Jump to content

Cantinho do Off-Topic


Rodolfo

Posts Recomendados

há 1 hora, João_O disse:

Sou só eu que acha um bocado estúpida a rivalidade entre o Porto e Lisboa em termos de sotaque? E quis-me parecer que o "sotaque" lisboeta aqui reproduzido era super normal, foi o que depreendi deste vídeo...

o vídeo não é bem sobre o sotaque lisboeta (também não me pareceu nada demais, já ouvi "pior"), é mais para gozar com o pessoal do norte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, joanna disse:

o vídeo não é bem sobre o sotaque lisboeta (também não me pareceu nada demais, já ouvi "pior"), é mais para gozar com o pessoal do norte.

Lá está, eles não reproduziram bem o sotaque lisboeta, acho que foi mais isso como disseste mas acho isso errado, eu gosto do sotaque do norte (eu não tenho), é engraçado e as pessoas do norte normalmente dizem o que têm a dizer, acho que são mais espontâneas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a falar com umas amigas sobre casamento e sobre a questão de mudar o nome para o nome do marido e surgiu uma questão que nos fez pensar. Já tentei pesquisar sobre o assunto, mas não encontrei nenhuma resposta que me esclarecesse. É o seguinte: a regra dos sobrenomes espanhóis é oposta à nossa, ou seja, o primeiro sobrenome deles é o do pai e o último o da mãe. No entanto, quando eles se identificam apenas por um sobrenome dão o do pai. Por exemplo, alguém se chama "Juan Alejandro Martinez Alvarez" (nome fictício). Então quando esta pessoa se identifica apenas com um nome e sobrenome é "Juan Martinez". A questão que nos surgiu foi: se uma de nós casar com um espanhol em Portugal e quiser adoptar o sobrenome dele, qual é que adopta? Segundo as regras portuguesas é o último, certo? Ou seja, a pessoa ficaria a chamar-se, por exemplo, "Ana Maria Santos Silva Alvarez" (outra vez, nome fictício). Ou contaria na mesma aquele que é considerado o último nome dele segundo a regra espanhola? E já agora os filhos? Ficariam com o sobrenome "Martinez" ou "Alvarez"?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Jenny disse:

Estava a falar com umas amigas sobre casamento e sobre a questão de mudar o nome para o nome do marido e surgiu uma questão que nos fez pensar. Já tentei pesquisar sobre o assunto, mas não encontrei nenhuma resposta que me esclarecesse. É o seguinte: a regra dos sobrenomes espanhóis é oposta à nossa, ou seja, o primeiro sobrenome deles é o do pai e o último o da mãe. No entanto, quando eles se identificam apenas por um sobrenome dão o do pai. Por exemplo, alguém se chama "Juan Alejandro Martinez Alvarez" (nome fictício). Então quando esta pessoa se identifica apenas com um nome e sobrenome é "Juan Martinez". A questão que nos surgiu foi: se uma de nós casar com um espanhol em Portugal e quiser adoptar o sobrenome dele, qual é que adopta? Segundo as regras portuguesas é o último, certo? Ou seja, a pessoa ficaria a chamar-se, por exemplo, "Ana Maria Santos Silva Alvarez" (outra vez, nome fictício). Ou contaria na mesma aquele que é considerado o último nome dele segundo a regra espanhola? E já agora os filhos? Ficariam com o sobrenome "Martinez" ou "Alvarez"?

Boa pergunta... Tb n te sei responder.

Mas tenho uma solução. Não casar com um espanhol (de Espanha nem bom vento nem bom casamento) ehehehe ;) 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Ambrosio Silva disse:

Boa pergunta... Tb n te sei responder.

Mas tenho uma solução. Não casar com um espanhol (de Espanha nem bom vento nem bom casamento) ehehehe ;) 

Pois...

Não é que alguém esteja mesmo a pensar casar com um espanhol, mas foi uma situação hipotética que nos fez pensar. :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Jenny disse:

Pois...

