Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Blocos de intervalo da RTP 1 na Quarta-Feira2 de Maio de 1984 - eles acontecem após mais um episódio da telenovela "O bem amado" (1973), mais um episódio da série "Sim, senhor ministro" (1980-1984) e antes/durante/após a transmissão em diferido da ceremónia dos Oscares de Academia (que estava a substituir nesse dia, portanto, a rúbrica que exibia filmes nessa altura ("Cinema Lumiar") que tinha sido transmitida em directo nos EUA no dia 9 de Abril de 1984 e que distinguia o cinema feito no ano de 1983:

As "Últimas notícias" desse dia com Manuel Meneses:

Assim com o fim de emissão desse mesmo dia:

Locutora de continuidade nesse dia (isto inclui também a apresentação que ela deu à transmissão da RTP da ceremónia dos Oscares da Academia): Valentina Torres

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/10/2023 at 16:16, ATVTQsV disse:

Parece que as grelhas só voltaram com a renovação da primavera

E não esquecendo que eles, no que tocava ao hino, ainda usavam a sequência de 1983 - ao contrário dos finais de emissão de 1985 em que a sequência já era bem diferente

-------------------------------------------------------------------------

NOTA FORA DO TÓPICO - a canção que estava a ser tocada no final de emissão (antes do hino) vinha do filme "Flashdance" (1983) (um bom toque de chamada para o facto de que a ceremónia dos Oscares de Academia referente aos filmes de 1983 acabara de ser transmitida pouco antes (e que a canção principal do mesmo filme ("Flashdance (What a feeling)" da Irene Cara) arrecadara o Oscar para Melhor Canção Original nessa mesma ceremónia):

 

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, LAboy 456 disse:

E não esquecendo que eles, no que tocava ao hino, ainda usavam a sequência de 1983 - ao contrário dos finais de emissão de 1985 em que a sequência já era bem diferente

E essa bandeira com os castelos pessimamente desenhados, parece aquelas bandeiras da loja dos chineses.

Resumo de cinco minutos e dito e feito. Hoje dificilmente há noticiários assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Edição do programa Gente Singula centrada na jornalista da RTP Teresa Cruz

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mulher-reporter/

Destaque para as imagens de bastidores da edição do Telejornal do dia 13 de Março de 1981 (conferir página 113 deste pdf) que confirma que ainda usavam o genérico de 1979/1980(?) apesar de mudarem o decor e o figurino do programa na semana anterior.

O que quer dizer que este genérico, recriado pelo @Máquina do Tempo na semana passada...

...tenha estreado numa destas duas alturas:

  • Cerca de um mês depois, quando o decor passou de ter atrás escrito "TELEJORNAL" para ter só "TJ".
  • Em Outubro de 1981, quando o noticiário emitido antes do fecho mudou de "Últimas Notícias" para "24 Horas".
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intervalos no Canal 1 antes e durante a reposição de "O tal canal" (1983-1984) (inserida na rúbrica "Sem legendas") no dia 14 de Fevereiro de 1991:

Relembrando que "O tal canal" fez 40 anos recentemente + até foi lançado um documentário acerca do programa no RTP Play:

https://www.rtp.pt/play/p12360/o-tal-canal-40-anos

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, LAboy 456 disse:

Intervalos no Canal 1 antes e durante a reposição de "O tal canal" (1983-1984) (inserida na rúbrica "Sem legendas") no dia 14 de Fevereiro de 1991:

Olha só, um comunicado dos desaparecidos da PJ de que o Markl falou na Caderneta de Cromos e que dava medo a muita gente. Não sabia que faziam de dia também, pois ele só se lembra de ver isso mais à noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, ATVTQsV disse:

Olha só, um comunicado dos desaparecidos da PJ de que o Markl falou na Caderneta de Cromos e que dava medo a muita gente. Não sabia que faziam de dia também, pois ele só se lembra de ver isso mais à noite.

Lembro-me mais de ver isso depois dos jornais do almoço e durante o dia que à noite...

Apanhei este video de 84... a emissão só abrir à tarde?

A guerra dos sexos dava na rtp2? ou seria já uma reposição?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, AndreRob disse:

Lembro-me mais de ver isso depois dos jornais do almoço e durante o dia que à noite...

Apanhei este video de 84... a emissão só abrir à tarde?

A guerra dos sexos dava na rtp2? ou seria já uma reposição?

Sim, Guerra dos Sexos deu só na RTP2. Foi a novela de maior sucesso das que não passaram na RTP1, quiçá o maior sucesso da história do segundo canal. Inicialmente era para passar na RTP1, mas a RTP estava obrigada a passar Guerra dos Sexos e O Bem-Amado nesse ano, e a novela de 1973 (a mais antiga exibida por cá) era bastante aguardada e já tinha sido prometida várias vezes. 

