico um menino travesso que adora guloseimas, Pixel um jovem nerd da tencnologia que passa demasiado tempo em casa, Tixa uma rapariga muito determinada e senhora do seu nariz e Sovina, um rapaz muito garganeiro (adoro esta expressão :P), ganancioso que não gosta de partilhar nada com ninguém e tem a mania que tudo que existe é dele. 

Com a chegada da menina vestida de cor-de-rosa com nome de hospital, estas crianças aprendem a brincar, a divertir-se fazendo várias actividades lúdicas, seja a dançar, fazer desporto, a cantar, investigar situações, acampar etc.

Roby disfarça-se várias vezes para estragar toda essa animação, claro que todos os seus planos são impedidos por Sportacus.

Aqui está uma compilação dos seus disfarces numa só canção, cantada pelo Robbie Reles:

Dobragem Portuguesa:

Sportacus

  Ocultar conteúdo

sportacus.jpg

Pedro Pernas

pedro%2Bpernas.jpg

Stephanie (Estefânia)

  Ocultar conteúdo

stephanies.jpg

Helena Montez

Helena%2BMontez.png

Robbie Reles

  Ocultar conteúdo

robbieroten-mainimage.jpg

Mário Redondo

m%25C3%25A1rio%2Bredondo.jpg

Ziggy (Zico)

  Ocultar conteúdo

zico.jpg

André Maia (1ª temporada)

Andr%25C3%25A9%2BMaia%2B2.jpg

Tiago Retrê (temporadas seguintes

Tiago%2BRetr%25C3%25AA.jpg

Trixie (Tixa)

  Ocultar conteúdo

trixie_ticha.jpg

Ana Vieira

ana%2Bvieira.jpg

Stingy (Sovina)

  Ocultar conteúdo

sovina.jpg

Pedro Pernas

pedro%2Bpernas.jpg

Pixel

  Ocultar conteúdo

pixel.jpg

Ana Vieira

ana%2Bvieira.jpg

Milford (Melchior)

  Ocultar conteúdo

melchior.jpg

Mário Redondo

m%25C3%25A1rio%2Bredondo.jpg

Babi (BassieI

  Ocultar conteúdo

bessi_babi.jpg

Ermelinda Duarte

Ermelinda%2BDuarte.jpg

Curiosidades Sobre a Série:

Os actores originais por detrás de Sportacus, Robbie Reles e Stephanie

  Ocultar conteúdo

Magnus Sheving

magnus%2Bsheving.jpg 

 

Stefan Karl

stefan%2Bkarl.jpg

 

Julianna Rose Maurielle (1ª Stephanie) e Chloe Lourenco Lang (temporadas seguintes)

julianna%2Brose%2Bmauriello.jpg chloe%2Blouren%25C3%25A7o%2Blang.jpg

stephanies.jpg

Não, a mais alta não é a Belinha da TVI :lol:

O Actor que faz de Sportacus, Magnus Sheving, além de actor, é produtor, realizador, autor de Lazy Town.

- Magnus Sheving foi campeão em ginástica acrobática em novo. Mede 1,74m e tem actualmente 52 anos.

- A Stephanie foi intercalada entre duas actrizes Julianna Mauriello(tem 26 anos) e Chloe Lourenco (15 anos)nas várias temporadas. Aposto que quase ninguém reparou nisso :P Como a voz portuguesa é a mesma pode ter enganado alguém :P 

- O actor que fez o Roby Relles, Stefan Karl tem atualmente 41 anos, mede 1,89m(por isso é que ele chamava ao Sportacus de duende azul :P). É considerado um dos melhores actores da sua geração na Islândia.

- A série esteve 10 anos no ar desde de 2004 até 2014.

 

Curiosidades da Dobragem:

- Vila Moleza marca um dos últimos projectos de dobragem de André Maia antes de este emigrar para Grécia. O martelo de Manny Maozinhas e o vilão do 4º filme do Shrek foram os seus últimos personagens.

- O Pedro Bargado é voz adicional da série. Recordo-me de um episódio em que apareceu um génio de lâmpada, e era ele a dar-lhe voz.

- Ermelinda Duarte é a directora de actores da série, além disso, é a directora que está mais tempo consecutivo, desde de meados dos anos 90 nas produções da RTP. Mas tem feito direção de dobragem noutros canais e participações como actriz de dobragem em filmes adaptados pela On Air (como Gru Maldisposto ou Mr. Peabody and Sherman).

- A Helena Montez é filha da Ermelinda Duarte e do falecido actor António Montez.