Não é que alguém esteja mesmo a pensar casar com um espanhol, mas foi uma situação hipotética que nos fez pensar. :P

Eu percebi ;) 

Já é a segunda vez hoje que faço um comentário irónico e ninguém percebe :P (mas tb na net é difícil) :D 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, Jenny disse:

Estava a falar com umas amigas sobre casamento e sobre a questão de mudar o nome para o nome do marido e surgiu uma questão que nos fez pensar. Já tentei pesquisar sobre o assunto, mas não encontrei nenhuma resposta que me esclarecesse. É o seguinte: a regra dos sobrenomes espanhóis é oposta à nossa, ou seja, o primeiro sobrenome deles é o do pai e o último o da mãe. No entanto, quando eles se identificam apenas por um sobrenome dão o do pai. Por exemplo, alguém se chama "Juan Alejandro Martinez Alvarez" (nome fictício). Então quando esta pessoa se identifica apenas com um nome e sobrenome é "Juan Martinez". A questão que nos surgiu foi: se uma de nós casar com um espanhol em Portugal e quiser adoptar o sobrenome dele, qual é que adopta? Segundo as regras portuguesas é o último, certo? Ou seja, a pessoa ficaria a chamar-se, por exemplo, "Ana Maria Santos Silva Alvarez" (outra vez, nome fictício). Ou contaria na mesma aquele que é considerado o último nome dele segundo a regra espanhola? E já agora os filhos? Ficariam com o sobrenome "Martinez" ou "Alvarez"?

Que eu saiba podes escolher o nome que quiseres, alias, isso nem está ligado ao casamento, qualquer pessoa pode mudar o seu nome a qualquer momento se assim o entender. Podes mudar o teu ultimo nome para o que quiseres, ou manteres o teu nome de nascimento, a escolha é tua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Que eu saiba podes escolher o nome que quiseres, alias, isso nem está ligado ao casamento, qualquer pessoa pode mudar o seu nome a qualquer momento se assim o entender. Podes mudar o teu ultimo nome para o que quiseres, ou manteres o teu nome de nascimento, a escolha é tua.

Sim, eu sei que não é preciso casar para se alterar o sobrenome. Mas o casamento é a forma mais fácil de o fazer. Quando uma pessoa quer mudar de sobrenome por vontade própria é preciso todo um processo legal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, Jenny disse:

Sim, eu sei que não é preciso casar para se alterar o sobrenome. Mas o casamento é a forma mais fácil de o fazer. Quando uma pessoa quer mudar de sobrenome por vontade própria é preciso todo um processo legal.

Pois isso já não sei mas o casamento não obriga a mudança de nome para ninguém, só muda quem quer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Pois isso já não sei mas o casamento não obriga a mudança de nome para ninguém, só muda quem quer...

Claro que não! Nem eu disse isso. Já não estamos no século passado em que as mulheres adoptavam sempre os nomes dos maridos (quer fosse por obrigação legal ou convenção social). E os homens também podem adoptar o sobrenome das mulheres. É apenas mais simples, caso uma pessoa queira mudar de nome, aproveitar para o fazer quando vai casar com alguém do que estar a abrir um processo legal para o fazer.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos vídeos que mais tem andado a circular nestes dias pelas redes sociais. É uma das mais belas homenagens feitas à cidade do Porto e que conta a história de uma rapariga (não sei se é estrangeira) que aprendeu a viver nesta cidade, descobriu a essência desta cidade e hoje partilha-a com o Mundo. Eu fiquei em lágrimas no final deste vídeo, foi o melhor vídeo que já vi em toda a minha vida. Isto conta muito do que eu sinto pelo Porto e do que esta cidade está a significar para todos aqueles que a visitam. Depois de verem este vídeo muitos de vocês vão ficar rendidos :wub: Porto tornou-se num dos lugares mais intensos do mundo.

Aqui fica malta!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/04/2016 at 21:33, Forbidden disse:

Que eu saiba podes escolher o nome que quiseres, alias, isso nem está ligado ao casamento, qualquer pessoa pode mudar o seu nome a qualquer momento se assim o entender. Podes mudar o teu ultimo nome para o que quiseres, ou manteres o teu nome de nascimento, a escolha é tua.

Correto, há maridos que querem utilizar o apelido da mulher, já vi acontecer, mas ainda é algo invulgar hoje em dia.

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Linkin disse:

Correto, há maridos que querem utilizar o apelido da mulher, já vi acontecer, mas ainda é algo invulgar hoje em dia.

 

 

Eu não percebo porque simplesmente não mantém cada um o seu nome de nascimento, é muito mais simples assim. Eu se me casar não vou mudar o meu nome.

há 1 minutp, ricardo_vieira disse:

12985553_1189866931054260_24647894221313

Isso é suposto ter piada? Não tem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Ambrosio Silva disse:

Eu até achei piada. Por acaso não concordo com o BE nestas medidas de alterar nomes por serem sexistas. Não tem jeito nenhum Cartão de Cidadania. 

Sou da mesma opinião, há problemas mais graves para se resolver no país e depois vêm com esta proposta de trocar o nome do cartão de cidadão, valha-me deus.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...