Diogo Marreiros Posted March 25, 2025 Posted March 25, 2025 há 11 minutos, AndreRob disse: Uma das melhores personagens... o Adamo Carrasco sabe como fazer vilãs icónicas... Esta para mim não é comparável às outras que conheço. A Jezebel e a Sandra ainda tinham um lado cómico (principalmente a primeira). A Violante para já, não tem nada de cómica. Parece ser uma personagem muito mais densa. Aliás, mesmo na novela encontro, por enquanto, poucos elementos do Walcyr. As crianças (uma delas sendo a que eu pensava que era a Mariana Ximenes) começam a fazer notar-se mais e aí sim, noto um toque walcyriano. Na própria Xica também se vê algumas coisas. De resto, ainda não vi nada. Quote
AndreRob Posted March 25, 2025 Posted March 25, 2025 há 1 minuto, Diogo Marreiros disse: Esta para mim não é comparável às outras que conheço. A Jezebel e a Sandra ainda tinham um lado cómico (principalmente a primeira). A Violante para já, não tem nada de cómica. Parece ser uma personagem muito mais densa. Aliás, mesmo na novela encontro, por enquanto, poucos elementos do Walcyr. As crianças (uma delas sendo a que eu pensava que era a Mariana Ximenes) começam a fazer notar-se mais e aí sim, noto um toque walcyriano. Na própria Xica também se vê algumas coisas. De resto, ainda não vi nada. vais notar mais à frente, ela no inicio tem aquele tom mais frio e denso ou seja ainda não se nota que é uma pessoa mesquinha e amarga porque ainda n começou a chocar com a xica mas com o rodar dos acontecimentos vira uma espécie de Perpétua mas com um tom muito mais agressivo e a tocar o comico, fruto também da epoca da novela em que a violencia servia para tudo. Acho que a novela tem algumas caracteristicas classicas dele, vai haver muita farofa sobretudo no classico 'estereotipado' gay e outros que vão aparecendo... a novela anda sempre entre o tom da violencia e do comico... que nas novelas da globo é mais o dramalhão puro e depois a farofada. 1 Quote
Diogo Marreiros Posted March 25, 2025 Posted March 25, 2025 há 8 horas, AndreRob disse: Acho que a novela tem algumas caracteristicas classicas dele, vai haver muita farofa sobretudo no classico 'estereotipado' gay e outros que vão aparecendo... Sim, esqueci-me de referir o Zé mulher. ————————— Que saudades que eu já tinha de ver o Murilo Rosa em novelas! Quote
Diogo Marreiros Posted April 2, 2025 Posted April 2, 2025 Como diria Susana Vieira: influencer sou eu, meus amores. 2 Quote
Rui Melo Posted April 2, 2025 Posted April 2, 2025 A Globo se fosse esperta mexia os cordelinhos para resgatar isto! Mas se nem as deles resgatam mais, quanto mais dos outros… Quote
R.M Posted April 2, 2025 Posted April 2, 2025 há 6 horas, Rui Melo disse: A Globo se fosse esperta mexia os cordelinhos para resgatar isto! Mas se nem as deles resgatam mais, quanto mais dos outros… Se brincar acredito que a globo nesses cinco anos de projeto resgate, já deve ter tentado ir atrás desse material da manchete, mas devem ter recuado devido aos entraves com os direitos. Mesmo Xica da Silva sendo material da Bloch Som e Imagem, o que em si já facilitaria uma reprise na tv ou adição no streaming, até resolver as pendências de direitos, levaria um tempo considerado. Lembro que quando estourou a notícia que a vip2000 tava comercializando a versão internacional da trama remasterizado, eles tiraram a novela do catálogo no site, assim como Pantanal e Dona Beija também, provavelmente devem ter recebido uma notificação judicial. Infelizmente Xica da Silva na versão original da manchete, será uma mídia perdida para sempre. há 8 horas, Diogo Marreiros disse: Como diria Susana Vieira: influencer sou eu, meus amores. Adoraria se alguém gravasse isso, embora essa versão internacional já exista graças ao fã da novela que gravou na primeira exibição, vai que essa versão eles exibam a versão internacional como ela é mesmo, sem capítulos curtos. 1 Quote
AndreRob Posted April 9, 2025 Posted April 9, 2025 Sendo uma obra de um autor da emissora e sobretudo a historia ser inspirada numa personagem real, portanto livre, não há propriamente muita dificuldade em fazer uma nova versão... podia haver algumas questões com o nome da obra e personagens criados para a original, mas isso facilmente se resolvia fazendo uma nova abordagem da historia de xica da silva. Basta ver o caso de Dona Beja, bastou eles fazerem a obra inspirada noutra obra literaria que não a da versão original e depois recriaram a historia sem ter por base o original. Historias reais geralmente é facil contornar algum 'boicote'. 2 Quote
D91 Posted April 9, 2025 Posted April 9, 2025 Se a Record fez um remake da "Escrava Isaura", acho que a Globo também conseguia fazer um remake da "Xica da Silva". Quote