Devido aos cortes orçamentais resultantes da crise económica desses anos, reduziram bastante os períodos de emissão em 1984. Com o sucesso da novela de Sílvio de Abreu no canal 2, chegou a haver planos para uma repetição no dia seguinte ao início da tarde na RTP1... mas essa ideia não foi acolhida pelo governo, que manteve a suspensão das emissões da manhã antes da telescola.

https://brincabrincando.com/guerra-dos-sexos/#1566078806609-c5b44a83-7755

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, miguelalex23 disse:

Sim, Guerra dos Sexos deu só na RTP2. Foi a novela de maior sucesso das que não passaram na RTP1, quiçá o maior sucesso da história do segundo canal. Inicialmente era para passar na RTP1, mas a RTP estava obrigada a passar Guerra dos Sexos e O Bem-Amado nesse ano, e a novela de 1973 (a mais antiga exibida por cá) era bastante aguardada e já tinha sido prometida várias vezes. 

Devido aos cortes orçamentais resultantes da crise económica desses anos, reduziram bastante os períodos de emissão em 1984. Com o sucesso da novela de Sílvio de Abreu no canal 2, chegou a haver planos para uma repetição no dia seguinte ao início da tarde na RTP1... mas essa ideia não foi acolhida pelo governo, que manteve a suspensão das emissões da manhã antes da telescola.

https://brincabrincando.com/guerra-dos-sexos/#1566078806609-c5b44a83-7755

Eu tenho uma vaga memoria da novela talvez por ser ainda muito pequeno, mas sempre ouvia falar da novela e até me dava a ideia que teria sido repetida, mas só foi mais tarde na sic.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Olha só, um comunicado dos desaparecidos da PJ de que o Markl falou na Caderneta de Cromos e que dava medo a muita gente. Não sabia que faziam de dia também, pois ele só se lembra de ver isso mais à noite.

Eu lembro-me de ver isto precisamente no início da tarde, é das minhas primeiras memórias televisivas. Lá para 1994 ou 1995 este espaço da PJ ainda era emitido, creio eu. A segunda edição, digamos assim, penso que seria por volta das 19 horas, antes da Roda do Sorte.

Nos vídeos de 1984 nota-se bem a crise que a RTP viveu nessa altura. Emissão bem reduzida (apenas fim de tarde e noite), separadores do mais simplórios que havia e um Últimas Notícias muito pobre, sem peças, com apenas dois ou três slides e apenas cinco minutos de duração.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, AG. disse:

Eu lembro-me de ver isto precisamente no início da tarde, é das minhas primeiras memórias televisivas. Lá para 1994 ou 1995 este espaço da PJ ainda era emitido, creio eu. A segunda edição, digamos assim, penso que seria por volta das 19 horas, antes da Roda do Sorte.

Nos vídeos de 1984 nota-se bem a crise que a RTP viveu nessa altura. Emissão bem reduzida (apenas fim de tarde e noite), separadores do mais simplórios que havia e um Últimas Notícias muito pobre, sem peças, com apenas dois ou três slides e apenas cinco minutos de duração.

O formato do último noticiário da RTP1 oscilava-se entre o de telejornal de 10-15 minutos (quando era o Último Jornal) e o de síntese informativa de cerca de 5 minutos (quando era o Últimas Noticias ou 24 Horas) durante a primeira metade dos anos 80.

Mas no último trimestre de 84, o Últimas Notícias passou para o formato de telejornal com peças e duração de 10 minutos:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/declaracoes-de-rui-de-almeida-mendes/

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/silva-cardoso-apela-a-cooperacao-das-forcas-armadas/

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vascof2001 disse:

AS criticas ao Zig Zag... haviam de eles ver o que se tornou a tv portuguesa 40 anos depois... até achariam aquilo um clássico.

Editado por AndreRob
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Artigo de Joaquim Vieira, que 11 anos mais tarde viria a ser director-adjunto do Joaquim Furtado na RTP.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Vascof2001 disse:

É impressionante que passados 39 anos a nossa televisão regrediu na qualidade dos noticiários, pior ainda. Também, na altura os portugueses achavam que os enlatados eram melhores do que a escassa produção nacional, que segundo eles era um lixo, e hoje em dia a produção nacional é sobretudo lixo e ainda assim a gente vê!

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Várias emissões de "Lúculos e bróculos" (1978-1983- apresentadas pelo chef Michel da Costa - estão a ser postadas no site de arquivos da RTP:

09-08.png?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib=

Um exemplo de 1980 (aliás, as emissões que estão nos arquivos até ao momento são todas desse ano)https://arquivos.rtp.pt/conteudos/luculos-e-broculos-receitas-regionais-4/

Editado por LAboy 456
  • Gosto 5
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...