Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

Pergunto aqui ao @Cable Guy, ao @FraisesSucrées e mais alguém que via desenhos animados em 1990 se lembram dos blocos da RTP desse ano antes da rentrée do Canal1 em Setembro?

Segundo o livro dos 50 anos:

""a RTP preparou para eles outras surpresas, sendo uma delas “Meu Querido Sábado”, um espaço de 3 horas (parcialmente preenchido com séries de animação) e que teve a particularidade de ser apresentado por duas equipas de jovens entre os 12 e os 14 anos; uma outra, “Domingão”, que mais não era que nome de boneco brincalhão e vivaço, que com dois amiguinhos repartia a apresentação de um bloco em que as séries e os documentários iam surgindo da conversa que ele bem fiava. Mas quem tinha um jeito muito especial para dialogar com a gente miúda era o José Jorge Duarte, o Lecas, e fazia-o, tanto na suahora – sim, “Hora do Lecas” se chamava o programa – como em “Juntos e ao Vivo”, um formato “talk show” para crianças mas que, cedo se viu, também interessava aos adultos. Com muita determinação, com humildade, José Jorge Duarte aprendeu na Televisão a fazer Televisão, da boa, mesmo da melhor, se atendermos ao público-alvo. Por isso mesmo se diz, ainda hoje, que o Lecas marcou uma época na programação infantil e juvenil da RTP.""

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Vascof2001 said:

Espera um minuto! Casa Cheia ainda dava em 1999!?

No dia desta gravação foi emitido (2 de abril de 1999) o último Casa Cheia. 
O programa durou quase uma década, e a música do genérico é mítica.

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Vascof2001

Lembro-me do José Jorge Duarte ("Lecas" :P ) fazer vários programas de manhã (e uns à tarde), os nomes dos programas não me recordo, mas sem dúvida ele era presença regular nos programas infantis, normalmente com miúdos no estúdio e a fazerem palhaçadas. Por acaso enquanto puto nunca tive grande pachorra para ele... lol  Eu queria mas é que passassem os desenhos animados e as séries e esse Lecas só empatava, achava aquilo tudo muito forçado ;)  Era isso e uma palhacinha qualquer que meteram no "Brinca Brincando" :rolleyes::D  Os scripts eram muito maus! Piadas muito secas. Parecia que se estavam a dirigir a miúdos tontinhos.

Eu lembro-me que do que eu gostava mais era a programação de fim-de-semana logo na abertura de emissão, porque eram só desenhos animados e séries juvenis, sem palhacinhos ou locutores a interromper, desde as 8 da manhã até às 11:00, para aí :P  A partir daí começavam mais programas com apresentador(es) e palhaçadas e aí eu desligava e ia fazer outras coisas...

Uma das séries juvenis que passavam de manhã que eu me lembro muito bem era o Benji :D  Um miúdo que, juntamente com o seu cão e um simpático alien tentavam escapar a uns 'bad guys' de outra galáxia!

 

Editado por Cable Guy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Cable Guy disse:

@Vascof2001

Lembro-me do José Jorge Duarte ("Lecas" :P ) fazer vários programas de manhã (e uns à tarde), os nomes dos programas não me recordo, mas sem dúvida ele era presença regular nos programas infantis, normalmente com miúdos no estúdio e a fazerem palhaçadas. Por acaso enquanto puto nunca tive grande pachorra para ele... lol  Eu queria mas é que passassem os desenhos animados e as séries e esse Lecas só empatava, achava aquilo tudo muito forçado ;)  Era isso e uma palhacinha qualquer que meteram no "Brinca Brincando" :rolleyes::D  Os scripts eram muito maus! Piadas muito secas. Parecia que se estavam a dirigir a miúdos tontinhos.

Eu lembro-me que do que eu gostava mais era a programação de fim-de-semana logo na abertura de emissão, porque eram só desenhos animados e séries juvenis, sem palhacinhos ou locutores a interromper, desde as 8 da manhã até às 11:00, para aí :P  A partir daí começavam mais programas com apresentador(es) e palhaçadas e aí eu desligava e ia fazer outras coisas...

Uma das séries juvenis que passavam de manhã que eu me lembro muito bem era o Benji :D  Um miúdo que, juntamente com o seu cão e um simpático alien tentavam escapar a uns 'bad guys' de outra galáxia!

 

Isso dava no Canal 2 naquela altura (1989/90)

Outro clássico dos espaços infantis da 2 era a Bia, recordas-te?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutes ago, Vascof2001 said:

Isso dava no Canal 2 naquela altura (1989/90)

Outro clássico dos espaços infantis da 2 era a Bia, recordas-te?

 

Desse não me recordo!

Mas lembro-me muito bem do "Babar" e da "Alice no País das Maravilhas", que tinha imensos episódios e que durante vários anos dava em montes de horários (de manhã ao fim-de-semana e nas tardes também)  Por acaso gostava :P  Era um bocado freaky, mas muito giro haha

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na rentrée de 90 o "Meu Querido Sábado" o "Domingão do Faustão" foram substítuídos pelo "Canal Jovem", que durou até 1993.

Eis aqui algumas séries que davam naquele bloco para recordar:

Em 1990:

Sábados:

-Os Flintstones (Yyyyabbadabbadooo)

-Urso Yogi (+ conhecido aqui por Zé Colmeia)

-O Castelo Fantástico

-Míudos e Ca.

-Os Transformers em Ação (Transformers, more than meets the eye, Autobots wage their battle to destroy the evil forces of the Decepticons, Tranformers, Robots... pronto já chega)

-Lecas, Mais certo do que sem dúvida

-Acontecimentos, Lda.

-Volta ao mundo em quinze dias

Domingos:
-A Pandilha do Tomé

-Cavaleiros do Espaço (era isto aqui)

-Bobobobs

-Liberato, o rato dos livros

Em inícios de 1991

Sábados:

-Flintstones

-Um cão chamado Scooby-Doo (A Pup named Scooby-Doo)

-Capitão Planeta (By your powers combined I'm Capitain Planet!)

-Os Jovens Tarta-Heróis (mais tarde passa a ser conhecida como as Tartarugas Ninja)

-Miudos e Compainha

-Não são permitidos adultos

-Sim ou sopas (concurso apresentado pelo MLG)

-Lecas,+CDkSD

-Eh! Desporto

Aos Domingos

-Misha o pequeno urso

-Transformers

-Harlem Globetrottlers

-Advon Kythera

-Os jovens tarta-herois

continua

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Descobri recentemente um canal que está a publicar material televisivo da década de 90. Achei piada mostre este vídeo, os primeiros minutos parecem-me ser de Setembro de 1994 numa emissão do Pátio da Fama, o resto é de março de 1995, após a um jogo de futebol, e até contem o Sorteio completo do Totoloto e a abertura do Telejornal:

 

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...