Jump to content

SIC Notícias


TaniaM

Posts Recomendados

Durante o programa Opinião Publica, manifestou precisamente isso da SIC jogar à direita, eles ficaram todos incomodados com isso notei bem, a jornalista até disse que eles analisavam todo tipo de opiniões de qualquer ideologia.

Citação

 

1. A SIC Notícias é um serviço de programas, de âmbito nacional, cujo principal objecto é a difusão de uma programação de qualidade e rigor informativo, independente do poder político ou económico e de qualquer doutrina ou ideologia. 

2. A SIC Notícias compromete-se a respeitar os princípios deontológicos da Comunicação Social e a ética profissional do jornalismo, e a contribuir, através da produção nacional de programas informativos para a preservação da identidade cultural do País, o que implica também dar voz às novas correntes de ideias e um estilo inovador de programação. 

 

http://sicnoticias.sapo.pt/institucional/2013-12-27-estatuto-editorial-sic-noticias

Não me parece.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, TPC disse:

Durante o programa Opinião Publica, manifestou precisamente isso da SIC jogar à direita, eles ficaram todos incomodados com isso notei bem, a jornalista até disse que eles analisavam todo tipo de opiniões de qualquer ideologia.

http://sicnoticias.sapo.pt/institucional/2013-12-27-estatuto-editorial-sic-noticias

Não me parece.

Incomodados com quem?

Editado por Tomás Rodrigues Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Tomás Rodrigues Lopes disse:

Incomodados com quem?

A jornalista assim como o comentador (director) ficaram incomodados com o que a senhora disse. Ela referiu-se à falta de transparência da SIC N.

 

há 23 minutos, Tomás Rodrigues Lopes disse:

Pode ter sido só impressão minha, mas ontem e hoje tenho ouvido na SIC N muitos comentadores que normalmente se chegam à direita a tecer críticas contundentes ao PSD e, sobretudo, a Passos Coelho pela forma como está a conduzir a oposição.

E mesmo hoje, um dos directores (outro que veio logo a seguir ao anterior) que também é de direita, estava precisamente a criticar o PSD e principalmente o Passos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Tomás Rodrigues Lopes disse:

Pode ter sido só impressão minha, mas ontem e hoje tenho ouvido na SIC N muitos comentadores que normalmente se chegam à direita a tecer críticas contundentes ao PSD e, sobretudo, a Passos Coelho pela forma como está a conduzir a oposição.

Provavelmente é só a fingir, para as pessoas dizerem que são imparciais. Agora o que eu acho estranho é os meus avós adorarem ouvir os comentadores da SIC e eles são de esquerda :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Ambrósio disse:

Provavelmente é só a fingir, para as pessoas dizerem que são imparciais. Agora o que eu acho estranho é os meus avós adorarem ouvir os comentadores da SIC e eles são de esquerda :P

É como no tempo do Marcelo.

Toda a gente dizia:

- "ai, este senhor fala muito bem!"

- "e percebe o que ele diz?"

- "ai isso não percebo nada"

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tomás Rodrigues Lopes disse:

É como no tempo do Marcelo.

Toda a gente dizia:

- "ai, este senhor fala muito bem!"

- "e percebe o que ele diz?"

- "ai isso não percebo nada"

Pois, e eles também viam o Marcelo xD Mas eles até são relativamente cultos e informados, daí estranhar :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

“SE CONSEGUIREM DIZER UM CANAL DE NOTÍCIAS NO MUNDO QUE TENHA COMO PROGRAMA MAIS VISTO UMA NOVELA OU 10 JOGOS DE FUTEBOL DOU UM DOCE”

Por Pedro Durães a 23 de Agosto de 2016

_MG_9918-102As novas funções como director-geral de informação do grupo Impresa, que acumula com a direcção da SIC, são o pretexto para uma conversa com Ricardo Costa. O profissional, que está no grupo desde 1989, tendo sido director da SIC Notícias, antes de, em 2010, rumar à direcção do Expresso, fala também sobre os novos desafios que se colocam aos media num momento que classifica de “ruptura epistemológica”, olhando para os novos modelos de negócio, os concorrentes nascidos no universo digital e a inevitável convergência de meios, ao mesmo tempo que explica a estratégia do grupo e analisa o percurso quer no papel e online quer na televisão.