- O Mário Redondo neste episódio em baixo, interpretou o Robbie disfarçado de Presidente Melchior, apesar de ele fazer as duas personagens, em Robbie tentou mesmo disfarçar que era o presidente com a voz que usa para fazer o Robbie (espero que tenham compreendido o que quis dizer) :P 

 

Opinião Pessoal:

Eu via isto principalmente pela dobragem e ainda por causa do Robby Reles. O actor original é super expressivo, faz com cada careta, cada olhar, a sua expressão corporal magnífica, ele é genial, depois para aprimorar temos o fantástico Mário Redondo a emprestar-lhe a sua voz. É a minha personagem favorita da carreira do Mário, ele faz este papel tão excelentemente, aqueles berros, aquelas gargalhadas, as pieguices, aquela personalidade tresloucada e infantil e para não falar que ele canta que nunca mais acaba.

Outro excelente cantor presente nesta série, é o Pedro Pernas. Gosto muito da sua voz e acho que fez um bom trabalho nesta série. 

A Helena Montez que amo de paixão (a minha eterna Misty de Pokémon) é sempre maravilhosa mas nestes desenhos animados e séries da treta(desculpem o termo)  da RTP2 não mostram o talento espantoso que ela possui, já a ouvi em animes, em personagens mais densas ou noutras mais cómicas e ela arrasa para caraças. Para mim a sua última grande personagem que fez na RTP2 foi a Lola Bunny nos Looney Tunes Show, esteve tão excelente nesse papel. Ao menos aqui mostra os seus dotes canoros!

E com a música de Vila Moleza terminamos mais um artigo. Espero que tenham gostado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sei que eu nunca gostei desta série, mas em 2013 a Turner "tirou as cancelas" da série do nada e fez uma terceira temporada, que em Portugal deu na RTP 2 e depois no Canal Panda. Em 2016, uma das canções (We Are Number One) passou a ser um meme internacional, mas infelizmente não existem registos da canção em português, pois acho que esta série nem sequer teve o mesmo impacto que as duas anteriores. Porém a canção do "isto é meu, e isto também" existe em português por ser de uma temporada anterior.

Aliás, tenho a sensação de que a terceira temporada, ao ter sido feita quase à pressa, não teve a mesma equipa de dobragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a série foi renovada no seu auge, quando a Turner passou a ter os direitos europeus foi só para a terceira e fazia parte de uma tentativa vã de crescer o Cartoonito, concorrência do Disney Junior e do Nick Jr. que não passava de um bloco de cerca de duas horas em boa parte da Europa, onde nestes blocos e alguns canais deu só a terceira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
há 1 hora, Manú Tenry disse:

Engraçado, descobri que na ACT escola de actores, utilizam episódios desta série para fazerem exercícios de dobragem no módulo de dobragens em animação, orientadas pelo ator José Jorge Duarte!

"animação"

Mas isto é uma série de imagem real. Com uns actores a sério e uns fantoches. É um erro de categoria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sabia que a Estefânia tinha mudado :haha: Como via só quando calhava e o que reparava mais nela nem reparei que a cara mudou xD

Não era grande fã da série, mas por caso comprei uma vez um DVD com alguns episódios e com o episódio que mostrava essas músicas que estão no vídeo @Manú Tenry e confesso que bateu a saudade :giveheart: Ficaram-me na cabeça um bom tempo e tenho pena de faltar pelo menos uma nesse vídeo! Uma em que eles estavam numa tenda e a canção era sobre pregar sustos, era das minhas favoritas :mosking: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Tiago João disse:

Nem sabia que a Estefânia tinha mudado :haha: Como via só quando calhava e o que reparava mais nela nem reparei que a cara mudou xD

Não era grande fã da série, mas por caso comprei uma vez um DVD com alguns episódios e com o episódio que mostrava essas músicas que estão no vídeo @Manú Tenry e confesso que bateu a saudade :giveheart: Ficaram-me na cabeça um bom tempo e tenho pena de faltar pelo menos uma nesse vídeo! Uma em que eles estavam numa tenda e a canção era sobre pregar sustos, era das minhas favoritas :mosking: 

Essa canção do susto está na compilação 2, que também está no YouTube.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
On 02/11/2019 at 01:21, Televisão 10 disse:

Interessante... Apareceu-me no YouTube esta versão de uma das músicas principais da série...

Não conhecia esta dobragem. Só me lembro desta, que me parece superior:

Será que foram transmitidas em canais diferentes?

@Manu Tenry, que criou o tópico. 

Dobragem só houve uma. Da 1.ª à 3.ª temporada foi dobrada na própria RTP e na 4.ª foi dobrada na PTSDI Media (Matinha).

Pela qualidade, parece tratar-se de uma fandub.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...