Jump to content

RTP Lab [plataforma de web-séries]


VascoSantos

Posts Recomendados

a próxima série da rtp lab a estrear é Rui

https://media.rtp.pt/rtplab/projetos/serie/rui/

Após 20 anos longe dos palcos, um segurança solitário regressa ao glamoroso mundo dos shows travesti e recupera o alter-ego Glória

(curiosidade esta série chamava-se Glória quando foi criada... mas como entretanto tinha surgido a série Glória da Netflix (e da rtp) a série teve de mudar o nome e ficou Rui)

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Há alguns meses que a rtp não lança nada na rtplab... embora já haja pelo menos 3 projetos prontos.

um deles já feito há algum tempo

De Tanto Fingir Encontrei-me

««Um grupo de jovens atores fala na primeira pessoa dos problemas do seu quotidiano: Racismo, habitação, sexismo, precariedade, procrastinação e extremismos políticos. Numa segunda parte, inspirados na técnica do Teatro do Oprimido, dramatizam histórias que expressam estes problemas. Pretende-se com esta série, num constante  salto entre visões pessoais e estruturais, discutir e reagir àquilo que preocupa os jovens. "De Tanto fingir encontrei-me" deu entretanto origem a um coletivo de teatro: O Incrível Teatro do Mercúrio".

A investigação nas ciências sociais exige cada vez mais a produção de documentos  audiovisuais. Os meios técnicos audiovisuais estão cada dia mais democratizados. As  plataformas de distribuição são transnacionais e gratuitas. Está na natureza da  antropologia a profunda imersão em territórios e realidades sociais. O que aqui propomos  é a discussão de ferramentas técnicas, artísticas e narrativas que possam otimizar a  produção audiovisual dos investigadores. 

A Wamãe I Antropologia Pública tem vindo a produzir vários conteúdos audiovisuais, seja  integrada em equipas de investigação, ou numa linguagem documental mais autoral, ou  mesmo numa abordagem experimental, como é o caso da série "De tanto fingir  encontrei-me", produzida para a RTP Play. É desta experiência que nasce o desenho  desta oficina, e da convicção que a partilha de know how pode ser útil para todos.««

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Abro a questão para discussão: se vocês fossem diretores de programação da RTP1, pensariam em promover os conteúdos da RTP Lab para a generalista?

Eu acho que o faria. Não apenas pela questão de tapar buracos (porque sim, sempre dá melhor imagem à grelha do que reposições ad eternum), mas também porque seria uma forma exímia de promover a plataforma e os trabalhos destes autores.

Claro que seriam flops de audiências (basta ver o que Emília, da Filipa Amaro, autora do Frágil, fez - infelizmente), mas como serviço público, devia até ser obrigação este tipo de divulgação. Se não der na 1, sei lá, podia ajudar a RTP2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Johnman disse:

Abro a questão para discussão: se vocês fossem diretores de programação da RTP1, pensariam em promover os conteúdos da RTP Lab para a generalista?

Eu acho que o faria. Não apenas pela questão de tapar buracos (porque sim, sempre dá melhor imagem à grelha do que reposições ad eternum), mas também porque seria uma forma exímia de promover a plataforma e os trabalhos destes autores.

Claro que seriam flops de audiências (basta ver o que Emília, da Filipa Amaro, autora do Frágil, fez - infelizmente), mas como serviço público, devia até ser obrigação este tipo de divulgação. Se não der na 1, sei lá, podia ajudar a RTP2.

poder podia, mas a rtp2 também não tem visibilidade nenhuma nem trataria grande retorno aos produtos... era preciso é que eles avancem com a ideia de uma direcção da rtp play, que obviamente iria gerir estes conteudos e talvez aí sim uma nova forma de promoção nos canais abertos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Em breve um projeto RTP Lab

De Tanto Fingir, Encontrei-Me

Oito jovens atores vão utilizar as técnicas do teatro do oprimido e a sua história de vida para falar de temas que lhes são caros.
Cada episódio conta com duas linhas narrativas: o quotidiano de um dos atores e a dramatização de cada tema.

