Jump to content

Ciência


Tiago Madeira

Posts Recomendados

Estou construindo minha árvore genealógica com a ajuda do sítio Family Search, mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja Mórmon. Cheguei aos meus bisavós com os dados que tinha, graças à indexação automática do sítio. O próximo passo é chegar aos meus trisavós e devo fazê-lo com os dados do cemitério central da minha cidade. Após isto, deve ficar um pouco difícil, já que os meus antepassados moravam no interior da Paraíba. Para tal, devo ir à um Centro de História da Família. Aos que vivem em Portugal, não há mistério: existem dados confiáveis na Torre do Tombo.
 



Outra alternativa é fazer o exame de ADN para descobrir a genealogia. Em Portugal, o serviço é feito pelas empresas 23andme, Ancestry e MyHeritageDNA ao custo de 50 a 70 euros. Ao que consta, a única empresa portuguesa que faz o serviço é a Código ADN. Já no Brasil, o exame é feito por duas empresas locais: Genera (custo médio de 300 reais) e MeuDNA (custo médio de 500 reais). Para garantir maior precisão nos dados, recomenda-se o envio do "raw data" do ADN para outras calculadoras e, através da média, chega-se a um resultado mais preciso.
 

 

 

 



Se ocorrem "surpresas" em Portugal, imaginem no Brasil, que é uma mistura de etnias de todos os tipos? raros são os "100% exclusivos de uma etnia". Ivete Sangalo é 99,3% ibérica, Milton Nascimento tem 99,4% de sangue africano. Porém, através dos sítios é possível contactar pessoas que tem ADN em comum consigo. É a função de "matches".

Os fenótipos podem entregar as suas origens. Eles são os traços físicos do rosto que dizem de onde você pode ter vindo. Os fenótipos mais comuns em Portugal são: Atlanto Med, Gracile Med, Alpinid, Litorid e North Atlantid.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

No dia 18 de janeiro, às 21h51, hora de Lisboa, um asteroide com 1 km de largura passará a 1,93 milhões de quilómetros da Terra. Está catalogado como “potencialmente perigoso” devido ao seu tamanho gigantesco e por causa dos sobrevoos regulares relativamente próximos da Terra, mas não representa perigo para o nosso planeta.

https://sicnoticias.pt/mundo/asteroide-gigante-sobrevoara-a-terra-este-mes/

  • Adoro 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
há 2 minutos, Morpheus disse:

Isso já acontece há muito tempo. Há quem acredite que o corpo do Walt Disney também foi criopreservado. 

O preço é à volta dos 250.000 euros + custos de manutenção anual do tanque. 

 

 

Interessante. Ainda há quem acredite que pode voltar no futuro no mesmo corpo:mosking:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, D91 disse:

Interessante. Ainda há quem acredite que pode voltar no futuro no mesmo corpo:mosking:

Sim, o princípio base é o de que a morte (se for de causas naturais), resulta do envelhecimento do corpo, que por sua vez tem fatores epigenéticos e proteicos associados ao envelhecimento de células. se no futuro se encontrar uma maneira de reverter esse processo, talvez a imortalidade possa ser alcançada. Tudo isto assenta no campo das hipóteses, mas há quem acredite que vale a pena tentar e pagar esse valor elevado.

As câmaras são parecidas com as que se veem no Futurama. Os corpos são drenados de sangue e são preenchidos com uma substância que vai preservar os vasos sanguíneos e o restante do corpo - substância criopreservante à base de glicerina. Depois, são mantidos a uma temperatura constante de -196 graus celsius, com recurso a azoto liquido. Esta temperatura, juntamente com a substância criopreservante, diminui em 99% a formação de cristais de gelo, que danificam os tecidos celulares. 

Editado por Morpheus
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...