M&P: Esteve fora da SIC desde 2010, altura em que assumiu a liderança do Expresso. Qual o balanço destes primeiros quatro meses de regresso?
Ricardo Costa: A SIC é uma empresa muito arrumada e, falando especificamente sobre a informação, sempre teve uma redacção com uma grande capacidade de inovação, trabalho e bom jornalismo. Isso não se perdeu e eu estar lá ou não estar é indiferente. As audiências médias da informação da SIC são boas, têm targets comerciais muito bons, há horários em que somos mais sólidos, outros em que ainda não estamos tão sólidos, mas temos ganho muito terreno. No caso da SIC Notícias também globalmente está bem, é um quadro concorrencial altamente complexo e que é muito diferente, e, por exemplo, apresentou este ano o programa mais inovador do ano que foi o E Se Fosse Consigo?. Esse ADN da SIC está bem e sempre esteve. No caso da SIC o nosso esforço é para manter relevância e volume no Jornal da Noite, no Primeiro Jornal e capacidade distintiva nas reportagens especiais. No caso da SIC Notícias é completamente diferente, tem 15 anos, começou sozinha no mercado, depois com a NTV, depois RTPN, depois entrou a TVI24, depois a CMTV e agora a RTP mudou para RTP3, ainda por cima num modelo semi-copiado da SIC Notícias. O quadro concorrencial é muito diferente. Mas as nossas audiências médias nos últimos seis meses são óptimas, acima do que eram no ano passado. Portanto, no fundo, a SIC Notícias conseguiu aumentar audiências neste quadro. Obviamente que não ganha todos os dias.

M&P: Tem vindo a perder a hegemonia que a caracterizou ao longo de vários anos, primeiro para a TVI24 e depois para a CMTV, que já liderou em vários dias e semanas, tendo em Maio fechado pela primeira vez um mês à frente da SIC Notícias.
RC: Nuns meses ganhamos, noutros não. Nos meses em que não ganhamos é porque temos concorrência que, enfim, não qualifico porque cada um deve decidir a sua vida. Mas Portugal é o único país do mundo onde há canais de notícias que dão jogos de futebol, filmes, novelas e programas de puro entretenimento, que são programas de televisão generalista e filmes eróticos, etc. É a vida, é o que é. A TVI24 ganhou Junho mas deu 20 e tal jogos de futebol.

M&P: É isso que justifica essa perda de hegemonia da SIC Notícias?
RC: Não tenho dúvidas nenhumas. O programa mais visto da CMTV, em média, é a Escrava Isaura. Se me conseguirem dizer que há algum canal de notícias no mundo que tenha como programa mais visto uma novela eu dou um doce. E se alguém me disser qual o canal de notícias no mundo que tem como 10 programas mais vistos num mês 10 jogos de futebol também dou um doce. Não existe. Isto não é nenhuma crítica nem razão para chamar a polícia. Não temos nenhum problema com isso. Até porque esses caminhos permitem-nos distinguir editorialmente e comercialmente, o nosso campo é de notícias. Não quer dizer que somos quimicamente puros, mas há coisas que são notícias e outras que não são. E há coisas que cabem dentro de um canal de notícias e outras que podem caber mas não fazem sentido. Deixa de ser um canal de notícias, passa a ser outra coisa, um canal de eventos. A CMTV tem muita informação e não há discussão sobre isso, é uma informação que mexe com o mercado, também não há dúvida, mas está sustentado numa série de programas que não são de informação. É um canal meio-generalista, é um generalista enxertado de canal de informação ou um canal de informação enxertado de generalista. É uma opção perfeitamente legítima mas não é um canal de notícias. Estamos tranquilos com o caminho que temos em termos de distinção editorial, jornalística e comercial. Não nos sentimos atraídos, nem nos vamos deixar atrair, para terrenos que não são os nossos. O caso da RTP3 é diferente, é um canal que neste momento se está a querer fazer demasiado à imagem e semelhança da SIC Notícias. Também acho que isso é um erro, mas é um erro deles, não nosso.