AndreRob Posted April 9, 2025 Posted April 9, 2025 há 1 minuto, D91 disse: Se a Record fez um remake da "Escrava Isaura", acho que a Globo também conseguia fazer um remake da "Xica da Silva". Nesse caso é adaptada de um livro, provavelmente a record conseguiu surripiar os direitos da obra literária já que a globo nunca mostrou interesse em fazer esse remake curiosamente... 1 Quote
R.M Posted April 9, 2025 Posted April 9, 2025 há 1 minuto, D91 disse: Se a Record fez um remake da "Escrava Isaura", acho que a Globo também conseguia fazer um remake da "Xica da Silva". Conseguir não é problema, o que pega é fazer uma light da novela, Xica da Silva diferente de Pantanal, além de todo o erotismo que tinha, era carregada de violência, nem as novelas das 23h00 pegavam tão pesado como era em Xica da Silva. O que seria válido numa nova releitura da obra é pelo menos enxugar a quantidade de capítulos, hoje em dia ninguém tem saco pra aguentar 232 capítulos, na versão comercializada atualmente já fizeram o favor de diminuir para 182. 2 Quote
ATVTQsV Posted April 9, 2025 Posted April 9, 2025 On 02/04/2025 at 16:26, Diogo Marreiros disse: Como diria Susana Vieira: influencer sou eu, meus amores. Tão útil o que restou da massa falida dos Bloch né? há 10 minutos, D91 disse: Se a Record fez um remake da "Escrava Isaura", acho que a Globo também conseguia fazer um remake da "Xica da Silva". Era mais para o Globoplay, tipo Verdades Secretas. Mas tinha que estar ajustado a novos padrões, já não estamos nos anos 90 1 Quote
Diogo Marreiros Posted April 11, 2025 Posted April 11, 2025 Estou a gostar imenso da novela! Tinha a impressão de que a Cristina de Alma Gêmea tinha sido a única vilã do Walcyr (sem contar com aquela cena final da Agatha em A Dona do Pedaço) a mexer com o diabo mas afinal a Violante também o fez. Eu fiquei muito escaldado com o Walcyr por causa de Chocolate com Pimenta mas tenho gostado muito das outras novelas dele que vi. Gabriela (é remake mas pronto) é uma das minhas novelas favoritas. Gostei imenso de Êta Mundo Bom! e agora também estou a gostar bastante de Xica da Silva. Quote
Diogo Marreiros Posted April 17, 2025 Posted April 17, 2025 Vou quase a meio e posso dizer que, tendo apenas em conta as que vi, considero esta a novela mais interessante do Walcyr. A Violante é gigante e a Xica também tem as suas camadas. O comendador anda ali meio ao sabor do vento mas cumpre o seu papel. O José Maria também é um dos destaques. A única coisa que me “incomoda” um pouco, é o mesmo que acontecia em A Favorita. São novelas bastante fortes e com histórias muito interessantes mas ambas são muito pesadas. Xica da Silva tem várias personagens carismáticas que acabam por avaliar um pouco mas as cenas de violência são efetivamente muito fortes. Mesmo a vibe da novela é bastante pesada. 3 Quote
Maya Posted April 18, 2025 Posted April 18, 2025 On 17/04/2025 at 17:16, Diogo Marreiros disse: Vou quase a meio e posso dizer que, tendo apenas em conta as que vi, considero esta a novela mais interessante do Walcyr. A Violante é gigante e a Xica também tem as suas camadas. O comendador anda ali meio ao sabor do vento mas cumpre o seu papel. O José Maria também é um dos destaques. A única coisa que me “incomoda” um pouco, é o mesmo que acontecia em A Favorita. São novelas bastante fortes e com histórias muito interessantes mas ambas são muito pesadas. Xica da Silva tem várias personagens carismáticas que acabam por avaliar um pouco mas as cenas de violência são efetivamente muito fortes. Mesmo a vibe da novela é bastante pesada. Estás a ver a novela em que plataforma Diogo? Quote
Diogo Marreiros Posted April 18, 2025 Posted April 18, 2025 (edited) há 38 minutos, Maya disse: Estás a ver a novela em que plataforma Diogo? No Youtube, a versão do canal Pasiones. Fiquei imenso tempo à procura da versão completa exibida pelo Sbt mas como não encontrei em lado nenhum, desisti e comecei a ver assim mesmo. Já tinha muita curiosidade há muito tempo. Se algum dia a novela for disponibilizada na íntegra algures, pode ser que a reveja. Edited April 18, 2025 by Diogo Marreiros 1 1 Quote
Diogo Marreiros Posted April 28, 2025 Posted April 28, 2025 O que é feito do Victor Wagner? Desde 2016 que nunca mais fez nada. Há algum motivo concreto para isso? Quote
Diogo Marreiros Posted April 30, 2025 Posted April 30, 2025 Acho que se nota que esta foi a primeira novela realmente longa do Walcyr. Por volta do episódio 110/120 a história estourou. Parece que já só estão mesmo a encher para chegar aos episódios pretendidos. Desde os episódios que referi que a Xica deixou de ser a protagonista da história. Quote
