Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 28 minutos, AndreRob disse:

tens neste video um apanhado das adaptações mais populares dos anos 90 e não só.

 

Obrigado! Já conhecia esse canal mas não me lembro de ver esse vídeo com um apanhado das adaptações portuguesas. Não sabia que a série da Marina, o Nico D Obra, Sozinhos em casa, Pensão Estrela e Senhores Doutores também eram adaptações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, LAboy 456 disse:

Intervalos durante a exibição do filme "A escolha de Sofia" (1982) na rúbrica "Lotação esgotada" - isto na Quarta, 18 de Janeiro de 1989:

E mais um "24 horas" - incompleto:

 

Se esse separador da RTC já estava em uso em Janeiro de 1989, será que em Outubro de 1988 (renovação dos grafismos dos dois canais) já tinha?

Avis, a sua Máquina do Tempo, olha a indirecta ao canal :riso_fatima:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, ATVTQsV disse:

Se esse separador da RTC já estava em uso em Janeiro de 1989, será que em Outubro de 1988 (renovação dos grafismos dos dois canais) já tinha?

Avis, a sua Máquina do Tempo, olha a indirecta ao canal :riso_fatima:

Não, adequando a rentrée foram usados, por pouquíssimo tempo, estes separadores:

Depois a RTC, só andou a usar este do trofeu 2D:

BTW a renovação de 1989 mereceu campanha publicitária para imprensa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, ATVTQsV disse:

Se esse separador da RTC já estava em uso em Janeiro de 1989, será que em Outubro de 1988 (renovação dos grafismos dos dois canais) já tinha?

Avis, a sua Máquina do Tempo, olha a indirecta ao canal :riso_fatima:

Percebeste o Easter egg :riso:

E quanto à RTC, 1988 foi um ano especialmente louco em termos de separadores, em particular na segunda metade do ano. Até para mim é difícil traçar uma cronologia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com isto já se confirma o quarto país estrangeiro que fez grafismos para a RTP

Holanda: separadores da RTP 1 e RTP 2 de 1986

Reino Unido: separadores da RTP 1 e 2 do verão a Outubro de 1983, mais tarde o grafismo de 2000 que acabou sendo efémero pela BBC Broadcast (Red Bee Media)

Estados Unidos (templates da CASCOM não contam): grafismos da Novocom de 1998 para os dois canais

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, ATVTQsV disse:

Se esse separador da RTC já estava em uso em Janeiro de 1989, será que em Outubro de 1988 (renovação dos grafismos dos dois canais) já tinha?

Li já não sei onde que estrearam em janeiro de 1989 e duraram quase três anos, até dezembro de 1991, quando estrearam o "famoso" separador longo com fundo preto, passado a haver outra versão para o Canal 2.

De facto eles tem um ar "estrangeiro", se percebi bem o que Máquina do Tempo escreveu, se foram mesmo feitos em Espanha.

Está realmente à frente do que a RTP fazia naquele tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É-me provável que os separadores de 1988 a 1990 tenham sido feitos no estrangeiro também

Foram tão forretas que reciclaram os genéricos de abertura e encerramento de 1986 e salvo o vídeo do hino nacional no encerramento da RTP 1 que era "neutro" (não tinha nenhum símbolo do canal, só o da RTP no fim) é que tinham de substituir improvisadamente as referências aos símbolos antigos pelo separador novo a um ponto em que o genérico que abria a RTP 1 não fazia sentido com a nova marca.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Os da RTC ou os da RTP? Quem os fez?

Os separadores da RTC de 1991 foram feitos pela EDIPIM

Referia-me aos da RTC de 1989 até 1991, os dos cartoons. Os separadores de 1991 (tanto do C1 como do C2) foram executados em Portugal mas com "orientação" estrangeira. Como gosto de ter provas para comprovar o que digo, vou pedir ao Afonso Gageiro que encontre o panfleto onde li essa informação e que o digitalize, pois foi por ele que fiquei a saber este dado.

há 1 hora, AG. disse:

Li já não sei onde que estrearam em janeiro de 1989 e duraram quase três anos, até dezembro de 1991, quando estrearam o "famoso" separador longo com fundo preto, passado a haver outra versão para o Canal 2.

De facto eles tem um ar "estrangeiro", se percebi bem o que Máquina do Tempo escreveu, se foram mesmo feitos em Espanha.

Está realmente à frente do que a RTP fazia naquele tempo.

Sim, supostamente foi na segunda-feira 2 de janeiro (penso que nesta época a RTP não tinha hábito de usar os separadores festivos até aos Reis. Aliás, no mês de dezembro, estes só costumavam aparecer na 2ª ou 3ª semana). Antes destes, ainda houve uns separadores RTC natalícios de 1988 na RTP 1 e 2.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bcc44f7a10d876a93ed83b19a9f00b51arq.jpg?