M&P: Uma das críticas que nos últimos anos tem sido feita à SIC Notícias é que se tem mantido muito igual. Concorda?
RC: É a mesma critica que se faz à CNN. É um canal que foi de sucesso desde o início, portanto a nossa necessidade de reinvenção não existiu tanto. Não quer dizer que façamos tudo certo. E isso também não faz sentido, a edição da noite da SIC Notícias, que tem dois meses, é provavelmente a maior mudança de imagem em cinco ou seis anos. Aquele modelo de edição da noite é completamente novo na televisão portuguesa. Dizer que fazemos exactamente a mesma coisa não tem pés nem cabeça. Há programas, ao mesmo tempo, que têm 13 ou 14 anos? Há, claro. O canal tem 15 anos e houve coisas que correram bem. A RTP3 já mudou quatro vezes de nome. Porquê? Porque não foi um sucesso desde o início, se tivesse sido garanto que não mudava de nome. A TVI24, numa escala diferente, já mudou algumas vezes de género e já tentou várias pistas exactamente porque tentou encontrar um espaço para o seu sucesso. O espaço que encontrou entretanto é muito ligado às transmissões desportivas e aos eventos. É um caminho. O nosso caminho tem a ver com notícias e isso faz com que as pessoas digam que somos muito parecidos com o que éramos há uns anos. Escolhemos o caminho de ser um canal de noticias e nunca derivámos desse caminho.

Excerto de uma entrevista com Ricardo Costa que pode ler na íntegra na última edição do M&P

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bocado ressabiado. Até agora em 7 meses a SIC Notícias ganhou 5, para quê a dor de cotovelo? Isso do mudar de estratégia da TVI24 é normal e deve-se, entre outras coisas, à mudança de direção. E já agora o homem não está bem com nada. Se imitam a SICN está mal. Se seguem outra estratégia também está mal. Já não percebo nada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, SIM disse:

Um bocado ressabiado. Até agora em 7 meses a SIC Notícias ganhou 5, para quê a dor de cotovelo? Isso do mudar de estratégia da TVI24 é normal e deve-se, entre outras coisas, à mudança de direção. E já agora o homem não está bem com nada. Se imitam a SICN está mal. Se seguem outra estratégia também está mal. Já não percebo nada.

Ele tem razão em algumas coisas que disse. E o que disse sobre a TVI 24 é verdade, não parece um canal de notícias. Só em Portugal é que um canal de notícias transmite jogos de futebol. Já sobre a CMTV é um caso à parte porque é mais um canal generalista do que de notícias.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, LFTV disse:

Ele tem razão em algumas coisas que disse. E o que disse sobre a TVI 24 é verdade, não parece um canal de notícias. Só em Portugal é que um canal de notícias transmite jogos de futebol. Já sobre a CMTV é um caso à parte porque é mais um canal generalista do que de notícias.

Mas isso só mostra que ele tem medo da TVI24. E já agora, Portugal não tem de ser como os outros países. Portugal tem que ser igual a si mesmo. E a TVI24 e o CMTV são privados. Trabalham para terem lucro. Se arranjam alternativas para terem resultados satisfatórios e se tudo estiver legalizado não vejo o problema na oferta diversificada. Ele fala do entretenimento, mas quem tem telhados de vidro, não atira pedras.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, SIM disse:

Mas isso só mostra que ele tem medo da TVI24. E já agora, Portugal não tem de ser como os outros países. Portugal tem que ser igual a si mesmo. E a TVI24 e o CMTV são privados. Trabalham para terem lucro. Se arranjam alternativas para terem resultados satisfatórios e se tudo estiver legalizado não vejo o problema na oferta diversificada. Ele fala do entretenimento, mas quem tem telhados de vidro, não atira pedras.

Mas a CMTV não está registada como canal de notícias, por isso é um caso à parte.

Já a TVI24 é um canal de notícias, por isso não devia transmitir jogos de futebol e outros eventos que costuma transmitir. Por isso deviam mudar a categoria do canal para generalista.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, LFTV disse:

Mas a CMTV não está registada como canal de notícias, por isso é um caso à parte.