R.M Posted April 30, 2025 Posted April 30, 2025 On 28/04/2025 at 16:08, Diogo Marreiros disse: O que é feito do Victor Wagner? Desde 2016 que nunca mais fez nada. Há algum motivo concreto para isso? Numa reportagem que fizeram com ele no ano passado, ele disse que tava trabalhando como fisioterapeuta e massagista e tinha deixado de atuar. O Victor Wagner nunca teve empresário o que limou consideravelmente as oportunidades para ele desde que a manchete faliu. As últimas reportagens que fizeram com ele uns anos atrás sempre eram num tom sensacionalista, a Record mesmo chegou a fazer duas assim, numa ele abriu as portas da casa dele para mostrar que vivia uma vida bem simples, tempos depois a emissora fez outra entrevista de novo com ele, porém dessa vez o ex-ator se recusou a mostrar a casa dele novamente para a reportagem, fato esse que a edição fez questão de frisar quando a matéria foi ao ar. Depois disso ele não apareceu mais em matérias de TV, só na internet mesmo. On 18/04/2025 at 16:55, Diogo Marreiros disse: No Youtube, a versão do canal Pasiones. Fiquei imenso tempo à procura da versão completa exibida pelo Sbt mas como não encontrei em lado nenhum, desisti e comecei a ver assim mesmo. Já tinha muita curiosidade há muito tempo. Se algum dia a novela for disponibilizada na íntegra algures, pode ser que a reveja. A versão do SBT só se consegue com colecionadores mesmo, porém em questão de qualidade essa versão internacional do canal pasiones é bem melhor, apesar do zoom. Em 2005 ainda era comum mesclar VHS com gravador de mesa nas gravações dessa época, logo até onde eu me lembro, não tinha nenhuma versão de Xica da Silva do SBT que fosse toda gravada sem algum capítulo com qualidade VHS. 1 1 Quote
Diogo Marreiros Posted May 11, 2025 Posted May 11, 2025 Terminei a novela! Procurei imenso tempo por ela e apesar de tudo valeu a pena. É uma novela que não teve qualquer pudor fosse no que fosse. Teve cenas muito fortes (tanto de violência como de sexo). Mesmo a nível de linguagem não houve um pingo de politicamente correto o que contrasta totalmente com a realidade dos dias de hoje. As cenas de violência (principalmente contra os escravos) fizeram-me muita impressão mas felizmente iam diminuindo ao longo da novela. Por outro lado, gostei da ousadia do Walcyr em apostar num trisal. A novela foi ótima até mais ou menos o episódio 120. Depois a história esgotou-se e notou-se que já só estavam a encher até ao fim. O que é estranho é que na primeira parte do último episódio acontece muita coisa que podia ter dado para mais 20 episódios de história. Xica da Silva é uma novela com um tom incomparável às outras do Walcyr. É uma novela muito mais densa e pesada do que todas as outras que vi. Apesar disso, encontram-se realmente elementos/vícios típicos do Walcyr. A Irmã malvada com um irmão com bom fundo (Jezebel/Ludovico em CcP, Sandra/Celso em ÊMB! e agora a Violante e o Luís Filipe em Xica da Silva). Temos também o casal secundário sofredor que luta a novela toda para ficarem juntos (Guilherme/Celina em CcP, Osório/Gerusa em ÊMB! e Dom Martim/das Dores em Xica da Silva). São alguns dos exemplos. Os defeitos da novela são, como já referi, o ambiente pesado que tem e também o enche-chouriços que dura 60 episódios na versão do Pasiones. Desnecessário. Xica da Silva, Violante e o Zé Maria foram AS personagens da novela. Carregaram a novela às costas durante muitos momentos mais mortos (principalmente o Zé Maria). A Taís Araújo estava meio canastrona no início. Demorou a encontrar o tom da personagem mas depois melhorou muito. A Drica Moraes, no entanto, foi o grande fenómeno da novela a nível de interpretação. Ela deu o corpo e a alma na Violante. Conquistou-me totalmente. 6,5/10 2 Quote
Lee Posted August 18, 2025 Posted August 18, 2025 Xica da Silva pode substituir Amigas & Rivais no canal FAST +Saudade do +SBT, serviço de streaming do SBT. 1 Quote
R.M Posted August 25, 2025 Posted August 25, 2025 On 17/08/2025 at 22:21, Lee disse: Xica da Silva pode substituir Amigas & Rivais no canal FAST +Saudade do +SBT, serviço de streaming do SBT. Torço para que o SBT consiga adquirir novamente os direitos da novela, eles ainda tem as fitas nos arquivos, mas o limbo jurídico é um obstáculo. Pelo que saiu na folha de SP, além do +SBT, a emissora tem em mente outra exibição da obra na tv aberta, o que por si só causaria um barulho daqueles, mas acho que isso tá distante de ser uma realidade, pois até a vip2000 que tinha Xica da Silva como destaque no catálogo depois que remasterizaram a trama por conta própria, estão vendendo a novela na surdina por causa dos processos. 1 Quote
Recommended Posts