Intérpretes Alexandre Balreira, Vicente Gil, Inês Caeiro, André Lopes, Andreia Galvão, Rodrigo Esteves, Beatriz Forjaz, João Figueiredo

Realização Filipe Ferraz

Produção Wamãe - Antropologia Pública

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
2 hours ago, AndreRob said:

Entretanto praticamente sem qualquer promoção ou aviso prévio pelo menos redes sociais a série De tanto fingir encontrei-me estreou na rtp play

:dontknow:

 

 

 

 

 

 

A RTP Lab parece estar ao abandono, a RTP não se esforça muito para promover, o que é pena, porque algumas séries têm bastante qualidade. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Fernando disse:

A RTP Lab parece estar ao abandono, a RTP não se esforça muito para promover, o que é pena, porque algumas séries têm bastante qualidade. 

eles continuam a fazer algumas séries, serve aquele proposito de ter conteudos originais na rtpplay, só que por exemplo ficaram muito tempo sem lançar nada... deviam ter isto mais organizado.

Penso que neste momento há duas por lançar

Lugar 54 e Desassossego. Penso que há outra mas n me recordo o nome.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, AndreRob said:

eles continuam a fazer algumas séries, serve aquele proposito de ter conteudos originais na rtpplay, só que por exemplo ficaram muito tempo sem lançar nada... deviam ter isto mais organizado.

Penso que neste momento há duas por lançar

Lugar 54 e Desassossego. Penso que há outra mas n me recordo o nome.

Por isso mesmo é que digo que está meio ao abandono. Conteúdo existe mas não há organização, nem preocupação em promover os produtos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...

Após @EFMR ter partilhado que duas séries da TVI foram admitidas ao concurso do ICA, fui ver a lista de candidaturas e, para minha surpresa, #CasaDoCais - O Filme foi admitida!

A candidatura é requerida pela Promenade Productions para Nos Lusomundo TV. 

Apesar da RTP não estar envolvida, foi a casa-mãe deste projeto. 

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, aura disse:

Após @EFMR ter partilhado que duas séries da TVI foram admitidas ao concurso do ICA, fui ver a lista de candidaturas e, para minha surpresa, #CasaDoCais - O Filme foi admitida!

A candidatura é requerida pela Promenade Productions para Nos Lusomundo TV. 

Apesar da RTP não estar envolvida, foi a casa-mãe deste projeto. 

calma o serem admitidas não é garantia de financiamento, esse documento é apenas das candidaturas que eles consideraram válidas... depois há uma lista de candidaturas apoiadas que sai no final do processo, a lista de 2023 não foi tornada publica ainda.

 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, AndreRob disse:

calma o serem admitidas não é garantia de financiamento, esse documento é apenas das candidaturas que eles consideraram válidas... depois há uma lista de candidaturas apoiadas que sai no final do processo, a lista de 2023 não foi tornada publica ainda.

 

Sim, sim! Mas segundo aquilo que o Kiko (por exemplo) dizia, pensei que já tivessem enterrado de vez o projeto. 

Lista Definitiva de Candidatura: https://ica-ip.pt/fotos/concursos/lista_definitiva_candidatura_a20230023_1726765fc6bd23750e.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, AndreRob disse:

calma o serem admitidas não é garantia de financiamento, esse documento é apenas das candidaturas que eles consideraram válidas... depois há uma lista de candidaturas apoiadas que sai no final do processo, a lista de 2023 não foi tornada publica ainda.

 

Sim exatamente. Admitidas é uma coisa, apoiadas é outra. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, aura disse:

Sim, sim! Mas segundo aquilo que o Kiko (por exemplo) dizia, pensei que já tivessem enterrado de vez o projeto. 

Lista Definitiva de Candidatura: https://ica-ip.pt/fotos/concursos/lista_definitiva_candidatura_a20230023_1726765fc6bd23750e.pdf

ah não eles querem mesmo fazer um filme derivado da série e provavelmente até vai acontecer.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma outra série da rtp lab por exibir chamada Prisma criada pela Sónia Balacó.

A série até foi apresentada na comic con em 2023 mas continua por exbir.

 

''PRISMA é uma série escrita e produzida por Sónia Balacó, Zé Bernardino, Rita Revez e Maria de Sá e realizada por Sónia Balacó e Zé Bernardino.''

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...