Já a TVI24 é um canal de notícias, por isso não devia transmitir jogos de futebol e outros eventos que costuma transmitir. Por isso deviam mudar a categoria do canal para generalista.

Mas faz-te alguma diferença que a tvi24 esteja registada como canal de noticias ou de generalista. Deixa de ser picuinhas! E já agora a sic noticias também tem programas de futebol e também já chegou a fazer um relato de um jogo qualquer, se calhar também devia mudar para a categoria de generalista.  

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, LFTV disse:

Mas a CMTV não está registada como canal de notícias, por isso é um caso à parte.

Já a TVI24 é um canal de notícias, por isso não devia transmitir jogos de futebol e outros eventos que costuma transmitir. Por isso deviam mudar a categoria do canal para generalista.

Eu não me pretendo alongar muito, até porque estamos num tópico que não é o indicado, mas o TVI24 por enquanto não está a cometer nenhuma ilegalidade. E o TVI24 não é um canal de notícias e sim de informação. Não vejo onde está o problema de ter programas diversificados se a SIC Notícias também os tem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LTV disse:

Mas faz-te alguma diferença que a tvi24 esteja registada como canal de noticias ou de generalista. Deixa de ser picuinhas! E já agora a sic noticias também tem programas de futebol e também já chegou a fazer um relato de um jogo qualquer, se calhar também devia mudar para a categoria de generalista.  

Eu sou contra a que façam esses relatos de jogos de futebol. Mas a SIC Notícias só fez isso uma vez e não emite jogos de futebol.

Agora mesmo, SIM disse:

Eu não me pretendo alongar muito, até porque estamos num tópico que não é o indicado, mas o TVI24 por enquanto não está a cometer nenhuma ilegalidade. E o TVI24 não é um canal de notícias e sim de informação. Não vejo onde está o problema de ter programas diversificados se a SIC Notícias também os tem.

Não há problema nenhum se bem que não fica bem a um canal de notícias/informação emitir jogos de futebol. Só isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, SIM disse:

Um bocado ressabiado. Até agora em 7 meses a SIC Notícias ganhou 5, para quê a dor de cotovelo? Isso do mudar de estratégia da TVI24 é normal e deve-se, entre outras coisas, à mudança de direção. E já agora o homem não está bem com nada. Se imitam a SICN está mal. Se seguem outra estratégia também está mal. Já não percebo nada.

Ele queria era que continuassem a existir canais de informação diferentes da SIC Notícias desde que não dessem resultados, como era a RTP Informação... assim a concorrência seria muito mais fraca e podia dormir à sombra da bananeira. Mas está com sorte que o modelo a que ele chama "semi-copiado da SIC Notícias" chamado RTP3 também é um flop de audiência.
De resto concordo com tudo o que ele diz.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, canal5 disse:

Ele queria era que continuassem a existir canais de informação diferentes da SIC Notícias desde que não dessem resultados, como era a RTP Informação... assim a concorrência seria muito mais fraca e podia dormir à sombra da bananeira. Mas está com sorte que o modelo a que ele chama "semi-copiado da SIC Notícias" chamado RTP3 também é um flop de audiência.
De resto concordo com tudo o que ele diz.

Basicamente, é um ressabiado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com tudo o que ele disse, exceptuando a classificação que deu à RTP3 de modelo "semi-copiado da SIC N". Os verdadeiros canais de notícias, em termos de grelha, não se diferenciam muito entre si. A única diferença reside na questão editorial. Assim sendo, o Ricardo permitir-me-á que diga que a SIC N é um modelo semi-copiado da BBC News.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Tomás Rodrigues Lopes disse:

Concordo com tudo o que ele disse, exceptuando a classificação que deu à RTP3 de modelo "semi-copiado da SIC N". Os verdadeiros canais de notícias, em termos de grelha, não se diferenciam muito entre si. A única diferença reside na questão editorial. Assim sendo, o Ricardo permitir-me-á que diga que a SIC N é um modelo semi-copiado da BBC News.

Mas dizes isso em questões de grafismo ou algo mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...