O Festival da Canção de 1993 está agora disponível na RTP Arquivos:
Parte 1 - as 8 canções: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/xxx-festival-rtp-da-cancao-1993-parte-i/
Parte 2 - interval act As Canções do Século: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/xxx-festival-rtp-da-cancao-1993-parte-ii/
Parte 3 - votação e reprise da vencedora: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/xxx-festival-rtp-da-cancao-1993-parte-iii/

Reportagem sobre o concurso da medalha comemorativa dos 30 anos da RTP
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/medalha-comemorativa-dos-30-anos-da-rtp/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O site de arquivos da RTP tem estado a adicionar grande parte do programa "Deixem passar a música" (1986-1989):

musica-00.png?crop=top&fit=crop&h=461&ix

https://arquivos.rtp.pt/programas/deixem-passar-a-musica/

Porém.. ainda não adicionaram a emissão em que se ouviam as canções das selecções internas que Portugal conduziu para ao Festival OTI 1987 e para o ESC 1988

Editado por LAboy 456
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excerto de um Vamos Jogar no Totobola no Natal de 1986, é-me provável que o genérico animado tenha vindo no ano seguinte.

https://fb.watch/oAHo8RM47Z/

Que me lembre o genérico tinha umas pintas desenhadas num boletim do Totobola a simular um jogo de futebol, e acho que veio junto com o tema no início dos anos 80

Não importa encontrei

 

 

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/11/2023 at 15:47, LAboy 456 disse:

O site de arquivos da RTP tem estado a adicionar grande parte do programa "Deixem passar a música" (1986-1989):

musica-00.png?crop=top&fit=crop&h=461&ix

https://arquivos.rtp.pt/programas/deixem-passar-a-musica/

Porém.. ainda não adicionaram a emissão em que se ouviam as canções das selecções internas que Portugal conduziu para ao Festival OTI 1987 e para o ESC 1988

O início do programa com a Lena d'Água: anos 80 no seu melhor. :happy:

Editado por AG.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou a terminar Chuva na Areia e, de facto, a novela melhora. Ainda assim, 

Spoiler

a morte do Caniço, apesar de ousada para a época, acaba por ser meio do nada, embora até se crie uma mística à volta da sua morte.

O que eu gosto especialmente é o olhar ainda próxima da Revolução face ao Salazarismo. Aquelas cenas da invenção do rancho folclórico são uma crítica a muitas tradições criadas - como todas as tradições, aliás - durante o Estado Novo. Também gosto da abordagem ao divórcio, ou à impossibilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/11/2023 at 13:19, Fernando disse:

Já estou a terminar Chuva na Areia e, de facto, a novela melhora. Ainda assim, 

  Ocultar conteúdo

a morte do Caniço, apesar de ousada para a época, acaba por ser meio do nada, embora até se crie uma mística à volta da sua morte.

O que eu gosto especialmente é o olhar ainda próxima da Revolução face ao Salazarismo. Aquelas cenas da invenção do rancho folclórico são uma crítica a muitas tradições criadas - como todas as tradições, aliás - durante o Estado Novo. Também gosto da abordagem ao divórcio, ou à impossibilidade.

Falando do Caniço... tanto o Nuno Melo como a Filipa Cabaço, que fez a Ana, voltaram a estas personagens numa paródia que a versão 1987-1988 de "Eu show Nico" fez acerca das telenovelas portuguesas - se ainda não viste o programa, sugeria ver isto após acabares de ver a novela (pois a caracterização das personagens nesta paródia é... diferente):

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/eu-show-nico-parte-ii-28/

P.S.: De facto, quase todos as emissões da primeira versão do "Eu show Nico" (1980-1981) e da segunda já estão no site de arquivos da RTP

Editado por LAboy 456
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No site de arquivos da RTP... o "Primeiro Concurso de Música Moderna da RTP - Aqui d'el Rock" realizado no dia 2 de Setembro de 1990 (pouco tempo antes da grande reformulação dos dois canais da RTP) e apresentado por João Grande (vocalista dos Táxi):

Rock-1.jpg?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/aqui-del-rock-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/aqui-del-rock-parte-ii/

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intervalos (e falhas técnicas) avulsas do Canal 1:

18 de Outubro de 1990 - intervalo após os créditos de abertura de mais um episódio da telenovela "Roda de fogo", assim como uma falha técnica pouco antes do final do mesmo:

24 de Outubro de 1990 - intervalos durante mais um episódio da mesma telenovela. O primeiro deles inclui uma falha técnica:

29 de Outubro de 1990 - intervalo durante o 1º episódio (em versão internacional) da telenovela "Tieta":

21 de Novembro de 1994 - intervalo durante mais um episódio da telenovela "Fera ferida" (conhecida como tendo sido a última telenovela da Globo a ter sido transmitida pela RTP):

 

Editado por LAboy 456
  • Gosto 5
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...